Eventos
Grande final do 1º Festival Musical de Ilhabela
Publicado
11 anos agoon
Indústria musical concedeu produtos e instrumentos para a premiação do 1º Festival Musical de Ilhabela. Grande final teve a participação de mais de 600 pessoas e o principal objetivo foi o de despertar e estimular a educação musical nas crianças e adolescentes: alcançado com sucesso!
Em clima descontraído, a fase final do 1º Festival de Música na Escola de Ilhabela provou que a música tem o poder natural de diminuir as distâncias entre as gerações. O evento reuniu um público mais de 600 pessoas, entre estudantes, pais e professores, na manhã do dia 25 de outubro, na Escola Municipal Paulo Renato no alto da Barra Velha.
Organizado pela Associação dos Músicos de Ilhabela em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria da Educação, o evento atingiu diretamente as crianças e os adolescentes; mas envolveu muitos professores, pais, familiares e músicos locais que, além de acompanharem as apresentações com muita euforia na torcida, fizeram parte do processo de criação das canções.
Na cidade, 4 mil estudantes das 14 escolas municipais de Ensino Fundamental I e II aprendem música na disciplina de Arte. A primeira edição do festival surge em um momento em que a música pulsa mais que nunca na cidade que tem se voltado a eventos que aliam música e outras atrações, como o Festival do Camarão, as atrações da Semana Internacional de Vela, o Festival de Internacional de Jazz, dentre outros eventos, que atraem cada vez mais turistas para o arquipélago.
“Nosso intuito com a prática da música nas escolas é criar mais espaços para que os alunos possam se expressar e comunicar com seus pais e com a comunidade. Em toda criança mora um potencial talento. Despertar, descobrir e incentivar faz parte do dia-a-dia do educador. Os talentos vão surgir e outros novos virão, podendo formar uma corrente de despertar talentos”, comentou o músico e educador João Santana, organizador do evento.
A importânica da indústria
O festival contou com os seguintes apoiadores: Roland, Pearl, Giannini, Meteoro, Anafima (Associação Nacional da Indústria da Música), Revista Música & Mercado, Power Clic, Landscape Áudios Systems, Borne, Philharmonie, Soft Case, Studio R, Krest, Solid Sound Bags, Spanking, Lost Dog, Spalla Instrumentos Musicais. Além de apoiadores locais: LBS alarmes monitorados, A Musical e a Come Together, escola de inglês.
A marcas da indústria musical concederam diversos instrumentos e produtos para garantir a premiação dos ganhadores e também para equipar escolas da ilha, o intuito era um só: estimular a aprendizagem musical entre as crianças e adolescentes.
Todos os alunos participantes ganharam kits musicais com instrumentos e as escolas foram também premiadas com instrumentos musicais como violões, teclados, trompa, clarinete, pratos, caixa de guerra, shekerê, baquetas, cases, bags, palhetas e equipamentos como amplificadores, pedais de efeito, microfones, potências, pedestais, testadores de cabo, dentre outros.
Ganhadores
As premiações tiveram o intuito de incentivar todos os participantes, mas os prêmios de “Aclamação Popular, “Revelação Surpreendente” e “criatividade Poética” foram os destaques. Os prêmios levaram em seu nome as qualidades que um artista precisa ter.
O prêmio “Aclamação Popular” foi entregue para Hellen Lara Silva, da E.M. José Antônio Verzegnassi, pela canção “Direito das crianças”. “Revelação Surpreendente” ficou com Gustavo Vieira, da E.M. Leonardo Reale pela canção “Mergulhar”. “Criatividade Poética” foi conquistada pela canção “Conto de fadas” apresentada pelas irmãs gêmeas Lara e Luiza dos Santos Oliveira, da E.M. Mércia do Nascimento.
O prêmio “Futuro Virtuoso” ficou com Carlos André, Matheus Oliveira, Lucas Nunes, Bruno Oliveira Cascais dos Santos, da E.M. Ruth Cardoso, pela canção “Eu tô aqui na escola”. O prêmio “Tema original” foi entregue para Guilherme dos Passos de Carvalho, Cauê Batista Medeiros, Patrick dos Santos Batista, Pedro Henrique dos Santos Leal, da E.M. Eurípedes “É preciso ter paciência”. O Prêmio “Coragem e Determinação” foi entregue para Jayne Helena e Emanuel de Araújo Silva, da E.M. Eva Esperança pela canção “Andar na Praia”.
