Audio Profissional
Audiobrazil: escola de áudio com TPM: técnica, prática e música
Publicado
8 anos agoon
Por
Saulo Wanderley
Fernando Marques, da Audiobrazil, explica como criou a escola com o mérito de nascer do esforço e visão aliando a música à técnica e a prática
Desde 2014, um grupo formado no encontro anual da AES Brasil – Audio Engineering Society – propôs a criação de uma grade curricular para os cursos de áudio no país, baseado na experiência de alguns cursos nacionais e do exterior. Este conteúdo teria 1/3 de matérias técnicas, 1/3 de matérias musicais e 1/3 de prática. A Audiobrazil já vinha a algum tempo trabalhando com a mesma ideia, e já coloca à disposição do mercado seus cursos e serviços em São Paulo. Fernando Marques explica como nasceu e se desenvolveu todo o projeto, que tem o mérito de ter nascido de um esforço autodidata de quem tem a visão para aliar a música à técnica de forma prática.
M&M – Como nasceu a ideia de criar a Audiobrazil?
Fernando Marques – A Audiobrazil nasceu de forma muito espontânea, inicialmente não houve nenhum tipo de intenção de criar uma escola. Na época, ano 2007, já trabalhava na área há muitos anos, havia passado por inúmeros estúdios em São Paulo, já tinha minha produtora, e entre produções, gravações e mixagens gostava de participar de fóruns de áudio, na verdade era um grande passatempo para mim, pois me divertia e escrevia sobre o que mais gostava de fazer. Sempre que podia respondia dúvidas de quem estava iniciando e tentava sempre contribuir nas discussões, muitas vezes de forma bem humorada, sem nenhuma pretensão em dar aulas.
Não demorou muito para que, tanto meu trabalho como minhas participações nesses fóruns, despertassem interesse em algumas pessoas que começaram a me procurar pedindo aulas. No começo tive uma certa resistência para lecionar, não me via como professor, logo depois gostei da idéia justamente porque as pessoas me motivavam ao relatar os resultados obtidos, elogiavam a didática adotada, e quando me dei conta estava desenvolvendo uma metodologia própria, escrevendo um material considerável de aulas, e pouco depois iniciava uma primeira turma.
À medida em que a escola crescia chamávamos reforços para incorporar nosso corpo docente. A idéia era chamar especialistas de diversas disciplinas do áudio e da produção musical para somar conosco e assim oferecer o melhor ensino possível. Alguns profissionais passaram nesse tempo todo e foram vitais para o desenvolvimento do que é a Audiobrazil.
A escola tem seu nome entre as pioneiras na forma inovadora de ensinar áudio e produção musical no Brasil no que tange a aplicação do conteúdo, estamos hoje entre as principais escolas do segmento, não só em estrutura, mas principalmente em qualidade de ensino, possuímos um feedback muito positivo não só de ex-alunos, mas por parte de contratantes e grandes nomes do mercado, o que nos deixa extremamente orgulhosos, pois estamos contribuindo para o fortalecimento de nossa profissão, renovando com qualidade a nossa classe, conduzindo as pessoas que estão ingressando nesse meio e levando muitos às suas realizações profissionais, além de que é uma responsabilidade muito grande de nossa parte para com nossos alunos, pois estamos lidando muitas vezes com futuros e sonhos.
M&M – Antes da ideia, como foi a sua formação envolvendo o áudio?
FM – Desde a minha mais tenra idade já tinha uma forte ligação com a música, era o que pretendia fazer como profissão, tanto que comecei estudando música. Me apaixonei pelo áudio e produção musical quando me vi dentro de um estúdio e comecei a ter contato com esse mundo, senti que era da música que queria viver, porém de uma outra forma que não fosse exatamente como músico, na verdade queria estar na parte técnica e no processo da produção musical em si.
