Iluminação
High End Systems tem planos de expansão
Publicado
6 anos agoon
A HES, empresa parte da ETC, mostra as tecnologias usadas em seus produtos de iluminação e controle com o objetivo de ampliar sua presença no País.
A High End Systems é uma fabricante de sistemas de iluminação e controle de entretenimento que atua desde 1972 e está sediada em Austin, Texas, Estados Unidos.
A empresa foi adquirida em 2017 pela ETC, outra renomada empresa de iluminação que sempre esteve mais relacionada à iluminação de teatro e estúdio. Agora, com a High End entre suas linhas, amplia seu alcance para o setor de eventos ao vivo.
“A estabilidade inerente ao fato de ser uma empresa ETC garante a longevidade e o sucesso da High End na indústria de iluminação de entretenimento. O modelo de serviço da HES reflete o da ETC, para que os clientes saibam que estão comprando os sistemas de iluminação mais avançados e tendo o suporte de uma rede global. A HES também se beneficiou com a equipe da ETC e as capacidades de P&D”, disse Noel Garcia, gerente de Vendas na América Latina para a High End Systems.
As luzes
O novo aparelho automatizado TurboRay, bem como a linha de mesas Hog 4, são fabricados nas principais instalações da empresa em Austin, onde planejam fabricar mais produtos da empresa.
A HES conta com produtos que podem ser divididos em três categorias distintas. A primeira é composta pelos produtos de iluminação automatizada da série Sola, que incluem aparelhos com framing como os SolaFrame 750, SolaFrame 1000, SolaFrame 2000, SolaFrame 3000 e SolaFrame Theatre; aparelhos spot como SolaSpot 1000, SolaSpot 2000 e SolaSpot 3000; aparelhos híbridos como os modelos SolaHyBeam 1000, SolaHyBeam 2000 e SolaHyBeam 3000 (lançados na feira LDI de 2019) e os aparelhos wash SolaWash 1000, SolaWash 2000 e os modelos SolaPix 7 e SolaPix 19, lançados em dezembro.
A segunda categoria diz respeito às luzes de efeitos, com as luzes automatizadas TurboRay e HEX, e a terceira é formada pelas mesas Hog 4, sendo elas Hog 4-18, RoadHog, Full Boar, HedgeHog e Hog 4PC, além de uma ampla linha de periféricos, por exemplo, os RackHogs.
Noel diz: “A High End foi a primeira empresa a usar fontes de LED há mais de sete anos com os modelos SolaSpot Pro CMY e SolaSpot Pro 1500. Hoje, todos os principais fabricantes de iluminação automatizada produzem aparelhos LED. Talvez seja mais preciso dizer que a HES foi vanguardista ou pioneira nessa tecnologia”.

Conversamos com Noel para descobrir os detalhes por trás da tecnologia usada. Confira as respostas abaixo.
M&M: Vimos que alguns dos produtos mais recentes têm um visual retrô, mas com tecnologia moderna. É algo que a empresa continuará usando?
Noel: É importante para os designers de iluminação que os aparelhos modernos tenham todos os recursos disponíveis para diferenciar seus projetos e atender aos parâmetros do show de seus clientes. Trabalhando com a equipe de design industrial da ETC, nossa linha de aparelhos evoluiu para produzir luzes mais elegantes, que não apenas produzem uma iluminação bonita, mas também se vejam fantásticas na montagem. No caso do TurboRay, ele tem uma aparência clássica, mas é uma luz muito diferente por dentro, que oferece aos designers o melhor dos dois mundos. Nossos SolaPix 7 e SolaPix 19, lançados recentemente, podem se assemelhar às luzes wash de estilo “máquina de panquecas”, que se tornaram populares com nossos aparelhos ShowPix há muitos anos, mas possuem várias tecnologias revolucionárias, como a Halographic Pixel Definition e o mecanismo de efeitos FleX Effects, que continuam a impulsionar a inovação no setor pela qual a HES sempre foi conhecida.
M&M: Falando em tecnologia, em que a empresa está trabalhando?
Noel: Na tecnologia de controle, tivemos uma grande briga com os concorrentes em relação à linha de mesas Hog 4. Acho razoável esperar que nossa equipe trabalhe na “próxima grande novidade” no controle de shows. Já com a tecnologia das luzes, a HES está trabalhando para oferecer aos nossos clientes mais opções no segmento “automatizado”, que agora está cheio de concorrentes, enquanto desenvolve novas tecnologias e tipos de aparelhos para dar aos designers uma vantagem criativa em seu trabalho.
