PHX amplia sua linha de instrumentos com ukuleles modelos Soprano e Concerto
Os ukuleles tem ganhado adeptos em todo o mundo, mas no Brasil o instrumento que foi primariamente difundido no Havai, ampliou sua presença por aqui há não mais que há dez anos.
A PHX vem se destacando com suas linhas de instrumentos de corda, como guitarras e violões. Abaixo você poderá ver as novidades que a empresa está trazendo.
Os Ukuleles são todos feitos em Mahogany com frisos brancos e roseta desenhada na madeira. Confira:
UKP-21 UKULELE PHX SOPRANO
- Tamanho: Soprano
- Madeira do Tampo: Mahogany
- Madeira do Corpo: Mahogany
- Escala: Rosewood
- Tarraxas: Preta
- Números de Trastes: 12
UKP-24 UKULELE PHX CONCERTO
- Tamanho: Concerto
- Madeira do Tampo: Mahogany
- Madeira do Corpo: Mahogany
- Escala: Rosewood
- Tarraxas: Preta
- Números de Trastes: 17
[tabs][tab title =”Saiba mais sobre o Ukulele “]
Tamanhos
Quatro tamanhos de ukulele são os mais comuns: soprano, concert, tenor e barítono. Existem também os menos comuns sopranino, com uma escala mais curta do que a do soprano e os ukuleles baixo, nos extremos do espectro. O soprano, com a escala de 33 cm, também chamado de standard é o original e também mais tradicional. O concert, com escala de 38 cm, foi criado na década de 1920, como uma modificação do soprano, com um braço mais longo. O tenor, que tem a escala com comprimento de 43 cm, foi desenvolvido logo em seguida. O barítono, que tem a escala de 48 cm foi o último a ser inventado, na década de 1940.
Afinação
A afinação mais comum do ukulele soprano no seu auge na década de 20 era a em D6: (A4, D4, F#4, B4), mas hoje em dia a mais popular é a em C6 (G4, C4, E4, A4). Para os tamanhos concert e tenor a afinação mais usual também é a em C6. Uma característica do instrumento é a utilização da afinação reentrante, que a quarta corda é mais aguda do que a terceira. No entanto, uma quarta corda grave pode ser utilizada (afinação linear). O ukulele barítono normalmente é afinado linearmente em DGBE, como as 4 cordas mais agudas de um violão. O ukulele tenor, na época de sua criação também tinha essa afinação como recomendada.
Grafia
A grafia exótica do nome do instrumento pode gerar confusões. Já foram registradas diversas variações, sendo a mais comum “ukelele”. A rigor, a palavra, na língua havaiana, é escrita ʻukulele, com a letra ʻokina no início. No entanto, na língua portuguesa, seguindo a grafia americana, convencionou escrever-se sem.
Pronúncia
No Brasil, costuma-se pronunciar ukulele como uma palavra oxítona, devido a analogia com palavras de origem africana, como maculelê, não relacionada ao instrumento. Na pronunciação na língua havaiana, a palavra é paroxítona.
[/tab][/tabs]
[ot-video][/ot-video]
Mais informações no site da empresa.