Handmade: Os pedais da EFR Electronics
Publicado
6 anos agoon
A EFR foca seu trabalho em três modelos específicos: o Little Wah, o Keep Control e o novo Deep True, todos de fabricação handmade. Conheça mais a seguir.
Elton Ramos, diretor e projetista da EFR Electronics, que também se encarrega das áreas de marketing e compras e é montador, começou suas primeiras experiências na fabricação de pedais no ano 2000, quando tentou fazer seu primeiro wah, por não ter condição de comprar um.
Mas foi só em 2003 que ele conseguiu fazer o primeiro circuito. “Já nessa época um grande amigo, Ricardo Alves, pediu que alterasse um pedal wah da Onner”, ele lembra. “Fiz um novo circuito, deixando o pedal mais agradável. Com isso fiquei com certa fama de quem melhorava os pedais, porém, nunca tive intenção de fabricar os pedais para revendê-los. Mas, com o tempo, surgiram algumas encomendas. Tudo em paralelo com meu principal trabalho em automação industrial.”

(Esq. a dir.) Líriam, Elton e Paulo Porto
Em 2008 Elton começou a dobrar caixas para acomodar o circuito do wah, pois antigamente utilizava carcaça de outros produtos. Em 2011 conheceu Paulo Porto, “que me ajuda até hoje na divulgação, tocando, fazendo workshops e até montagem, quando tenho muitos pedidos”, Elton explica. “Ele me disse para apresentar o Black Wah para o Roberto Torao, famoso personagem no YouTube que faz muitos reviews de pedais. Mandei uma foto do pedal e prontamente ele me respondeu que não ia muito com a cara da peça por ela ser muito grande e que parecia com os pedais da Morley. Ele sugeriu que eu fabricasse um wah menor. Foi então que em dois meses eu redimensionei o circuito e a carcaça do pedal. Nessa época levei o pedal para meu amigo e professor de guitarra Edu Ardanuy. Ele achou o máximo e logo começou a usar. No final de 2012 enviei um exemplar para o Roberto Torão, que ficou impressionado com a sonoridade e o acabamento do pedal, e gravou um review falando dele.”
Depois do review do Little Wah, Elton começou a ter mais pedidos e seus dias passaram a ser totalmente dedicados à fabricação. Assim, de atividade principal, a automação industrial passou a ser sua segunda opção.
Trabalho feito
Atualmente a EFR fabrica pedais de wah, volume e expressão, embora já tenha feito vários efeitos, como delay, distorção, chorus, compressor e chaveador eletrônico para pedais.
O 1LW Little Wah é o carro-chefe da empresa. Já o 2DT Deep True é um novo pedal de wah lançado em 2019 e o 3KC Keep Control volume ou expressão é o terceiro modelo disponível.
Todos são montados na oficina da empresa em Jundiaí, interior de São Paulo. A fabricação dos pedais conta com várias etapas. Com o desenho da estrutura em mãos, ele é enviado para a fábrica fazer o corte a laser e a dobra. Após isso, é levado para outra empresa, para pintura eletrostática; a parte de silkscreen é feita por Elton em sua minioficina. A placa é fabricada em Guarulhos (SP) e o acabamento final e a montagem do circuito eletrônico são feitos totalmente por ele também. “Minha esposa Líriam e o Paulo ajudam quando estou com muito trabalho.”
A venda dos pedais é feita diretamente pela empresa, com pagamento à vista ou parcelado.
“Em alguns eventos, como a feira Music Show Exp ou até o Rock in Rio, alguns parceiros estão se apresentando com nosso pedal, então ele acaba aparecendo nas redes sociais e os pedidos começam a aparecer. Pequenos vídeos no Instagram, gravados por nossos parceiros, também ajudam muito na divulgação”, ele contou.

Little Wah
Os três pedais
Falando sobre os modelos, Elton explicou que o Little Wah — lançado em 2012 — é um wah com características próprias em sua sonoridade. A parte prática de ligação segue a tendência do chaveamento eletrônico de pedais como Ibanez, Boss ou Morley, em que não é necessário acionar nenhuma chave para ligá-lo, basta deslocar a aba e pronto, o pedal está ligado.