M&M: Quais tecnologias especiais estão usando atualmente?
Noel: Há muitas a serem mencionadas na íntegra, mas algumas notáveis são o Patented Lens Defogger e a nova tecnologia HaloGraphic Pixel Definition encontrada nos SolaPix. Mas um dos maiores recursos da High End Systems é o nosso pessoal; nosso serviço ao cliente é incomparável. Outro ponto importante é o nosso extenso processo de controle de qualidade, que garante que o equipamento funcione sem problemas no campo.
No Brasil
M&M: O que nosso mercado significa para a empresa?
Noel: O mercado latino, em geral, tem sido importante para a High End desde nossos primeiros dias no setor de movings. Primeiras a adotar nossa tecnologia de iluminação, as empresas de produção latino-americanas reconheceram o valor dos produtos da HES. Os desafios da indústria moderna, como o aumento da concorrência e a proliferação de produtos de iluminação para boates com preços mais baixos, afetaram nossa penetração no mercado com nossos aparelhos, assim como as taxas impostas recentemente em diferentes países. Nossa empresa detentora, a ETC, possui uma ampla distribuição na América Latina; no entanto, a HES não possui distribuição em todos os países da região. Posso dizer que temos um novo distribuidor no Brasil, a Arte em Cena, de São Paulo, mas ainda estamos começando nesse país.
M&M: Por que os produtos da HES são bons para o nosso mercado?
Noel: Nossas mesas se adaptam muito bem ao mercado local, já que temos uma grande variedade, desde as HedgeHogs de nível básico até a linha principal Hog 4-18. O software do nosso sistema operacional é muito intuitivo e fácil de aprender. Além disso, o mesmo software é usado em todas as mesas da série e em nossos produtos Hog 4PC.
Nosso novo aparelho de efeitos TurboRay é outro produto perfeito para o mercado de televisão, pois fica ótimo na câmera e oferece aos designers de iluminação muitos efeitos exclusivos.
Nossa série Sola, que inclui aparelhos Spot, Frame, Wash e HyBeam (híbrido) em quatro modelos de tamanhos diferentes, teve sucesso limitado no mercado latino-americano. Isso se deve ao preço de varejo relativamente alto sugerido pelo fabricante em comparação com outros movings. No entanto, nosso SolaFrame Theatre continua sendo a única luz móvel absolutamente silenciosa no mercado, um recurso importante para determinadas aplicações.

Você pode gostar
Um profile LED de longo alcance projetado para grandes produções e shows em estádios.
A Elation anunciou a adição do PARAGON LT à sua premiada série PARAGON, um profile LED de longo alcance desenvolvido para gerar impacto visual em cenários de grande porte e produções de alta exigência.
O PARAGON LT se destaca por um motor LED branco de CRI variável com 1.300 W, capaz de entregar até 52.000 lúmens — especificação ideal para longas distâncias. Sua lente frontal de 200 mm e o zoom rápido de 3,7° a 48° permitem desde feixes precisos e potentes até coberturas amplas no estilo wash.
O aparelho incorpora tecnologias essenciais da linha, incluindo o sistema TruTone, que possibilita ajustar o CRI entre 70 e 93, e um novo dimmer que aumenta o brilho em 4%. O modo Turbo adiciona até 20% extra de saída, enquanto o chassi redesenhado reduz peso e melhora a resistência. O modelo também traz um sistema CMY silencioso e a maior roda de gobos rotativos já produzida pela Elation.

Flexibilidade criativa e suite completa de efeitos
O PARAGON LT oferece três discos de gobos, disco de animação, prisma duplo, frost duplo, íris de alta velocidade e um sistema de framing com blackout total. É indicado para broadcast, teatro, turnês e eventos arquitetônicos que demandam cortes precisos e definição máxima.
Opcionalmente, a tecnologia SpectraColor amplia ainda mais a paleta por meio de um sistema híbrido CMY + RGB combinado com CTO variável, permitindo desde tons pastéis teatrais até cores intensas e saturadas.
Seu sistema Ultra Dimming, operando a 25 kHz, garante transições suaves mesmo em níveis mínimos, evitando interferências em câmeras e gravações por celular.
