Conecte-se conosco

Audio Profissional

Testamos o crossover Digicross Waldman DCX 4.8U

Publicado

on

Crossover Digicross Waldman DCX 4.8U

O crossover Digicross Waldman DCX 4.8U é produzido na mesma fábrica de grande marcas e se mostrou versátil e com muitos efeitos. Confira.

Crossover Digicross Waldman DCX 4.8U

Sérgio Dieter Filho, proprietário da Gravadora Jardim Elétrico

Recebemos para teste o Crossover Digicross Waldman DCX 4.8U, marca é produzida na mesma linha de produção da Line 6 e Mackie, segundo nos informou Everton Waldman, proprietário da Equipo, empresa que desenvolveu e distribui a marca no País. O teste foi feito no estúdio A da Gravadora Jardim Elétrico em Farroupilha, na Serra Gaúcha, que não deixa nada a desejar em relação aos estúdios do eixo Rio-SP.

O crossover Digicross Waldman DCX 4.8U foi testado por Sérgio Dieter Filho, técnico, produtor musical e proprietário da Gravadora Jardim Elétrico desde 2002, e Marcos Mangoni, operador principal da técnica. O estúdio tem como coração de seu áudio uma Euphonix CS3000, e é um dos que começaram a usar, paralelamente ao Pro Tools, o Logic Pro X.

O Crossover da Waldman é um equipamento versátil, com suas 4 entradas e 8 saídas é possível sonorizar diversos tipos de evento, desde shows ao ar livre a bares que necessitam distribuir diferentes programas de áudio entre ambientes, como por exemplo, um evento esportivo em uma sala e música na outra.

Digicross Waldman DCX 4.8U: mais do que um crossover

Conta com uma gama muito interessantes de efeitos como EQ ( paramétrico de 8 bandas na entrada e 5 na saída), fase, delay, gate, compressor e limiter, o que possibilita correções de fase e tempo no próprio aparelho, um ponto muito positivo.

MusicaeMercado

Seu conversor é de 24 bit e 96 kHz, e garantem um som de qualidade, os filtros também são precisos, além de sua função mixer também poder ajudar em diversas situações diferentes, em shows, casas e escritórios, por exemplo. Enfim é um aparelho muito interessante e com uma boa qualidade de áudio, extremamente versátil e ocupa apenas uma unidade de rack.

Publicidade

Crossover Digicross Waldman DCX 4.8U

O único empecilho encontrado foi o app do produto, que é compatível apenas com Windows XP, o que mereceria uma atualização, já que a maioria dos profissionais de áudio trabalha com Mac (ou Windows mais recentes), por isso nem sequer pudemos testar as funcionalidades USB. Mas mesmo com esse pequeno problema, o produto é altamente recomendável, muito versátil e seu custo-benefício é atrativo.



Fizemos alguns testes em estúdio, embora o aparelho seja fabricado para a utilização ao vivo, e constatamos que ele funciona muito bem, seja como crossover ou apenas distribuindo diversas fontes de áudio para diferentes saídas, bem como seus efeitos. Os equalizadores respondem com precisão e ainda conta com uma infinidade de outros efeitos dos quais você pode precisar em uma apresentação, como delay e fase, fazendo desnecessárias outras unidades de efeito para esse fim.

 

Leia também:

Publicidade

 

Especificações técnicas do DCX 4.8U

  • 4 canais de entrada / 8 canais de saída
  • 24 bit, taxa de sampling 96kHz
  • Processamento de entrada: Ganho, Mute, Noise Gate, Phase, Delay
  • Processamento de saída: Crossover, EQ, Ganho, Mute, Compressor, Limiter, Phase, Delay
  • Cada entrada e cada saída permite que o matrix realize endereçamento flexivelmente
  • Frequência PEQ ajustável, Ganho e Largura de Banda
  • Pode-se escolher o estilo: PEAK, H-SHELVE, L-SHELVE
  • Filtros: low cut e high-cut –Butterworth, Linkwitz-Riley, Bessel
  • Valor do compressor/limitador,rate, tempo de inicialização e tempo de retomada ajustáveis
  • Valor, tempo de inicialização, tempo de retomada de todos os gates de ruído ajustáveis
  • Todos os tempos de delay podem atingir até 682ms;
  • Ruído rosa, ruído branco, 20Hz – 20kHz





