Violão
Expomusic: Giannini mostra flautas e novo modelo de violão
Publicado
9 anos agoon
As principais novidades da empresa para essa edição da feira foram a linha de flautas, lançada recentemente, e um modelo de violão de náilon em dois tipos de madeira

William Anseloni e o novo violão
A final de julho a Giannini apresentou uma linha de flautas, que é um produto que já fez parte do portfólio da empresa na década de 1960 e decidiram trazê-lo novamente. “É um instrumento que tem tido uma aceitação boa por parte do mercado,” disse William Anseloni, analista de marketing da Giannini.
A linha está sendo comercializada sob o nome Flautas Doce Soprano e estão disponíveis nas afinações Barroca e Germânica. As flautas são feitas em Resina ABS e acompanham manual, vareta para limpeza e bag.
Outro lançamento na feira foi um novo modelo de violão GN-17 Náilon. Um instrumento da linha intermediária que está sendo apresentado em duas versões com dois tipos de madeira – uma com cedro e outra com spruce. “Acredito que pros próximos meses ou até para a virada do ano vamos lançar alguns outros produtos, pois temos novas ideias para guitarras e

Flautas Doce Soprano
baixos,” reforçou William.
Além dos novos produtos que estão sendo desenvolvidos, para próximo ano a empresa continuará com seu trabalho de acertar os produtos que tem maior giro para não deixar o mercado desabastecido. Anseloni explica: “Por mais que o mercado esteja passando por esse periodo de recessão, a nossa diretoria tem se esforçado para, dentro da realidade do mercado, manter todos os nossos lojistas abastecidos. Tem trabalhado se focando no que tem tido mais saída para não trazer linhas de produtos que não se adaptassem à realidade do mercado. Foi feito um trabalho encima dos produtos que tem maior giro junto a lojistas e distribuidores e esses produtos são o foco das ações para trazer os contêineres para que a nossa equipe de representantes trabalhe nos pontos de venda”.
Mais informações: www.giannini.com.br
Você pode gostar
-
Os violões mais vendidos em 2025 e por que dominam o mercado
-
Giannini: quais os próximos passos da recuperação judicial da mais tradicional fábrica de violão do Brasil?
-
Giannini apresenta violão eletroacústico Roadman
-
Giannini lança cavaquinho eletroacústico CS9 LRPT
-
É #FAKE que houve greve na Giannini, sindicato trouxe manifestantes pagos
-
Giannini lança edição comemorativa do violão Turuna
Instrumentos Musicais
Martin Guitar revive o legado pré-guerra com o lançamento do Project 91
Publicado
22 horas agoon
22/12/2025
A Martin Guitar apresentou o Project 91, uma coleção histórica que recria fielmente as 91 guitarras D-45 originais fabricadas entre 1933 e 1942, consideradas alguns dos modelos acústicos mais valiosos e emblemáticos já construídos.
Cada instrumento da nova série está diretamente vinculado, por número de série, a uma daquelas peças pre-war, estabelecendo uma conexão tangível com a era dourada da companhia.
A linha da Martin utiliza fundo e laterais em jacarandá brasileiro e replica detalhes essenciais, como perfis de braço vintage, sistemas de escoras forward ou rear-shifted e ornamentação completa no estilo 45.
Os primeiros quatro modelos já foram finalizados:
- D-45 1933 Project 91-1: corpo de 12 trastes, headstock ranhurado com filetes em madrepérola, torch inlay e escoras em X esculpidas.
- D-45 1934 Project 91-2: corpo de 12 trastes, headstock sólido com filetes em madrepérola e estética clássica C.F. Martin.
- D-45S 1936 Project 91-3: corpo largo de 14 trastes, inlays estilo snowflake e escoras avançadas (forward-shifted).
- D-45S 1936 Project 91-4: especificações equivalentes, também com design special wide body.
Cada guitarra inclui um certificado de autenticidade e um pôster com a imagem do instrumento original, disponível mediante registro.
Uma homenagem quase um século depois
Entre 1933 e 1942 foram construídas apenas 91 unidades da D-45 original. “Estamos nos aproximando dos 100 anos desde a primeira D-45”, afirma Jason Ahner, responsável pelo museu e arquivos. “O Project 91 busca recriar, com a maior fidelidade possível, como eram construídas nos anos 30 e início dos 40.”
