A indústria musical brasileira está prestes a receber um novo e importante player. A Snafu Records, empresa sueca de tecnologia musical, oficializa sua chegada ao Brasil com planos ambiciosos de transformar o mercado local.
Reconhecida por suas soluções tecnológicas avançadas, a gravadora promete investir cerca de 10 milhões de dólares até o final de 2025, focando no apoio a artistas independentes. A empresa celebra sua chegada ao país nesta quinta-feira, dia 31, com um coquetel no Jockey Club, em São Paulo.
A Snafu se destaca ao oferecer adiantamentos sobre catálogos musicais, permitindo que os artistas mantenham seus direitos autorais enquanto recebem suporte financeiro para expandir suas carreiras. Com essa abordagem, a empresa propõe uma mudança na dinâmica dos contratos tradicionais, oferecendo maior autonomia e liberdade aos músicos brasileiros.
A entrada da gravadora no Brasil tem como parceiro estratégico Diego Faria, cantor e compositor conhecido pelo hit “Elas Ficam Loucas.” Faria, por meio de sua empresa DF Produções, foi o primeiro parceiro da Snafu no país, seguido por outras empresas como Orbit Elements, Global Streamings e Symphonic, e com o apoio de grandes investidores internacionais. Entre os principais nomes está Björn Ulvaeus, ex-integrante do ABBA e fundador da Pophouse, empresa que recentemente adquiriu o catálogo da banda Kiss por cerca de 300 milhões de dólares. Ulvaeus traz sua expertise ao projeto, juntamente com outros grandes investidores, como o bilionário sueco Conni Jonsson, da EQT.
“Lançamos o Snafu Song Fund para dar um lar aos catálogos subvalorizados. Enquanto a indústria busca o que há de novo, nós focamos em capacitar os artistas, liberando o potencial de seus catálogos. Oferecemos acordos flexíveis e amigáveis, estratégias de financiamento e crescimento, ao mesmo tempo em que preservamos a independência dos músicos. A vibrante cultura musical do Brasil torna o mercado perfeito para nossa visão”, contou Laura Monzonis, gerente sênior de A&R da Snafu Records, que tem trabalhado no financiamento e crescimento de catálogos musicais desde que a empresa começou a focar nesse segmento:
Nos últimos meses, a Snafu já firmou parcerias no Brasil, colaborando com artistas como MC Laranjinha e Pacificadores. A missão da empresa é democratizar o acesso a recursos financeiros e tecnológicos, oferecendo suporte completo para a promoção e internacionalização de catálogos musicais.