NAMM SHOW 2018: Indústria brasileira de instrumentos e áudio orgulha o Brasil no exterior
NAMM SHOW 2018: Indústria brasileira de instrumentos e áudio orgulha o Brasil no exterior. Nas últimas feiras do NAMM Show observamos diversos fabricantes que romperam a barreira cultural voltada à exposição do produto barato, para trabalhar qualidade, conceito, produto e marca. Este NAMM Show 2018 foi a maior prova…
Marcas brasileiras mostram empreendedorismo e produtos na feira NAMM Show 2018, nos Estados Unidos
O NAMM Show, feira internacional do mercado da música, ocorre anualmente em janeiro, na cidade de Anaheim, na Califórnia, Estados Unidos. Este ano a feira trouxe um significativo aumento de expositores ao aliar-se com entidades relacionadas ao áudio e iluminação, como a AES (Audio Engineering Society), A3E (Advanced Applications Exchange) e Dante.
O evento contabilizou mais de 115 mil visitantes, sendo 19.300 convidados internacionais. Duas mil empresas expuseram, totalizando a exposição de 7 mil marcas. Sim, isto é muita coisa! Apenas para o leitor ter ideia, é impossível visitar a feira inteira com atenção de tão grande e cheia de produtos que fazem a alegria de quem é apaixonado pelo mercado. Ah! Claro, a Música & Mercado estava lá, expondo e representando as midias do Brasil.
Marcas Brasileiras
Durante anos, a indústria brasileira de instrumentos e áudio carregou a fama de ter produtos com baixo índice de inovação e qualidade. Esqueça isto. Nas últimas feiras do NAMM Show observamos diversos fabricantes que romperam a barreira cultural voltada à exposição do produto barato, para trabalhar qualidade, conceito, produto e marca. Vamos dar uma volta nas marcas brasileiras com produção total ou parcial dentro do País, que expuseram no NAMM:
Giannini debuta violões com madeiras brasileiras
Centenária marca de violão, com escritório, depósito e equipe america operando já há sete anos nos Estados Unidos, trouxe para a NAMM Show 2018 as suas linhas de produtos feitos no Brasil e com madeiras 100% brasileiras, como a série Tranquilo Giannini, só de instrumentos maciços; a série Brasil, composta por violões com tampos maciços, com faixas e fundo laminados, entre outros. Além de serem produtos destinados para a exportação, os instrumentos também estão sendo vendidos no Brasil.
Publicidade
Flávio Giannini, diretor comercial da empresa, destaca o trabalho internacional da marca, que atende na média 400 lojas como como as famosas Sam Ash Music, Sweetwater entre outras com produtos Giannini.
Flávio Giannini e Riccardo Reccchi, da Giannini: solidez na distribuição americana.
Staner AudioAmerica
O braço norte americano do grupo Renaer, a MAM (Miami Audio Music), trouxe para o NAMM Show os microfones da Vokal VLR-502 e Vokal Vla42 Uhf Duplo, ambos sucesso de venda no Brasil. Caixas Staner SR Alive Series também se fizeram presentes na maior feira de áudio e música dos Estados Unidos. A Eros alto falantes, outra marca do grupo, também estava presente através de seu representante internacional.
Equipe da Miami Audio Musica, no NAMM Show: Staner e Vokal foram destaques
Izzo Percussion expõe com seu distribuidor americano
No terreno da percussão brasileiro, a Izzo é uma das empresas que vem despontando na exportação e esteve presente no NAMM Show, através de seu distribuidor norte americano, Kelley Distribution Group. Surdos, pandeiros, tamborins e outros tradicionais produtos de percussão foram expostos para o público.
Kalani Ukuleles é lançada no NAMM Show
Na pegada de empreender e desenvolver marcas e produtos, a Izzo Musical apostou suas fichas em seu estande próprio com a marca de Ukuleles Kalani. Maikel Barroero, International Sales Manager da Izzo, comentou: “A resposta do público para a nova linha de Ukuleles Kalani foi muito positiva. Os clientes adoraram nossa nova proposta comunicativa que faz uma fusão entre culturas indígenas de diferentes regiões do mundo”.
