Review do Leitor

Colabore com a comunidade musical.

Search

Festival Pianístico anuncia duas edições em 2023

A comissão organizadora do Pianístico anunciou que haverá duas edições do festival neste ano, em março e setembro. 

A 5ª edição, que ocorreria em 2022, foi reprogramada: será realizada entre 29 de março e 2 de abril de 2023. Para garantir o mais amplo acesso dos apreciadores, mais uma vez, toda a programação é gratuita – em breve, informações sobre a retirada dos ingressos.

Na abertura do 5º Pianístico, às 20h30 do dia 29 de março, no Teatro Juarez Machado (em Joinville, Santa Catarina), quem sobe ao palco é a pianista Maíra Freitas, de sólida formação clássica. Também cantora, arranjadora, compositora e diretora musical, Maíra lançou-se no mercado nacional e internacional com seu primeiro CD solo em 2011, pela gravadora Biscoito Fino, com produção musical de sua irmã, Mart’nália, e participação de seu pai, Martinho da Vila.

Em 2013 fez a direção musical, arranjos e atuou como cantora e pianista ao lado de Mart’nália no disco “Carnavalança – Carnaval para Crianças”, lançado pela Biscoito Fino. O disco conta com participações de grandes nomes da MPB, como Chico Buarque, Maria Rita, Martinho da Vila e Luiz Melodia.

De 2017 a 2018, a artista participou da turnê REFAVELA 40, ao lado de Gilberto Gil, Céu, Anelis Assumpção e Moreno Veloso. Em 2019, montou a banda Jazz das Minas, que estreou no festival Jazzing em Luanda, Angola. Em 2020 com a pandemia, começou a compor com seus fãs na internet e criou o single Tambor Atento, lançado em 2021 de forma independente. Neste ano, lança o terceiro álbum.

A produtora cultural Albertina Tuma, coordenadora geral do Pianístico, está entusiasmada com a realização de duas edições do festival em um curto intervalo de tempo. “O desafio é redobrado, mas, para o público, será um momento ímpar, com a oportunidade de prestigiar atrações musicais do mais alto gabarito”, ressalta, lembrando que a realização de cursos, workshops e palestras didáticas em escolas municipais, “uma marca do festival”, também está mantida.

Já o presidente da comissão organizadora e curador artístico Carlos Branco afirma que o Pianístico vai se consolidando como o maior festival de pianos da América do Sul e um dos mais importantes em escala mundial. “Para março, teremos a presença de importantes nomes do instrumento, de países como Brasil, Argentina, Holanda, Suécia, Estados Unidos e Uzbequistão, englobando gêneros que vão do erudito ao jazz”, anuncia.

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

Deixe um Comentário

Música & Mercado
Logo
Shopping cart