Educação
Quem canta seus males espanta (Parte I) O 4 na música
Publicado
2 anos agoon
Por
Saulo Wanderley
Entrevista com o maestro Marcelo Rabello dos Santos da UFCSPA.
Os Beatles foram quatro, os Rolling Stones também podemos dizer que – desde a perda de Brian Jones – também. O Led Zeppelin, a primeira banda de rock que vendeu mais do que os Beatles, e tantas outras foram quatro. Carlos Castañeda escreveu que tudo deveria ser feito em quatro porções, quatro são os pontos cardeais e ao quatro podemos associar várias coisas, o diabo a quatro.
Na música, o quatro não é menos usual e importante. Existem, além dos quartetos do rock, os quartetos de cordas, metais, madeiras e percussão. Quatro. Mesmo deixando de lado os naipes de instrumentos, os naipes do baralho e uma maior variedade de alturas de vozes, temos quatro vozes principais: baixo, tenor, contralto e soprano. E são quatro as suas propriedades: altura, duração, intensidade e timbre.
Na Harmonia, é muito usada a quantidade de vozes – enquanto notas – na construção de acordes, mesmo depois do teclado deixar os dez dedos das duas mãos à disposição. Nos instrumentos de cordas é usual numerarem-se os dedos que as prendem por 1, 2, 3 e 4, com exceções criativas. O próprio pentagrama – sistema de 5 linhas e espaços onde se escrevem as notas – começou com 4 linhas.
Mas, vamos resumir o quatro na música para iniciar uma série de artigos que colocam a voz, o estudo e ensino do canto com suas origens européias, que evoluíram até o chamado Canto Orfeônico, trazido ao Brasil por Villa-Lobos como implementação da música no ensino, para muito além de apenas fazer da carência de instrumentos uma limonada de limões. Além do óbvio da sua aplicação na percepção musical.
A primeira atividade de uma pessoa é cantar sozinha. A segunda pode ser cantar se acompanhado com um instrumento – a famosa opção “voz e violão”. A terceira, também muito usada, é juntar pessoas em um grupo musical que acompanhe o canto. E a quarta é se juntar a um grupo de pessoas para cantarem todas juntas, e aí teremos a formação de um coral. Mais uma vez o quatro…
Começando pela quarta opção sugerida, Música & Mercado foi ouvir o Coral da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, na mais recente de suas apresentações no Salão Nobre da universidade em 20 de julho de 2023. Paralelamente, entrevistamos o maestro e regente Marcelo Rabello dos Santos, que aqui transcrevemos.

1-Como surgiu a ideia de um coral ligado à uma universidade de ciências da saúde ? Fale um pouco sobre o nascimento da ideia e sua participação nela, quando começou e como se deu o aumento de participações.
Meu primeiro contato com a ideia do Coral UFCSPA foi um tanto prosaico. Deu-se lá por 2010 ao ficar sabendo, pelo jornal, da realização de um concurso público para a vaga de regente. Fui aprovado e chamado a iniciar os trabalhos em 2012. Somente então fiquei a par das motivações para o projeto. Vou enumerar três delas: expressar o compromisso da UFCSPA com a cultura e os valores humanistas; construir a nova imagem pública da instituição, federalizada recentemente, em 2008 (até então era a FFFCMPA); e contribuir com a humanização do ensino e das relações entre a universidade e a sociedade. Coerente com estes princípios, o Coral UFCSPA foi desde o princípio um grupo inclusivo, aberto à participação de todos os interessados em cantar. Nesses pouco mais de 10 anos, o coral nunca contou com menos de 60 participantes, evidenciando o interesse da comunidade na proposta.
2-Holisticamente, sabemos que “quem canta seus males espanta”… e recentemente o Miguel Nicolelis tem chamado a atenção para a saúde do cérebro, a ponto de estar em breve lançando um projeto internacional para mostrar que os males dos distúrbios neurológicos nos afetam mais do que imaginamos. De algum modo, seu trabalho com o coral vislumbra o canto como uma das terapias possíveis neste sentido?
Certamente. O conceito de saúde é mais que a mera ausência de doença, diz respeito ao bem estar geral do indivíduo. Nessa acepção ampla, o papel da música na saúde é conhecido desde a antiguidade. A questão para o séc. XXI é entender como isso ocorre, de um ponto de vista científico, em diferentes dimensões. Minha pesquisa de mestrado, por exemplo, é justamente sobre o papel da música no envelhecimento saudável do ponto de vista cognitivo. Do ponto de vista da saúde vocal, o canto coral também se mostra salutar, e estudantes de fonoaudiologia da UFCSPA atualmente têm oportunidade de desenvolver atividades junto ao Coral UFCSPA nesse sentido. Mas, como salientei, há ainda muito trabalho a ser feito nessa área antes de podermos entender exatamente o impacto que uma atividade como cantar em coral têm sobre a saúde de seus participantes.