Publicidade
Mike Barroero e Shuji Furuya, do Japão
Mike Barroero, comanda o estande da Kalani, no NAMM Show
Dan Del Fiorentino, da NAMM; Simone e Priscila Storino recebem placa comemorativa do presidente da NAMM, Joe Lamond (à direita)
Odery Drums comemora sucesso internacional
Uma das marcas brasileiras mais consolidadas na exportação, a Odery Drums, assim como a Izzo, também esteve presente junto ao seu distribuidor americano. A marca de bateria brasileira possui uma ampla rede de distribuição que vai da América à China, onde faz grande sucesso com produtos de alto valor e qualidade.
Celebrando 15 anos de exposição no NAMM Show, a empresa trouxe o recente sucesso da marca, a linha Café Kit, além de caixas e o modelo Fluence Fusion. Para Mauricio Cunha, diretor da empresa “A NAMM é a feira mais importante do mercado nacional e o mercado estava super aquecido com pessoas otimistas e confiantes. Para nós, foi uma feira muito produtiva que trouxe um aumento no número de lojas comprando Odery e outros negócios por vir”.
PRV Áudio entre os Estados Unidos e o Brasil
A marca brasileira radicada nos Estados Unidos trabalha com produtos brasileiros, italianos e asiáticos. A empresa é comandada pelos gaúchos Daniel Salomão e Melissa Zagonel que elaboram alto falantes para pro audio e automotivo.
A PRV é especialista em falantes com alta potência e baixa distorção e vem ganhando o mercado global.
Publicidade
Equipe da PRV Áudio: sucesso nos Estados Unidos e América Latina
PRV Áudio: sucesso nos Estados Unidos e América Latina
PRV Áudio: sucesso nos Estados Unidos e América Latina
Tagima quer o mundo
Extremamente estabelecida no Brasil, a marca de instrumentos e cordas Tagima investe pesado em seu plano de expansão internacional. Com escritório e depósito nos EUA e na China, a marca trouxe para seu estande no NAMM Show as guitarras fabricadas no Brasil sob a supervisão do renomado luthier Marcio Zaganin. Zaganin, explica “Estavamos também com designs exclusivos que os americanos gostaram muito, como o Jet Blues, Stella e Millenium”.
Produtos fabricados na Ásia, como as guitarras Woodstock, o modelo de violão Tagima Dallas, além do Ukulele Tagima 21K também estavam à disposição do público.
Vale lembrar que a empresa é uma das que mais investe em branding também no exterior e faz parte das poucas que levam músicos brasileiros para tocar nas feiras.
Equipe da Tagima e clientes
Marcio Zaganin, Ney Nakamura e Cacau Santos
Rozini mostra seus novos modelos
Após o trabalho de imagem, novo site e ajuste do desenho da marca, a empresa veio para o NAMM Show expor os modelos de violões da série Custom, como o Auditório e Folk, além dos produtos que representam a cultura brasileira como as violas, cavacos, bandolins e a linha de percussão da empresa.
Com um estande estilizado e carismático, a empresa ainda trouxe o músico Almir Pessoa que demonstrava a viola e colocava a música brasileira em primeiro plano.
Publicidade
Tayler e Sanny Rozini e o músico Almir Pessoa
Barkley Mouthpieces celebra 15 anos no NAMM Show
Na área de instrumentos de sopro e seus acessórios, a Barkley, fábrica de boquilhas e acessórios para instrumentos de sopro capitaneada pelo casal Juliana Rodrigues e Júnior Barkley, estreou este ano no NAMM Show com seu próprio estande. As linhas de produtos Malbec, Vintage, Pop Kustom chamaram a atenção dos músicos que estavam presentes no evento.
Vale dizer que a empresa tem investido na internacionalização da marca através de seminários e outros eventos na América Latina.
