A Sennheiser apresentou o Spectera, seu novo ecossistema sem fio digital e bidirecional, anunciado como “o primeiro do tipo no mundo”.
Utilizando a tecnologia WMAS (Wireless Multichannel Audio Systems), o Spectera da Sennheiser foi desenvolvido para simplificar os sistemas sem fio, ao mesmo tempo em que aumenta sua capacidade e eficiência. Este sistema permite uma gestão completa e em tempo real, com monitoramento e controle remoto, incluindo a detecção constante do espectro.
O design do Spectera inclui bodypacks bidirecionais que gerenciam sinais digitais de microfone e linha, assim como de IEM e IFB (Interruptible Foldback). Com uma latência de 0,7 milissegundos nos IEM digitais, o Spectera se adapta a grandes produções em turnês, radiodifusão e teatro.
Redução da complexidade
Um dos principais destaques do Spectera é sua capacidade de simplificar sistemas multicanal. A estação base, que ocupa apenas uma unidade de rack, gerencia até 32 entradas e 32 saídas e substitui racks completos de receptores e transmissores. Toda a produção pode ser gerida em um único canal de RF de banda larga, o que reduz o espaço necessário em palcos e depósitos.
Qualidade de áudio
O Spectera oferece a qualidade de áudio digital característica da Sennheiser, com codecs otimizados para diferentes aplicações. Além disso, permite que os operadores ajustem a qualidade do áudio e a latência conforme necessário, maximizando o uso do espectro de RF sem comprometer o som.
Software LinkDesk
O sistema é gerenciado através do LinkDesk, um software que permite o controle remoto de todo o ecossistema a partir de um PC ou Mac, facilitando configurações rápidas e armazenando produções para usos futuros.
Novas oportunidades
Andreas Sennheiser afirmou que o Spectera “não apenas revolucionará o áudio sem fio, mas também abrirá novas oportunidades para o áudio imersivo em 3D, graças à sua capacidade de capturar áudio em fase e coerente”.