Iluminação
High End Systems tem planos de expansão
Publicado
6 anos agoon
A HES, empresa parte da ETC, mostra as tecnologias usadas em seus produtos de iluminação e controle com o objetivo de ampliar sua presença no País.
A High End Systems é uma fabricante de sistemas de iluminação e controle de entretenimento que atua desde 1972 e está sediada em Austin, Texas, Estados Unidos.
A empresa foi adquirida em 2017 pela ETC, outra renomada empresa de iluminação que sempre esteve mais relacionada à iluminação de teatro e estúdio. Agora, com a High End entre suas linhas, amplia seu alcance para o setor de eventos ao vivo.
“A estabilidade inerente ao fato de ser uma empresa ETC garante a longevidade e o sucesso da High End na indústria de iluminação de entretenimento. O modelo de serviço da HES reflete o da ETC, para que os clientes saibam que estão comprando os sistemas de iluminação mais avançados e tendo o suporte de uma rede global. A HES também se beneficiou com a equipe da ETC e as capacidades de P&D”, disse Noel Garcia, gerente de Vendas na América Latina para a High End Systems.
As luzes
O novo aparelho automatizado TurboRay, bem como a linha de mesas Hog 4, são fabricados nas principais instalações da empresa em Austin, onde planejam fabricar mais produtos da empresa.
A HES conta com produtos que podem ser divididos em três categorias distintas. A primeira é composta pelos produtos de iluminação automatizada da série Sola, que incluem aparelhos com framing como os SolaFrame 750, SolaFrame 1000, SolaFrame 2000, SolaFrame 3000 e SolaFrame Theatre; aparelhos spot como SolaSpot 1000, SolaSpot 2000 e SolaSpot 3000; aparelhos híbridos como os modelos SolaHyBeam 1000, SolaHyBeam 2000 e SolaHyBeam 3000 (lançados na feira LDI de 2019) e os aparelhos wash SolaWash 1000, SolaWash 2000 e os modelos SolaPix 7 e SolaPix 19, lançados em dezembro.
A segunda categoria diz respeito às luzes de efeitos, com as luzes automatizadas TurboRay e HEX, e a terceira é formada pelas mesas Hog 4, sendo elas Hog 4-18, RoadHog, Full Boar, HedgeHog e Hog 4PC, além de uma ampla linha de periféricos, por exemplo, os RackHogs.
Noel diz: “A High End foi a primeira empresa a usar fontes de LED há mais de sete anos com os modelos SolaSpot Pro CMY e SolaSpot Pro 1500. Hoje, todos os principais fabricantes de iluminação automatizada produzem aparelhos LED. Talvez seja mais preciso dizer que a HES foi vanguardista ou pioneira nessa tecnologia”.
Conversamos com Noel para descobrir os detalhes por trás da tecnologia usada. Confira as respostas abaixo.
M&M: Vimos que alguns dos produtos mais recentes têm um visual retrô, mas com tecnologia moderna. É algo que a empresa continuará usando?
Noel: É importante para os designers de iluminação que os aparelhos modernos tenham todos os recursos disponíveis para diferenciar seus projetos e atender aos parâmetros do show de seus clientes. Trabalhando com a equipe de design industrial da ETC, nossa linha de aparelhos evoluiu para produzir luzes mais elegantes, que não apenas produzem uma iluminação bonita, mas também se vejam fantásticas na montagem. No caso do TurboRay, ele tem uma aparência clássica, mas é uma luz muito diferente por dentro, que oferece aos designers o melhor dos dois mundos. Nossos SolaPix 7 e SolaPix 19, lançados recentemente, podem se assemelhar às luzes wash de estilo “máquina de panquecas”, que se tornaram populares com nossos aparelhos ShowPix há muitos anos, mas possuem várias tecnologias revolucionárias, como a Halographic Pixel Definition e o mecanismo de efeitos FleX Effects, que continuam a impulsionar a inovação no setor pela qual a HES sempre foi conhecida.
M&M: Falando em tecnologia, em que a empresa está trabalhando?
Noel: Na tecnologia de controle, tivemos uma grande briga com os concorrentes em relação à linha de mesas Hog 4. Acho razoável esperar que nossa equipe trabalhe na “próxima grande novidade” no controle de shows. Já com a tecnologia das luzes, a HES está trabalhando para oferecer aos nossos clientes mais opções no segmento “automatizado”, que agora está cheio de concorrentes, enquanto desenvolve novas tecnologias e tipos de aparelhos para dar aos designers uma vantagem criativa em seu trabalho.