Construído para múltiplos usos e condições exigentes
O PARAGON LT pode utilizar diferentes lentes para atuar como perfil, wash ou beam, aumentando sua adaptabilidade em qualquer projeto de iluminação. Além disso, oferece modos de baixo ruído — incluindo um Theater Mode — e conta com certificação IP54, adequada para uso interno e aplicações externas temporárias.
O moving inclui filtragem HEPA e garantia estendida: três anos de cobertura geral e cinco anos para o array de LED, reforçando sua confiabilidade a longo prazo.
Iluminação
AIG 100 deslumbra na Cidade do Cabo com um grande espetáculo de Robe
Publicado
2 dias agoon
15/12/2025
O concerto Afrikaans is 100 Jaar Groot, realizado no DHL Stadium, na Cidade do Cabo, para celebrar os 100 anos do reconhecimento oficial do idioma afrikâner, reuniu milhares de pessoas e teve seus ingressos esgotados em apenas uma manhã.
O espetáculo, produzido pela Coleske Artists, contou com mais de 30 colaborações de artistas de destaque e teve a vista imponente da Table Mountain como pano de fundo.
O design de iluminação, criado por Joshua Cutts e Andre Siebrits (Visual Frontier), foi um dos grandes protagonistas: mais de 450 luzes Robe integraram um rig que ultrapassou mil equipamentos. A empresa MGG forneceu iluminação, vídeo, áudio e rigging, incluindo seu recente investimento em iFORTE e iFORTE LTX.
A configuração incluiu perfis ESPRITE, MegaPointes, LEDBeam, Spiiders e SVB1, distribuídos em uma estrutura de nível de estádio, com sistemas RoboSpot para seguimento remoto e cobertura uniforme mesmo a longas distâncias. A iluminação acompanhou uma narrativa musical que uniu tradição, modernidade e orgulho cultural.
Apesar dos desafios técnicos de um evento dessa magnitude, a equipe destacou a colaboração estreita com a produção e a confiabilidade dos equipamentos Robe. O resultado foi um show memorável, que marcou um marco na celebração do patrimônio afrikâner.
Fotos de Kief Kreativ
Iluminação
SPACE deu ritmo ao verão italiano com sistema de iluminação Claypaky
Publicado
1 semana agoon
09/12/2025
SPACE, marca histórica da cena eletrônica nascida em Ibiza, consolidou em 2025 sua presença na Itália após inaugurar em 2024 um ambicioso espaço open-air.
Após completar sua segunda temporada, o local já figura entre os destinos mais espetaculares e tecnologicamente avançados da Europa. Esse avanço se deve, em grande parte, à parceria com a Claypaky, referência global em iluminação profissional, que instalou um sistema permanente de última geração com certificação IP66.
Projetado para as exigências de um venue totalmente ao ar livre e ativo durante o verão, o novo sistema transforma o clube no SPACE Festival, um formato que integra música eletrônica, performances artísticas e tecnologia imersiva. A temporada 2025 — iniciada em 2 de junho e encerrada em 30 de agosto — recebeu artistas internacionais como Carl Cox, Gigi D’Agostino, Peggy Gou, Tale of Us, Marco Carola e Charlotte de Witte, atraindo um público cosmopolita e oferecendo espetáculos sob as estrelas.
A direção artística do espaço está a cargo de Fabrizio De Meis, enquanto o design de iluminação e visual foi concebido integralmente por Francesco De Cave, um dos lighting designers mais respeitados da Europa. O projeto buscou dotar o SPACE Riccione de uma identidade visual forte e diferenciada, baseada em alto desempenho e máxima resistência às condições climáticas.
Um sistema pensado para potência, criatividade e durabilidade
A instalação permanente inclui:
- 64 Xtylos Aqua – Moving heads IP66 com fonte a laser RGB, posicionados atrás do LED wall principal e em uma estrutura circular suspensa de 10 metros, criando feixes coloridos que dominam o céu de Riccione.
- 34 Arolla Aqua – Moving heads LED IP66 instalados na truss principal e em torres verticais, usados para iluminar palco e público com ampla variedade de cores, gobos e efeitos dinâmicos.
- 74 Tambora Flash – Fixtures híbridos (strobe, wash e blinder) distribuídos no perímetro e no interior da estrutura circular.
Segundo De Cave, os Tambora Flash foram essenciais para recriar momentos de alta energia típicos de grandes festivais, unindo a linguagem cênica dos shows ao vivo com a estética de club.
Ao longo da temporada, os artistas convidados — acompanhados por suas próprias equipes técnicas — destacaram o poder expressivo do sistema Claypaky. Vários lighting designers descreveram o rig como “o melhor encontrado na turnê”, pela flexibilidade e capacidade de adaptação a cada espetáculo.