[toggles title=”Descrição do produto (via site oficial)”]

CARACTERÍSTICAS DO PRODUTO

O DIGICROSS DCX4.8U da WALDMAN é a sua opção para fazer o local do seu evento soar como ele estivesse sendo operado pelos melhores profissionais de áudio. Nos últimos anos, esse produto tornou-se o padrão da indústria em gerenciamento de alto-falantes empregados em turnês mundiais de todos os tamanhos e tipos – de cinemas a sala de concertos e/ou estádios. Com 4 entradas, 8 saídas e com conversores High Grade Sigma-Delta AD/DA (Digital-Analógico-Digital) de 24-bit / 96 kHz (e chip DSP de 32-bit), este processador “state-of-the-art” vai elevar o nível do seu sistema para o Top do profissionalismo com integridade de som extrema. O DCX4.8U lhe oferece máxima flexibilidade em apenas 1 unidade rack além de lhe oferecer conectividade USB, para conexão com o seu computador, para que você possa utilizar nosso software TOTAL CONTROL (incluso) ultra intuitivo e fácil de operar, em todas as suas aplicações de áudio.




Poder de Processamento Extremo e Impecável

Processamento e proteção de alto-falantes são os pilares de qualquer sistema de gerenciamento como o DCX4.8U – que dispõe de EQs dinâmicos precisos, além de equalizadores paramétricos extremamente musicais que podem ser aplicados para um sinal de alta precisão. O processamento de entrada conta com GANHO, MUTE, NOISE GATE, EQ PARAMÉTRICO DE 8 BANDAS, DELAY, etc, enquanto que o processamento de saída inclui CROSSOVER, EQ PARAMÉTRICO DE 5 BANDAS, GANHO, MUTE, COMPRESSOR/LIMITADOR, PHASE, DELAY e etc. Conta também com frequência PEQ ajustável, ganho e largura de banda podendo-se escolher entre: PEAK, H-SHELVE e L-SHELVE, além dos filtros de crossover Butterworth, Bessel e Linkwitz-Riley, cada um com características selecionáveis “roll-off” de 6 a 48 dB/oitava – perfeito para otimizar qualquer sistema de 2, 3 ou 4 vias, sem contar com a disponibilidade de ruído rosa/ruído branco (20Hz-20kHz).

É também um PROCESSADOR MATRIX que flexibiliza que cada saída e cada entrada podem ser endereçadas a seu gosto.

Publicidade

Controle sem Limites

Além da infinidade de filtros de EQ e de opções de crossover, o Waldman DIGICROSS DCX4.8U oferece delays ajustáveis, permitindo que você corrija, manualmente ou automaticamente, as diferenças de temperatura da sala, fase e diferenças de tempo para configurar perfeitamente seus alto-falantes “delay-line”. O DCX4.8U lhe dá uma solução sólida para um som fantástico – show após show!

Zone Mixer

O Waldman DIGICROSS DCX4.8U também pode ser configurado como mixer de áudio profissional projetado especificamente para instalações fixas, por distribuir programação musical para vários lugares distintos. Aplicações típicas incluem bares, restaurantes, escritórios, academias, igrejas, entre outros.

Aqui está um exemplo da aplicação do DCX4.8U em ação como ZONE MIXER. Vamos dizer que você possui um restaurante ou bar e você quer:

Publicidade

1) Direcionar o áudio do jogo que está sendo televisionado para o bar
2) Quer ter uma música suave de fundo presente no salão principal
3) Ter música clássica no lobby ou na sala de espera


[/toggles]

 

[button link=”https://drive.google.com/open?id=0B6ED373TIIxFWm9WUGNiWW4xLXc” icon=”fa-download” side=”left” target=”” color=”b70900″ textcolor=”ffffff”]Baixe o Manual[/button]     |    [button link=”https://docs.google.com/uc?id=0B2MipSYDVyaCMFR0bEIwT2FQVG8&export=download” icon=”fa-download” side=”left” target=”” color=”b70900″ textcolor=”ffffff”]Baixe o software[/button]



Publicidade

Dúvidas sobre o Digicross Waldman DCX 4.8U ? Deixe seu comentário abaixo.