O Keep Control expressão pode controlar racks de efeitos, pedaleiras, Kemper e Fractal. O Keep Control volume pode ser usado em qualquer instrumento de corda com a utilização de captadores. Esse modelo foi apresentado em 2015.
O lançamento de 2019 foi o Deep True, feito especialmente para a Music Show. Este pedal veio para atender os fãs do verdadeiro true bypass com um bônus no circuito. Vem com três tipos de frequência — high, middle e low —, além de um potenciômetro que regula a abertura do sweep no momento em que o pedal está totalmente aberto (grave 100% e agudo fechado 100%). Permite o range entre os valores, oferecendo uma gama de timbres, além de que, se pedido no momento da compra, o pedal pode vir com uma frequência para ser utilizado no contrabaixo.
Em que a EFR está trabalhando? Na modificação no Little Wah, no qual se terá a possibilidade de fazer a alteração do pedal em três frequências — high, middle e low —, permitindo uma gama de sonoridades em um único pedal.
“O intuito da EFR é sempre poder promover o desenvolvimento musical. O objetivo do produto é que ele sirva como ferramenta de expressão musical e que possa inspirar todos que utilizem os pedais”, concluiu Elton.
Você pode gostar
-
Conecta+: Custom shop, os bastidores dos instrumentos feitos à mão
-
Fender disponibiliza pedais de efeitos Hammertone a preço acessível
-
R. Soler Custom Guitars apresenta novo modelo de guitarra
-
Guia rápido de pedais feitos no Brasil
-
Luthier Max Rosa mostra seus incríveis violões com cordas de aço
-
Conheça o trabalho do luthier Lucas Caracik e suas guitarras multiescala
NAMM Show
NAMM 2026: Kepma apresenta a F2S Lamplight, novo acústico-eletroacústico Grand Auditorium
Publicado
24 minutos agoon
23/01/2026
A Kepma Guitars anunciou durante o evento o lançamento da F2S Lamplight, um violão acústico-eletroacústico no formato Grand Auditorium que traz um sistema eletrônico voltado à criação musical.
O novo modelo foi desenvolvido para músicos que buscam não apenas qualidade sonora, mas também um instrumento com proposta estética própria e recursos pensados para palco, estúdio e uso doméstico.
Construção e proposta sonora
O F2S Lamplight traz tampo sólido de Sitka spruce torrefado, assim como o leque harmônico do mesmo material. O processo de torrefação, segundo a Kepma, aumenta a estabilidade estrutural, melhora a resposta tonal e entrega um som mais “maduro” desde o primeiro dia de uso. O fundo e as laterais são feitos em Ovangkol laminado, com acabamento em alto brilho. O cavalete é de jacarandá sólido e a pestana é de osso natural.
O braço de mogno é reforçado com duas barras de fibra de carbono e tensor de dupla ação, enquanto a escala em ébano técnico de 2 mm recebe ajuste PLEK, garantindo precisão e tocabilidade já de fábrica.
Design e acabamentos premium
Visualmente, o F2S se destaca pela incrustação Lamplight em madeiras Padauk africano e Boxwood, acompanhada por detalhes em madrepérola, binding ABS na cor marfim, escudo com padrão de jacarandá e tarraxas seladas na relação 1:18. O braço tem acabamento acetinado para uma sensação mais rápida ao tocar, e o instrumento já vem com botões para correia, pronto para uso em palco.

Sistema bolt-on e foco em praticidade
O modelo incorpora a tecnologia bolt-on neck-body detachable da Kepma, que permite a remoção do braço do corpo, facilitando manutenção e transporte, além de garantir alinhamento consistente ao longo do tempo — um recurso raro nesta faixa de preço.
Eletrônica L1 Smart Loop AcoustiFex
Um dos grandes diferenciais do F2S Lamplight é o sistema L1 Smart Loop AcoustiFex, que vai além da simples captação eletroacústica:
- Permite usar efeitos integrados como reverb, delay e chorus sem necessidade de amplificador.
