Líder do The Smashing Pumpkins será homenageado durante a 41ª edição do NAMM TEC Awards, em 22 de janeiro, em Anaheim.
A NAMM (National Association of Music Merchants) anunciou que Billy Corgan será o receptor do TEC Innovation Award 2025, reconhecimento que será entregue durante a 41ª edição do NAMM TEC Awards, na quinta-feira, 22 de janeiro de 2026, como parte da programação do NAMM Show, em Anaheim, Califórnia.
O TEC Innovation Award reconhece contribuições visionárias que influenciam diretamente o futuro da música, do som e da produção criativa. Corgan é homenageado por seu impacto na evolução do rock moderno guiado por guitarras e por sua abordagem inovadora na construção sonora, no design de timbres e na arquitetura do som — da densidade e dinâmica de Siamese Dream à ambição estética de Mellon Collie and the Infinite Sadness, além de sua constante reinvenção ao longo do catálogo do The Smashing Pumpkins, incluindo os lançamentos mais recentes ATUM: A Rock Opera in Three Acts e Aghori Mhori Mei.
“A abordagem ousada de Billy na produção, o uso criativo de cadeias de pedais, a exploração analógica e as técnicas de estúdio que rompem limites influenciaram inúmeros criadores”, afirmou John Mlynczak, presidente e CEO da NAMM. “Seu compromisso com a inovação e a evolução artística o posiciona como um dos arquitetos musicais mais influentes das últimas três décadas.”
Além de seu trabalho à frente do The Smashing Pumpkins, banda vencedora de múltiplos prêmios GRAMMY®, Corgan desenvolveu uma carreira solo que inclui os álbuns TheFutureEmbrace (2005), Aegea (2014), Ogilala (2017) e Cotillions(2019). Em estúdio, colaborou com artistas como Tony Iommi (Black Sabbath), Rick Ocasek, Cheap Trick, Ray Davies, New Order, Marianne Faithfull, Scorpions, Korn, Phantogram, The Veronicas e Code Orange, entre outros.
Seu trabalho também se estende ao cinema, com contribuições para trilhas sonoras de filmes como Ransom, Stigmata e Spun. Em 2004, publicou seu primeiro livro de poesia, Blinking with Fists, que se tornou um best-seller do New York Times.
A atuação criativa de Corgan vai além da música. Ele é proprietário e presidente da National Wrestling Alliance (NWA), administra o espaço cultural Madame ZuZu’s Teahouse, em Chicago, onde realiza apresentações intimistas, e apresenta o podcast The Magnificent Others, dedicado a conversas com artistas e líderes criativos. Também atua ativamente em causas ligadas ao bem-estar animal.
Entre seus projetos mais recentes está a colaboração com a Lyric Opera of Chicago para a estreia mundial de A Night of Mellon Collie and Infinite Sadness, uma releitura operística do icônico álbum duplo de 1995, que uniu rock e ópera em uma produção de grande escala.
O TEC Innovation Award já foi concedido anteriormente a nomes como Paul McCartney, Joni Mitchell, Stevie Wonder, Herbie Hancock, Brian Wilson, Peter Frampton, Jack White e Lindsey Buckingham, entre outros.
Inscreva-se aqui para participar do NAMM Show e garantir seus ingressos para o TEC Awards:.