3-Sobre lidar com pessoas não familiarizadas com a leitura e teoria musical, fale um pouco sobre como tem trabalhado com estes casos. Tem havido situações em que participantes do coral se animam e resolvem ter uma interação maior com a música, tocar um instrumento se aprofundarem ou mesmo abraçarem uma possível carreira musical?
Nosso grupo é formado majoritariamente por iniciantes na música. Logo, a maioria das pessoas não lê partitura e nem tal é requerido. Gravações dos naipes vocais (soprano, contralto, tenor e baixo) são disponibilizadas para as pessoas possam estudar as canções em casa e aprender as canções sem necessidade de leitura musical. Mas é possível aprender a ler através do coral. Periodicamente, ofereço cursos de leitura de partitura, e os ensaios são o perfeito laboratório para este aprendizado. O projeto Banda Comunitária da UFCSPA, também conduzido por mim, abriga aqueles que desejam aprender instrumentos musicais. Acompanhar o crescimento musical dos integrantes do coral e da banda é uma das minhas grandes alegrias. Já o caso da pessoa que opta por uma carreira musical a partir do nosso trabalho é muito raro: o que fazemos é enriquecer a vida das pessoas, que têm a oportunidade de integrar música com suas demais atividades.
4-No repertório sem dúvida canções conhecidas facilitam os processos de arranjos, ensaios e apresentações, mais há casos em que o coral se envereda por peças eruditas?
Há casos. Para o final de 2023 teremos um espetáculo provisoriamente chamado “O Som da Cena” em que será interpretada uma peça de Verdi. Mas é importante ter em mente que as fronteiras entre o popular e o erudito são, afinal, elásticas. Um arranjo coral de uma canção “popular”, ao explicitar a harmonia através da condução das vozes, por exemplo, aproxima esta canção do “erudito”.
5-Planos para o futuro: já se pensa em juntar o coral com grupos instrumentais, fomentar este tipo de interação?
O Coral UFCSPA não é diferente das demais atividades universitárias: há continuamente novos participantes, que estão chegando na instituição, e aqueles que estão se formando. Claro, como se trata de um grupo aberto à comunidade, há pessoas que permanecem. Mas o fato é que o grupo está em constante transformação e renovação. A cada semestre, o trabalho é reiniciado, tendo como meta um espetáculo ao final do período. Há semestres que contemplam apresentações conjuntas, por exemplo, com a Banda Comunitária da UFCSPA e a banda Terminal 470. Depende do tema do semestre. Mas sempre enveredamos por este caminho das apresentações conjuntas com muita cautela. Há questões técnicas para as quais nossas soluções são limitadas: superlotação do palco, falta de estrutura e equipamentos de som etc. Já temos planos para o próximo semestre, será o referido “O som da cena”, que irá explorar o teatro musical. Quanto ao espetáculo “Anos 80”, que apresentamos ontem, em 20/07/23, encerrando o primeiro semestre de 2023, jamais será exatamente repetido. No próximo semestre, já serão outros coralistas e outro repertório. Um pouco como as mandalas de areia: trabalhosas, belas e efêmeras.

Música & Mercado disponibiliza aqui dois links:
O primeiro para a íntegra da apresentação Anos 80, no YouTube, em 20 de julho de 2023: https://www.youtube.com/coralufcspa
O segundo para os arranjos de Marcelo Rabello, que podem ser ouvidos ao serem clicados: https://musescore.com/user/4525836/sets/6116419
Você pode gostar
Educação
Inscrições abertas no Conservatório de Tatuí para 1º Processo Seletivo de Bolsistas
Publicado
5 dias agoon
25/11/2025
Há vagas para canto e instrumentos diversos em todos os conjuntos musicais mantidos pela instituição. As inscrições podem ser feitas online até 01 de dezembro.
O Conservatório de Tatuí abre inscrições para o 1º Processo Seletivo de Bolsistas dos Grupos Artísticos Musicais. A instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura oferece vagas para todos os seus nove grupos de música. A iniciativa é voltada para estudantes regularmente matriculados(as) no Conservatório de Tatuí e participantes externos – vindos de outras escolas musicais ou que estudem com professores(as) particulares, desde que comprovem mensalmente vínculo estudantil ao longo do ano letivo de 2026. As bolsas performance terão vigência entre os meses de fevereiro e dezembro. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 01 de dezembro por meio deste formulário.