Chris Martin IV, chairman da empresa, destaca a relevância da iniciativa: “A 45 sempre representou o melhor do nosso trabalho. Recuperar aquelas 91 guitarras em um momento que considero outra era dourada para a Martin é algo emocionante.”
Detalhes que definem uma época
Algumas unidades do projeto incluirão particularidades históricas, como pestanas mais finas, tampas sombreadas, modelos para canhotos ou configurações incomuns de pickguards. Para Dick Boak, ex-diretor do museu e arquivos, a D-45 segue sendo uma obra-prima de detalhamento: “A quantidade de trabalho nas incrustações do corpo, braço e headstock as coloca em outra categoria.”
Os quatro primeiros modelos do Project 91 já estão disponíveis em distribuidores selecionados. Os demais serão construídos e lançados de forma sequencial nos próximos anos, replicando o som, a sensação e a estética de suas contrapartes históricas.
Veja mais neste vídeo.
Violão
Martin Guitar realiza seu primeiro Sustainability Summit
Publicado
2 semanas agoon
10/12/2025
Líderes do setor e artistas debatem práticas ambientais na sede solar da empresa nos Estados Unidos.
A Martin Guitar realizou seu primeiro Sustainability Summit, um encontro dedicado a promover práticas ambientais responsáveis na música e na fabricação de instrumentos. O evento ocorreu na unidade de Commerce Lane, abastecida por energia solar, e reuniu representantes de organizações ambientais, fabricantes, acadêmicos e artistas comprometidos com a sustentabilidade.
Colaboração para impulsionar mudanças reais
A programação contou com palestras, painéis, demonstrações conduzidas por artistas e apresentações ao vivo. Participaram representantes de organizações como REVERB, Forest Stewardship Council® (FSC®), Sustain Music & Nature, Climate School da Universidade Columbia, Hearne Hardwoods e Unified Wood Economy, entre outros. As discussões abordaram estratégias práticas para reduzir impactos ambientais, desde gestão de materiais até design responsável de produtos.
“A Martin tem sido uma líder clara em sustentabilidade, e isso está totalmente alinhado à missão da minha organização”, afirmou Adam Gardner, cofundador da REVERB e integrante da banda Guster. “Buscamos sempre encontrar as pessoas onde elas estão — fãs, fabricantes, artistas ou venues — e ajudá-las a avançar no caminho da sustentabilidade. É um processo, não um destino.”
Dylan Siegler, vice-presidente sênior e head de sustentabilidade da Universal Music Group, destacou o papel dos instrumentos como agentes de transformação: “Estar aqui abriu meus olhos para como os instrumentos fazem parte de uma cadeia que nos conecta a todos — gravadoras, fabricantes como a Martin e cada elo que ajuda artistas a adotar práticas mais sustentáveis.”
Artistas como agentes de transformação
O evento mostrou como criatividade e sustentabilidade podem caminhar juntas. Gardner e Jacob Tilley (Young the Giant) realizaram uma apresentação ao vivo reforçando o propósito do encontro.
Tilley destacou a urgência de repensar práticas após anos de turnês: “Como banda, sentimos a responsabilidade de analisar como podemos fazer melhor para que a música ao vivo continue existindo para a próxima geração. O summit reuniu pessoas com os mesmos objetivos para construir um caminho rumo a um futuro mais sustentável.”
A artista, comediante e musicista Kate Micucci liderou uma demonstração de arte reaproveitada e ukulelês sustentáveis, usando materiais descartados.
“Comecei a pintar em tampas de violão que seriam jogadas fora”, contou. “Hoje me lembrou que sustentabilidade também está nas pequenas ações do dia a dia e em como trabalhamos juntos em algo maior. O ukulele que toquei hoje [Martin T1 Tenor Uke] é totalmente sustentável.”
O evento também exibiu um vídeo de Jeff Tweedy, líder do Wilco e artista signature da Martin, celebrando o lançamento de suas novas guitarras certificadas FSC.
“Continuem fazendo guitarras sustentáveis. Isso é bom para todos — e também para o negócio”, disse.