Sou o proprietário de uma escola e praticamente autodidata. Na minha época as informações, tanto de áudio como de música, eram bem mais restritas e de difícil acesso. Aprendi muito trabalhando com grandes profissionais, porém o caminho foi tortuoso, foram anos de grandes desafios em busca do conhecimento e de um lugar no mercado, pois a curva de aprendizado de um autodidata não é nada fácil, quem diz que é simples está mentindo. Me lembro que na época o acesso aos profissionais e estúdios eram bem mais restritos, entre as diversas lembranças que tenho estão as tentativas de achar estúdios para trabalhar na lista telefônica, batia de porta em porta e muitas vezes levava um não, porém minha persistência foi maior do que tudo, tanto que quando ingressei eu tive sorte de trabalhar com diversos profissionais de grande expressão.
Atualmente um dos objetivos da nossa escola é fazer com que nossos alunos não passem pelas mesmas dificuldades que passei e que muitos profissionais da minha época passaram, tentando transferir à eles toda a bagagem adquirida. Não ensinamos apenas a trabalhar, mas mostramos nossas experiências e como eles encontrarão os desafios do mercado fora do ambiente da escola.
Não iludimos nossos alunos, acho que é exatamente por isso que existe uma grande satisfação e aceitação por parte deles, eles sabem que o caminho ainda assim é grande e que haverão dificuldades pela frente, preparamos nossos alunos para as enfrentarem, deixamos claro que o desenvolvimento profissional em qualquer que seja a profissão demanda tempo de lapidação, e isso não é diferente no áudio. Uma das grandes vantagens de ser orientado por bons professores é que o conhecimento adquirido aliado ao preparo torna esse desenvolvimento bem mais objetivo, sem perda de tempo e sem grandes traumas, ensinamos inclusive ética profissional e valorização de nosso trabalho.
Apresentamos à esses alunos um conteúdo de qualidade, que vai ajudá-los a filtrar as informações que hoje em dia há aos montes na internet, e muitas delas não são de grande valia, ou até mesmo desencontradas e errôneas, o que infelizmente pode induzir o iniciante a começar de forma inapropriada e perder muito tempo por conta disso. Também existe o preparo para que possam chegar a suas próprias conclusões sobre o que precisam para trabalhar em suas respectivas situações e necessidades.
M&M – Quanto à equipe, quantas e quais as incumbências de cada membro?
FM – Cada membro que trabalha em nossa empresa tenta contribuir de forma positiva com seus melhores atributos, desde quando começamos dividimos muito bem o que cada qual assume. Os professores, por exemplo, sempre são direcionados ao que melhor respondem dentro do campo vasto que é o áudio. Tivemos algumas equipes que ficaram por muitos anos e que contribuíram muito para nossa escola, já tivemos professores com grandes currículos e bagagens internacionais, formados fora do país, mas formação acadêmica não é necessariamente um requisito indispensável para dar aula em nossa escola, pois por si só não compõem o professor, somos extremamente seletivos e rigorosos, analisamos diversos aspectos, além do conhecimento, experiência e didática que são os que mais pesam, nos focamos também em outras qualidades, tais como, inteligência emocional e socialização com nossos alunos.
M&M – Até agora, quantos alunos passaram pela escola?
FM – A Audiobrazil tem centenas de alunos formados. Muitos estão trabalhando e se sustentando com áudio, o que para nós é uma grande vitória. Nosso objetivo é muito mais do que ser apenas uma escola que fornece conhecimento, vamos além disso. O intuito é capacitar e ajudar essas pessoas na realização de seus objetivos e fazer com que nosso mercado melhore em condições e respeito para com o profissional, tentando colocar pessoas, além de capacitadas, com uma mentalidade profissional diferente, que preza o respeito e honra sua classe.
M&M – Quais os alunos que se destacaram? Já existem alguns com atuação destacada no cenário do áudio paulistano ou de outra cidade/estado?
FM – Existem inúmeros casos de sucesso, temos alunos que se destacaram nacionalmente e que estão trabalhando com grandes produtores e artistas, outros que estão na estrada, há casos de alunos que montaram seus estúdios, produtoras e empresas de sonorização, e estão bem colocados no mercado, e existem até alguns alunos que prestaram concursos públicos e trabalham hoje em teatros nessas prefeituras.
