Review do Leitor

Colabore com a comunidade musical.

Search

5º Pianístico terá mais de 20 concertos e atividades pedagógicas

A 5ª edição do festival Pianístico reunirá nomes de primeira linha do instrumento, do Brasil e do cenário internacional, durante 5 dias.

A maratona musical do Pianístico vai de 29 de março a 2 de abril, com espetáculos nos palcos do Teatro Juarez Machado, na Harmonia-Lyra, na Casa da Cultura, na Escola Bolshoi, no Garten Shopping, e até sobre o espelho da água da Praça Dario Salles, no Centro de Joinville.

A programação foi anunciada recentemente. Serão nada menos que 22 concertos e encontros didáticos, oportunidade para músicos e professores locais tomarem contato com os convidados, além de uma iniciativa que levará a arte a escolas locais. O acesso é gratuito a todas as atividades. Em 2023, o joinvilense terá duas oportunidades para apreciar a arte do piano. Estão confirmadas edições do festival em março e setembro.

Na abertura do 5º Pianístico, às 20h30 do dia 29 de março, no Teatro Juarez Machado, quem sobe ao palco é a pianista Maíra Freitas, de sólida formação clássica. Também cantora, arranjadora, compositora e diretora musical, Maíra lançou-se no mercado nacional e internacional com seu primeiro CD solo em 2011, pela gravadora Biscoito Fino, com produção musical de sua irmã, Mart’nália, e participação de seu pai, Martinho da Vila.

De 2017 a 2018, a artista participou da turnê REFAVELA 40, ao lado de Gilberto Gil, Céu, Anelis Assumpção e Moreno Veloso. Em 2019, montou a banda Jazz das Minas, que estreou no festival Jazzing em Luanda, Angola. Em 2020 com a pandemia, começou a compor com seus fãs na internet e criou o single “Tambor Atento”, lançado em 2021 de forma independente. Neste ano, lança o terceiro álbum.

Blues, jazz, clássico

A diversidade de gêneros musicais é, mais uma vez, a identidade do festival. Há espaço, claro, para o blues e o jazz, com atrações nacionais e internacionais como a pianista gaúcha Mari Kerber, o paulista Daniel Grajew, o joinvilense Edilson Forte, o holandês Mike del Ferro e o sueco Anders Helmerson. Já o piano clássico tem um concerto inusitado, o Classical Smackdown, com o americano Frederic Chiu, que propõe uma espécie de duelo entre obras de Debussy e Prokofiev, tendo o público como mediador.

Destaque, também, para a pianista carioca Maria Teresa Madeira, com repertório que vai de Bach a Tim Rescala, passando por Ernesto Nazareth e Scott Joplin, e para Carla Ruaro, que foi protagonista de um momento singular, quando instalou um piano em um barco e percorreu, ao longo de 40 dias, comunidades ribeirinhas e indígenas do Brasil. Ela mostra o trabalho em vídeo e em seu concerto. Olga Kopylova, nascida no Uzbequistão e pianista da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp) desde 2004, também integra o elenco desta 5ª edição do Pianístico.

Uma novidade que visa aproximar o piano da comunidade joinvilense vai levar dois espetáculos, com os pianistas Mari Kerber & Daniel Grajew e Luiz Otávio & Mike del Ferro Trio, a um palco ao ar livre, sobre o espelho d’água da Praça Dario Salles. O festival promove três outras grandes ações em paralelo: os Pianos Pela Cidade, os Workshops e o Pianístico nas Escolas. Nesta 5ª edição, o projeto Pianos pela Cidade deve chegar a 15 espaços, entre restaurantes, lojas e outros estabelecimentos.

Na programação central, o 5º Pianístico fecha com chaves de ouro, trazendo o espetáculo do Duo Gisbranco, formado pelas pianistas Bianca Gismonti e Claudia Castelo Branco, que completa 18 anos de estrada. Também compositoras e cantoras, Bianca e Claudia exibem uma afinidade musical rara. Com repertório único para dois pianos, as artistas desenvolvem um trabalho inovador, explorando ao máximo a sonoridade do instrumento. Sempre aclamado pela crítica, o dueto já se apresentou em espaços como Concertgebouw (Amsterdam, Holanda), Festival de Jazz (St. Moritz, Suíça), Duc dês Lombards (Paris), Sala BBK (Bilbao, País Basco) e Festival de Jazz do CCPA (Assunção, Paraguai).