Audio Profissional

RCF lança a nova série EVOX J de sistemas de coluna ativos de 3 vias

Publicado

on

RCF EVOX J9 750x500

Nova família oferece mais pressão sonora, melhor projeção vocal e montagem mais rápida para DJs, eventos e aplicações profissionais.

A RCF anunciou o lançamento da nova série EVOX J, uma família de sistemas de coluna ativos baseada em um projeto eletroacústico real de 3 vias, nova plataforma de amplificação e foco em maior headroom, clareza sonora e praticidade de uso. A linha está disponível nas cores preta e branca.

A EVOX J é resultado de mais de dez anos de experiência da RCF com a série EVOX em aplicações de DJ, eventos ao vivo e locação. O sistema traz um motor de agudos com driver de compressão de 1,75” em neodímio, carregado pela guia de ondas True Resistive Waveguide (TRW), que garante cobertura constante de 120° × 40° com resposta mais suave e natural.

A seção de médios utiliza um array de transdutores de 3” em neodímio, integrados ao sistema de agudos para manter a sensação de fonte pontual, enquanto os graves ficam por conta de um woofer de 12” em gabinete bass-reflex.

A amplificação Classe D entrega 2100 W nos modelos J9 e JMIX9 e 3500 W no J11, com processamento que inclui FiRPHASE, Bass Motion Control e sistemas de proteção.

A família inclui:

Publicidade
  • EVOX J9: até 130 dB SPL, 2100 W, 6 × 3” nos médios e três presets de EQ.
  • EVOX JMIX9: mesma base acústica do J9, mas com mixer digital de 8 canais integrado, tela colorida, Bluetooth, efeitos e controle por aplicativo.
  • EVOX J11: até 132 dB SPL, 3500 W, 12 × 3” nos médios, quatro presets de EQ e conector PowerCON TRUE1-TOP para aplicações mais exigentes.
D-One

Para reforço de graves, os sistemas EVOX J podem ser combinados com subwoofers RCF compatíveis usando presets de integração ACE.

ISE_2026
Continue Lendo

Estúdio de Gravação

Ovy Ayvu cria palco real para artistas autorais em São Paulo

Publicado

on

will felix 750x500

A Ovy Ayvu vem se consolidando como um novo agente de fortalecimento da cena musical independente paulistana ao oferecer, de forma gratuita, estrutura profissional para gravação, produção e lançamento de artistas autorais.

Desde setembro de 2025, a produtora, que também atua como selo e gravadora, passou a desenvolver o projeto Ovy Sessions, voltado à valorização dos processos criativos e à ampliação de vozes historicamente marginalizadas no mercado.

O projeto surgiu a partir da percepção de que a produção musical independente costuma ser observada apenas pelo resultado final, sem atenção ao percurso criativo, às escolhas estéticas e às histórias que antecedem cada lançamento. A partir disso, a Ovy Ayvu transformou uma sala em um pequeno palco permanente, investindo recursos próprios para criar um espaço físico de acolhimento, escuta e criação artística, onde o tempo e o processo têm a mesma importância que a obra final.

Mais do que prestar serviços técnicos, a proposta da Ovy Sessions é democratizar o acesso à criação musical em nível profissional. O projeto busca garantir que artistas independentes possam desenvolver seus trabalhos com dignidade, qualidade técnica e cuidado estético, em condições semelhantes às de grandes produções, algo ainda pouco acessível fora dos circuitos tradicionais da indústria.

Segundo Will Felix, diretor e produtor executivo da Ovy Sessions, o projeto tem sido mantido integralmente com recursos próprios. “Inscrevi o projeto em editais de cultura, mas até agora não fomos contemplados. Todos os recursos utilizados são nossos. Seguimos buscando parcerias institucionais e investimentos para ampliar o alcance e o número de artistas atendidos”, afirma. Atualmente, a produtora lança um artista por mês, com a meta de alcançar lançamentos quinzenais, dependendo da viabilidade financeira.

