Macedo, proprietário da Shop Guitar, compartilha sua experiência no mercado musical e sua visão para o futuro dos negócios.
No mundo sempre em mudança da música, Macedo, da Shop Guitar, tem traçado seu próprio caminho. Com mais de duas décadas na indústria da música, por altos e baixos, ele aprendeu a navegar pelas notas altas e baixas do mercado musical brasileiro, e hoje ele está compartilhando seus insights com a Música & Mercado. Leia a entrevista feita pela Música & Mercado com Macedo.
Música & Mercado: Macedo, você pode nos contar o que aprendeu das dificuldades enfrentadas durante sua jornada?
Macedo: Aprendi que o mais importante quando as coisas não estão indo bem é ter muita resiliência e personalidade para não fugir dos problemas, principalmente com fornecedores. É fundamental não fugir nem se esconder dos problemas. A negociação é sempre a chave.
Música & Mercado: Como você analisa a situação atual do mercado musical?
Macedo: Nosso mercado é complicado porque depende de muitas variáveis. No Brasil, a música é mais tratada como um hobby do que como cultura e desenvolvimento pessoal, como ocorre em outros países. Outro fator preponderante é que quase tudo depende do dólar. Nossa economia é muito volátil, e a taxação também é muito alta.
Música & Mercado: Você poderia falar um pouco sobre a Shop Guitar? Como você entende o conceito de loja física hoje em dia?
Macedo: As lojas têm mudado muito ao longo do tempo. Tenho 31 anos na área e, para mim, a loja física ainda é e será sempre fundamental. No entanto, quem não entrar no e-commerce terá muita dificuldade para continuar e, principalmente, crescer no mercado. Atualmente, o Grupo Shop Guitar possui quatro lojas físicas. Cada uma tem um foco de produtos diferente, variando de teclas e acessórios a áudio profissional e produtos de alto valor agregado.
Música & Mercado: Como você planeja o futuro do negócio?
Macedo: Até junho de 2020, eu só trabalhava na loja física. A pandemia me forçou a entrar na loja virtual. Hoje, essa parte do negócio já representa 35% do faturamento. Meu planejamento é equilibrar 50% físico e 50% virtual nos próximos anos. Assim, será possível manter uma margem de lucro saudável.
Música & Mercado: O que você diria para quem quer empreender no mercado musical?
Macedo: Diria que empreender no Brasil é para os corajosos, persistentes, resilientes e focados. Agora, em junho, já são 21 anos de loja própria e posso dizer que, mesmo com todas as dificuldades, é muito prazeroso.
Endereço: Rua do Seminário, 208-222 – 223/227 – Santa Ifigênia, São Paulo – SP, 01034-040
Horas: Aberto ⋅ Fecha às 18:00
Telefone: (11) 2827-2000