- Conta com função de loop para gravar e sobrepor camadas diretamente na guitarra, voltado para composição, estudo e apresentações solo.
Segundo a Kepma, o sistema transforma o F2S em uma verdadeira plataforma criativa portátil, tanto plugada quanto desplugada.
Disponibilidade
A Kepma F2S Lamplight sai de fábrica com cordas Elixir Nanoweb .013–.052 e acompanha bag original da marca.
O modelo começará a ser distribuído nos Estados Unidos em junho de 2026, com preço sugerido de US$ 1.399,99 na versão com sistema L1 e US$ 1.199,99 na versão sem eletrônica.
Amplificadores
NAMM 2026: VOX apresenta os novos AC15 e AC30 Hand-Wired Greenback
Publicado
4 horas agoon
23/01/2026
A VOX anunciou duas novas adições à sua clássica família de amplificadores AC: o AC15 Hand-Wired Greenback e o AC30 Hand-Wired Greenback.
Os novos modelos são voltados a guitarristas que buscam o caráter tradicional da marca, mas com um timbre mais quente, médios mais presentes e saturação mais precoce, graças ao uso de falantes Celestion Greenback.
Ambos os amplificadores são construídos com circuitos fiéis aos projetos vintage, montagem totalmente hand-wired e recursos modernos que ampliam a versatilidade em estúdio e no palco. A proposta não é simplesmente recriar os modelos antigos, mas oferecer uma nova voz dentro da linha AC, mantendo o DNA sonoro da VOX.
O AC15HWR1 Greenback preserva o brilho, a dinâmica e a resposta ao toque que consagraram o AC15, mas adiciona um caráter mais encorpado e focado nos médios. A seção de potência com válvulas EL84, combinada com o Greenback, permite atingir a saturação mais cedo e explorar o overdrive britânico em volumes mais controláveis. O modelo inclui master volume, loop de efeitos com buffer FET (com bypass) e reverb de mola valvulado com controles independentes de nível e tonalidade.
Já o AC30HWR2 Greenback aplica o mesmo conceito ao lendário formato de 30 watts com dois falantes Greenback de 12”. O resultado é um AC30 com caráter um pouco mais escuro, médios mais presentes e uma transição ao overdrive mais suave, sem perder o headroom e a projeção típicos do modelo. Ele também conta com reverb valvulado dedicado e loop de efeitos transparente.
Com essas novas versões, a VOX atende músicos que valorizam o feeling dos amplificadores clássicos, mas querem mais controle, confiabilidade e uma resposta sonora diferente tanto no palco quanto no estúdio. Os novos modelos podem ser vistos no estande #6802 da VOX na NAMM.
NAMM Show
NAMM 2026: Martin renova a Road Series e apresenta 20 modelos
Publicado
4 horas agoon
23/01/2026
A C. F. Martin & Co. anunciou a renovação completa da Road Series, uma linha redesenhada com 20 violões eletroacústicos, sendo 18 modelos novos ou atualizados.
O lançamento aconteceu às vésperas do NAMM Show 2026, onde a série foi apresentada oficialmente ao mercado.
A nova Road Series foi reorganizada para tornar a escolha mais simples e agora é estruturada em dois caminhos principais:
Retro, com modelos de inspiração vintage, formatos clássicos como D e 000 e timbre quente e equilibrado; e Modern, com designs contemporâneos, opções com cutaway (DC, OMC, GPC e SC), braços mais rápidos e visual pensado para o palco.
Para facilitar a comparação, a linha passa a ser dividida em quatro níveis de estilo (10, 12, 13 e Retro Plus), que variam em acabamento, madeiras e sistemas de captação, incluindo eletrônica Martin E1 e L.R. Baggs em alguns modelos.
A série cobre uma ampla gama de formatos de corpo, como 000, OM, Dreadnought e Grand Performance, além das versões Modern com cutaway. De acordo com a empresa, a nova organização ajuda a preencher o espaço entre a X Series e a Standard Series, deixando mais claro o posicionamento de cada modelo dentro da família Martin.
