Neste espaço, vou apresentar grandes discos e filmes para sua cultura musical. Hoje temos John Coltrane, Jimi Hendrix e Soft Machine, ideais para escutar com fones de ouvido.
John Coltrane, A Love Supreme, 1965
Diz a lenda que a obra foi composta em um final de semana e gravada em uma única sessão. Técnicas minimalistas de gravação da época com os microfones Neumann U47 dão um palco sonoro sensacional. Música para relaxar e meditar, com certeza um dos 10 discos para se levar para uma viagem a Marte.
Jimi Hendrix, Are You Experienced, 1967
Como Odisseu, Hendrix cruzou o Atlântico para retomar o rock and roll de Clapton, Page, Townsend e cia. Solos de guitarra passeando entre os canais esquerdo e direito, distorções e efeitos eletrônicos inovadores para a época resultam em uma verdadeira tour de force sonora em 4 canais. ‘Scuse me while I kiss the sky!’
Soft Machine, Third, 1970
Obra-prima do jazz rock psicodélico da famosa “Escola de Canterbury”. Lançado originalmente como um álbum duplo com uma faixa por lado. Destaque para “Slightly All The Time”, ideal para ouvir em casa depois de um dia de trabalho daqueles… Outro disco para a primeira missão a Marte.
*Autor: Alexandre Algranti, veterano do mercado latinoamericano de eletroacústica e colecionador de discos. Contato: alexandre.algranti@hotmail.com