Após a pandemia, o Duo Gisbranco, que retoma neste ano sua agenda de shows com público, preparou um passeio pela trajetória dos 18 anos de atividades. O repertório alterna apresentações apenas com os dois pianos, como em “Forrobodó”, de Egberto Gismonti, “Dansa”, de Villa-Lobos, e “Deixa”, de Baden Powell e Vinicius de Morais, e momentos com as vozes de Bianca e Claudia em canções como “Milagre dos Peixes” e “Ponta de Areia”, de Milton Nascimento e Fernando Brant.

Contagem regressiva

A 5ª edição foi reprogramada e ocorre alguns meses depois da data tradicional. Por isso, haverá Pianístico em dose dupla neste ano. A comissão organizadora dá conta dos últimos detalhes para levar o festival ao público. “Estamos em contagem regressiva e ansiosos por nos encontrar mais uma vez”, afirma a diretora-geral Albertina Tuma. “Em 2022, enfrentamos alguns percalços, e infelizmente o evento não se realizou, mas a espera será compensada. Vamos brindar novamente os apaixonados pela boa música. Não temos medido esforços para transformar o festival em um dos mais destacados do mundo.” Ela sublinha que a iniciativa só é possível com o apoio do Ministério da Cultura, do governo do Estado de Santa Catarina e da prefeitura de Joinville, além dos patrocinadores – Havan, Supermercados Imperatriz, NSCTV e Docol. 

Já o presidente da comissão organizadora e curador artístico Carlos Branco afirma que o Pianístico vai se consolidando como o maior festival de pianos da América do Sul e um dos mais importantes em escala mundial. “Teremos a presença de importantes nomes do instrumento, de países como Brasil, Argentina, Holanda, Suécia, Estados Unidos e Uzbequistão, englobando gêneros que vão do erudito ao jazz”, ressalta Branco.

Outro ponto alto são as atividades pedagógicas, paralelas aos espetáculos musicais. Serão exatos sete workshops – seis dirigidos à prática musical e um curso para professores iniciantes e experientes. Ao total, 16 horas de workshops ministradas por vários pianistas, brasileiros e estrangeiros. Com vagas limitadas, os workshops serão gratuitos e acontecerão na Casa da Cultura. Já o “Pianístico nas Escolas” deve atingir um público total de 2 mil alunos da rede municipal. “O festival busca aproximar os artistas do seu público e faz acontecer o compartilhamento de conhecimentos, experiências, tendências e atualizações. A ação chancela a valorização que o Pianístico dá ao aspecto formativo”, afirma o coordenador técnico Voldis Sprogis. 

Confira a programação completa

29 de março, quarta-feira

  • Espetáculo de abertura no Teatro Juarez Machado, com Maíra Freitas, às 20h30         

30 de março, quinta-feira

  • Workshop com Luiz Otávio, na Casa da Cultura, às 10h
  • Workshop “Do erudito ao popular” com Maíra Freitas e Mônica Ávila, na Casa da Cultura, às 14h
  • Mari Kerber, no Garten Shopping, às 18h
  • Luiz Otávio & Mike Del Ferro Trio, na Praça Dario Salles, às 19h
  • Nicolás Guerschberg, no Teatro Juarez Machado, às 20h30

31 de março, sexta-feira

  • Workshop “A música de Astor Piazzolla: análise, interpretação e contexto com Nicolás Guerschberg”, na Casa da Cultura, às 10h
  • Curso “Pedagogia para Professores de Piano”, com Carina Joly, no Belas Artes Joinville, às 14h
  • Olga Kopylova, no Bolshoi, às 17h
  • Mike Del Ferro Trio, no Garten Shopping, às 18h
  • Mari Kerber & Daniel Grajew, na Praça Dario Salles, às 19h
  • Anders Helmerson Trio, no Teatro Juarez Machado, às 20h30

1º de abril, sábado

  • Curso “Pedagogia para Professores de Piano”, com Carina Joly, no Belas Artes Joinville, às 14h
  • Edilson Forte Trio, na Sociedade Harmonia-Lyra, às 11h
  • Curso “Pedagogia para Professores de Piano”, com Carina Joly, na Casa da Cultura, às 14h
  • Sebastian Macchi e Matías Ariazu, na Sociedade Harmonia-Lyra, às 16h
  • Maria Teresa Madeira, na Sociedade Harmonia-Lyra, às 18h30
  • Frederic Chui, no Teatro Juarez Machado, às 20h30

2 de abril, domingo

  • Workshop “Elementos do instrumental popular no piano brasileiro”, com Duo Mitre, na Casa da Cultura, às 10h
  • Carla Ruaro, no Teatro Juarez Machado, às 11h
  • Duo Mitre, no Teatro Juarez Machado, às 17h
  • Duo Gisbranco, no Teatro Juarez Machado, às 19h30
Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

Deixe um Comentário

Música & Mercado
Logo
Shopping cart