Review do Leitor

Colabore com a comunidade musical.

Search

Presença da Oversound no Exterior 

Com fabricação no Brasil, a empresa já atua em diferentes mercados internacionais, mas continua seu caminho para fechar novas parcerias em outros países vizinhos

Captura de pantalla a lasA Oversound Speakers é uma indústria reconhecida no mercado de áudio pela qualidade de sua produção de alto-falantes, drivers e tweeters profissionais, direcionados para usos estruturais técnicos e/ou automotivos.

Com sede no Estado de São Paulo, a empresa está instalada em um parque fabril de 14.000 m2 de área total, com uma arrojada sede administrativa e grande potencial produtivo.

Com 25 anos de experiência no segmento, a Oversound alia inovação à alta tecnologia e um sistema de produção praticamente artesanal para oferecer ao mercado uma extensa gama de produtos capazes de atender aos mais variados projetos de sistemas sonoros, presentes atualmente no mercado brasileiro, Américas, Europa, Japão e pronta para expandir sua presença em novos territórios.

Pedro Sobrinho, consultor em comércio exterior da Oversound Indústria e Comércio Eletro Acústico Ltda., conta mais sobre a atuação da empresa Brasil afora.

M&M: Quando começaram a atuar no mercado exterior? 

Pedro: Antes mesmo dos anos 2000, a organização já atuava no comércio exterior, comprando matérias-primas de fornecedores internacionais e distribuindo para países da América do Sul. Todavia, o maior aquecimento das exportações pôde ser notado a partir de 2015, quando, após um período estratégico de maturação dos produtos no mercado interno, foram direcionados esforços para a internacionalização da marca Oversound e, desde então, entramos em mercados como Chile, México, Estados Unidos e Japão.

M&M: Como tem sido a evolução do trabalho no mercado internacional? 

Pedro: É fato que a concorrência internacional tem proporções compatíveis com o tamanho do globo, assim como é fato que o acesso e a quantidade de informações disponíveis contribuem para que o consumidor faça escolhas cada vez melhores. Estamos certos de que este é o fator primordial que tem conduzido a penetração da marca Oversound no exterior: nós conhecemos as exigências do nosso mercado e prezamos pela qualidade dos nossos produtos. A tecnologia utilizada no desenvolvimento de nossos falantes, drivers e tweeters é adequada para um grande player do segmento, mas agregamos ainda mais valor aos nossos produtos por meio de um processo de produção primoroso e praticamente artesanal.

M&M: Em quais países estão presentes hoje?

Pedro: A marca possui representatividade no mercado global com canais de distribuição presentes do extremo leste, com o México, ao extremo oeste, com o Japão, onde, inclusive, conquistamos expressivas premiações e obtivemos sólidos resultados em competições do setor automotivo desde que entramos no segmento. Além desses, resultados conquistados em países como os

Captura de pantalla a las

Estados Unidos e o Chile também nos deixam bastante satisfeitos com a receptividade do mercado à potência do grave brasileiro, bastante característico dos produtos Oversound.

M&M: Quais os países sob o foco da empresa para o futuro?

Pedro: Identificamos, por meio de nossas pesquisas de mercado, características muito relevantes entre os países da América do Sul e os produtos que desenvolvemos. Existe uma tendência para estreitar o relacionamento com esses mercados, ainda que sem abrir mão dos territórios onde a marca já estabeleceu presença. Muitos desses mercados gostam do som brasileiro de “batidão”, uma especialidade da marca.

M&M: Que estratégia de marketing e vendas estão usando para posicionar a marca no exterior?

Pedro: Sempre prezamos pela satisfação do cliente e somos comprometidos com a qualidade dos nossos produtos. Mas, com o tempo, aprendemos que o melhor caminho para a construção de relações duradouras é atuar em proximidade com nosso público consumidor. Foi isso, inclusive, que nos fez identificar desconfortos recentes e nos possibilitou ajustar significativamente nossa atuação para voltarmos a atender à expectativa de nossos clientes. E é dessa forma que conduziremos nossa penetração nos mercados vizinhos: mais do que uma simples venda de produtos, acreditamos em um ambiente evolutivo de proximidade e desenvolvimento conjunto.

M&M: Estão trabalhando diretamente ou com distribuidores?

Pedro: Atualmente operamos com uma equipe direta, mas consideramos a parceria com distribuidores parte da nossa estratégia de inserção da marca. Estamos mapeando algumas oportunidades e parcerias que sejam capazes de alavancar nossa penetração nos mercados-alvo.

M&M: Como seria o trabalho com esses distribuidores?

Pedro: Valorizamos parcerias duradouras, nas quais os resultados possam ser construídos em conjunto e os ganhos percebidos por ambos os lados. Sempre prezamos pelo resultado dos nossos trabalhos, e algumas experiências recentes nos sensibilizaram para a importância do atendimento ao cliente e o cumprimento de nossos compromissos. Assim, temos sido bastante criteriosos na escolha de novas parcerias, mas estamos sempre dispostos a receber em nosso time todos aqueles comprometidos com a entrega de um serviço responsável, com alto grau de solidez e elevados índices de confiabilidade.

M&M: O que trará 2018?

Pedro: Nosso profissionalismo nos move no caminho da inovação. Já há certo tempo trabalhamos no desenvolvimento de um produto diferenciado e referencial diante do que o mercado entrega atualmente. Ainda que eu não possa detalhar algumas informações relevantes agora, posso antecipar que nossa presença na feira AES de março está sendo muito aguardada pelo público. Firmamos algumas parcerias com referências do segmento e será um momento de retomada e clara diferenciação no mercado de áudio profissional. Além disso, a Oversound seguirá em 2018 mantendo sua essência, mas estará cada vez mais em proximidade com seu consumidor e ainda mais comprometida em oferecer ao mercado produtos de excelência, que servirão de suporte para propagar aos nossos clientes somente boas vibrações!

Mais informações: www.oversound.com.br 

https://www.facebook.com/oversoundaltofalantes 

Música & Mercado
Logo
Shopping cart