O prêmio “Melodia Envolvente” foi entregue para as alunas Renata Pereira, Larice Velozo, Larissa Sousa e Ana Clara dos Santos, da E.M. José Benedito, pela canção “Eu e você”. O Prêmio “Atitude Elegante” foi para Bianca Alves de Souza, Isabel Cristina da Silva Diniz e Vitória Barnabé, da E.M. Ophélia Reale, com a canção “A vida”.
“Sintonia Exemplar” foi a premiação entregue para Liriel Silva Oliveira, Alanna Cruz Batista, Amanda Gomes Silva, Isadora Soares Pereira, Julia Rodrigues dos Santos, Pedro Emanuel Santos, Julia Garcia e Daphny de Jesus, alunos da E.M. Maria Thereza pela canção “Tudo liberado”
O Prêmio “Interpretação Cativante” foi para Sandylla da Silva, Isabela da Silva Garcês, Beatriz Barbosa, Adriana Agustinho, Gabriela Costa e Gabriela de Jesus, pela canção “Sé é amor”, da E.M. Mércia do Nascimento. “Desempenho primoroso” foi para o aluno Edilon José Gildo Junior, da E.M. Anna Leite, com a canção “Imaginação”.
“Improvisação Inusitada” foi para a presentação da música “Vivendo a realidade”, de Paulo Cesar Lins Almeida da E.M. Waldemar Belisário.
O prêmio “Ritmo Expressivo” foi para Paulo Eduardo, Pablo Barbosa, Welliton Chagas e Daniel da E.M. Paulo Renato, com a música “Ostentação”.
Ano que vem tem mais. Confira abaixo algumas fotos da final.
-
- O prêmio “Aclamação Popular” foi entregue para Hellen Lara Silva, da E.M. José Antônio Verzegnassi, pela canção ‘Direito das crianças’
-
- “Revelação Surpreendente” foi a premiação do aluno Gustavo Vieira, da Escola Municipal Leonardo Reale pela canção “Mergulhar”
-
- O prêmio “Criatividade Poética” foi conquistada pela canção “Conto de fadas” apresentada pelas irmãs gêmeas Lara e Luiza dos Santos Oliveira, da Escola Municipal Mércia do Nascimento.
-
- O evento reuniu um público mais de 600 pessoas, entre estudantes, pais e professores na Escola Municipal Paulo Renato
-
- O deputado estadual Davi Zaia, presente na abertura, elogiou o projeto e seus organizadores, e parabenizou a secretária de Educação Lídia Sarmento e o Prefeito Colucci
Você pode gostar
-
Guta Braga lança nova edição do MCT e reforça urgência de formação estratégica no setor musical
-
Arte invisível, a nova seção da Música & Mercado – Spoiler!
-
Aprendizagem gratuita em The Lesson Room no site da D’Addario
-
Música: 5 possibilidades para quem pensa em seguir carreira na área
-
Cifra Club, 25 anos de inovações no universo do aprendizado musical
-
Centro de Música e Inclusão para Jovens
Eventos
AES confirma o Show Nashville 2026 e amplia presença com AES@NAB New York
Publicado
1 dia agoon
27/01/2026
A Audio Engineering Society (AES) anunciou novidades para o AES Show Nashville 2026 e confirmou a realização do AES@NAB New York, ampliando sua presença em dois dos principais polos de produção de áudio dos Estados Unidos em outubro de 2026.
O AES Show Nashville acontecerá de 30 de outubro a 1º de novembro, com um programa técnico de três dias e uma exposição de dois dias no fim de semana. O evento vai reunir profissionais de áudio, tecnólogos, criadores e educadores em uma programação focada em capacitação, networking e inovação.
A feira contará com um Main Stage na área de exposição, onde acontecem a cerimônia de abertura, a palestra principal e entrevistas com líderes da indústria. Também haverá o Technology Showcase, espaço dedicado a demonstrações práticas de produtos, fluxos de trabalho e novas ferramentas de produção.
O ingresso Exhibits+ dará acesso à área de exposição e às atividades principais, enquanto a opção All Access incluirá todas as sessões técnicas, palestras e eventos especiais. As inscrições abrem em abril, com benefícios exclusivos para membros da AES.
Além disso, a entidade confirmou sua participação no NAB Show New York 2026, que acontece nos dias 21 e 22 de outubro. O espaço AES@NAB NY terá um palco próprio na feira e uma programação dedicada ao áudio para broadcast e streaming, com foco nos desafios e tendências do setor.