Tivemos um caso de uma aluna que mandamos para estagiar em Los Angeles, e recebemos elogios por parte dos profissionais de lá pela expertise dela e pela forma com que a preparamos. Um outro caso de âmbito internacional foi um aluno que passou uma temporada nos Estados Unidos onde fez a parte técnica de igrejas e também foi requisitado a dar treinamentos de áudio para as igrejas pelas quais passou. Tudo isso foi algo muito gratificante para nós e que marcou nossa história.
M&M – Sobre o equipamento, como está o setup da Audiobrazil atualmente?
FM – Contamos com equipamentos como consoles Allen Heath e Soundcraft, placas da Focusrite, monitores Adam, caixas passivas JBL, potência Crown, microfones Audio Technica, inclusive estamos em uma parceria exclusiva com eles, computadores Macintosh, entre demais equipamentos que compõem nossa estrutura. Contamos também com salas tratadas acusticamente, projetadas por nós, pois também somos uma empresa do setor de projetos acústicos.
M&M – Fale um pouco sobre o equipamento no início da escola e sua implementação ao longo do tempo de existência.
FM – Começamos em um estrutura bem menor do que temos atualmente, não só de equipamentos, mas em tamanho. Na época tínhamos equipamentos mais simples, porém a qualidade de ensino sempre foi nosso forte, tanto que sempre ensinei meus alunos que tiramos som daquilo que temos em mãos, o trabalho é em boa parte de suas responsabilidades. Obviamente, devido ao nosso crescimento foi inevitável as parcerias com grandes empresas, com as quais conseguimos facilidades para melhorar nossos equipamentos, assim como todo o investimento feito com recurso próprio da escola.
[blockquote style=”2″]Existe sim gente boa fazendo bons equipamentos aqui no Brasil, mas vejo constantemente a dificuldade dessas pessoas, que na maioria das vezes prefere fazer por encomenda do que ter uma indústria com larga produção.[/blockquote]
M&M – Existe uma diferenciação da grade curricular para os interessados em áudio ao vivo e em estúdio?
FM – Sim. Na verdade eles começam juntos em uma mesma base, onde é transmitido todo o fundamento de forma sólida para que eles possam se aprofundar em suas devidas escolhas. Depois de cumprida a etapa de preparo cada qual vai para sua especialização e vão se preparar para as situações de cada trabalho, com técnicas próprias exigidas no segmento pretendido.
M&M – Quanto aos itens de equipamento nacionais e estrangeiros? Na sua opinião existe produto nacional que alcança a qualidade dos importados?
FM – Para mim o problema da indústria nacional não é nem a competência das mesmas, e sim o fato de tudo que é produzido aqui ter alto custo tributário, não só na produção, mas em encargos sobre componentes eletrônicos importados que muitas indústrias nacionais utilizam, já que muitas peças nem são produzidas em nosso país.
O Brasil é um país que não produz tecnologia nesse setor, inclusive por falta de incentivo estatal em pesquisas, isso causa uma verdadeira covardia ao competir com os produtos importados, mesmo com os encargos que eles sofrem ao entrar no país, que – diga-se de passagem – também são altíssimos, e nesse ponto começamos a entrar no mérito de quanto o nosso país dificulta a indústria de equipamentos eletrônicos, na qual o áudio está inserido.
Existe sim gente boa fazendo bons equipamentos aqui no Brasil, mas vejo constantemente a dificuldade dessas pessoas, que na maioria das vezes prefere fazer por encomenda do que ter uma indústria com larga produção. A conclusão a que chego é que hoje não podemos comparar os equipamentos nacionais com os importados, porém não podemos dizer que nossa indústria de equipamentos de áudio é ineficiente e culpar os engenheiros dessas empresas que fazem verdadeiros milagres. Eles têm uma enorme dificuldade de trabalhar com as últimas tecnologias do mercado, incluindo o uso de kits de desenvolvimento que facilitam a vida do trabalho dos engenheiros, entre outras limitações.
