Escolas do ensino fundamental se utilizam do ensino da música para alavancarem resultados práticos na retenção de conteúdo de outras matérias
Educadores de todo o mundo buscam fórmulas para conseguir atingir melhores resultados no aprendizado dos alunos. Isto não é novo. Bem antes da tecnologia, como iPads e outros recursos em salas de aulas, professores contavam com a metodologia básica de ensino.
Na escola de ensino fundamental de Lakewood, nos Estados Unidos, o método de ensino de instrumentos clássicos de cordas da Suzuki tem sido a saída para entreter os alunos e dar foco e confiança a eles.
Leia também:
- Make Music Brasil – Campanha mundial promoveu a importância da música
- Make Music Brasil: Semana Nacional do Ensino da Música
Crianças são estimuladas desde o jardim da infância a tocar. De acordo com a reportagem da rede de televisão norte-americana NCB, elas não estão apenas sentindo a música, mas tirando notas melhores. “As aulas de música são desafiadoras e quando eu vou para as outras aulas, elas me parecem bem mais fáceis”, explica a aluna Gwen Lay, da sexta série.
Método Suzuki para o ensino de música
A metodologia utilizada pela escola se chama Suzuki Strings, desenvolvido por um violinista japonês que acredita que toda criança tem o potencial de tocar músicas complexa. Ele acredita que se eles aprenderem isso, podem aprender qualquer coisa.
Para a professora Katie Adams, da escola Lakewood, “Música é tudo, música é matemática, música é ciência, há história por trás disso”.
Todo o aprendizado de leitura musical passa pela matemática. Pitágoras, Arquitas, Aristóxenes e Eratóstenes foram grandes matemáticos e desenvolvedores de teorias matemáticas e musicais que são usadas até hoje em dia.
[ot-video][/ot-video]
No Brasil a promoção do método Suzuki se dá pela Associação Musical Suzuki de São Paulo.
- www.associacaomusicalsuzuki.com.br
- (19) 3289 4097