NAMM Show
NAMM 2026: Kepma apresenta a F2S Lamplight, novo acústico-eletroacústico Grand Auditorium
Publicado
5 dias agoon
23/01/2026
A Kepma Guitars anunciou durante o evento o lançamento da F2S Lamplight, um violão acústico-eletroacústico no formato Grand Auditorium que traz um sistema eletrônico voltado à criação musical.
O novo modelo foi desenvolvido para músicos que buscam não apenas qualidade sonora, mas também um instrumento com proposta estética própria e recursos pensados para palco, estúdio e uso doméstico.
Construção e proposta sonora
O F2S Lamplight traz tampo sólido de Sitka spruce torrefado, assim como o leque harmônico do mesmo material. O processo de torrefação, segundo a Kepma, aumenta a estabilidade estrutural, melhora a resposta tonal e entrega um som mais “maduro” desde o primeiro dia de uso. O fundo e as laterais são feitos em Ovangkol laminado, com acabamento em alto brilho. O cavalete é de jacarandá sólido e a pestana é de osso natural.
O braço de mogno é reforçado com duas barras de fibra de carbono e tensor de dupla ação, enquanto a escala em ébano técnico de 2 mm recebe ajuste PLEK, garantindo precisão e tocabilidade já de fábrica.
Design e acabamentos premium
Visualmente, o F2S se destaca pela incrustação Lamplight em madeiras Padauk africano e Boxwood, acompanhada por detalhes em madrepérola, binding ABS na cor marfim, escudo com padrão de jacarandá e tarraxas seladas na relação 1:18. O braço tem acabamento acetinado para uma sensação mais rápida ao tocar, e o instrumento já vem com botões para correia, pronto para uso em palco.

Sistema bolt-on e foco em praticidade
O modelo incorpora a tecnologia bolt-on neck-body detachable da Kepma, que permite a remoção do braço do corpo, facilitando manutenção e transporte, além de garantir alinhamento consistente ao longo do tempo — um recurso raro nesta faixa de preço.
Eletrônica L1 Smart Loop AcoustiFex
Um dos grandes diferenciais do F2S Lamplight é o sistema L1 Smart Loop AcoustiFex, que vai além da simples captação eletroacústica:
- Permite usar efeitos integrados como reverb, delay e chorus sem necessidade de amplificador.
- Conta com função de loop para gravar e sobrepor camadas diretamente na guitarra, voltado para composição, estudo e apresentações solo.
Segundo a Kepma, o sistema transforma o F2S em uma verdadeira plataforma criativa portátil, tanto plugada quanto desplugada.
Disponibilidade
A Kepma F2S Lamplight sai de fábrica com cordas Elixir Nanoweb .013–.052 e acompanha bag original da marca.
O modelo começará a ser distribuído nos Estados Unidos em junho de 2026, com preço sugerido de US$ 1.399,99 na versão com sistema L1 e US$ 1.199,99 na versão sem eletrônica.
Amplificadores
NAMM 2026: VOX apresenta os novos AC15 e AC30 Hand-Wired Greenback
Publicado
5 dias agoon
23/01/2026
A VOX anunciou duas novas adições à sua clássica família de amplificadores AC: o AC15 Hand-Wired Greenback e o AC30 Hand-Wired Greenback.
Os novos modelos são voltados a guitarristas que buscam o caráter tradicional da marca, mas com um timbre mais quente, médios mais presentes e saturação mais precoce, graças ao uso de falantes Celestion Greenback.
Ambos os amplificadores são construídos com circuitos fiéis aos projetos vintage, montagem totalmente hand-wired e recursos modernos que ampliam a versatilidade em estúdio e no palco. A proposta não é simplesmente recriar os modelos antigos, mas oferecer uma nova voz dentro da linha AC, mantendo o DNA sonoro da VOX.
O AC15HWR1 Greenback preserva o brilho, a dinâmica e a resposta ao toque que consagraram o AC15, mas adiciona um caráter mais encorpado e focado nos médios. A seção de potência com válvulas EL84, combinada com o Greenback, permite atingir a saturação mais cedo e explorar o overdrive britânico em volumes mais controláveis. O modelo inclui master volume, loop de efeitos com buffer FET (com bypass) e reverb de mola valvulado com controles independentes de nível e tonalidade.