Publicidade

A Ovy Ayvu mantém um processo seletivo permanente para novos participantes. Os critérios incluem trabalho exclusivamente autoral, trajetória independente e afinidade com a filosofia do projeto, que entende a música como presença, encontro, experiência e reflexão. O formulário de inscrição está disponível em www.ovyayvu.art.

D-One

Além das sessions, a Ovy Ayvu atua como selo e gravadora, sendo responsável por toda a produção audiovisual e digital dos artistas que passam pela casa. Os lançamentos são distribuídos pelo próprio selo, fortalecendo a autonomia artística e ampliando o alcance das obras. Já participaram do projeto artistas como Gabriela Capassi, Uma Luiza da Folha e Natânia Borges. Em dezembro, chega às plataformas o álbum de Brenda Umbelino. O formato prevê o lançamento de um single na primeira semana, seguido da session completa no canal da produtora no YouTube.

Para 2026, a Ovy Ayvu planeja expandir sua atuação com dois novos projetos: Ayvu Sessions e Sarau da Ovy, ambos voltados à circulação contínua, ao registro e à difusão de artistas independentes. A iniciativa reforça o papel da produtora como um espaço ativo de criação, formação de público e fortalecimento da música autoral no contexto urbano de São Paulo.

Publicidade
Benson
Continue Lendo

Audio Profissional

Monitor principal 8380A para estúdios de alto desempenho da Genelec

Publicado

on

Genelec 8380A 750x500

Modelo de três vias passa a integrar a família “The Main Ones” e é voltado a salas de controle de médio porte.

A Genelec lançou no NAMM Show o 8380A, um novo monitor principal midfield de três vias que passa a integrar a família “The Main Ones”, ao lado do modelo 8381A. O novo monitor foi desenvolvido para aplicações que exigem alto nível de pressão sonora em estúdios profissionais de gravação, mixagem e masterização, além de sistemas de áudio residencial de alto padrão.

O 8380A combina um woofer de 380 mm (15”) com a tecnologia patenteada MDC (Minimum Diffraction Coaxial) da Genelec para médios e agudos. Segundo a empresa, o sistema oferece alta dinâmica, grande headroom e nível de ruído extremamente baixo, mantendo reprodução neutra e controle preciso de diretividade.

O gabinete conta com dois dutos bass reflex frontais, permitindo graves limpos mesmo em altos níveis de SPL e facilitando a instalação embutida em parede (soffit mount). A tradicional guia de ondas DCW (Directivity Control Waveguide) da marca contribui para uma resposta consistente dentro e fora do eixo.

Na amplificação, o 8380A utiliza o módulo RAM-L2, com design sem ventoinha e sem ruído mecânico. O sistema emprega amplificadores Classe D de 500 W para o woofer e 250 W para o médio, além de uma etapa Classe AB de 200 W para o tweeter. A resposta de frequência vai de 29 Hz a 43 kHz, com SPL máximo de 122 dB e nível de ruído próprio declarado de 0 dB SPL.

Como integrante da família SAM (Smart Active Monitor), o 8380A é totalmente compatível com o software GLM, que permite calibrar e otimizar o sistema de acordo com a acústica do ambiente. O pacote inclui ainda a função GRADE, que gera um relatório detalhado sobre o desempenho acústico da sala e do sistema de monitoração.

Publicidade
Benson

“O 8380A preenche o espaço entre nossos clássicos 1038 e 1238 e as novas soluções de monitoração principal”, afirma Siamäk Naghian, Managing Director da Genelec. “Ele leva o desempenho da nova geração a estúdios que precisam de alto SPL com máxima precisão.”

ISE_2026
Continue Lendo
Shure

Áudio

Benson

Leia também

Brasil de Tuhu 750x500 Brasil de Tuhu 750x500
Cultura6 meses ago

Iniciativa inspirada em Villa-Lobos leva concertos gratuitos a escolas públicas de SP

Brasil de Tuhu une educação, cultura e inclusão; em agosto, passa por cidades da Grande São Paulo e interior. A...

teatro opus rio 750x500 teatro opus rio 750x500
Cultura10 meses ago

Teatro Opus Città anuncia inauguração com atrações nacionais e internacionais

Espaço cultural na Barra da Tijuca funcionará em soft opening ao longo de 2025 e terá capacidade para até 3...