Reflexões essenciais e próximos passos
As sessões discutiram temas como abastecimento responsável de madeiras, turnês com balanço de carbono, economia circular e o uso de materiais alternativos e reaproveitados. Participantes analisaram avanços como compostos biodegradáveis e novas parcerias para cadeias de suprimento mais responsáveis.
“O grande aprendizado”, afirmou Siegler, “é que qualquer rede que queira gerar mudanças reais precisa de um sistema de raízes forte — como as árvores que nos inspiram. E é isso que estamos construindo aqui.”
Olhando para o futuro
O Martin Sustainability Summit marca o início de uma iniciativa mais ampla para conectar líderes da música, da indústria e do setor ambiental.
“Hoje foi um lembrete de que todos sabemos o que precisa ser feito; o importante é colocar em prática”, disse Micucci. “A Martin trabalha nisso há anos, e é inspirador ver como esse compromisso incentiva outros.”
Lojista
Os violões mais vendidos em 2025 e por que dominam o mercado
Publicado
3 semanas agoon
01/12/2025
Análise para leitores da Música & Mercado sobre tendências globais no segmento de violões.
O mercado de violões vive um momento relevante em 2025. Embora os números exatos de unidades vendidas por modelo nem sempre estejam disponíveis, diversos guias especializados e relatórios de equipamentos confirmam quais modelos aparecem entre os mais procurados e revelam as tendências que explicam esse desempenho.
Este artigo busca oferecer uma visão analítica sobre por que determinados modelos vendem tanto, quais fatores impulsionam essas vendas e o que o mercado latino-americano deve observar.
Modelos em destaque
Não há um ranking global preciso, mas é possível identificar séries e instrumentos que surgem repetidamente entre os “mais vendidos” ou “mais recomendados” em 2025.
Veja um resumo dos principais:
- Taylor GS Mini – Modelo portátil que aparece em vários guias como um dos “favoritos de 2025”.
- Takamine Limited 2025 OM Koa/Spruce – Segmento premium com madeiras exóticas e alta construção; voltado a músicos exigentes.
- Fender PO-220e Orchestra – Marca tradicional em um formato menor que a dreadnought; forte no segmento intermediário.
- Ibanez AEG50 Dark Honey Burst – Ótima relação custo-benefício; muito procurado por quem quer qualidade sem alto investimento.
- Cort Abstract Delta – Exemplo de marca asiática em ascensão, ganhando presença em listas de “melhores acústicos”.
- Guitars Angels (entrada) – Representa o segmento iniciante, onde a demanda permanece alta entre estudantes.
Observação: Algumas séries aparecem em versões duplicadas em rankings, indicando que a demanda não se concentra em um único modelo, mas em famílias completas de produtos.

Fatores que explicam o sucesso
- Acessibilidade + boa relação custo-benefício : Modelos intermediários atraem consumidores que querem um violão pronto para uso imediato, mas com margem para evolução.
- Tamanho e formato adaptados ao estilo de vida: Modelos “mini” ou “orchestra” ganham espaço por serem mais confortáveis para estudo, viagens e uso doméstico.
- Força da marca e reputação: Taylor, Gibson, Takamine e Fender continuam dominando graças à confiança do consumidor, estabilidade de revenda e avaliações consistentes.
- Expansão do mercado global : Com o crescimento de regiões como Ásia e América Latina, aumenta também a circulação de acústicos populares globalmente.
- Digitalização, redes sociais e ensino online : Tutorials, aulas online e influência de criadores impulsionam a iniciação musical — e, com isso, a demanda por acústicos.
- Atenção à qualidade de materiais : No segmento premium, madeiras sólidas, acabamentos boutique e materiais exóticos (como koa) elevam a procura e o valor de revenda.

Impactos para a indústria musical
- Distribuidores e lojas – Manter estoque forte de modelos de entrada e intermediários, além de planejar a importação de séries premium.
- Fabricantes – Equilibrar linhas de valor e modelos de alta gama, com foco em formatos mais amigáveis para estudo e mobilidade.
- Músicos e educadores – A forte demanda por acústicos indica espaço para ensino, upgrades de instrumentos e conteúdo dedicado ao universo acústico.
- Mercado latino-americano – Segue as tendências globais: preços acessíveis, versatilidade e preferência crescente pelo violão como instrumento inicial.
