Review do Leitor

Colabore com a comunidade musical.

Search

grandMA2 para Ivete Sangalo

A reconhecida Ivete Sangalo usou controle de iluminação da MA Lighting para a filmagem do seu mais recente DVD.

A produção do DVD Ivete Sangalo Live Experience foi feita no final de 2018 no Allianz Parque, em São Paulo, tendo Paulo Lebrão e Guillermo Herrero como designers de iluminação. Eles usaram duas mesas grandMA2 full-size, uma grandMA2 light e quatro MA NPU (Network Processing Units, ou Unidades de Processamento de Rede) para controlar uma montagem com mais de 800 luzes.
Lebrão explicou: “Usamos mesas grandMA2 desde 2011, e a experiência, o conhecimento e a confiança que temos no sistema não nos deixa dúvidas sobre a escolha. Quando o diretor artístico Gringo Cardia apresentou o projeto, o nosso objetivo era criar uma iluminação que pudesse mostrar o tamanho suntuoso e todos os detalhes da cenografia. Outra demanda era transformar o palco durante o show, passando por momentos de carnaval, música eletrônica, latina e romântica. Esse foi o principal desafio para o Guillermo e para mim mesmo como designers”.
“Operamos o show con um sistema de usuários múltiplos, com Paulo operando a iluminação e controlando os níveis para as câmeras, enquanto o operador Laudecir Silveira estava na outra mesa se encarregando do sistema de followspot remoto Robe Robo Spot, como também de corrigir as posições dos movings on-line, e tínhamos uma terceira mesa de backup”, explicou Herrero.
Lebrão continuou: “Para mim esse projeto foi especial por diversas razões. A principal é porque trabalhei como designer pela primeira vez com a Ivete Sangalo. A grandMA2 começou a atingir o ponto mais alto no mercado de touring brasileiro quando o distribuidor local da MA Lighting, a Lighting Bits, deu suporte à turnê da Ivete Sangalo em 2008. Fui o programador e viajei com a turnê nos primeiros cinco shows. Iluminar a Ivete, uma artista muito particular, foi um marco na minha carreira como programador e operador, e agora tive a honra de trabalhar neste show como designer, junto com o Guillermo Herrero”.
Gringo Cardia foi o diretor artístico, Joana Mazzucchelli foi a diretora de vídeo. Drika Matheus e Nicholas Rafael trabalharam como assistentes do designer, Laudecir Silveira como operador e Maurício Gonçalves como operador de laser. A LPL Lighting Company forneceu o equipamento de iluminação e a Laserlightsshow e a Kvant, os lasers. A Lighting Bits Ltda. é o distribuidor exclusivo da MA Lighting no Brasil.

Fotos: © Bruno Polengo

 

Música & Mercado
Logo
Shopping cart