A linha completa estreia oficialmente no NAMM Show 2026, em Anaheim. Com essa atualização, a Martin busca oferecer uma porta de entrada mais clara e inspiradora para músicos que querem evoluir dentro do seu catálogo de instrumentos.
Áudio
NAMM 2026: JH Audio volta com novos produtos e aposta no futuro dos IEMs
A JH Audio confirmou sua presença no NAMM Show 2026, que acontece de 20 a 24 de janeiro no Anaheim...
NAMM 2026: Schoeps apresentará soluções para estúdio, ao vivo e aplicações imersivas
Marca exibirá as linhas Colette e CMIT e demonstrará sistemas de gravação espacial em Anaheim. A Schoeps Microphones confirmou sua...
NAMM 2026: Korg apresenta as novas interfaces microAUDIO 22 e 722
A Korg anunciou o lançamento da nova série microAUDIO, com duas interfaces de áudio compactas: microAUDIO 22 e microAUDIO 722,...
NAMM 2026: Sound Devices apresenta a família Astral Wireless
A Sound Devices confirmou que irá apresentar seu ecossistema completo de produtos Astral Wireless durante o NAMM Show 2026 A...
RCF nas instalações principais do NextFest Los Angeles
A Harmony Event Productions foi responsável pelo áudio do NextFest Los Angeles, o maior festival de artistas independentes dos Estados...
Leia também
Iniciativa inspirada em Villa-Lobos leva concertos gratuitos a escolas públicas de SP
Brasil de Tuhu une educação, cultura e inclusão; em agosto, passa por cidades da Grande São Paulo e interior. A...
Teatro Opus Città anuncia inauguração com atrações nacionais e internacionais
Espaço cultural na Barra da Tijuca funcionará em soft opening ao longo de 2025 e terá capacidade para até 3...
Harmonias Paulistas: Série documental exalta grandes instrumentistas de SP e homenageia Tom Jobim
A música instrumental paulista ganha um novo espaço com a estreia da série Harmonias Paulistas, produzida pela Borandá Produções e...
Falece o reconhecido baterista Dudu Portes
O mundo musical despede Dudu Portes, deixando sua marca no mundo da percussão. Nascido em 1948, Eduardo Portes de Souza,...
Música transforma vidas de presos em projeto de ressocialização
A ressocialização de detentos no Brasil tem ganhado novas dimensões com projetos que unem capacitação profissional e arte. Iniciativas como...
Paraíba: Editais do ‘ICMS Cultural’ incluem projeto para estudar música
Edital do Programa de Inclusão Através da Música e das Artes (Prima) planeja oferecer 392 vagas para jovens paraibanos que...
Academia Jovem Orquestra Ouro Preto abre vagas para 2024
Criado para promover o ensino da prática orquestral, projeto abre edital para jovens músicos. As inscrições vão até 20 de...
Conselho Federal da OMB emite nota de repúdio ao Prefeito de Maceió. Entenda.
Desrespeito à legislação local acende debate sobre valorização da cultura alagoana. O conflito entre a classe artística de Maceió e...
Quem Canta Seus Males Espanta: Sandra Sofiati e seu Corpo Sonoro
Nesse novo artigo de Quem Canta Seus Males Espanta, vamos sair um pouco dos instrumentos “externos”, e nos voltar para...
Talibã Queima Instrumentos Musicais no Afeganistão
Centenas de músicos fugiram do Afeganistão para escapar das restrições do Talibã à música, afetando a cultura musical O Talibã,...
Maestro Evandro Matté fala sobre o Multipalco
À frente de três orquestras, a do próprio Theatro São Pedro, e da Orquestra Jovem, fruto de um projeto social,...
Multipalco: Viagem ao centro da arte
Música & Mercado foi ao centro da capital gaúcha visitar a história cultural do Rio Grande do Sul em uma...
Como obter patrocínio de 100 mil ou mais para realizar seu projeto de música
Adriana Sanchez mostra como obter patrocínio de 100 mil ou mais para realizar seu projeto de música. Criadora da banda...
Exportação de música brasileira, uma boa ideia!
O Brasil possui uma série de dificuldades na exportação de sua música para uma audiência internacional, mesmo assim, exportar é...
