Review do Leitor

Colabore com a comunidade musical.

Search

10 dicas infalíveis para conservar seus equipamentos de áudio

Equipamentos de áudio sofrem com o tempo e uso. Selecionamos dez dicas infalíveis para preservar seus equipos. Confira!

Selecionamos dez dicas para fazer seu equipamento de áudio durar mais e melhor. Confira! Ah se souber de alguma dica muito boa, escreva nos comentários abaixo.

Vamos a elas:

1 – Evite deixar o equipamento sem a tampa superior por completo.
Pois, com o tempo a poeira pode danificar os potenciômetros e demais peças e componentes, causando assim chiados indesejados.

2 – Se for fazer alguma limpeza interna no equipamento, não utilize materiais pontiagudos para tirar a poeira e demais sujeiras. Utilize um pincel com cerdas macias e manuseie com muita delicadeza sobre os componentes e peças (sempre com o equipamento desligado e desconectado da tomada).

3 – Para a limpeza dos potenciômetros, utilize limpa contato. Descarte desengripantes ou lubrificantes dessa natureza, pois esse tipo de substância acaba criando uma certa “gordura” que faz com que a poeira fique grudada, ocasionando problemas futuros.

4 – A umidade pode se tornar um problema sério em determinados casos. Por isso, tente manter seu estúdio de gravação livre de umidade, pois com o tempo os circuitos do equipamento podem começar a oxidar, e consequentemente sofrer algum problema mais grave.

5 – Switches (chave-tecla, chave gangorra, etc) são peças que devem ser manuseadas com cuidado. Independente da marca, se forem manuseados com excesso de força, tendem a dar problema num curto prazo.

6 – Componentes e peças são fixados através de solda ou conexões de encaixe. Por isso, manuseie seu equipamento com cuidado, sem batidas ou movimentos desnecessários. O correto é fixar o equipamento em um rack, pois dessa forma além de dar mais segurança ao equipamento, também não correrá o risco de mover o equipamento e puxar involuntariamente algum cabo conectado, levando o mesmo a romper suas conexões.

7 – Se equipamento utiliza fonte externa, procure sempre usar uma fonte original. Caso necessite de uma fonte que não seja a original, consulte com o fabricante as especificações corretas, pois utilizar uma fonte com tensões diferentes, além de danificar o equipamento, o mesmo pode não ter o desempenho desejado.

8 – Sempre que possível, deixe os botões de ganho todos fechados quando for ligar e desligar o equipamento. Parece algo desnecessário, mas não é. Além de ser benéfico ao equipamento, você também preservará a vida útil dos seus monitores de áudio. Além dos botões de ganho, sempre deixe desativado os botões do Phantom Power 48V (se o equipamento for um preamp) quando for ligar ou desligar o equipamento. Primeiro ligue o equipamento, depois plugue o microfone e em seguida acione o botão de Phantom Power.
Para desligar é só fazer na ordem inversa: desligue o botão de Phantom Power, desconecte o microfone e depois desligue o equipamento.
Ah, sempre que for ligar e desligar o Phantom Power, feche todo o ganho do equipamento, pois dependendo do projeto pode ocorrer algum estalo com alguma frequência que acabe danificando os falantes dos monitores de áudio.

9 – Invista em um bom aterramento e um bom projeto de energia em seu estúdio. Tenha em mente que a energia é o alimento que seu equipamento recebe da rede elétrica. Com um bom projeto, a durabilidade dos componentes do equipamento terão uma vida útil mais longa, e além disso, você estará mais seguro contra ruídos indesejados da rede elétrica.

10 – Por fim, não há magia para conservar os equipamentos. Basta ser cauteloso com os itens que citei e até outros detalhes que você mesmo pode acabar percebendo que eu não mencionei, e assim seu equipamento com certeza durará mais e sempre estará pronto para ser usado sem surpresas!


Ah se souber de alguma dica muito boa, escreva nos comentários abaixo.

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

Deixe um Comentário

Música & Mercado
Logo
Shopping cart