Junior e Juliana, da Barkley: empreendedorismo na área do sopro
Stay prova que suportes brasileiros conquistam as grandes marcas
Uma das mais respeitadas marcas de suportes para teclados do Brasil, ganha reconhecimento internacional. Além do estande próprio, bem localizado na feira, a Stay foi destaque no estande da Korg, marca de sintetizadores, que passou a distribuir com exclusividade a marca nos Estados Unidos.
A empresa, que iniciou o trabalho de exportação há cerca de três anos, é um dos expoentes do segmento, visto o design autêntico do produto e funcionalidade.
Estande da Stay Music, no NAMM Show: empresa cresce e se destaca no cenário internacional.
Estande da Korg US e os produtos Stay Music em destaque
Estande da Stay Music, no NAMM Show: empresa cresce e se destaca no cenário internacional.
Santo Angelo e cabos aromatizados
A tradicional Santo Angelo novamente expos seus produtos e inovações no Namm Show. Desta vez, a fabricante brasileira anunciou a linha de cabos com aromas variados, como chocolate, menta e limão. A empresa aposta que o cabo aromatizado será um bom argumento de venda e motivo para cativar o consumidor no Brasil e exterior.
A Santo Angelo realizou diversas apresentações (open mic) de músicos em seu estande como Kleber K. Shima, Duca Belinati dentre outros.
A diretora da empresa, Helena Raso e seu time no NAMM Show
Brazilian Sax
Marca brasileira Brazilian Sax, que pertence a loja virtual Saxshop.com.br, trouxe para a NAMM Show a braçadeira Ressonator, que diminui o ponto de contato com a palheta, prometendo maior vibração. Outros destaques foram a linha de boquilhas e um saxofone com acabamento feito no País.
O novo evento estreará em setembro de 2026 e posicionará Bangkok como um polo estratégico para entretenimento e tecnologias audiovisuais profissionais no Sudeste Asiático.
A Messe Frankfurt Hong Kong, em parceria com a VNU Exhibitions Asia Pacific, anunciou a criação da Prolight + Sound Bangkok, uma nova feira regional dedicada à tecnologia de entretenimento e ao mercado audiovisual profissional. O evento acontecerá de 30 de setembro a 2 de outubro de 2026, no Centro Internacional de Comércio e Exposições de Bangkok (BITEC).
O lançamento visa aproveitar a posição estratégica da Tailândia como porta de entrada para o mercado do Sudeste Asiático, uma região com mais de 670 milhões de habitantes e um ecossistema em rápida expansão para música ao vivo, turismo, entretenimento, integração audiovisual e instalações culturais.
Uma plataforma com respaldo global
A Prolight + Sound Bangkok conta com o respaldo da experiência internacional da Messe Frankfurt — organizadora da Prolight + Sound Frankfurt e da Prolight + Sound Guangzhou — e da expertise regional da VNU Exhibitions Asia Pacific.
“A Prolight + Sound Bangkok é uma extensão natural da nossa marca no Sudeste Asiático. Conectaremos a inovação global a uma região com grande potencial de transformação”, afirmou Wolfgang Marzin, Presidente e CEO da Messe Frankfurt.
Publicidade
O novo evento servirá como uma ponte comercial para fabricantes e distribuidores internacionais de áudio e vídeo que buscam crescimento na ASEAN, impulsionando simultaneamente o desenvolvimento local.
Tailândia, um motor regional para eventos e turismo
O país está consolidando sua posição como um destino chave para eventos internacionais, graças a:
Mais de 35 milhões de visitantes em 2024
Políticas de visto flexíveis e conectividade aérea internacional
Liderança no turismo MICE na ASEAN
Iniciativas governamentais como a Tailândia 4.0 e programas de economia criativa
Grandes festivais como EDC e Tomorrowland estão trazendo suas edições para o país, acelerando a demanda por áudio profissional, iluminação, vídeo, palcos e experiências imersivas.
