Review do Leitor

Colabore com a comunidade musical.

Search

Prolight + Sound 2023: Prêmio Sinus para instalação AV “Dark Matter”

Este ano o “Sinus – Systems Integration Award” será entregue à instalação AV chamada “Dark Matter” que foi realizada em Berlim, Alemanha.

Um mundo paralelo de luz, espaço e som: é assim que o iluminador Christopher Bauder descreve a experiência multimídia “Dark Matter”, criada por ele e pelo estúdio de design WHITEvoid, que receberá o “Sinus – Systems Integration Award” em 2023. Nos corredores escuros de uma antiga fábrica, os visitantes embarcam em uma jornada por sete mundos imersivos trazidos à vida com elaboradas instalações de luz, elementos cinéticos, mapeamento de projeção e som 3D. A cerimônia de premiação acontecerá no dia 27 de abril de 2023 na Prolight + Sound, feira da indústria de entretenimento e tecnologia de eventos.

O Sinus é conhecido como um dos prêmios mais prestigiados da indústria na área de instalações audiovisuais. Desde 2004, é parte integrante da Prolight + Sound em Frankfurt. O prémio é atribuído pela Association for Media and Event Technology (VPLT), European Association of Event Centres (EVVC) e Messe Frankfurt. Um júri de especialistas composto por representantes de associações e da mídia, especialistas da indústria e representantes da Messe Frankfurt escolheu “Dark Matter” como o vencedor.

“Dark Matter” quebra as fronteiras entre os mundos físico e digital

Desde 2021, a exposição em uma área industrial no sudeste de Berlim funde luz, movimento e som em coreografias emocionais de formas e cores luminosas. Numa área de 1000 m², “Dark Matter” apresenta instalações multimídia desde composições intimistas de pequenas luzes a espetáculos audiovisuais que enchem a sala com um inovador sistema de som 3D. Cada sala desenvolve sua própria atmosfera individual e, ao mesmo tempo, faz parte de uma experiência completa.

Desde o primeiro momento, os visitantes da exposição inicial, “Liquid Sky”, são submersos num mar de inúmeros pontos de luz que, através do seu reflexo na sala, transmitem a sensação de um horizonte infinito. A próxima sala, “Inverse”, apresenta elementos cinéticos e faz com que 169 elementos esféricos pretos pareçam ganhar vida contra um fundo brilhante. A jornada continua em direção à instalação “Circular”, onde três anéis de luz criam uma interação de unidade e individualidade. A exposição “Fogueira” cria uma atmosfera contemplativa, uma fogueira virtual simulada de última geração. A quinta sala, “Polygon Playground”, apresenta uma projeção contínua e interativa de 360° sobre um objeto central que reage aos movimentos dos visitantes por meio de sensores. Na sala “Grid”, uma impressionante escultura espacial flutua e simboliza a fusão do digital e do físico com cinética, luz e música. Finalmente, no “Tone Ladder”, os visitantes podem criar intuitivamente seus próprios mundos sonoros por meio do movimento e do toque.

Através da excelente interação entre ambição artística e implementação técnica inovadora, “Dark Matter” atende aos requisitos para vencer o Sinus de maneira exemplar. Os criadores planejam desenvolver continuamente a exposição como um “organismo vivo” em cooperação com outros parceiros tecnológicos e integrar instalações em continua mudança. 

A Prolight + Sound será realizada de 25 a 38 de abril em Frankfurt.

Fotos de Ralph Larmann

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

Deixe um Comentário

Música & Mercado
Logo
Shopping cart