O Conservatório de Tatuí possui dez Grupos Artísticos formados por estudantes bolsistas em nível de conhecimento avançado, sendo nove da área de música e uma companhia de teatro. Por meio de atividades exclusivas, essas formações visam aperfeiçoar o conhecimento técnico e artístico de alunos e alunas em seus respectivos cursos. Além disso, a Bolsa Performance é uma importante ferramenta de permanência para o corpo discente da instituição, possibilitando que as pessoas participantes direcionem seu foco ao aprimoramento de suas habilidades e qualificação profissionalizante.
O 1º Processo Seletivo de Bolsistas abre vagas para os Grupos Artísticos Musicais mantidos pela instituição. Já a Cia. de Teatro do Conservatório possui um edital exclusivo a ser lançado em breve. Entre os pré-requisitos para concorrer a uma das vagas em aberto, é necessário que as pessoas candidatas estejam regularmente matriculadas no Conservatório de Tatuí. As vagas abarcam também estudantes de outras instituições ou que estudem com professores(as) particulares de música, contanto que comprovem regularmente o vínculo estudantil. Para estes casos, ainda é necessário que o(a) participante tenha idade inferior a 30 anos e curse ao menos uma disciplina coletiva oferecida pelo Conservatório de Tatuí ao longo do período de vigência da bolsa.
Para pessoas aprovadas, as bolsas serão pagas entre os meses de fevereiro e dezembro de 2026. O valor do benefício varia de acordo com a carga horária de ensaios do grupo preterido e é dividido em dez parcelas de R$ 700 para estudantes com seis horas de ensaio semanais e R$ 1.000 para alunos(as) com carga horária de nove horas por semana.
Vagas disponíveis
O 1° Processo Seletivo de Bolsistas dos Grupos Artísticos Musicais oferece mais de 150 vagas, que contemplam canto e instrumentos diversos para os conjuntos de música erudita e popular do Conservatório de Tatuí. Confira a lista a seguir:
Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí
Vagas: clarinete, contrabaixo, eufônio, fagote, flauta, harpa, oboé, percussão, piano, piccolo, saxofone alto, saxofone tenor, trombone baixo, trombone tenor, trompa, trompete, tuba.
Big Band do Conservatório de Tatuí
Vagas: bateria, contrabaixo elétrico, guitarra, percussão, piano, saxofone alto, saxofone barítono, saxofone tenor, trombone baixo, trombone tenor, trompete, voz feminina, voz masculina.
Camerata de Violões do Conservatório de Tatuí
Vagas: violão.
Coro do Conservatório de Tatuí
Vagas: baixo, barítono, contralto, soprano, tenor.
Grupo de Choro do Conservatório de Tatuí
Vagas: acordeão ou bandolim, cavaquinho, percussão, sopros (madeiras ou metais), violão 7 cordas.
Grupo de Música Raiz do Conservatório de Tatuí
Vagas: bateria ou percussão, contrabaixo, cordas friccionadas (viola, violino ou violoncelo), piano, sopros (clarinete ou flauta), viola caipira ou acordeão, violão 6 ou 7 cordas, voz feminina, voz masculina.
Grupo de Percussão do Conservatório de Tatuí
Vagas: percussão e piano.
Jazz Combo do Conservatório de Tatuí
Vagas: bateria, contrabaixo elétrico ou acústico, flauta, guitarra ou violão, percussão/vibrafone, piano, saxofone, trombone, trompete, voz feminina.
Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí
Vagas: clarinete, contrabaixo, fagote, flauta, oboé, percussão, trombone, trompa, trompete, tuba, viola, violino, violoncelo.
De acordo com o edital, 50% das vagas disponíveis serão destinadas à ampla concorrência e 50% reservadas a estudantes de escolas públicas. Da porcentagem voltada aos participantes oriundos do ensino público, há a distribuição de cotas para pessoas pretas, pardas e indígenas e para pessoas trans/travestis. Do total de vagas, 5% estão destinadas a pessoas com deficiência.
Pré-requisitos
Os critérios para inscrição de todas as modalidades estão detalhados no edital, que deve ser lido atentamente pelos(as) estudantes a fim de confirmar se atendem aos pré-requisitos determinados no regulamento. Entre as necessidades previstas, por exemplo, é essencial ter disponibilidade para acompanhar os ensaios presenciais/virtuais (6 ou 9 horas semanais) e as apresentações do grupo escolhido ao longo do ano.