M&M: Quais tecnologias especiais estão usando atualmente?
Noel: Há muitas a serem mencionadas na íntegra, mas algumas notáveis são o Patented Lens Defogger e a nova tecnologia HaloGraphic Pixel Definition encontrada nos SolaPix. Mas um dos maiores recursos da High End Systems é o nosso pessoal; nosso serviço ao cliente é incomparável. Outro ponto importante é o nosso extenso processo de controle de qualidade, que garante que o equipamento funcione sem problemas no campo.
No Brasil
M&M: O que nosso mercado significa para a empresa?
Noel: O mercado latino, em geral, tem sido importante para a High End desde nossos primeiros dias no setor de movings. Primeiras a adotar nossa tecnologia de iluminação, as empresas de produção latino-americanas reconheceram o valor dos produtos da HES. Os desafios da indústria moderna, como o aumento da concorrência e a proliferação de produtos de iluminação para boates com preços mais baixos, afetaram nossa penetração no mercado com nossos aparelhos, assim como as taxas impostas recentemente em diferentes países. Nossa empresa detentora, a ETC, possui uma ampla distribuição na América Latina; no entanto, a HES não possui distribuição em todos os países da região. Posso dizer que temos um novo distribuidor no Brasil, a Arte em Cena, de São Paulo, mas ainda estamos começando nesse país.
M&M: Por que os produtos da HES são bons para o nosso mercado?
Noel: Nossas mesas se adaptam muito bem ao mercado local, já que temos uma grande variedade, desde as HedgeHogs de nível básico até a linha principal Hog 4-18. O software do nosso sistema operacional é muito intuitivo e fácil de aprender. Além disso, o mesmo software é usado em todas as mesas da série e em nossos produtos Hog 4PC.
Nosso novo aparelho de efeitos TurboRay é outro produto perfeito para o mercado de televisão, pois fica ótimo na câmera e oferece aos designers de iluminação muitos efeitos exclusivos.
Nossa série Sola, que inclui aparelhos Spot, Frame, Wash e HyBeam (híbrido) em quatro modelos de tamanhos diferentes, teve sucesso limitado no mercado latino-americano. Isso se deve ao preço de varejo relativamente alto sugerido pelo fabricante em comparação com outros movings. No entanto, nosso SolaFrame Theatre continua sendo a única luz móvel absolutamente silenciosa no mercado, um recurso importante para determinadas aplicações.
Você pode gostar
-
Sparks impulsiona o uso dos X5 da GLP no West End
-
Elation ilumina a turnê “De Rey a Rey” 2025 de Alejandro Fernández
-
Elation nomeia Esteban De La Torre como Product Performance Specialist
-
Elation amplia a série Paragon com o Paragon LT
-
AIG 100 deslumbra na Cidade do Cabo com um grande espetáculo de Robe
-
SPACE deu ritmo ao verão italiano com sistema de iluminação Claypaky
Iluminação
Prolights apresenta Jet Beam120IP, moving head IP65 com fonte laser
Publicado
1 dia agoon
13/03/2026
Novo beam phosphor-laser de 120W mira produções indoor e outdoor que exigem potência e definição com melhor relação custo-benefício.
A Prolights lançou o Jet Beam120IP, um moving head beam com proteção IP65 e fonte phosphor-laser de 120W, projetado para gerar efeitos aéreos de longo alcance em aplicações profissionais.
O modelo combina intensidade elevada, feixe extremamente concentrado e construção robusta para uso em ambientes internos e externos.
Feixe ultrafino para grandes distâncias
Com temperatura de cor de 7.000 K, o equipamento produz um feixe de 0,6°, voltado para máxima projeção e contraste.
Especificações principais:
- Mais de 200.000 lux a 15 metros
- Lente frontal de 143 mm
- Foco motorizado para manter nitidez ao longo do feixe
O resultado é um beam denso e visível mesmo em palcos de grande porte.

Recursos para efeitos dinâmicos
O pacote de efeitos inclui:
- Roda de cores com 24 filtros (incluindo CTB e CTO)
- 29 gobos fixos
- Roda de animação
- Duplo frost
- Sistema de prismas com seis prismas distribuídos em duas rodas independentes
A proposta é criar texturas aéreas complexas mantendo intensidade e definição.