Já o AC30HWR2 Greenback aplica o mesmo conceito ao lendário formato de 30 watts com dois falantes Greenback de 12”. O resultado é um AC30 com caráter um pouco mais escuro, médios mais presentes e uma transição ao overdrive mais suave, sem perder o headroom e a projeção típicos do modelo. Ele também conta com reverb valvulado dedicado e loop de efeitos transparente.
Com essas novas versões, a VOX atende músicos que valorizam o feeling dos amplificadores clássicos, mas querem mais controle, confiabilidade e uma resposta sonora diferente tanto no palco quanto no estúdio. Os novos modelos podem ser vistos no estande #6802 da VOX na NAMM.
Áudio
Neumann revive uma lenda com o retorno do microfone valvulado M 50 V
A Neumann anunciou o relançamento do M 50 V, uma reedição fiel de um dos microfones mais icônicos da história...
Como evitar a degradação de cabos, conectores e patchbays
Cuidados simples que evitam ruídos, falhas intermitentes e prejuízos no estúdio e na estrada. Em estúdios, palcos e sistemas instalados,...
Multilaser compra operação da Sennheiser no Brasil em aposta de R$ milhões no mercado de áudio profissional
Grupo que fabrica eletrônicos populares assume distribuição exclusiva de marca alemã premium, enquanto ex-parceira CMV sobe para comando regional na...
NAMM 2026: JH Audio volta com novos produtos e aposta no futuro dos IEMs
A JH Audio confirmou sua presença no NAMM Show 2026, que acontece de 20 a 24 de janeiro no Anaheim...
NAMM 2026: Schoeps apresentará soluções para estúdio, ao vivo e aplicações imersivas
Marca exibirá as linhas Colette e CMIT e demonstrará sistemas de gravação espacial em Anaheim. A Schoeps Microphones confirmou sua...
Leia também
Iniciativa inspirada em Villa-Lobos leva concertos gratuitos a escolas públicas de SP
Brasil de Tuhu une educação, cultura e inclusão; em agosto, passa por cidades da Grande São Paulo e interior. A...
Teatro Opus Città anuncia inauguração com atrações nacionais e internacionais
Espaço cultural na Barra da Tijuca funcionará em soft opening ao longo de 2025 e terá capacidade para até 3...
Harmonias Paulistas: Série documental exalta grandes instrumentistas de SP e homenageia Tom Jobim
A música instrumental paulista ganha um novo espaço com a estreia da série Harmonias Paulistas, produzida pela Borandá Produções e...
Falece o reconhecido baterista Dudu Portes
O mundo musical despede Dudu Portes, deixando sua marca no mundo da percussão. Nascido em 1948, Eduardo Portes de Souza,...
Música transforma vidas de presos em projeto de ressocialização
A ressocialização de detentos no Brasil tem ganhado novas dimensões com projetos que unem capacitação profissional e arte. Iniciativas como...
Paraíba: Editais do ‘ICMS Cultural’ incluem projeto para estudar música
Edital do Programa de Inclusão Através da Música e das Artes (Prima) planeja oferecer 392 vagas para jovens paraibanos que...
Academia Jovem Orquestra Ouro Preto abre vagas para 2024
Criado para promover o ensino da prática orquestral, projeto abre edital para jovens músicos. As inscrições vão até 20 de...
Conselho Federal da OMB emite nota de repúdio ao Prefeito de Maceió. Entenda.
Desrespeito à legislação local acende debate sobre valorização da cultura alagoana. O conflito entre a classe artística de Maceió e...
Quem Canta Seus Males Espanta: Sandra Sofiati e seu Corpo Sonoro
Nesse novo artigo de Quem Canta Seus Males Espanta, vamos sair um pouco dos instrumentos “externos”, e nos voltar para...
Talibã Queima Instrumentos Musicais no Afeganistão
Centenas de músicos fugiram do Afeganistão para escapar das restrições do Talibã à música, afetando a cultura musical O Talibã,...
Maestro Evandro Matté fala sobre o Multipalco
À frente de três orquestras, a do próprio Theatro São Pedro, e da Orquestra Jovem, fruto de um projeto social,...
Multipalco: Viagem ao centro da arte
Música & Mercado foi ao centro da capital gaúcha visitar a história cultural do Rio Grande do Sul em uma...