De Cave resume o conceito: “O sistema não apenas atende a todos os requisitos técnicos; ele oferece uma liberdade criativa excepcional e permite construir o ambiente visual perfeito para cada artista”.
Todo o sistema foi adquirido em caráter permanente, reforçando o compromisso do SPACE Riccione com um modelo de entretenimento open-air de alto nível e visão de longo prazo. A empresa Titan Sound & Light prestou suporte técnico para iluminação e efeitos.
O espaço reabrirá no verão de 2026, pronto para escrever um novo capítulo de inovação visual com a Claypaky novamente como protagonista.
Áudio
Palmer atualiza sua linha de controladores de monitor com a série MONICON
Quatro modelos analógicos redesenhados para um controle de escuta mais preciso em estúdios de todos os tamanhos. A Palmer apresentou...
Interfaces de áudio para iniciantes e Home Studios: Guia básico e modelos destaque
No universo da produção musical caseira ou de projetos de podcast, uma interface de áudio é um dos componentes mais...
Projeto SOS Songs une IA e música para promover a saúde mental
A plataforma analisa playlists do Spotify e propõe pausas de reflexão a partir de padrões emocionais na escuta. O SOS...
Powersoft impulsiona o sistema de som do centro equestre Phoenix Riders
Mezzo, Unica e Quattrocanali oferecem distribuição dinâmica e áudio multizona para um complexo internacional. O centro equestre Phoenix Riders, localizado...
Sensaphonics lança consultas virtuais com audiologistas da Musicians Hearing Clinic
A empresa amplia o acesso a cuidados especializados em saúde auditiva para músicos e profissionais de áudio. A Sensaphonics, fabricante...
Leia também
Iniciativa inspirada em Villa-Lobos leva concertos gratuitos a escolas públicas de SP
Brasil de Tuhu une educação, cultura e inclusão; em agosto, passa por cidades da Grande São Paulo e interior. A...
Teatro Opus Città anuncia inauguração com atrações nacionais e internacionais
Espaço cultural na Barra da Tijuca funcionará em soft opening ao longo de 2025 e terá capacidade para até 3...
Harmonias Paulistas: Série documental exalta grandes instrumentistas de SP e homenageia Tom Jobim
A música instrumental paulista ganha um novo espaço com a estreia da série Harmonias Paulistas, produzida pela Borandá Produções e...
Falece o reconhecido baterista Dudu Portes
O mundo musical despede Dudu Portes, deixando sua marca no mundo da percussão. Nascido em 1948, Eduardo Portes de Souza,...
Música transforma vidas de presos em projeto de ressocialização
A ressocialização de detentos no Brasil tem ganhado novas dimensões com projetos que unem capacitação profissional e arte. Iniciativas como...
Paraíba: Editais do ‘ICMS Cultural’ incluem projeto para estudar música
Edital do Programa de Inclusão Através da Música e das Artes (Prima) planeja oferecer 392 vagas para jovens paraibanos que...
Academia Jovem Orquestra Ouro Preto abre vagas para 2024
Criado para promover o ensino da prática orquestral, projeto abre edital para jovens músicos. As inscrições vão até 20 de...
Conselho Federal da OMB emite nota de repúdio ao Prefeito de Maceió. Entenda.
Desrespeito à legislação local acende debate sobre valorização da cultura alagoana. O conflito entre a classe artística de Maceió e...
Quem Canta Seus Males Espanta: Sandra Sofiati e seu Corpo Sonoro
Nesse novo artigo de Quem Canta Seus Males Espanta, vamos sair um pouco dos instrumentos “externos”, e nos voltar para...
Talibã Queima Instrumentos Musicais no Afeganistão
Centenas de músicos fugiram do Afeganistão para escapar das restrições do Talibã à música, afetando a cultura musical O Talibã,...
Maestro Evandro Matté fala sobre o Multipalco
À frente de três orquestras, a do próprio Theatro São Pedro, e da Orquestra Jovem, fruto de um projeto social,...
Multipalco: Viagem ao centro da arte
Música & Mercado foi ao centro da capital gaúcha visitar a história cultural do Rio Grande do Sul em uma...
Como obter patrocínio de 100 mil ou mais para realizar seu projeto de música
Adriana Sanchez mostra como obter patrocínio de 100 mil ou mais para realizar seu projeto de música. Criadora da banda...