Em 2025, os violões lideram um mercado que combina tradição e modernidade: formatos mais ergonômicos, preços competitivos, presença global e força de marca. Mesmo sem dados públicos completos por modelo, o cruzamento das guias aponta claramente os estilos que estão no topo.
Para quem quer comprar, distribuir ou entender melhor o setor, este é o momento ideal para reconhecer que o violão segue muito vivo — no clássico, no acessível, no versátil e também no digital.
Áudio
Palmer atualiza sua linha de controladores de monitor com a série MONICON
Quatro modelos analógicos redesenhados para um controle de escuta mais preciso em estúdios de todos os tamanhos. A Palmer apresentou...
Interfaces de áudio para iniciantes e Home Studios: Guia básico e modelos destaque
No universo da produção musical caseira ou de projetos de podcast, uma interface de áudio é um dos componentes mais...
Projeto SOS Songs une IA e música para promover a saúde mental
A plataforma analisa playlists do Spotify e propõe pausas de reflexão a partir de padrões emocionais na escuta. O SOS...
Powersoft impulsiona o sistema de som do centro equestre Phoenix Riders
Mezzo, Unica e Quattrocanali oferecem distribuição dinâmica e áudio multizona para um complexo internacional. O centro equestre Phoenix Riders, localizado...
Sensaphonics lança consultas virtuais com audiologistas da Musicians Hearing Clinic
A empresa amplia o acesso a cuidados especializados em saúde auditiva para músicos e profissionais de áudio. A Sensaphonics, fabricante...
Leia também
Iniciativa inspirada em Villa-Lobos leva concertos gratuitos a escolas públicas de SP
Brasil de Tuhu une educação, cultura e inclusão; em agosto, passa por cidades da Grande São Paulo e interior. A...
Teatro Opus Città anuncia inauguração com atrações nacionais e internacionais
Espaço cultural na Barra da Tijuca funcionará em soft opening ao longo de 2025 e terá capacidade para até 3...
Harmonias Paulistas: Série documental exalta grandes instrumentistas de SP e homenageia Tom Jobim
A música instrumental paulista ganha um novo espaço com a estreia da série Harmonias Paulistas, produzida pela Borandá Produções e...
Falece o reconhecido baterista Dudu Portes
O mundo musical despede Dudu Portes, deixando sua marca no mundo da percussão. Nascido em 1948, Eduardo Portes de Souza,...
Música transforma vidas de presos em projeto de ressocialização
A ressocialização de detentos no Brasil tem ganhado novas dimensões com projetos que unem capacitação profissional e arte. Iniciativas como...
Paraíba: Editais do ‘ICMS Cultural’ incluem projeto para estudar música
Edital do Programa de Inclusão Através da Música e das Artes (Prima) planeja oferecer 392 vagas para jovens paraibanos que...
Academia Jovem Orquestra Ouro Preto abre vagas para 2024
Criado para promover o ensino da prática orquestral, projeto abre edital para jovens músicos. As inscrições vão até 20 de...
Conselho Federal da OMB emite nota de repúdio ao Prefeito de Maceió. Entenda.
Desrespeito à legislação local acende debate sobre valorização da cultura alagoana. O conflito entre a classe artística de Maceió e...
Quem Canta Seus Males Espanta: Sandra Sofiati e seu Corpo Sonoro
Nesse novo artigo de Quem Canta Seus Males Espanta, vamos sair um pouco dos instrumentos “externos”, e nos voltar para...
Talibã Queima Instrumentos Musicais no Afeganistão
Centenas de músicos fugiram do Afeganistão para escapar das restrições do Talibã à música, afetando a cultura musical O Talibã,...
Maestro Evandro Matté fala sobre o Multipalco
À frente de três orquestras, a do próprio Theatro São Pedro, e da Orquestra Jovem, fruto de um projeto social,...
Multipalco: Viagem ao centro da arte
Música & Mercado foi ao centro da capital gaúcha visitar a história cultural do Rio Grande do Sul em uma...
Como obter patrocínio de 100 mil ou mais para realizar seu projeto de música
Adriana Sanchez mostra como obter patrocínio de 100 mil ou mais para realizar seu projeto de música. Criadora da banda...
Exportação de música brasileira, uma boa ideia!
O Brasil possui uma série de dificuldades na exportação de sua música para uma audiência internacional, mesmo assim, exportar é...