A previsão de divulgação da relação de aprovados(as) e suplentes para as vagas dos Grupos Artísticos Musicais de Bolsistas é dia 22 de dezembro de 2025, no site do Conservatório de Tatuí.
Acesse o edital aqui.
Foto: Paulo Rogério Ribeiro/Arquivo Conservatório de Tatuí
Iniciativa permite doações mensais, pontuais ou via Imposto de Renda para fortalecer projetos de formação e inclusão por meio da música.
A Academia Jovens Músicos deu mais um passo importante em sua trajetória de 15 anos ao lançar oficialmente o Clube Jovens Músicos, em evento realizado no auditório do Pecege, em Piracicaba. A nova iniciativa busca criar uma rede de apoio contínuo para sustentar e expandir as atividades da instituição, que hoje beneficia centenas de crianças e jovens por meio da educação musical.
Com o Clube, pessoas físicas e jurídicas podem contribuir com doações diretas mensais, pontuais ou destinar parte do Imposto de Renda para os programas da Academia, que incluem aulas de canto coral e instrumentos musicais, oficinas gratuitas em escolas públicas e concertos abertos à comunidade.
“A Academia não consegue fazer todas as ações sozinha e sem recursos”, destacou Bruna Leonessa, presidente da Associação Amigos da Música (AMPI). “Mantemos aulas na sede para mais de 300 crianças e jovens, oficinas em 13 escolas públicas para mais de 700 alunos, além de concertos e ações culturais. Para que essas oportunidades continuem chegando a tantas famílias, precisamos de pessoas que acreditam na transformação pela música.”
O lançamento contou com a presença de Marcos Vinícius Beltrame, delegado adjunto da Receita Federal em Piracicaba, e Valkiria Callovi, presidente do Fundo Social de Solidariedade (Fussp), que reforçaram a importância de iniciativas como o Clube para aproximar a sociedade civil de projetos de impacto social duradouro.
“Ao longo desses anos, tive o privilégio de acompanhar centenas de crianças e adolescentes descobrindo o poder da música”, afirmou o maestro Anderson de Oliveira, coordenador da Academia. “Mais do que aprender a tocar um instrumento, eles desenvolvem disciplina, criatividade e autoestima. Eu mesmo sou uma pessoa que teve a vida transformada pela música.”
Além de apoiar a continuidade das ações educativas e culturais, quem se associa ao Clube Jovens Músicos também recebe benefícios exclusivos, que vão de brindes personalizados — como canecas, agendas e camisetas — até conteúdos especiais, palestras e convites para concertos exclusivos promovidos pela Academia.
Com essa iniciativa, a Academia reforça seu compromisso de democratizar o acesso à educação musical e criar novas pontes entre a arte, a comunidade e o futuro dos jovens talentos.
Mais informações sobre o Clube e as formas de participação estão disponíveis aqui.
Educação
JBL Music Academy reúne talentos globais em Amsterdã — e dois brasileiros estão entre os selecionados
Publicado
2 semanas agoon
14/11/2025
A JBL Music Academy iniciou sua fase principal reunindo 30 artistas do mundo todo para uma imersão completa no universo da indústria musical.
Entre os dias 9 e 14 de novembro, os participantes viajaram a Amsterdã para uma semana de workshops, masterclasses e sessões de estúdio nos prestigiados STMPD Studios — espaço criado pelo DJ e embaixador global da JBL, Martin Garrix.
Em sua terceira edição, o programa amplia horizontes ao incluir também a participação do cantor e compositor Benson Boone, outro embaixador global da marca. Além de conhecerem os bastidores do show do artista na Ziggo Dome, os selecionados tiveram acesso exclusivo ao backstage e a uma imersão no processo criativo do cantor.
A programação reúne temas essenciais para quem deseja se profissionalizar no mercado fonográfico: produção musical e design de som, branding e PR, negócios, streaming e distribuição, direitos autorais, composição e uso de inteligência artificial. Depois das aulas, cada participante pôde aplicar as técnicas aprendidas em sessões práticas de estúdio.
Brasil entre os destaques da edição
Pela primeira vez com pré-seleção no Brasil, dois jovens talentos nacionais foram escolhidos para integrar o grupo internacional.