Na verdade o assunto é complexo e entra no mérito tributário, econômico, da falta de incentivo tecnológico e podemos dizer também que cultural, já que marcas estrangeiras consagradas são consolidadas pelo nome, o que traz ao público uma certa credibilidade. Vejo que muitas indústrias nacionais preferem ficar com clientes de entrada para vender com preço mais acessível e atender essa fatia do mercado.
M&M – Os alunos que procuram a escola já têm seu home studio em formação, vêm de algum estúdio onde trabalham, ou procuram ainda sem nenhum ou pouco equipo? Qual o perfil da maioria?
FM – Podemos dizer que recebemos perfis dos mais variados, temos desde alunos que ingressam em nossos cursos sem nenhuma estrutura e sem nunca ter entrado em um estúdio, como outros que já trabalham há anos e buscam por conhecimento e direcionamento em suas carreiras, ou até mesmo ingressam com intuito de se aperfeiçoarem em cursos mais específicos e avançados que oferecemos, pois temos além de cursos de formação, cursos rápidos e objetivos para aqueles que buscam melhoria em seus trabalhos. Para aqueles que não possuem nenhum tipo de experiência e gostariam de ter uma estrutura mínima, nós aconselhamos começar a estudar, pois com o tempo terão condições plenas de decidir as melhores aquisições para seus propósitos.
Você pode gostar
-
Vale a pena estudar produção musical hoje?
-
AES anuncia conferência sobre áudio para VR, AR e jogos imersivos em 2026
-
Formatos de arquivos de áudio e conversão sem perda de qualidade
-
Prolight + Sound Guangzhou 2025 encerra com presença internacional recorde
-
Espanha: Discoteca Big Ben reabre as portas com sistema de som Voice-Acoustic
-
Audient iD48: Nova interface de áudio de 8 canais
Audio Profissional
Cadac nomeia Proactive Solutions LATAM como distribuidora para América Latina e Caribe
Publicado
23 horas agoon
17/02/2026
Parceria leva o ecossistema de mixagem ao vivo CM-system para a região e reforça estratégia de expansão internacional.
A Cadac Consoles anunciou a nomeação da Proactive Solutions LATAM como distribuidora exclusiva para América Latina e Caribe, ampliando a presença da marca em um mercado considerado estratégico para o áudio profissional.
O acordo inclui a introdução regional do ecossistema de mixagem ao vivo CM-system, além de toda a linha de produtos da fabricante, incluindo soluções de infraestrutura baseadas em fibra óptica da plataforma MegaCOMMS.
De acordo com James Godbehear, diretor de Marketing e Operações da Cadac Consoles, a escolha da Proactive Solutions LATAM está ligada à experiência da empresa no setor e à sua capacidade técnica, fatores considerados essenciais para a expansão na região.
O que muda para o mercado latino-americano
Com a parceria, locadoras, integradores e profissionais de áudio passam a ter acesso local às consoles da série CM, acompanhadas de suporte técnico, treinamento especializado e logística regional.
Além das consoles, o portfólio inclui produtos como o roteador óptico CM-RT12, bridges MADI e Dante e ferramentas de controle para stage racks.
Segundo Berenice Gutiérrez, gerente geral da Proactive Solutions LATAM, a aliança representa um avanço importante para o mercado regional ao ampliar o acesso a tecnologias profissionais de mixagem ao vivo.

Programa de introdução na região
Após treinamento completo no ecossistema CM-system, a Proactive Solutions LATAM iniciará um programa de demonstrações e apresentações em diferentes países, voltado a empresas de rental, engenheiros de som e imprensa especializada.
O plano prevê sessões práticas, participação em eventos do setor e suporte a aplicações em turnês e produções ao vivo.
Expansão com suporte local
Para a Cadac Consoles, a nomeação faz parte de uma estratégia global de crescimento, apoiada no desenvolvimento contínuo do CM-system e na ampliação da rede internacional de distribuição.