“Bangkok possui a infraestrutura ideal, o dinamismo cultural e o apoio institucional para sediar um evento dessa natureza”, disse Justin Pau, CEO da VNU Exhibitions Ásia-Pacífico. Categorias Principais
O evento reunirá soluções para:
Áudio Profissional
AV para Conferências e Eventos Corporativos
Iluminação Profissional
Equipamentos de Palco
Tecnologias de LED e Displays
Música e Equipamentos Relacionados
Um ponto central para o ecossistema da ASEAN
A Prolight + Sound Bangkok pretende se tornar o principal ponto de encontro para fabricantes, instaladores, locadoras, espaços para eventos, integradores, designers e profissionais de produção na Ásia, com uma oferta de negócios, treinamento e networking alinhada às necessidades do mercado.
“Queremos que as marcas globais cresçam com confiança na região e que os fornecedores locais encontrem novas oportunidades”, disse Richard Li, Diretor Executivo da Messe Frankfurt (HK) Ltd.
Entre os destaques do mês, Eduardo Gudin traz show que engloba diversos momentos de sua carreira, além do Cine Concerto, com execução de trilha sonora ao vivo e diversos shows gratuitos.
Durante o mês de novembro, o Sesc Santo Amaro traz espetáculos de vários gêneros e estilos, como no projeto AMAROGEEK, que celebra a cultura geek em múltiplas linguagens, incluindo a de música, trazendo entre os destaques, o Cine Concerto e o Concerto Nas Estrelas, além disso, o compositor Eduardo Gudin faz um passeio por momentos marcantes de sua carreira, com a participação de da cantora Léla Simões. Outro destaque é o projeto Música Ao Cair Da Tarde, com apresentações de música instrumental brasileira. Ainda tem Clarianas, grupo de cantadeiras urbanas que investiga a voz da mulher ancestral na música popular do Brasil.
De 12 a 23 de novembro, o projeto AMAROGEEK traz uma programação que celebra a cultura geek, com atrações como o Cine Concerto, com a exibição do filme Besouro, com trilha sonora tocada ao vivo pela Batucada Tamarindo, com bases da Malinké (do oeste da África), Candomblé, Nagô, Ketu, Angola e toques do Candomblé de Cuba, no dia 20/11, às 15h30. Já o Concerto nas Estrelas, com SP POP´S Symphonic In Concert, idealizada pelo maestro Ederlei Lirussi, executa neste programa, uma música de cada episódio da saga Star Wars, no dia 21/11, às 20h.
O Mundo Musical de Eduardo Gudin, no dia 28/11, às 20h, traz o compositor acompanhado pela cantora Léla Simões e pelo multipercussionista Kaoei Couto, para interpretarem um repertório com obras de diversos momentos de sua carreira, apresentando os gêneros musicais que o influenciaram, como o samba, a bossa nova e a MPB da era dos festivais.
O Música ao Cair da Tarde traz shows de músicas instrumental, às sextas-feiras às 19h. Dia 7/11, Eduardo Machado Quinteto traz Do Nato ao Samba Jazz, show do álbum que nasceu com o intuito homenagear João Donato e resgatar o samba jazz. Já o Regional Terça Maior, apresenta um repertório com clássicos do chorinho, reforçando o fomento desse estilo, no dia 28/11. O projeto AMAROGEEK, também marca presença aqui com Tramas Sonoras com Tempus Transit, no dia 14/11, com melodias celtas, medievais e renascentistas, apresentando instrumentos como o krummhorn e o rauschpfeife, assim como o Terra Celta – FolkGeek, banda referência em música celta no Brasil, que se apresenta no dia 22/11, além do Quinteto Geek Ofisa, no dia 21/11.
Publicidade
Mais informações sobre a programação
Mila Costa Dia 1/11, sábado, às 17h. Praça coberta. Livre. Grátis. 60 minutos Cantora popular e lírica, professora de canto, musicoterapeuta e produtora paraense, Mila Costa apresenta para o Baile da Sereia, onde a magia da Amazônia se encontra com a paixão e a energia dos ritmos dançantes do Norte do Brasil. Neste show, Mila Costa apresenta uma mistura de brega paraense e carimbó.