Presidente da Anafima recebe medalha de reconhecimento cultural do Governo de SP
Daniel Neves recebeu a honraria durante o Prêmio Governo do Estado de São Paulo para as Artes 2022, na noite...
Retomada de eventos em 2021 recuperou 300 mil postos de trabalho, sem recuperar nível de emprego de 2019
Retomada de eventos em 2021 recuperou 300 mil postos de trabalho, sem recuperar nível de emprego de 2019. A evolução...
OneBeat Virtual: inscrições de intercâmbio virtual para músicos
Embaixada e Consulados dos EUA abrem inscrições de intercâmbio virtual para músicos até 11 de fevereiro O OneBeat Virtual busca...
Manual de procedimentos do profissional da música
Guia básico sobre conceitos que os profissionais da música deveriam aplicar nas suas carreiras e no trato com outros no...
Câmara Setorial de Instrumentos Musicais do Paraná visita presidente da câmara Municipal de Curitiba
Yuris Tomsons, destacado pela Associação Comercial do Paraná para fazer a interlocução com os presidentes das comissões permanentes da Câmara...
Make Music: Robertinho Silva, Milton Nascimento e João Donato recebem homenagem no evento
Homenagem a Robertinho Silva, Milton Nascimento e João Donato: produção convida músicos de todo o Brasil para participar. Saiba como...
Presidente Prudente inaugura espaço dedicado a bandas de garagem
Espaço Garagem em Presidente Prudente contou com o apoio da loja Audiotech Music Store Presidente Prudente/SP – O prefeito Ed...
Música & Mercado apoia campanha em favor de artistas impactados pela pandemia
Idealizada e promovida pela Beetools, iniciativa destinará 25% da receita líquida das matrículas nos cursos da startup para garantir uma...
Governo anuncia liberação de R$ 408 milhões em recursos para o setor de eventos
Secretaria Especial da Cultura afirma que auxílio deve ficar disponível ainda no primeiro semestre. Na última terça-feira (9), o governo...
Brasileiro promove boa saúde entre músicos
Empresário brasileiro promove boa saúde entre músicos. Marcos Mendes, empresário, investidor no ramo de nutracêuticos, é um constante apoiador na...
Opinião: Música é agente de mudança
Arte não é algo que seja isento de ideologia, porque o pensamento e o sentimento são suas bases enquanto materia-prima....
Opinião: Me lembro como se fosse hoje
O mercado da música está passando por diversas mudanças, mas também está mudando o consumidor e o músico, com uma...
Opinião: É tempo de aprender… Música!
E lá se vai 1/3 do ano trancado em casa. Desde março, pais que trabalham, filhos que estudam, todos se...
Saúde: Automotivação no mercado da música
Todos nós fazemos música, e realizamos sonhos. Nunca se esqueça disso! Você sabe o que significa a palavra motivação? O...
Música para quem vive de música – Volume 14
Continuamos apresentando grandes discos e filmes para sua cultura musical. Hoje temos Def Leppard, Sonny Rollins e Plebe Rude. Def...
Fernando Vieira: O amor à música como legado
Jornalista Fernando Vieira faleceu e deixou um imenso legado. Cabe a todos manterem a chama da música acesa. A morte...
Trending
-
Lojista3 semanas ago
Os violões mais vendidos em 2025 e por que dominam o mercado
-
Instrumentos Musicais4 semanas ago
Teclados eletrônicos mais vendidos em 2025: tendências que redefinirão o mercado
-
Luthier e Handmade3 semanas ago
Falece Christian Bove, fundador da Christian Bove Custom Hardware
-
Iluminação4 semanas ago
Vari-Lite VL3200 LT Profile IP: Potência de longo alcance em um formato compacto
-
Baterias e Percussão2 semanas ago
Baterias eletrônicas mais vendidas em 2025 e por que lideram o mercado
-
Audio Profissional4 semanas ago
Novo MINIBO-5M da Montarbo traz potência e versatilidade em formato compacto
-
Audio Profissional3 semanas ago
Electro-Voice anuncia nova liderança para a América Latina com Robson Marzochi
-
Audio Profissional3 semanas ago
Neumann apresenta VIS, mixagem imersiva reinventada para o Apple Vision Pro

















