Review do Leitor

Colabore com a comunidade musical.

Search

Colaneri Percussão apresenta seu tímpano 35″

Novo Tímpano Colaneri terá 35″ e é considerado inovação na tradicional marca brasileira de percussão sinfônica

Fundada em 1988 por Magda e Djalma Colaneri – que foi, durante 25 anos, o Primeiro Percussionista e Timpanista da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo -, a Colaneri Percussão é uma referência no Brasil quando se fala em percussão sinfônica. Djalma, inclusive, detém várias patentes resultadas de suas criações de novos mecanismos e sistemas em seus instrumentos.

Uma das inovações da empresa é o tímpano 35″. “O objetivo desse projeto foi sanar uma deficiência sonora em notas graves, já mencionada por diversos músicos e compositores”, contam em comunicado oficial.

O kit oficial de tímpanos da marca é composto por seis medidas (sexteto e não mais quinteto): 20″/23″/26″/29″/32″ e o tímpano 35″ , com diâmetro de 88,9 cm., profundidade de 60 cm. – e extensão até a nota B1.

Fabricação da Colaneri

São fabricados com o sistema de acionamento dos pedais mais eficiente existente: ‘Balances Action System’, sistema de balanceamento entre as forças exercidas pela pele e pedal. A força desse sistema é regulada por uma peça sextavada sobre a base. Quanto mais rosqueada, mais força contra a pele, até um determinado ponto em que se igualam.

Não há necessidade de destravar o pedal para movimentá-lo e dispensa a afinação fina, que nada mais é do que um recurso para corrigir a afinação deficiente, causada pela limitação de movimento do pedal.

Com o mecanismo, o pedal permanece em qualquer posição, não havendo necessidade de travas, como no sistema Dresden e nem de se corrigir a afinação através da afinação fina.

Marcador de afinação

Com cifras móveis – para afinar pode-se utilizar um afinador eletrônico.

Peles

Os aros Colaneri são os únicos compatíveis com 3 medidas de peles (ref. Remo straith, +1/4″ +1/2″). As medidas das peles são sempre 2″ / 2 1/4″ ou 2 1/2″ a mais que a medida nominal.

Todos os tímpanos da empresa saem de fábrica com peles 2 1/2″ a mais que a medida nominal.

Aros

‘Super Tork’ – patente Colaneri -, nos modelos profissional e sinfônico (peça única em perfil ‘Z’)
Aros perfil “T”, nos modelos portátil e standard.

Freios

Possuem três sistemas de freio. O primeiro, sobre a base na forma de um copinho com 2 hastes, tem a função de guia do mecanismo e como um freio leve, indicado para mudanças rápidas e seguidas ou mesmo execução de melodias nos tímpanos.

O segundo, sob a base – uma barra redonda com entrada na ponta para a mesma chave alen utilizada para afinar a pele; com um pequeno giro, deixa o pedal mais resistente. A função deste freio é deixar o pedal com acionamento ao gosto do executante – mais resistente ou menos resistente ao pedal.

E o terceiro: é o mais influente na resistência do pedal. Com acionamento instantâneo e manual, altera substancialmente a movimentação do pedal, podendo até travá-lo, se necessário (somente no modelo Sinfônico).

Modelo portátil / Sem pedal

Afinação manual. Leves e de fácil transporte. Parafusos de afinação com cabeças ‘T’ borboleta apoiados sobre anilhas que facilitam o giro nas trocas de afinações. Reforço em alumínio fundido sob a cúpula. Pés retráteis com acabamento cromado.

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

Deixe um Comentário

Música & Mercado
Logo
Shopping cart