Eduardo Machado Quinteto – Do Nato ao Samba Jazz – Música ao Cair da Tarde Dia 7/11, sexta-feira, às 19h. Praça coberta. Livre. Grátis. 60 minutos Neste show Eduardo Machado Quinteto apresenta um repertório autoral do seu 10º álbum, “Do Nato Samba Jazz”, o compositor e baixista Eduardo Machado revela toda a riqueza e diversidade da música instrumental brasileira. O álbum nasceu com o intuito homenagear João Donato, que é uma das maiores referências da música popular brasileira, também tem o escopo de resgatar o gênero musical Samba Jazz.
Clarianas – Derramágoa de Mulher Dia 9/11, sábado, às 17h. Praça coberta. Livre. Grátis. 60 minutos Com um repertório que une clássicas canções das Clarianas com outras inéditas, costurado com músicas dos dois últimos álbuns “Quebra Quebranto” e “Xirê”, Derramágoa de Mulher transborda axé e esperança de dias melhores, confiando na força sagrada da celebração.
Tramas Sonoras – com Tempus Transit – Música ao Cair da Tarde Dia 14/11, sexta-feira, às 19h. Praça coberta. Livre. Grátis. 60 minutos Executando danças e melodias celtas, medievais e renascentistas, o grupo apresenta instrumentos raros, tais como o krummhorn e o rauschpffeife, ao lado de diversos tipos de flautas, da vihuela e de percussão variada.
Cine Concerto: Besouro – com Batucada Tamarindo Dia 20/11, quinta-feira, 15h30. Teatro. Livre. 90 minutos Ingressos: R$60 (inteira), R$30(meia entrada) e R$18(credencial plena) através do aplicativo Credencial Sesc SP ou nas bilheterias das Unidades da rede Sesc Exibição do filme Besouro, que conta a vida de Besouro Mangangá, lendário capoeirista brasileiro de 1920, com trilha sonora feita ao vivo pela Batucada Tamarindo, que em sua sonoridade, traz bases da música tradicional o Malinké (do oeste da África), Candomblé, Nagô, Ketu, Angola, toques do Candomblé de Cuba, criando assim, uma infinidade de formas de estudos, criação e misturas.
Quinteto Geek Ofisa – Música ao Cair da Tarde Dia 21/11, sexta-feira, às 19h. Praça coberta. Livre. Grátis. 60 minutos Os jovens músicos da Ofisa: Mariana Marquezin e Juliana Sakura nos violinos, Gabriel Martins na viola, Lucas Marquezin no violoncelo acompanhados belo brilho da flauta transversal com Renan Maia, se reuniram atraídos pelo repertorio Geek, apresentando-o com o timbre das cordas e flauta transversal. Ficha técnica: Violinos – Mariana Marquezin e Juliana Sakura Viola – Gabriel Martins Violoncelo – Lucas Marquezin Flauta transversal – Renan Maia Direção Artistica: Silvia Luisada
Concerto nas Estrelas – Tributo a Star Wars Dia 21/11, sexta-feira, 20h. Teatro. Livre. 90 minutos Ingressos: R$40 (inteira), R$20(meia entrada) e R$12(credencial plena) através do aplicativo Credencial Sesc SP ou nas bilheterias das Unidades da rede Sesc Idealizada pelo Maestro Ederlei Lirussi, a SP POPS possui em seu repertório temas populares como temas de filmes, desenhos animados, programas de televisão de conhecimento popular, buscando sempre maior aproximação com o público, atraindo a atenção pelas emoções e lembranças que evocam. Além disso, durante as apresentações e enriquecendo o teor cultural, o maestro apresenta algumas curiosidades e informações a respeito das produções abordadas.
Terra Celta – FolkGeek – Música ao Cair da Tarde Dia 22/11, sexta-feira, às 19h. Praça coberta. Livre. Grátis. 60 minutos Terra Celta, banda referência em música celta no Brasil, leva o público a uma viagem musical que mistura sua sonoridade única com temas icônicos de filmes, séries e games. O resultado é um espetáculo interativo e nostálgico, que mescla RPG, cosplay e cultura geek.