Construção IP65 para aplicações exigentes
Com chassi em liga de magnésio e certificação IP65, o Jet Beam120IP foi desenvolvido para suportar ambientes externos, festivais e turnês.
O controle é via DMX/RDM, com opção de conectividade wireless CRMX.
Posicionamento no mercado
O modelo surge como alternativa mais acessível dentro da categoria beam laser IP65, voltado a empresas de rental e produções que necessitam grande alcance com controle de investimento.
Veja mais neste vídeo.
Iluminação
Astera apresenta QuikBeam, novo spotlight LED sem fio compacto
Publicado
2 semanas agoon
03/03/2026
Luz portátil com baterias intercambiáveis e controle flexível para eventos, broadcast e instalações rápidas.
A Astera amplia sua linha de iluminação sem fio com o lançamento do QuikBeam, novo spotlight LED desenvolvido para entregar alta intensidade luminosa em um formato compacto e portátil, voltado a produções que exigem rapidez de montagem e flexibilidade operacional.
O modelo passa a integrar a família Quik — ao lado dos já conhecidos QuikSpot e QuikPunch — trazendo um design fresnel com zoom variável e um sistema de baterias intercambiáveis pensado para empresas de rental, broadcast e produções ao vivo.
O que é o QuikBeam
O QuikBeam é uma luz LED com lente fresnel e zoom ajustável entre 13° e 60°, podendo atuar como uplight preciso, luz de destaque ou spotlight compacto em palcos, estúdios de TV e eventos corporativos.
O equipamento utiliza o Titan LED Engine, motor óptico já conhecido da marca pela reprodução fiel de cores e altos índices de CRI e TLCI, características importantes para aplicações em vídeo e iluminação profissional.
Entre os principais recursos:
- operação totalmente sem fio
- baterias substituíveis rapidamente
- controle via wireless DMX/CRMX e aplicativo Astera
- conectividade PoE (Power over Ethernet)
- proteção IP65 para uso interno e externo

Benefícios práticos no dia a dia
Mais do que potência, o QuikBeam foi desenvolvido para melhorar o fluxo de trabalho técnico.
- Baterias intercambiáveis: O sistema QuikBrick permite trocar baterias diretamente no local, evitando tempo de espera para recarga — algo especialmente relevante para locadoras e produções com agenda intensa.
- Instalações mais simples com PoE: A alimentação e o controle por um único cabo Ethernet reduzem cabeamento e agilizam instalações permanentes ou setups complexos.
- Controle preciso do feixe: O modo HotBeam oferece um feixe mais estreito e concentrado, ideal para destacar elementos cenográficos, arquitetura ou pontos específicos do palco.
Aplicações reais
O QuikBeam foi projetado para diferentes cenários profissionais:
- turnês e eventos corporativos
- estúdios de televisão e broadcast
- iluminação arquitetural temporária
- teatro e shows ao vivo
- eventos móveis e instalações rápidas
Também pode ser utilizado para efeitos visuais decorativos e pixel mapping em palco.
Uma mudança no desenho das luzes profissionais
O QuikBeam acompanha uma tendência crescente na iluminação profissional: equipamentos pensados não apenas pela potência, mas pela eficiência operacional. Mobilidade, autonomia energética e rapidez de instalação passam a ser fatores decisivos em produções modernas.
Iluminação
Nexus Lights: nova linha de iluminação portátil e controle por aplicativo
Publicado
2 semanas agoon
27/02/2026
GLP entra no segmento de iluminação sem fio com proposta voltada a usuários móveis e produções flexíveis.
A GLP anunciou o lançamento da Nexus Lights, nova marca direcionada ao mercado de luminárias LED portáteis com bateria e controle via aplicativo. A proposta acompanha a crescente demanda por soluções de iluminação mais móveis e de instalação rápida.
A linha é composta por equipamentos totalmente sem fio, com certificação IP65 e funcionamento a bateria. As luminárias oferecem até 24 horas de autonomia e recarga via USB-C Power Delivery, facilitando o uso em produções itinerantes, eventos e instalações temporárias.

