Studio X Pro apresenta seu primeiro line array

Studio X Pro apresenta seu primeiro line array

por 04/11/2019

A Studio X Pro, marca do Oversound Group, lançou um sistema line array completamente desenvolvido pela companhia. Em que está trabalhando a empresa? Confira!

A Studio X Pro foi criada para atender o mercado de amplificadores, com desenvolvimento próprio e produtos feitos no Brasil. Recentemente a marca surpreendeu com o lançamento de um sistema line array. Quer saber mais? Francisco Monteiro, engenheiro responsável da Studio X Pro, do Oversound Group, conta detalhes a seguir.

Francisco Monteiro e os amplificadores Studio X Pro linha HD, que compõem o sistema Raise

M&M: Qual é o foco do grupo atualmente?

Francisco: Hoje estamos focados em fornecer soluções completas, como Oversound Group, por meio das nossas marcas, conhecimento e mercado de cada uma, se necessário, conversando juntas. Antes precisávamos falar muito sobre as partes separadas dessa solução, e a pessoa tinha de entender tudo sobre cada uma dessas partes para poder formar um sistema, era um quebra-cabeça. Agora já temos soluções prontas dentro das marcas, bastará escolher o que irá lhe atender e necessita.

M&M: Como a Studio X Pro trabalha nesse sentido?

Francisco: Existem várias formas de criar um produto final que atenda às necessidades do mercado. Há muitos fabricantes que simplesmente compram tudo pronto, ou seja, partes de outras marcas para formar o produto deles. Eu não gosto muito disso, apesar de que às vezes é preciso por questão de praticidade e também por ser obrigatório, porque pode levar muito tempo para desenvolver certa parte de um produto. Mas gosto que os itens-chave sejam nossos. Gosto de saber como é o funcionamento, que características deve ter e gosto de desenvolver. Essa é a única forma que a gente tem para fazer algo melhor, uma criação dedicada especificamente ao nosso cliente. As soluções prontas que vêm de fora são feitas pensando no consumidor de fora, aqui o consumidor é diferente.

M&M: Que características demanda o consumidor brasileiro?

Francisco: No Brasil temos os problemas da rede elétrica, da temperatura e ainda as limitações econômicas, porque muitas pessoas não têm como fazer um investimento grande. Não é que, por ser mais barato que um importado, seja ruim. Fazer bom e caro é muito fácil! Agora fazer um produto bom e barato é “um problema”. Se você não souber muito bem o que está fazendo e não usar as peças que devem ser utilizadas, se não otimizar o projeto ao máximo, você não consegue fazer um produto bom e barato. Estamos em um mercado que é um ganha-pão. A pessoa trabalha com os produtos que nós fazemos. Pode estar em um evento ao vivo, com centenas de pessoas assistindo e o som não pode parar. Não podemos brincar com isso. A primeira coisa que um produto nosso tem de ter é a qualidade, tem de ser resistente.

M&M: Conte sobre o novo sistema line array.

Francisco: A ideia não foi fazer um sistema só porque todo mundo faz. Queríamos fazer um produto bom, do nível que você encontra no exterior. Estudamos muito para fazer os transdutores fora da linha que temos, mais eficiente, ter menor compressão de potência; cada item foi tratado como um projeto diferente. Investimos longas horas de trabalho, de simulações. Esses trabalhos até foram apresentados como papers na AES e que estamos estendendo eles para todo o Oversound Group e nossas marcas.

Queremos que esse produto se torne algo que não se torne uma desculpa para o usuário que pensa que os sistemas de fora são melhores, mas queremos que seja eficiente para o nosso mercado em especial. Como fomos a fundo e desenvolvemos tudo, conseguimos oferecer tudo que os sistemas importados têm, só que o nosso é dedicado ao mercado brasileiro, para satisfazer as demandas do nosso mercado, dos nossos usuários… e conseguimos.

Line array Studio X Pro Raise

O novo sistema Studio X Pro Raise é um pacote completo de caixas, amplificadores e processador. Os lines contêm transdutores específicos à aplicação: 1×2″ driver de neodímio e 2×8″ falantes de ferrite, bumper e cabos, quatro caixas de Sub 2×18 e amplificação Studio X Pro da linha HD com um HD3, HD5 e HD10 e um processador completo fixo, dedicado por DSP, em que todo o processo de cortes, EQ, linearização de amplitude, fase e controle dinâmico é feito por filtros FIR.

Características principais do line array Raise

Caixa Line (parte traseira)

-Cobertura horizontal 90º

-Cobertura vertical varia com o número de caixas

-Sensibilidade 99 dB

-SPL máx. 128,6 dB (calculado)

-SPL máx. pico 134,6 dB (calculado)

-Peso 35 Kg

-Resposta de 60 Hz a 22 KHz (-10 dB)

-Duas vias

-Low: 2×8″, 8 ohms final, HD5 (5.000 W totais a 2 ohms)

-High: Ti Nd 2″, 16 ohms final, HD3 (2.700 W totais a 2 ohms)

Comentários