O sistema de microfone sem fio Axient Digital e soluções de software da Shure foram selecionados para a maior noite de celebração dos artistas latinos.
Transmitida ao vivo pela primeira vez na história a partir de Sevilha, Espanha, a 24ª edição do Prêmio Grammy Latino confiou no sistema de microfone sem fio Axient Digital e em softwares da Shure para o áudio da maior noite de celebração da cultura, da paixão e da música latinas.
O sistema de microfone sem fio Axient Digital foi escolhido graças a sua qualidade de sinal robusta e confiável, que oferece os mais elevados padrões necessários para uma noite que não deixa margem para falhas técnicas. A empresa de som Fluge forneceu 60 canais de Axient Digital e 32 canais de sistema de monitoramento pessoal PSM 1000, ambos da Shure, garantindo cobertura de radiofrequência (RF) uniforme por toda a arena.
“O PSM1000 da Shure segue sendo uma peça altamente confiável de um complexo quebra-cabeça de show ao vivo que exige áudio de alta qualidade e RF com total solidez”, comentou Michael Bové, responsável pela mixagem dos monitores para o Prêmio Grammy Latino de 2023.
Para garantir uma apresentação espetacular em um ambiente tão congestionado, era fundamental contar com monitoramento impecável e controle de final eficiente. A equipe técnica confiou nos softwares Wireless Workbench (WWB) e Wavetool da Shure. Liderada por Diogo Nunes Pereira, coordenador de RF para o Prêmio Grammy Latino, a equipe de RF pôde monitorar várias instâncias em que o WWB operou muitos sistemas simultaneamente.
Desde o monitoramento da carga das baterias, do status de RF e dos níveis de áudio até a varredura contínua de frequências com o gerenciador de espectro Axient Digital AD600 da Shure, a equipe de RF foi capaz de responder rapidamente a todas as situações. “Os registros de linha do tempo e espectro salvam a apresentação nas situações mais complexas e estão sempre presentes nos shows em que trabalho. Não só o desempenho dos sistemas de RF da Shure são de primeira linha, mas os softwares que os acompanham são insuperáveis”, destacou Nunes Pereira.
O Wavetool foi uma parte fundamental do conjunto de softwares utilizados durante os ensaios e a cerimônia do Prêmio Grammy Latino. Cada integrante da equipe de RF contou com seu próprio cliente do Wavetool para monitorar diferentes canais simultaneamente: “Um artista poderia estar no palco enquanto outros eram microfonados e preparados ao mesmo tempo”, contou Nunes Pereira.
A noite começou com uma brilhante apresentação de Rosalía cantando uma versão especial da famosa “Se nos Rompió el Amor”, aplaudida de pé pela plateia. Rosalía usou uma cápsula de KSM9HS da Shure e foi acompanhada por um grupo de palmeros e violões, que usou 13 transmissores bodypack AD1 da Shure.
Alex Guessard, responsável pela mixagem musical (PA), contou: “No rico e dinâmico panorama das apresentações do Prêmio Grammy Latino, o Axient Digital da Shure combina precisão e paixão da melhor forma. Meu foco foi particularmente cativado pela capacidade do KSM9HS de captar perfeitamente a essência da dinâmica e poderosa apresentação de abertura de Rosalía”.
Entre outros artistas que contaram com equipamentos da Shure esteve Ozuna, que usou uma cápsula cardioide sem fio KSM11 em níquel durante sua apresentação com David Guetta. Alejandro Sanz, com uma cápsula dinâmica cardioide KSM8 Dualdyne, cantou sua famosa “Corazón Partío”, e Feid usou um transmissor handheld sem fio AD2 personalizado com uma cápsula de KSM9HS.
O icônico SM58 da Shure também não poderia ter ficado de fora do Prêmio Grammy Latino: Juanes e seu coro — Hi Flow, Carin León e Pablo Alborán — confiaram nesse lendário microfone. Sebastián Yatra adicionou um transmissor handheld ADX2 dourado a essa cápsula tão emblemática.
Como sempre nestes eventos, a Shure esteve presente para apoiar a equipa técnica, acompanhada por Luis López, Especialista de Áudio da Earpro & EES (distribuidor espanhol da Shure). “Foi uma honra trabalhar com engenheiros de som e artistas incrivelmente talentosos durante o Latin GRAMMYs 2023. Ao fornecer o software e o equipamento técnico mais avançados, eles podem garantir experiências inesquecíveis. Eles usaram nosso equipamento em todo o seu potencial, criando momentos mágicos no palco sem quaisquer problemas de áudio que pudessem ofuscá-los”, disse Javier Ocampo, gerente sênior de desenvolvimento de mercado da Shure.
Foto de Kevin Winter/Getty Images para Latin Recording Academy