Aplicações práticas em eventos e produção
A Nexus Lights foi desenvolvida para cenários em que mobilidade e agilidade de montagem são essenciais. Entre os principais usos previstos estão:
- DJs móveis e eventos sociais
- casamentos e festas
- bares e clubes
- produções em turnê
- estúdios de TV e broadcast
- teatros, arenas esportivas e espaços religiosos
O objetivo é entregar qualidade de iluminação profissional com operação simplificada, atendendo usuários que precisam de flexibilidade sem setups complexos.

Expansão comercial
De acordo com a empresa, a linha foi apresentada inicialmente na feira Prolight + Sound e atraiu atenção de diferentes perfis de usuários, desde produções móveis até eventos de grande porte.
A Nexus Lights já conta com acordos de distribuição internacional, incluindo a Thomann na Europa e a Full Compass Systems na América do Norte, ampliando a disponibilidade da nova linha em diferentes mercados.
Áudio
Beyma amplia a série LEX com o novo 15LEX1200Nd
Fabricante reforça portfólio para subgraves, mid-bass e sistemas line array com três novos desenvolvimentos voltados a aplicações profissionais. A Beyma...
Bose Professional lança DM12SE, o maior da linha DesignMax
A Bose Professional anunciou o lançamento do DesignMax DM12SE, o modelo mais potente e de maior porte da sua reconhecida...
Celestion apresenta tecnologia Lensguide para melhorar diretividade e coerência sonora
Nova solução de guia de onda busca eliminar limitações acústicas tradicionais em sistemas line array e reforço sonoro. Durante a...
Samson nomeia Ty Vaughn como líder de desenvolvimento de produtos
Executivo passa a comandar a estratégia global de inovação e o ciclo completo de novos produtos da empresa. A Samson...
Shure integra áudio, vídeo e IA na nova IntelliMix Bar Pro para salas corporativas
Solução all-in-one simplifica instalações e melhora a colaboração híbrida em ambientes corporativos. A Shure apresentou a IntelliMix Bar Pro, uma...
Leia também
Iniciativa inspirada em Villa-Lobos leva concertos gratuitos a escolas públicas de SP
Brasil de Tuhu une educação, cultura e inclusão; em agosto, passa por cidades da Grande São Paulo e interior. A...
Teatro Opus Città anuncia inauguração com atrações nacionais e internacionais
Espaço cultural na Barra da Tijuca funcionará em soft opening ao longo de 2025 e terá capacidade para até 3...
Harmonias Paulistas: Série documental exalta grandes instrumentistas de SP e homenageia Tom Jobim
A música instrumental paulista ganha um novo espaço com a estreia da série Harmonias Paulistas, produzida pela Borandá Produções e...
Falece o reconhecido baterista Dudu Portes
O mundo musical despede Dudu Portes, deixando sua marca no mundo da percussão. Nascido em 1948, Eduardo Portes de Souza,...
Música transforma vidas de presos em projeto de ressocialização
A ressocialização de detentos no Brasil tem ganhado novas dimensões com projetos que unem capacitação profissional e arte. Iniciativas como...
Paraíba: Editais do ‘ICMS Cultural’ incluem projeto para estudar música
Edital do Programa de Inclusão Através da Música e das Artes (Prima) planeja oferecer 392 vagas para jovens paraibanos que...
Academia Jovem Orquestra Ouro Preto abre vagas para 2024
Criado para promover o ensino da prática orquestral, projeto abre edital para jovens músicos. As inscrições vão até 20 de...
Conselho Federal da OMB emite nota de repúdio ao Prefeito de Maceió. Entenda.
Desrespeito à legislação local acende debate sobre valorização da cultura alagoana. O conflito entre a classe artística de Maceió e...
Quem Canta Seus Males Espanta: Sandra Sofiati e seu Corpo Sonoro
Nesse novo artigo de Quem Canta Seus Males Espanta, vamos sair um pouco dos instrumentos “externos”, e nos voltar para...
Talibã Queima Instrumentos Musicais no Afeganistão
Centenas de músicos fugiram do Afeganistão para escapar das restrições do Talibã à música, afetando a cultura musical O Talibã,...
Maestro Evandro Matté fala sobre o Multipalco
À frente de três orquestras, a do próprio Theatro São Pedro, e da Orquestra Jovem, fruto de um projeto social,...
Multipalco: Viagem ao centro da arte
Música & Mercado foi ao centro da capital gaúcha visitar a história cultural do Rio Grande do Sul em uma...
Como obter patrocínio de 100 mil ou mais para realizar seu projeto de música
Adriana Sanchez mostra como obter patrocínio de 100 mil ou mais para realizar seu projeto de música. Criadora da banda...
