Desde o lançamento do SLB100 em 2000, a Yamaha continuou desenvolvendo mais modelos Silent Bass para satisfazer as necessidades dos usuários. Este ano a novidade é o SLB300.
O Silent Bass SLB300 da Yamaha é um novo tipo de baixo vertical elétrico que obtém som e ressonância naturais usando o sistema SRT Powered para simular som com qualidade de estúdio, no qual a ressonância do corpo de um contrabaixo foi gravada usando um microfone de alta qualidade, mantendo o tempo todo uma estrutura de corpo semissólido que enfatiza baixos níveis de som e portabilidade.
Ele possui um quadro que pode ser desmontado e que oferece suporte e conforto ao tocar, sendo facilmente removido para transporte. Pesando apenas 7 kg, toda a unidade pode caber em um case compacto e ser transportada usando uma correia de ombro, ocupando apenas 25% do volume de um baixo acústico.
A tecnologia de resposta de estúdio (SRT) adiciona ressonância corporal simulada ao som real do instrumento e sua ergonomia natural faz com que o músico não precise alterar sua técnica tradicional de baixo. Ele traz três microfones incorporados com controle Blend.
Três microfones
O sistema SRT é usado para simular a resposta de três microfones de estúdio conhecidos e premiados. Os microfones podem ser selecionados pelo seletor MIC Type e o som, ajustado pelos controles Blend e Bass/Treble para se adaptar a uma ampla variedade de gêneros musicais, conjuntos, locais de apresentação e muito mais.
Publicidade
1. Rich: microfone vintage que oferece um som suave e bem equilibrado.
2. Simple: microfone dinâmico que é frequentemente usado por seu som claro e bem definido.
3. Warm: com um caráter de microfone de tubo diferente do número 1, este microfone clássico é conhecido por uma faixa baixa mais enfatizada e uma calidez geral.
O controle Blend ajusta a mixagem entre o sinal do microfone simulado e o sinal da captação do instrumento. Isso permite definir quanto do microfone selecionado você deseja no seu som.
Os controles Bass e Treble EQ são otimizados especificamente para este instrumento, permitindo que a resposta tonal corresponda a uma ampla gama de situações de desempenho.
Publicidade
Além disso, o SLB300 também usa cordas de contrabaixo padrão, para que o músico possa escolher as cordas que prefere; vem com um sistema de captação otimizado e pré-amplificador já instalado e pode ser conectado diretamente a uma variedade de equipamentos sem mais configurações ou ajustes.
Movimento estratégico amplia presença do grupo em microfones e soluções de áudio sem fio.
O grupo Audiotonix anunciou um acordo para a aquisição de três empresas de referência no mercado de áudio profissional: DPA Microphones, Wisycom e Austrian Audio. A operação está em fase de submissão para aprovação regulatória e a conclusão é esperada para o primeiro semestre de 2026.
A DPA Microphones soma mais de seis décadas de atuação no desenvolvimento de microfones voltados a aplicações como som ao vivo, teatro, cinema e instalações profissionais, com foco em consistência e precisão sonora. A Wisycom, da Itália, é reconhecida internacionalmente por suas soluções avançadas de áudio sem fio, especialmente no gerenciamento de RF para broadcast, eventos e produções externas. Já a Austrian Audio, sediada em Viena, contribui com uma linha de microfones, fones de ouvido e ferramentas de áudio baseada em uma tradição consolidada em engenharia acústica.
Com a aquisição, as três marcas passam a integrar o portfólio da Audiotonix, que reúne fabricantes como Allen & Heath, Calrec, DiGiCo, Solid State Logic, Sound Devices e Slate Digital.
Para James Gordon, CEO da Audiotonix, a decisão segue uma lógica clara de evolução tecnológica: “Após o trabalho de desenvolvimento realizado com a Sound Devices, faz sentido agregar a Wisycom. O próximo passo é nos aproximarmos ainda mais do artista por meio dos microfones, e a DPA representa uma referência absoluta no segmento premium. A Austrian Audio traz décadas de experiência e um potencial significativo para complementar nosso portfólio atual e futuro”.
Na avaliação de Kalle Hvidt Nielsen, CEO da DPA Microphones, a união fortalece a oferta ao mercado profissional: “As três marcas compartilham um posicionamento premium e atendem clientes que já utilizam soluções do ecossistema Audiotonix. Essa sinergia amplia a capacidade do grupo de entregar benefícios concretos a profissionais que exigem o mais alto nível de qualidade e confiabilidade”.
Publicidade
Na foto: de esquerda para direita, Kalle Hvidt Nielsen, DPA Microphones CEO; James Gordon, Audiotonix CEO; Marika Stangherlin, Wisycom CSO (Chief Sales Officer) e Martin Seidl, Austrian Audio CEO
Os equipamentos da Ayrton são destaque no projeto de iluminação da “Las Mujeres Ya No Lloran World Tour”, que segue em turnê até fevereiro de 2026.
A turnê mundial de Shakira, “Las Mujeres Ya No Lloran World Tour”, conta com um grande projeto técnico de iluminação baseado em luzes Ayrton. O lighting designer Dan Norman, da Silent House, utilizou 72 Veloce Profile e 76 Domino LT, em um desenho pensado para grandes arenas e longas distâncias de projeção.