harmonias paulistas 750x500 harmonias paulistas 750x500
Cultura11 meses ago

Harmonias Paulistas: Série documental exalta grandes instrumentistas de SP e homenageia Tom Jobim

A música instrumental paulista ganha um novo espaço com a estreia da série Harmonias Paulistas, produzida pela Borandá Produções e...

dudu portes falece 750x500 dudu portes falece 750x500
Cultura1 ano ago

Falece o reconhecido baterista Dudu Portes

O mundo musical despede Dudu Portes, deixando sua marca no mundo da percussão. Nascido em 1948, Eduardo Portes de Souza,...

Cultura1 ano ago

Música transforma vidas de presos em projeto de ressocialização

A ressocialização de detentos no Brasil tem ganhado novas dimensões com projetos que unem capacitação profissional e arte. Iniciativas como...

paraiba prima 750x500 paraiba prima 750x500
Cultura2 anos ago

Paraíba: Editais do ‘ICMS Cultural’ incluem projeto para estudar música

Edital do Programa de Inclusão Através da Música e das Artes (Prima) planeja oferecer 392 vagas para jovens paraibanos que...

Academia-Jovem-Orquestra-Ouro-Preto-Creditos-Rapha-Garcia-006 Academia-Jovem-Orquestra-Ouro-Preto-Creditos-Rapha-Garcia-006
Cultura2 anos ago

Academia Jovem Orquestra Ouro Preto abre vagas para 2024

Criado para promover o ensino da prática orquestral, projeto abre edital para jovens músicos. As inscrições vão até 20 de...

OMB e Prefeitura de Maceio OMB e Prefeitura de Maceio
Cultura2 anos ago

Conselho Federal da OMB emite nota de repúdio ao Prefeito de Maceió. Entenda.

Desrespeito à legislação local acende debate sobre valorização da cultura alagoana. O conflito entre a classe artística de Maceió e...

saulo sandra 750x500 1 saulo sandra 750x500 1
Cultura2 anos ago

Quem Canta Seus Males Espanta: Sandra Sofiati e seu Corpo Sonoro

Nesse novo artigo de Quem Canta Seus Males Espanta, vamos sair um pouco dos instrumentos “externos”, e nos voltar para...

taliba taliba
Cultura3 anos ago

Talibã Queima Instrumentos Musicais no Afeganistão

Centenas de músicos fugiram do Afeganistão para escapar das restrições do Talibã à música, afetando a cultura musical O Talibã,...

maestro evandro 750x500 maestro evandro 750x500
Cultura3 anos ago

Maestro Evandro Matté fala sobre o Multipalco

À frente de três orquestras, a do próprio Theatro São Pedro, e da Orquestra Jovem, fruto de um projeto social,...

saulo teatro 750x500 saulo teatro 750x500
Cultura3 anos ago

Multipalco: Viagem ao centro da arte

Música & Mercado foi ao centro da capital gaúcha visitar a história cultural do Rio Grande do Sul em uma...

Adriana Sanchez Adriana Sanchez
Cultura3 anos ago

Como obter patrocínio de 100 mil ou mais para realizar seu projeto de música

Adriana Sanchez mostra como obter patrocínio de 100 mil ou mais para realizar seu projeto de música. Criadora da banda...

exportacao-de-musica exportacao-de-musica
Artigos3 anos ago

Exportação de música brasileira, uma boa ideia!

O Brasil possui uma série de dificuldades na exportação de sua música para uma audiência internacional, mesmo assim, exportar é...

Presidente da Anafima recebe medalha de reconhecimento cultural do Governo de SP Presidente da Anafima recebe medalha de reconhecimento cultural do Governo de SP
Cultura3 anos ago

Presidente da Anafima recebe medalha de reconhecimento cultural do Governo de SP

Daniel Neves recebeu a honraria durante o Prêmio Governo do Estado de São Paulo para as Artes 2022, na noite...

palco vazio palco vazio
Cultura4 anos ago

Retomada de eventos em 2021 recuperou 300 mil postos de trabalho, sem recuperar nível de emprego de 2019

Retomada de eventos em 2021 recuperou 300 mil postos de trabalho, sem recuperar nível de emprego de 2019. A evolução...