A série CM já está disponível para América Latina e Caribe por meio da rede de clientes da Proactive Solutions LATAM.
Na imagem principal: Proactive Solutions LATAM (da frente para trás, da esquerda para a direita) Dana García, a diretora-geral Berenice Gutiérrez e Oscar Tova no estande da Cadac Consoles com (de trás para frente, da esquerda para a direita) o diretor técnico Peter Hearl, o diretor de marketing e operações comerciais James Godbehear e a diretora de pesquisa e desenvolvimento Emily Watson.
Audio Profissional
Espanha: Equipson adquire a Musicson e reforça produção de áudio profissional
Publicado
23 horas agoon
17/02/2026
O Equipson Group anunciou a aquisição da Musicson, fabricante de alto-falantes e soluções de áudio profissional fundada em 1965 e considerada uma das marcas históricas do setor na Espanha.
A integração permitirá à Equipson ampliar o desenvolvimento de caixas acústicas de grande porte, aproveitando a experiência da Musicson em fabricação, engenharia acústica e pesquisa e desenvolvimento. A operação também reforça a estratégia do grupo de produzir equipamentos de áudio profissional integralmente na Espanha.
Segundo Juan José Vila, CEO do Equipson Group, a aquisição faz parte do plano de longo prazo da empresa, focado em investimentos em pessoas, infraestrutura e tecnologia para oferecer soluções mais completas ao mercado profissional.
O que a Equipson ganha com a aquisição?
A incorporação da Musicson fortalece a capacidade produtiva do grupo, especialmente em sistemas voltados a shows, turnês, festivais, auditórios, teatros e espaços comerciais. A Musicson conta com departamentos próprios de engenharia, marcenaria e eletrônica, o que amplia o controle sobre os processos de desenvolvimento e fabricação.
A operação também prevê a transferência de todos os funcionários da Musicson para novas instalações ao lado da sede da Equipson, em Valência, além da contratação de novos profissionais para ampliar a produção.
Do ponto de vista estratégico, a Equipson passa a contar com uma marca de reconhecimento histórico no mercado espanhol, ampliando seu portfólio e fortalecendo o posicionamento no segmento de alto-falantes profissionais.
Joaquín Benavent Díaz, até então CEO da Musicson e responsável pelo desenvolvimento acústico da marca, continuará vinculado à empresa. A companhia já apresentou uma nova identidade visual e prevê o lançamento de um novo site.
Audio Profissional
SSL lança ORIGIN EVO, nova geração das consoles analógicas Série 4000
Publicado
5 dias agoon
13/02/2026
A Solid State Logic apresentou a ORIGIN EVO, sua nova console analógica in-line que marca a próxima evolução da lendária Série 4000.
O modelo amplia o conceito da ORIGIN original e passa a oferecer, pela primeira vez, processamento de dinâmica completo da Série E em todos os canais, reforçando o DNA sonoro que consagrou a marca.
Desenvolvida para ser o centro criativo de estúdios modernos, a ORIGIN EVO mantém um caminho de sinal totalmente analógico, combinado a fluxos de trabalho híbridos preparados para integração com DAWs. Cada canal traz pré-amplificadores PureDrive, o clássico EQ E Series 242 “Black Knob”, filtros passa-altas e passa-baixas, além de compressor e gate baseados nos circuitos originais da 4000 E.


Disponível em versões de 16 ou 32 canais, a console pode chegar a 88 entradas na mixagem, contando ainda com um bus master de alto headroom e um Bus Compressor aprimorado, preservando o tradicional “glue” da SSL com recursos adicionais para produções atuais.
A ORIGIN EVO também se destaca pela seção central modular, pensada para estúdios híbridos e ambientes educacionais, permitindo fácil integração de controladores externos e equipamentos outboard. A SSL confirmou ainda a disponibilidade de kits de upgrade para usuários da ORIGIN, tornando a atualização gradual e acessível.