Como obter patrocínio de 100 mil ou mais para realizar seu projeto de música
Adriana Sanchez mostra como obter patrocínio de 100 mil ou mais para realizar seu projeto de música. Criadora da banda...
Exportação de música brasileira, uma boa ideia!
O Brasil possui uma série de dificuldades na exportação de sua música para uma audiência internacional, mesmo assim, exportar é...
Presidente da Anafima recebe medalha de reconhecimento cultural do Governo de SP
Daniel Neves recebeu a honraria durante o Prêmio Governo do Estado de São Paulo para as Artes 2022, na noite...
Retomada de eventos em 2021 recuperou 300 mil postos de trabalho, sem recuperar nível de emprego de 2019
Retomada de eventos em 2021 recuperou 300 mil postos de trabalho, sem recuperar nível de emprego de 2019. A evolução...
OneBeat Virtual: inscrições de intercâmbio virtual para músicos
Embaixada e Consulados dos EUA abrem inscrições de intercâmbio virtual para músicos até 11 de fevereiro O OneBeat Virtual busca...
Manual de procedimentos do profissional da música
Guia básico sobre conceitos que os profissionais da música deveriam aplicar nas suas carreiras e no trato com outros no...
Câmara Setorial de Instrumentos Musicais do Paraná visita presidente da câmara Municipal de Curitiba
Yuris Tomsons, destacado pela Associação Comercial do Paraná para fazer a interlocução com os presidentes das comissões permanentes da Câmara...
Make Music: Robertinho Silva, Milton Nascimento e João Donato recebem homenagem no evento
Homenagem a Robertinho Silva, Milton Nascimento e João Donato: produção convida músicos de todo o Brasil para participar. Saiba como...
Presidente Prudente inaugura espaço dedicado a bandas de garagem
Espaço Garagem em Presidente Prudente contou com o apoio da loja Audiotech Music Store Presidente Prudente/SP – O prefeito Ed...
Música & Mercado apoia campanha em favor de artistas impactados pela pandemia
Idealizada e promovida pela Beetools, iniciativa destinará 25% da receita líquida das matrículas nos cursos da startup para garantir uma...
Governo anuncia liberação de R$ 408 milhões em recursos para o setor de eventos
Secretaria Especial da Cultura afirma que auxílio deve ficar disponível ainda no primeiro semestre. Na última terça-feira (9), o governo...
Brasileiro promove boa saúde entre músicos
Empresário brasileiro promove boa saúde entre músicos. Marcos Mendes, empresário, investidor no ramo de nutracêuticos, é um constante apoiador na...
Opinião: Música é agente de mudança
Arte não é algo que seja isento de ideologia, porque o pensamento e o sentimento são suas bases enquanto materia-prima....
Opinião: Me lembro como se fosse hoje
O mercado da música está passando por diversas mudanças, mas também está mudando o consumidor e o músico, com uma...
Opinião: É tempo de aprender… Música!
E lá se vai 1/3 do ano trancado em casa. Desde março, pais que trabalham, filhos que estudam, todos se...
Saúde: Automotivação no mercado da música
Todos nós fazemos música, e realizamos sonhos. Nunca se esqueça disso! Você sabe o que significa a palavra motivação? O...
Música para quem vive de música – Volume 14
Continuamos apresentando grandes discos e filmes para sua cultura musical. Hoje temos Def Leppard, Sonny Rollins e Plebe Rude. Def...
Fernando Vieira: O amor à música como legado
Jornalista Fernando Vieira faleceu e deixou um imenso legado. Cabe a todos manterem a chama da música acesa. A morte...
Trending
-
Gestão3 semanas agoTendências de marketing para 2026 que as lojas de música devem adotar
-
Músico3 semanas agoComo evitar danos causados por energia elétrica instável
-
Gestão4 semanas agoTendências de vendas para 2026 para lojas de música
-
Instrumentos Musicais4 semanas agoCuidado com instrumentos acústicos em clima tropical
-
Audio Profissional5 dias agoMultilaser compra operação da Sennheiser no Brasil em aposta de R$ milhões no mercado de áudio profissional
-
Audio Profissional3 semanas agoLana Del Rey impulsiona sua turnê por estádios com SSL Live
-
NAMM Show3 semanas agoNAMM Show 2026 terá mais de 200 sessões educacionais
-
Audio Profissional3 semanas agoCelestion apresenta o novo TSQ2460 de 24”, seu driver LF mais potente e durável