Oaklore Dia 23/11, sábado, às 17h. Praça coberta. Livre. Grátis. 60 minutos Oaklore traz a experiência de estar em uma antiga taverna, oferecendo um espetáculo de alta qualidade que transporta o público para a Idade Média e para mundos fantásticos, com o objetivo principal de criar uma atmosfera instigante para que as pessoas apreciem músicas antigas de diversas culturas ao mesmo tempo que viajam para universos inspirados em mitologias de tempos antigos.
Regional Terça Maior – Música ao Cair da Tarde Dia 28/11, sexta-feira, às 19h. Praça coberta. Livre. Grátis. 60 minutos O Regional Terça Maior é um grupo de choro que fomenta a música Instrumental brasileira na região de Santo Amaro. Nessa apresentação relembram clássicos do chorinho além de interagir com público conversando e contando histórias desse universo.
O Mundo Musical de Eduardo Gudin Dia 28/11, sexta-feira, 20h. Teatro. Livre. 90 minutos Ingressos: R$70 (inteira), R$35(meia entrada) e R$21(credencial plena) através do aplicativo Credencial Sesc SP ou nas bilheterias das Unidades da rede Sesc Eduardo Gudin (voz e violão) sobe ao palco acompanhado pela cantora Léla Simões e pelo multi- percussionista Kaoei Couto para interpretarem repertório com obras autorais de diversos momentos da carreira do compositor, trazendo à tona os gêneros musicais que o influenciaram, como o samba, a bossa nova e a MPB da era dos festivais.
Para celebrar a vinda do AC/DC exclusivamente a São Paulo com a turnê “POWER UP”, na noite de 06/01, das 19h às 23h, a fachada da Prefeitura de São Paulo, apoiadora da turnê no Brasil, foi iluminada pelo icônico logo da banda.
O show acontece no dia 24 de fevereiro, no Estádio do MorumBIS. Os ingressos, que podem ser adquiridos em até 6x sem juros e de 7 a 12x com juros, estarão disponíveis a partir do dia 7 de novembro, às 10h online (www.ticketmaster.com.br) e 11h na bilheteria oficial.
Show em São Paulo
A turnê “POWER UP”, nomeada em homenagem ao mais recente álbum de estúdio da banda, que alcançou o 1º lugar em 21 países, contará com 21 apresentações no Brasil, Argentina, Chile, Atlanta, South Bend, Toronto, São Francisco, Filadélfia, Nova Jersey e muito mais. No Brasil, o show acontece no dia 24 de fevereiro de 2026, em São Paulo, no MorumBIS.
Esta etapa da turnê “POWER UP” levará a banda a alguns dos maiores estádios do continente. Os ingressos para o show estarão disponíveis no dia 07 de novembro. No Brasil, os ingressos, que podem ser adquiridos em até 6x sem juros, estarão disponíveis no dia 7 de novembro, às 10h online (www.ticketmaster.com.br). Será o único show no país!
O AC/DC realizou seu primeiro show em 31 de dezembro de 1973 no Chequers Nightclub, em Sydney, Austrália. Eles se tornaram uma das bandas mais influentes da história do rock, com mais de 200 milhões de álbuns vendidos mundialmente. O álbum Back In Black é o “álbum mais vendido de todos os tempos por uma banda” e o “terceiro álbum mais vendido da história por qualquer artista”, com mais de 50 milhões de cópias comercializadas e contando. O AC/DC foi introduzido no Rock and Roll Hall of Fame em 2003. A banda continua lotando estádios em vários continentes, vendendo milhões de álbuns anualmente e acumulando bilhões de streams.
Para celebrar seu longo reinado como a maior banda de rock and roll do mundo, o AC/DC – Angus Young (guitarra solo), Brian Johnson (vocal), Stevie Young (guitarra base), Matt Laug (bateria) e Chris Chaney (baixo) – está de volta aos palcos para se apresentar para sua legião de fãs dedicados, que cresce a cada ano.