Áudio
Cadac nomeia Proactive Solutions LATAM como distribuidora para América Latina e Caribe
Parceria leva o ecossistema de mixagem ao vivo CM-system para a região e reforça estratégia de expansão internacional. A Cadac...
Espanha: Equipson adquire a Musicson e reforça produção de áudio profissional
O Equipson Group anunciou a aquisição da Musicson, fabricante de alto-falantes e soluções de áudio profissional fundada em 1965 e...
SSL lança ORIGIN EVO, nova geração das consoles analógicas Série 4000
A Solid State Logic apresentou a ORIGIN EVO, sua nova console analógica in-line que marca a próxima evolução da lendária...
aeris group é nomeado Dante Certified Trainer para a América Latina
O aeris group anunciou oficialmente sua nomeação como Dante Certified Trainer para a América Latina, por meio de seus especialistas...
RCF lança a nova série EVOX J de sistemas de coluna ativos de 3 vias
Nova família oferece mais pressão sonora, melhor projeção vocal e montagem mais rápida para DJs, eventos e aplicações profissionais. A...
Leia também
Iniciativa inspirada em Villa-Lobos leva concertos gratuitos a escolas públicas de SP
Brasil de Tuhu une educação, cultura e inclusão; em agosto, passa por cidades da Grande São Paulo e interior. A...
Teatro Opus Città anuncia inauguração com atrações nacionais e internacionais
Espaço cultural na Barra da Tijuca funcionará em soft opening ao longo de 2025 e terá capacidade para até 3...
Harmonias Paulistas: Série documental exalta grandes instrumentistas de SP e homenageia Tom Jobim
A música instrumental paulista ganha um novo espaço com a estreia da série Harmonias Paulistas, produzida pela Borandá Produções e...
Falece o reconhecido baterista Dudu Portes
O mundo musical despede Dudu Portes, deixando sua marca no mundo da percussão. Nascido em 1948, Eduardo Portes de Souza,...
Música transforma vidas de presos em projeto de ressocialização
A ressocialização de detentos no Brasil tem ganhado novas dimensões com projetos que unem capacitação profissional e arte. Iniciativas como...
Paraíba: Editais do ‘ICMS Cultural’ incluem projeto para estudar música
Edital do Programa de Inclusão Através da Música e das Artes (Prima) planeja oferecer 392 vagas para jovens paraibanos que...
Academia Jovem Orquestra Ouro Preto abre vagas para 2024
Criado para promover o ensino da prática orquestral, projeto abre edital para jovens músicos. As inscrições vão até 20 de...
Conselho Federal da OMB emite nota de repúdio ao Prefeito de Maceió. Entenda.
Desrespeito à legislação local acende debate sobre valorização da cultura alagoana. O conflito entre a classe artística de Maceió e...
Quem Canta Seus Males Espanta: Sandra Sofiati e seu Corpo Sonoro
Nesse novo artigo de Quem Canta Seus Males Espanta, vamos sair um pouco dos instrumentos “externos”, e nos voltar para...
Talibã Queima Instrumentos Musicais no Afeganistão
Centenas de músicos fugiram do Afeganistão para escapar das restrições do Talibã à música, afetando a cultura musical O Talibã,...
Maestro Evandro Matté fala sobre o Multipalco
À frente de três orquestras, a do próprio Theatro São Pedro, e da Orquestra Jovem, fruto de um projeto social,...
Multipalco: Viagem ao centro da arte
Música & Mercado foi ao centro da capital gaúcha visitar a história cultural do Rio Grande do Sul em uma...
Como obter patrocínio de 100 mil ou mais para realizar seu projeto de música
Adriana Sanchez mostra como obter patrocínio de 100 mil ou mais para realizar seu projeto de música. Criadora da banda...
Exportação de música brasileira, uma boa ideia!
O Brasil possui uma série de dificuldades na exportação de sua música para uma audiência internacional, mesmo assim, exportar é...
Presidente da Anafima recebe medalha de reconhecimento cultural do Governo de SP
Daniel Neves recebeu a honraria durante o Prêmio Governo do Estado de São Paulo para as Artes 2022, na noite...