OneBeat-virtual OneBeat-virtual
Cultura4 anos ago

OneBeat Virtual: inscrições de intercâmbio virtual para músicos 

Embaixada e Consulados dos EUA abrem inscrições de intercâmbio virtual para músicos até 11 de fevereiro O OneBeat Virtual busca...

nelson profissional musica 1200X500 nelson profissional musica 1200X500
Artigos4 anos ago

Manual de procedimentos do profissional da música

Guia básico sobre conceitos que os profissionais da música deveriam aplicar nas suas carreiras e no trato com outros no...

camara setorial de instrumentos musicais do parana camara setorial de instrumentos musicais do parana
Cultura4 anos ago

Câmara Setorial de Instrumentos Musicais do Paraná visita presidente da câmara Municipal de Curitiba

Yuris Tomsons, destacado pela Associação Comercial do Paraná para fazer a interlocução com os presidentes das comissões permanentes da Câmara...

robertinho-makemusic-day-donato robertinho-makemusic-day-donato
Cultura5 anos ago

Make Music: Robertinho Silva, Milton Nascimento e João Donato recebem homenagem no evento

Homenagem a Robertinho Silva, Milton Nascimento e João Donato: produção convida músicos de todo o Brasil para participar. Saiba como...

Projeto Garagem Projeto Garagem
Cultura5 anos ago

Presidente Prudente inaugura espaço dedicado a bandas de garagem

Espaço Garagem em Presidente Prudente contou com o apoio da loja Audiotech Music Store  Presidente Prudente/SP – O prefeito Ed...

mm campanha beetools 1200x500 mm campanha beetools 1200x500
Cultura5 anos ago

Música & Mercado apoia campanha em favor de artistas impactados pela pandemia

Idealizada e promovida pela Beetools, iniciativa destinará 25% da receita líquida das matrículas nos cursos da startup para garantir uma...

governo eventos 1200x500 governo eventos 1200x500
Cultura5 anos ago

Governo anuncia liberação de R$ 408 milhões em recursos para o setor de eventos

Secretaria Especial da Cultura afirma que auxílio deve ficar disponível ainda no primeiro semestre. Na última terça-feira (9), o governo...

saude musicos 1200x500 saude musicos 1200x500
Cultura5 anos ago

Brasileiro promove boa saúde entre músicos

Empresário brasileiro promove boa saúde entre músicos. Marcos Mendes, empresário, investidor no ramo de nutracêuticos, é um constante apoiador na...

nelson musico mundaçna 1200x500 nelson musico mundaçna 1200x500
Artigos5 anos ago

Opinião: Música é agente de mudança

Arte não é algo que seja isento de ideologia, porque o pensamento e o sentimento são suas bases enquanto materia-prima....

nelson geraçao músicos 1200x500 nelson geraçao músicos 1200x500
Cultura5 anos ago

Opinião: Me lembro como se fosse hoje

O mercado da música está passando por diversas mudanças, mas também está mudando o consumidor e o músico, com uma...

alysson tempo de aprender musica 1200x500 alysson tempo de aprender musica 1200x500
Cultura5 anos ago

Opinião: É tempo de aprender… Música!

E lá se vai 1/3 do ano trancado em casa. Desde março, pais que trabalham, filhos que estudam, todos se...

musica motivaçao 1200x500 musica motivaçao 1200x500
Cultura5 anos ago

Saúde: Automotivação no mercado da música

Todos nós fazemos música, e realizamos sonhos. Nunca se esqueça disso! Você sabe o que significa a palavra motivação? O...

alexandre musica 1200x500 alexandre musica 1200x500
Cultura5 anos ago

Música para quem vive de música – Volume 14

Continuamos apresentando grandes discos e filmes para sua cultura musical. Hoje temos Def Leppard, Sonny Rollins e Plebe Rude. Def...

Fernando vieira - jornalista Fernando vieira - jornalista
Cultura5 anos ago

Fernando Vieira: O amor à música como legado

Jornalista Fernando Vieira faleceu e deixou um imenso legado. Cabe a todos manterem a chama da música acesa. A morte...

Benson

Trending