Presidente da Anafima recebe medalha de reconhecimento cultural do Governo de SP
Daniel Neves recebeu a honraria durante o Prêmio Governo do Estado de São Paulo para as Artes 2022, na noite...
Retomada de eventos em 2021 recuperou 300 mil postos de trabalho, sem recuperar nível de emprego de 2019
Retomada de eventos em 2021 recuperou 300 mil postos de trabalho, sem recuperar nível de emprego de 2019. A evolução...
OneBeat Virtual: inscrições de intercâmbio virtual para músicos
Embaixada e Consulados dos EUA abrem inscrições de intercâmbio virtual para músicos até 11 de fevereiro O OneBeat Virtual busca...
Manual de procedimentos do profissional da música
Guia básico sobre conceitos que os profissionais da música deveriam aplicar nas suas carreiras e no trato com outros no...
Câmara Setorial de Instrumentos Musicais do Paraná visita presidente da câmara Municipal de Curitiba
Yuris Tomsons, destacado pela Associação Comercial do Paraná para fazer a interlocução com os presidentes das comissões permanentes da Câmara...
Make Music: Robertinho Silva, Milton Nascimento e João Donato recebem homenagem no evento
Homenagem a Robertinho Silva, Milton Nascimento e João Donato: produção convida músicos de todo o Brasil para participar. Saiba como...
Presidente Prudente inaugura espaço dedicado a bandas de garagem
Espaço Garagem em Presidente Prudente contou com o apoio da loja Audiotech Music Store Presidente Prudente/SP – O prefeito Ed...
Música & Mercado apoia campanha em favor de artistas impactados pela pandemia
Idealizada e promovida pela Beetools, iniciativa destinará 25% da receita líquida das matrículas nos cursos da startup para garantir uma...
Governo anuncia liberação de R$ 408 milhões em recursos para o setor de eventos
Secretaria Especial da Cultura afirma que auxílio deve ficar disponível ainda no primeiro semestre. Na última terça-feira (9), o governo...
Brasileiro promove boa saúde entre músicos
Empresário brasileiro promove boa saúde entre músicos. Marcos Mendes, empresário, investidor no ramo de nutracêuticos, é um constante apoiador na...
Opinião: Música é agente de mudança
Arte não é algo que seja isento de ideologia, porque o pensamento e o sentimento são suas bases enquanto materia-prima....
Opinião: Me lembro como se fosse hoje
O mercado da música está passando por diversas mudanças, mas também está mudando o consumidor e o músico, com uma...
Opinião: É tempo de aprender… Música!
E lá se vai 1/3 do ano trancado em casa. Desde março, pais que trabalham, filhos que estudam, todos se...
Saúde: Automotivação no mercado da música
Todos nós fazemos música, e realizamos sonhos. Nunca se esqueça disso! Você sabe o que significa a palavra motivação? O...
Música para quem vive de música – Volume 14
Continuamos apresentando grandes discos e filmes para sua cultura musical. Hoje temos Def Leppard, Sonny Rollins e Plebe Rude. Def...
Fernando Vieira: O amor à música como legado
Jornalista Fernando Vieira faleceu e deixou um imenso legado. Cabe a todos manterem a chama da música acesa. A morte...
Trending
-
Gestão2 semanas agoTendências de marketing para 2026 que as lojas de música devem adotar
-
Músico2 semanas agoComo evitar danos causados por energia elétrica instável
-
Gestão3 semanas agoTendências de vendas para 2026 para lojas de música
-
Educação4 semanas agoVale a pena estudar produção musical hoje?
-
Instrumentos Musicais3 semanas agoCuidado com instrumentos acústicos em clima tropical
-
Audio Profissional3 semanas agoLana Del Rey impulsiona sua turnê por estádios com SSL Live
-
Audio Profissional4 semanas agoIK Multimedia iLoud Sub, subwoofer compacto com correção automática de sala ARC X
-
NAMM Show2 semanas agoNAMM Show 2026 terá mais de 200 sessões educacionais

