Retomada de eventos em 2021 recuperou 300 mil postos de trabalho, sem recuperar nível de emprego de 2019
Retomada de eventos em 2021 recuperou 300 mil postos de trabalho, sem recuperar nível de emprego de 2019. A evolução...
OneBeat Virtual: inscrições de intercâmbio virtual para músicos
Embaixada e Consulados dos EUA abrem inscrições de intercâmbio virtual para músicos até 11 de fevereiro O OneBeat Virtual busca...
Manual de procedimentos do profissional da música
Guia básico sobre conceitos que os profissionais da música deveriam aplicar nas suas carreiras e no trato com outros no...
Câmara Setorial de Instrumentos Musicais do Paraná visita presidente da câmara Municipal de Curitiba
Yuris Tomsons, destacado pela Associação Comercial do Paraná para fazer a interlocução com os presidentes das comissões permanentes da Câmara...
Make Music: Robertinho Silva, Milton Nascimento e João Donato recebem homenagem no evento
Homenagem a Robertinho Silva, Milton Nascimento e João Donato: produção convida músicos de todo o Brasil para participar. Saiba como...
Presidente Prudente inaugura espaço dedicado a bandas de garagem
Espaço Garagem em Presidente Prudente contou com o apoio da loja Audiotech Music Store Presidente Prudente/SP – O prefeito Ed...
Música & Mercado apoia campanha em favor de artistas impactados pela pandemia
Idealizada e promovida pela Beetools, iniciativa destinará 25% da receita líquida das matrículas nos cursos da startup para garantir uma...
Governo anuncia liberação de R$ 408 milhões em recursos para o setor de eventos
Secretaria Especial da Cultura afirma que auxílio deve ficar disponível ainda no primeiro semestre. Na última terça-feira (9), o governo...
Brasileiro promove boa saúde entre músicos
Empresário brasileiro promove boa saúde entre músicos. Marcos Mendes, empresário, investidor no ramo de nutracêuticos, é um constante apoiador na...
Opinião: Música é agente de mudança
Arte não é algo que seja isento de ideologia, porque o pensamento e o sentimento são suas bases enquanto materia-prima....
Opinião: Me lembro como se fosse hoje
O mercado da música está passando por diversas mudanças, mas também está mudando o consumidor e o músico, com uma...
Opinião: É tempo de aprender… Música!
E lá se vai 1/3 do ano trancado em casa. Desde março, pais que trabalham, filhos que estudam, todos se...
Saúde: Automotivação no mercado da música
Todos nós fazemos música, e realizamos sonhos. Nunca se esqueça disso! Você sabe o que significa a palavra motivação? O...
Música para quem vive de música – Volume 14
Continuamos apresentando grandes discos e filmes para sua cultura musical. Hoje temos Def Leppard, Sonny Rollins e Plebe Rude. Def...
Fernando Vieira: O amor à música como legado
Jornalista Fernando Vieira faleceu e deixou um imenso legado. Cabe a todos manterem a chama da música acesa. A morte...
Trending
-
Audio Profissional4 semanas agoMultilaser compra operação da Sennheiser no Brasil em aposta de R$ milhões no mercado de áudio profissional
-
Estruturas4 semanas agoAuratec lança RollUp, rampa dobrável e modular
-
Guitarra3 semanas agoBenson Instrumentos apresenta linha de guitarras Brave Series
-
Instrumentos Musicais3 semanas agoO uso do órgão Hammond no Brasil
-
Empresas4 semanas agoGB Musical anuncia Alexandre Nascimento como novo Head de Vendas
-
Interface4 semanas agoNAMM 2026: Korg apresenta as novas interfaces microAUDIO 22 e 722
-
Empresas4 semanas agoFintech voltada a músicos, Tune.Bank vence prêmio de “Fintech do Ano”
-
Microfones4 semanas agoNAMM 2026: Schoeps apresentará soluções para estúdio, ao vivo e aplicações imersivas







