Uma das partes fundamentais da pós – produção de áudio é a produção das locuções. Elas estão presentes em filmes, vídeos institucionais para publicidade, dublagens e audiolivros.
Basicamente o processo de produção de locuções é o mesmo para qualquer instrumento, onde primeiramente ocorre a gravação dos áudios, edição e mixagem. A gravação normalmente requer bastante atenção e expertise do engenheiro, pois é nessa etapa que se garante a qualidade sonora. Engenheiros com mais experiência conseguem fazer o processo da mixagem junto com a gravação. Sem dúvida o processo mais demorado é o da edição, que consiste em compilar os melhores takes gravados e formar o áudio final. Isso requer muita organização para que tudo flua com rapidez e qualidade.
O processo tradicional
No processo tradicional de produção, o locutor narra o texto de uma só vez, garantindo a fluidez e o ritmo do texto. Quando acontece algum erro ele regrava do ponto que parou e segue gravando o texto seguinte. Dá para imaginar que ao final de uma gravação de um texto de 10 minutos, temos um áudio bruto de 30 minutos ou mais. Após a gravação, o engenheiro pacientemente tem que ouvir todos os trechos novamente e escolher o melhor deles. Essa escolha é feita arrastando os melhores takes para uma track de áudio abaixo da original.
Um pouco tedioso, não? Além de demorado.
Uma nova abordagem
Pensando em otimizar o tempo, desenvolvi uma outra maneira de trabalhar com edições de locuções que me permitiu ter o áudio final no mesmo instante que o locutor acaba de gravar. Essa nova maneira de pensar está presente no meu curso online de Pro Tools e hoje quero te mostrar como é fácil e super ágil.
Primeiramente, criamos três tracks de áudio. A primeira track será para gravar, a segunda para guardar os melhores takes e a terceira para juntar os melhores pedaços e formar o áudio final.
O grande truque vem agora. O locutor dificilmente gravará o texto sem nenhuma interrupção. Com certeza ela irá parar por conta de um erro ou mesmo falta de fôlego. Assim que ele interromper, pare a gravação com a barra de espaço e imediatamente coloque o cursor do Pro Tools um pouco para frente. Comece a gravação novamente. A grande vantagem é que enquanto ele grava o trecho seguinte, você pode ir arrastando para baixo o melhor trecho anterior que foi gravado. Se você estiver trabalhando junto com um diretor de locução fica ainda mais fácil, pois ele pode falar para você qual foi o melhor trecho que ouviu anteriormente.
Enquanto o áudio da frente é gravado, coloque os melhores takes anteriores na track de baixo
Depois de terminada a gravação, você já estará com os melhores takes selecionados. Agora basta formar o áudio final. Arraste todos eles para a última track e pronto! Sua locução final está montada. Pra ficar ainda mais fácil, ative o modo shuffle do Pro Tools para que os áudio “colem” nas bordas uns dos outros.