Music Business
O avião do Iron Maiden ganha nova vida como peça de colecionador
O lendário Ed Force One, que transportou o Iron Maiden na turnê mundial The Book of Souls em 2016, voltou a chamar atenção de uma forma inusitada.
A empresa alemã Aviationtag, especializada em reciclagem criativa de aeronaves desativadas, transformou partes do avião em tags de edição limitada para colecionadores.
Feitas a partir do fuselagem do Boeing 747-400 que levou a icônica banda britânica de heavy metal ao redor do mundo, as peças funcionam como chaveiros ou objetos decorativos exclusivos. Parte do material também vem da cauda azul do avião, onde antes estava estampado Eddie, o mascote clássico do Iron Maiden.
Uma homenagem cheia de referências à banda
Cada tag tem cerca de 3,5 x 8,8 cm e está sendo vendida no site da Aviationtag por 66,66 euros, em alusão à famosa música The Number of the Beast. Apesar de o tamanho da aeronave permitir a produção de milhares de unidades, a empresa optou por manter a tiragem limitada, garantindo a exclusividade de cada item.
“Preferimos lançar séries pequenas para que cada tag mantenha seu valor único e especial,” explicou Tobia Richter, diretor comercial da Aviationtag. Durante o processo, a equipe ainda encontrou camadas de tinta dourada sob a pintura original do avião, o que deve inspirar futuras versões especiais.
Da cabine para o bolso dos fãs
Cada tag passa por um processo minucioso, que inclui corte, limpeza, gravação a laser e montagem manual. A Aviationtag também publicou um vídeo mostrando todas as etapas do trabalho. A empresa já produziu coleções semelhantes usando materiais de aviões icônicos, como o Airbus A380 e o histórico DC-3.
O Ed Force One foi entregue originalmente à Air France em 2003 e passou por outras companhias aéreas antes de ser aposentado no Cotswold Airport, no Reino Unido, em 2024.
A paixão de Bruce Dickinson pela aviação
Além de vocalista do Iron Maiden, Bruce Dickinson é piloto comercial licenciado. Sobre o avião que ele próprio comandou em várias turnês, declarou: “Ela sempre foi a rainha dos céus. A potência, o som dos quatro motores e a elegância em voo colocam o 747 em uma categoria única.”
Agora, fragmentos dessa “rainha” vão poder acompanhar fãs ao redor do mundo como peças de coleção cheias de história e espírito do rock.
-
Empresas29 set 2026Fender diz que não vai recuar na guerra do Stratocaster e põe a PRS na mira
-
Music Business2 out 2026Música com IA e direitos autorais: o que conferir antes de usar o Suno
-
Empresas22 set 2026Score Rings: educador brasileiro leva pauta musical de chão à Music China
-
Music Business17 set 2026Processo por copyright: Universal acusa DistroKid de IA
-
mercado18 set 2026Radar Latino: 5 movimentos que podem afetar o mercado musical nesta semana
-
Conecta+ Música21 set 2026Do hobby ao estudo: como uma visita à Conecta+ pode iniciar uma trajetória musical
-
Captadores22 set 2026Set signature de Tom Morello da EMG com captadores 85 e H
-
Guitarra25 set 2026Astryx, primeira guitarra signature de Dany Villarreal chega através da PRS