Review do Leitor

Colabore com a comunidade musical.

Search

Prolight + Sound 2024 contou com mais de 24 mil visitantes

A conceituada feira alemã está decidida a recuperar a sua posição no mercado e apresentou novidades e fortes resultados na sua edição de 2024.

Além de quatro palcos ao ar livre, inúmeras performances, shows ao vivo e sessões de DJ, a Prolight + Sound também contou com interessantes painéis de discussão, palestras e apresentações sobre as últimas tendências e produtos dos setores de iluminação, áudio, palco, mídia e eventos. Um programa educacional ampliado atraiu profissionais de eventos internacionais, bem como numerosos jovens talentos. De 19 a 22 de março, cerca de 25 mil visitantes dos cinco continentes e de mais de 100 países reuniram-se na metrópole. Mais de 500 expositores e marcas mostraram suas principais inovações e soluções.

Os números também refletem o fato de que a Prolight + Sound, como um importante ponto de encontro para a indústria de eventos internacionais, reúne os tomadores de decisão de hoje e de amanhã em um só lugar. A proporção de gestores entre os visitantes profissionais foi de 62 por cento. 25 por cento dos visitantes tinham menos de 25 anos. Isto mostra que a feira convence tanto os actuais tomadores de decisões como a próxima geração com os seus formatos progressistas.

“Estou muito satisfeito que na edição deste ano tenhamos conseguido destacar o que torna a Prolight + Sound tão especial. Não só combina inovações técnicas, transferência de conhecimento e entretenimento, mas também reúne um grande número de gestores seniores com a jovem indústria. Os recém-chegados estão sob o mesmo teto e, portanto, formam uma ponte entre o status quo e o futuro da indústria de eventos. Gostaria também de aproveitar esta oportunidade para agradecer mais uma vez aos nossos parceiros VPLT e EVVC pelo seu compromisso e apoio”, afirmou Wolfgang Marzin, Presidente e CEO da Messe Frankfurt.

Programa para todos os gostos

A transferência de conhecimento em uma ampla variedade de formatos ocupou o centro das atenções: além das impressionantes apresentações dos expositores, personalidades particularmente de alto calibre compartilharam seus conhecimentos e opiniões com um público interessado em mesas redondas, palestras e demonstrações ao vivo. Entre eles estavam a premiada diretora criativa Geneviève Cleary, o famoso designer de iluminação Mikki Kunttu, o produtor e DJ Gregor Tresher, o diretor da gravadora Edgar Dirksen, o guitarrista Yasi Hofer, o CCO do Atelier Markgraph Stefan Weil e a diretora criativa e artista Eileen Hall.

Uma ampla programação de palestras e conferências complementou esses temas com temas atuais, como desenvolvimento de pessoal e implementação de eventos sustentáveis. No âmbito do “Prolight + Sound College”, três plataformas ofereceram seminários bilíngues sobre temas relevantes para a indústria, incluindo o Camera College (em cooperação com a BVFK – Associação Federal da Indústria de Concertos e Eventos), o ProAudio College (em cooperação com a VDT (Associação de Engenheiros de Som Alemães) e o VPLT College (Associação para Tecnologia de Mídia e Eventos).Uma série de conferências, seminários e workshops especializados também cobriram tópicos orientados para o futuro, como aplicações de IA, sistemas imersivos e luz como um material.

Esses temas também foram refletidos nas apresentações dos produtos nas salas de exposição. Além da rede de componentes técnicos baseada em IP, tem havido uma tendência para aplicações imersivas e tecnologias interativas que envolvem diretamente o público na experiência do produto. Soluções progressivas que combinam design compacto com alto desempenho também foram muito populares, também no setor de áudio profissional. A força inovadora do setor também ficou evidente no segmento LED, onde foram apresentadas uma série de inovações impressionantes. O tema central da sustentabilidade foi cada vez mais assumido na concepção de novas ferramentas. A utilização de materiais recicláveis, alta eficiência energética e facilidade de transporte foram aspectos importantes.

Os visitantes ficaram encantados com a oferta muito maior no Hall 11.0. Desde o Performance + Production Hub ampliado de 3.000 m² em colaboração com o Sample Music Festival até novas atrações como o Immersive Audio Dome ou o Audio Bar, o segmento ProAudio expandiu consideravelmente este ano e foi muito bem recebido pelo público. Como um dos principais pilares da Prolight + Sound, o setor de teatro e tecnologia de palco também apresentou novidades e demonstrações interessantes.

Por fim, as PLS Community Nights com DJs populares preencheram a lacuna entre o centro de exposições e a cidade. A Prolight + Sound foi convidada no ‘Friedas Bar & Kitchen’ do Omniturm, no ‘NEUE KAISER’ e no ‘Champions Frankfurt’. A cereja do bolo: a entrega do “Opus – German Stage Award” e do “Sinus – Systems Integration Award”, desta vez com tapete vermelho no Steigenberger Icon Frankfurter Hof.

Prolight + Sound 2025 acontecerá de 8 a 11 de abril. Além de novos produtos inovadores e de um programa de apoio atraente, a atenção também estará voltada para o 30º aniversário do evento.

  • Expositores e marcas: 502
  • Nações expositoras: 34
  • Porcentagem de expositores internacionais: mais de 50%
  • Aumento de Expositores/marcas em comparação com 2023: mais de 10%
  • Visitantes: 24.756 (2023: 27.556)
    Top 10 nações expositoras (excluindo a Alemanha): China, Países Baixos, Itália, República Tcheca, França, Grã Bretanha, Bélgica, Áustria, Suíça e Eslováquia
  • Top 10 nações visitantes (excluindo a Alemanha): Países Baixos, França, Grã Bretanha, Suíça, China, Itália, Bélgica, Áustria, República Tcheca e Polônia

Fotos: Messe Frankfurt Exhibition GmbH / Pietro Sutera, Jochen Gunther

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

Deixe um Comentário

Música & Mercado
Logo
Shopping cart