A cantora Calena, de 29 anos, nasceu no Rio de Janeiro e chamou atenção pela fusão entre R&B, pop e elementos orgânicos, criando uma estética sonora própria. Com prêmios como o DraftMood da Rádio Mood FM e o título de “Escolha do Público” da página R&B Brasil, ela encerra um ano marcante — que inclui o lançamento do EP sexTAPE — com sua participação na JBL Music Academy.
Outro representante brasileiro é o DJ e produtor carioca Gaddi, de 22 anos, um dos nomes mais promissores da eletrônica nacional. Com mais de 530 mil streams no Spotify e destaque no Beatport, seu single “Afterparty” alcançou o 1º lugar em Tech House e o 2º no Top 100 Overall, consolidando-o no cenário internacional.
Os dois brasileiros chegaram à etapa final após enfrentarem uma disputa global iniciada em abril, que selecionou 10 nomes nacionais para a shortlist. Em setembro, o resultado confirmou a participação na imersão, oferecendo hospedagem, alimentação, transporte e todas as atividades da experiência — incluindo a presença no show de Benson Boone.
Áudio
Novo MINIBO-5M da Montarbo traz potência e versatilidade em formato compacto
A Montarbo amplia sua linha de produtos com o lançamento do MINIBO-5M, um sistema ativo projetado para instalações fixas que...
BASSBOSS apresenta o Sublim8, uma coluna de som de três vias para sonorização portátil
Sistema ativo com subwoofer de 18”, design modular e foco em potência e clareza para aplicações móveis e fixas. A...
Argentina: Funktion-One chega ao país com evento histórico com Richie Hawtin
O lançamento oficial marca um novo capítulo para a marca britânica na América do Sul e reuniu mais de 3.000...
México: A versão mexicana de The Office aposta em áudio profissional
Improvisação, um grande elenco e um ambiente de radiofrequência complexo marcam o desafio sonoro de La Oficina, que chega ao...
Power Click lança o Voice Monitor MK II: controle total de retorno para cantores e locutores
Novo amplificador de fones promete independência, qualidade de áudio e praticidade no palco ou estúdio. A Power Click, marca brasileira...
Leia também
Iniciativa inspirada em Villa-Lobos leva concertos gratuitos a escolas públicas de SP
Brasil de Tuhu une educação, cultura e inclusão; em agosto, passa por cidades da Grande São Paulo e interior. A...
Teatro Opus Città anuncia inauguração com atrações nacionais e internacionais
Espaço cultural na Barra da Tijuca funcionará em soft opening ao longo de 2025 e terá capacidade para até 3...
Harmonias Paulistas: Série documental exalta grandes instrumentistas de SP e homenageia Tom Jobim
A música instrumental paulista ganha um novo espaço com a estreia da série Harmonias Paulistas, produzida pela Borandá Produções e...
Falece o reconhecido baterista Dudu Portes
O mundo musical despede Dudu Portes, deixando sua marca no mundo da percussão. Nascido em 1948, Eduardo Portes de Souza,...
Música transforma vidas de presos em projeto de ressocialização
A ressocialização de detentos no Brasil tem ganhado novas dimensões com projetos que unem capacitação profissional e arte. Iniciativas como...
Paraíba: Editais do ‘ICMS Cultural’ incluem projeto para estudar música
Edital do Programa de Inclusão Através da Música e das Artes (Prima) planeja oferecer 392 vagas para jovens paraibanos que...
Academia Jovem Orquestra Ouro Preto abre vagas para 2024
Criado para promover o ensino da prática orquestral, projeto abre edital para jovens músicos. As inscrições vão até 20 de...
Conselho Federal da OMB emite nota de repúdio ao Prefeito de Maceió. Entenda.
Desrespeito à legislação local acende debate sobre valorização da cultura alagoana. O conflito entre a classe artística de Maceió e...
Quem Canta Seus Males Espanta: Sandra Sofiati e seu Corpo Sonoro
Nesse novo artigo de Quem Canta Seus Males Espanta, vamos sair um pouco dos instrumentos “externos”, e nos voltar para...
Talibã Queima Instrumentos Musicais no Afeganistão
Centenas de músicos fugiram do Afeganistão para escapar das restrições do Talibã à música, afetando a cultura musical O Talibã,...
Maestro Evandro Matté fala sobre o Multipalco
À frente de três orquestras, a do próprio Theatro São Pedro, e da Orquestra Jovem, fruto de um projeto social,...
Multipalco: Viagem ao centro da arte
Música & Mercado foi ao centro da capital gaúcha visitar a história cultural do Rio Grande do Sul em uma...