A PRG foi responsável pelo fornecimento de iluminação, vídeo, câmeras e equipe técnica da turnê, que começou no Rio de Janeiro em fevereiro de 2025 e tem encerramento previsto para 27 de fevereiro de 2026, na Cidade do México. Na América do Norte, a Ayrton é distribuída exclusivamente pela ACT Entertainment.
Os Veloce Profile foram escolhidos pela alta potência e versatilidade em grandes palcos, enquanto os Domino LTassumiram papel central nas projeções de longo alcance, com alto nível de precisão, foco e controle de zoom, especialmente em shows em estádios.
“Shakira quebrou recordes de público no México e em diversas cidades ao longo da turnê”, afirma Burton Tenenbein, vice-presidente de vendas para música da PRG. “A Ayrton é uma das marcas que mais gera feedback positivo entre nossos clientes, graças ao seu nível de inovação e desempenho em grandes produções”.
A PRG foi a primeira empresa da América do Norte a incorporar os novos Veloce Profile ao seu inventário, além de já contar com equipamentos Ayrton Diablo, Perseo e Domino LT. Segundo Tenenbein, o suporte global da ACT Entertainment e da equipe da Ayrton foi fundamental para garantir a operação em uma turnê de alta complexidade logística.
O que começou como um projeto pensado exclusivamente para o mercado brasileiro acaba de ganhar projeção internacional.
A Hernan Voyzuk Project Series, desenvolvida em parceria direta com a fábrica turca Bosphorus Cymbals, passa a integrar gradualmente o catálogo global da marca, em um movimento pouco comum no mercado de pratos: uma série signature criada por um especialista, e não por um artista famoso.
Segundo Hernán Voyzuk, diretor da Bosphorus Brasil, a expansão internacional não fazia parte do plano original. “Numa primeira etapa, a série foi pensada exclusivamente para o mercado brasileiro, mas quando começamos a divulgá-la através de vídeos nas redes sociais, muitos bateristas e especialistas do mundo todo começaram a perguntar sobre o lançamento e a entrar em contato diretamente com a fábrica”, explica.
Diante desse interesse espontâneo, a própria Bosphorus avaliou a possibilidade de ampliar o alcance do projeto.
“A partir disso, a fábrica me consultou sobre a possibilidade de lançar a série em nível global. Ela passará a entrar progressivamente em vários países, de acordo com os mercados onde a Bosphorus possui distribuição”.
Publicidade
Reconhecimento de uma trajetória construída ao longo de 20 anos
Do ponto de vista da fábrica, o lançamento internacional representa mais do que a chegada de um novo produto. Para Voyzuk, trata-se de um reconhecimento direto ao trabalho desenvolvido ao longo de duas décadas.
“Trabalho em conjunto com a fábrica há 20 anos no desenvolvimento de novas séries. Participei ativamente da criação das séries Samba e Syncopation, que hoje já fazem parte da identidade da marca”.
Essa relação foi determinante para que os artesãos turcos propusessem um passo inédito. “Eles me disseram que havia chegado o momento de eu desenvolver minha própria série, aproveitando todo o conhecimento adquirido ao longo de tantos anos. É um reconhecimento ao trabalho realizado e também uma aposta em uma série signature criada por um especialista, algo realmente inédito no mercado”.
Um marco pessoal e profissional
Ver um prato com seu nome ganhar alcance global é, para Voyzuk, um momento de forte carga emocional.
“É um misto de sensações que me remetem aos meus primeiros passos com a bateria, ao aprendizado com meus grandes mestres na Argentina, a todo o processo de evolução e ao contato com inúmeros bateristas ao redor do mundo”, relata. “É uma realização pessoal e profissional muito forte, resultado de muitos anos de estudo, pesquisa e compartilhamento de conhecimento”.
Um som autoral com linguagem universal
A identidade sonora do Hernan Voyzuk Project Ride nasce de uma referência clara: o jazz e o legado de Tony Williams.
Publicidade
“Conheci o Tony Williams muito cedo, quando tinha 11 anos, e isso foi determinante na minha formação musical. Sua sonoridade sempre foi uma referência nos meus estudos”, afirma.
Para Voyzuk, essa base não limita o alcance do produto — pelo contrário. “O jazz e o legado do Tony Williams são universais. Acredito que esse tipo de sonoridade sempre será bem recebida em qualquer parte do mundo”.
Brasil como polo criativo da indústria
O lançamento internacional também reforça o papel do Brasil como criador de produtos de alto nível para o mercado global.
“O Brasil sempre foi uma referência mundial de música de excelência, com músicos de altíssimo nível. Projetos como esse ajudam a mostrar que também podemos oferecer instrumentos de altíssima qualidade, com criatividade e conhecimento técnico”.
Expectativas para 2026
Este ano será estratégico para a Bosphorus Cymbals Brasil. “Em 2025 celebramos 20 anos da marca no Brasil, algo muito significativo. Mesmo enfrentando desafios, conseguimos fortalecer o prestígio da Bosphorus no país”, destaca Voyzuk.
Entre os planos estão mais ações educacionais e presença reforçada em eventos do setor “Seguiremos com nossos eventos ‘Bateristas e Prateristas’, focados em educação e troca de conhecimento, e já estamos programando nossa terceira participação na Conecta+ Música & Mercado, um evento consolidado e fundamental para nossos projetos no Brasil”.