Exportação de música brasileira, uma boa ideia!
O Brasil possui uma série de dificuldades na exportação de sua música para uma audiência internacional, mesmo assim, exportar é...
Presidente da Anafima recebe medalha de reconhecimento cultural do Governo de SP
Daniel Neves recebeu a honraria durante o Prêmio Governo do Estado de São Paulo para as Artes 2022, na noite...
Retomada de eventos em 2021 recuperou 300 mil postos de trabalho, sem recuperar nível de emprego de 2019
Retomada de eventos em 2021 recuperou 300 mil postos de trabalho, sem recuperar nível de emprego de 2019. A evolução...
OneBeat Virtual: inscrições de intercâmbio virtual para músicos
Embaixada e Consulados dos EUA abrem inscrições de intercâmbio virtual para músicos até 11 de fevereiro O OneBeat Virtual busca...
Manual de procedimentos do profissional da música
Guia básico sobre conceitos que os profissionais da música deveriam aplicar nas suas carreiras e no trato com outros no...
Câmara Setorial de Instrumentos Musicais do Paraná visita presidente da câmara Municipal de Curitiba
Yuris Tomsons, destacado pela Associação Comercial do Paraná para fazer a interlocução com os presidentes das comissões permanentes da Câmara...
Make Music: Robertinho Silva, Milton Nascimento e João Donato recebem homenagem no evento
Homenagem a Robertinho Silva, Milton Nascimento e João Donato: produção convida músicos de todo o Brasil para participar. Saiba como...
Presidente Prudente inaugura espaço dedicado a bandas de garagem
Espaço Garagem em Presidente Prudente contou com o apoio da loja Audiotech Music Store Presidente Prudente/SP – O prefeito Ed...
Música & Mercado apoia campanha em favor de artistas impactados pela pandemia
Idealizada e promovida pela Beetools, iniciativa destinará 25% da receita líquida das matrículas nos cursos da startup para garantir uma...
Governo anuncia liberação de R$ 408 milhões em recursos para o setor de eventos
Secretaria Especial da Cultura afirma que auxílio deve ficar disponível ainda no primeiro semestre. Na última terça-feira (9), o governo...
Brasileiro promove boa saúde entre músicos
Empresário brasileiro promove boa saúde entre músicos. Marcos Mendes, empresário, investidor no ramo de nutracêuticos, é um constante apoiador na...
Opinião: Música é agente de mudança
Arte não é algo que seja isento de ideologia, porque o pensamento e o sentimento são suas bases enquanto materia-prima....
Opinião: Me lembro como se fosse hoje
O mercado da música está passando por diversas mudanças, mas também está mudando o consumidor e o músico, com uma...
Opinião: É tempo de aprender… Música!
E lá se vai 1/3 do ano trancado em casa. Desde março, pais que trabalham, filhos que estudam, todos se...
Saúde: Automotivação no mercado da música
Todos nós fazemos música, e realizamos sonhos. Nunca se esqueça disso! Você sabe o que significa a palavra motivação? O...
Música para quem vive de música – Volume 14
Continuamos apresentando grandes discos e filmes para sua cultura musical. Hoje temos Def Leppard, Sonny Rollins e Plebe Rude. Def...
Fernando Vieira: O amor à música como legado
Jornalista Fernando Vieira faleceu e deixou um imenso legado. Cabe a todos manterem a chama da música acesa. A morte...
Trending
-
Artigos3 semanas agoVibro Sensory Musical — quando a música também é sentida
-
Lojista4 semanas agoIA no comércio musical: entre o impacto real e o hype
-
Lojista3 semanas agoLojista: 5 erros comuns na compra de estoque — e como evitá-los no varejo musical
-
Audio Profissional4 semanas agoEspanha: Equipson adquire a Musicson e reforça produção de áudio profissional
-
Audio Profissional3 semanas agoBose Experience Day 2026 acontece nesta terça-feira em São Paulo
-
Iluminação4 semanas agoETC amplia portfólio de controle arquitetônico com a aquisição da Pharos
-
Efeitos, Pedais e Acessórios4 semanas agoModelador digital Blackstar integra amplificadores e efeitos em pedalboard
-
Audio Profissional3 semanas agoEspanha: Amnesia Ibiza atualiza sistema de som com KV2 Audio