Como obter patrocínio de 100 mil ou mais para realizar seu projeto de música
Adriana Sanchez mostra como obter patrocínio de 100 mil ou mais para realizar seu projeto de música. Criadora da banda...
Exportação de música brasileira, uma boa ideia!
O Brasil possui uma série de dificuldades na exportação de sua música para uma audiência internacional, mesmo assim, exportar é...
Presidente da Anafima recebe medalha de reconhecimento cultural do Governo de SP
Daniel Neves recebeu a honraria durante o Prêmio Governo do Estado de São Paulo para as Artes 2022, na noite...
Retomada de eventos em 2021 recuperou 300 mil postos de trabalho, sem recuperar nível de emprego de 2019
Retomada de eventos em 2021 recuperou 300 mil postos de trabalho, sem recuperar nível de emprego de 2019. A evolução...
OneBeat Virtual: inscrições de intercâmbio virtual para músicos
Embaixada e Consulados dos EUA abrem inscrições de intercâmbio virtual para músicos até 11 de fevereiro O OneBeat Virtual busca...
Manual de procedimentos do profissional da música
Guia básico sobre conceitos que os profissionais da música deveriam aplicar nas suas carreiras e no trato com outros no...
Câmara Setorial de Instrumentos Musicais do Paraná visita presidente da câmara Municipal de Curitiba
Yuris Tomsons, destacado pela Associação Comercial do Paraná para fazer a interlocução com os presidentes das comissões permanentes da Câmara...
Make Music: Robertinho Silva, Milton Nascimento e João Donato recebem homenagem no evento
Homenagem a Robertinho Silva, Milton Nascimento e João Donato: produção convida músicos de todo o Brasil para participar. Saiba como...
Presidente Prudente inaugura espaço dedicado a bandas de garagem
Espaço Garagem em Presidente Prudente contou com o apoio da loja Audiotech Music Store Presidente Prudente/SP – O prefeito Ed...
Música & Mercado apoia campanha em favor de artistas impactados pela pandemia
Idealizada e promovida pela Beetools, iniciativa destinará 25% da receita líquida das matrículas nos cursos da startup para garantir uma...
Governo anuncia liberação de R$ 408 milhões em recursos para o setor de eventos
Secretaria Especial da Cultura afirma que auxílio deve ficar disponível ainda no primeiro semestre. Na última terça-feira (9), o governo...
Brasileiro promove boa saúde entre músicos
Empresário brasileiro promove boa saúde entre músicos. Marcos Mendes, empresário, investidor no ramo de nutracêuticos, é um constante apoiador na...
Opinião: Música é agente de mudança
Arte não é algo que seja isento de ideologia, porque o pensamento e o sentimento são suas bases enquanto materia-prima....
Opinião: Me lembro como se fosse hoje
O mercado da música está passando por diversas mudanças, mas também está mudando o consumidor e o músico, com uma...
Opinião: É tempo de aprender… Música!
E lá se vai 1/3 do ano trancado em casa. Desde março, pais que trabalham, filhos que estudam, todos se...
Saúde: Automotivação no mercado da música
Todos nós fazemos música, e realizamos sonhos. Nunca se esqueça disso! Você sabe o que significa a palavra motivação? O...
Música para quem vive de música – Volume 14
Continuamos apresentando grandes discos e filmes para sua cultura musical. Hoje temos Def Leppard, Sonny Rollins e Plebe Rude. Def...
Fernando Vieira: O amor à música como legado
Jornalista Fernando Vieira faleceu e deixou um imenso legado. Cabe a todos manterem a chama da música acesa. A morte...
Trending
-
Lojista3 semanas ago
O fim da Black Friday genérica? Como o varejo musical está redefinindo os descontos
-
Lojista3 semanas ago
Dicas para melhorar a logística de assistência técnica e pós-venda
-
Eventos3 semanas ago
Fachada da Prefeitura de São Paulo é iluminada com logo do AC/DC
-
Audio Profissional3 semanas ago
WSDG aprimora o som e a segurança no estádio do River Plate na Argentina
-
Eventos4 semanas ago
Monsters of Rock 2026 terá Guns N’ Roses como headliner
-
Audio Profissional3 semanas ago
Power Click lança o Voice Monitor MK II: controle total de retorno para cantores e locutores
-
Instrumentos Musicais2 semanas ago
Baterias acústicas mais vendidas em 2025
-
Distribuição2 semanas ago
Taylor Guitars terá distribuição no Brasil pela Made in Brazil, confirma WMS