Exportação de música brasileira, uma boa ideia!
O Brasil possui uma série de dificuldades na exportação de sua música para uma audiência internacional, mesmo assim, exportar é...
Presidente da Anafima recebe medalha de reconhecimento cultural do Governo de SP
Daniel Neves recebeu a honraria durante o Prêmio Governo do Estado de São Paulo para as Artes 2022, na noite...
Retomada de eventos em 2021 recuperou 300 mil postos de trabalho, sem recuperar nível de emprego de 2019
Retomada de eventos em 2021 recuperou 300 mil postos de trabalho, sem recuperar nível de emprego de 2019. A evolução...
OneBeat Virtual: inscrições de intercâmbio virtual para músicos
Embaixada e Consulados dos EUA abrem inscrições de intercâmbio virtual para músicos até 11 de fevereiro O OneBeat Virtual busca...
Manual de procedimentos do profissional da música
Guia básico sobre conceitos que os profissionais da música deveriam aplicar nas suas carreiras e no trato com outros no...
Câmara Setorial de Instrumentos Musicais do Paraná visita presidente da câmara Municipal de Curitiba
Yuris Tomsons, destacado pela Associação Comercial do Paraná para fazer a interlocução com os presidentes das comissões permanentes da Câmara...
Make Music: Robertinho Silva, Milton Nascimento e João Donato recebem homenagem no evento
Homenagem a Robertinho Silva, Milton Nascimento e João Donato: produção convida músicos de todo o Brasil para participar. Saiba como...
Presidente Prudente inaugura espaço dedicado a bandas de garagem
Espaço Garagem em Presidente Prudente contou com o apoio da loja Audiotech Music Store Presidente Prudente/SP – O prefeito Ed...
Música & Mercado apoia campanha em favor de artistas impactados pela pandemia
Idealizada e promovida pela Beetools, iniciativa destinará 25% da receita líquida das matrículas nos cursos da startup para garantir uma...
Governo anuncia liberação de R$ 408 milhões em recursos para o setor de eventos
Secretaria Especial da Cultura afirma que auxílio deve ficar disponível ainda no primeiro semestre. Na última terça-feira (9), o governo...
Brasileiro promove boa saúde entre músicos
Empresário brasileiro promove boa saúde entre músicos. Marcos Mendes, empresário, investidor no ramo de nutracêuticos, é um constante apoiador na...
Opinião: Música é agente de mudança
Arte não é algo que seja isento de ideologia, porque o pensamento e o sentimento são suas bases enquanto materia-prima....
Opinião: Me lembro como se fosse hoje
O mercado da música está passando por diversas mudanças, mas também está mudando o consumidor e o músico, com uma...
Opinião: É tempo de aprender… Música!
E lá se vai 1/3 do ano trancado em casa. Desde março, pais que trabalham, filhos que estudam, todos se...
Saúde: Automotivação no mercado da música
Todos nós fazemos música, e realizamos sonhos. Nunca se esqueça disso! Você sabe o que significa a palavra motivação? O...
Música para quem vive de música – Volume 14
Continuamos apresentando grandes discos e filmes para sua cultura musical. Hoje temos Def Leppard, Sonny Rollins e Plebe Rude. Def...
Fernando Vieira: O amor à música como legado
Jornalista Fernando Vieira faleceu e deixou um imenso legado. Cabe a todos manterem a chama da música acesa. A morte...
Trending
-
Lojista2 semanas ago
Os violões mais vendidos em 2025 e por que dominam o mercado
-
Instrumentos Musicais3 semanas ago
Teclados eletrônicos mais vendidos em 2025: tendências que redefinirão o mercado
-
Luthier e Handmade2 semanas ago
Falece Christian Bove, fundador da Christian Bove Custom Hardware
-
Distribuição4 semanas ago
Taylor Guitars terá distribuição no Brasil pela Made in Brazil, confirma WMS
-
Iluminação3 semanas ago
Vari-Lite VL3200 LT Profile IP: Potência de longo alcance em um formato compacto
-
Instrumentos Musicais4 semanas ago
Os baixos elétricos mais vendidos em 2025 e as tendências que definem o mercado
-
Audio Profissional3 semanas ago
Novo MINIBO-5M da Montarbo traz potência e versatilidade em formato compacto
-
Music Business4 semanas ago
Guia prático: como regularizar o uso de música com o ECAD
















