Review do Leitor

Colabore com a comunidade musical.

Search

O Acústico, uma loja boutique que todo músico deve visitar

Localizada em Vila Guilherme, São Paulo, O Acústico nasceu como uma loja on-line e passou depois a ter um showroom. Hoje, depois da remodelação da loja, é reconhecida como um dois espaços físicos mais organizados e bonitos da cidade.

Há alguns anos tivemos a oportunidade de conversar com Bruno Marcel Melo, proprietário e diretor da loja O Acústico, e saber mais sobre como nasceu este projeto.

Hoje, depois da remodelação da loja física em 2021, O Acústico é reconhecido como um dos espaços mais atraentes no ambiente musical, uma loja boutique que vale a pena visitar.

Bruno conta mais nesta entrevista.

M&M: A sua loja sempre teve sucesso na venda on-line, certo?
Sim, nascemos da venda on-line. Tudo começo em casa, somente com venda on-line, daí o negócio foi crescendo, saímos de casa e pude fazer um showroom para começar a atender os clientes fisicamente.
M&M: Depois da remodelação em 2021, muitas pessoas começaram a comentar o espaço físico diferenciado que estão oferecendo. Por favor conte sobre isso.
O showroom que fiz na sala de casa já era uma ideia do que queria fazer quando tivesse uma loja física de fato, e foi isso o que aconteceu. Quando tivemos a oportunidade de construir a loja física, conseguimos fazer coisas legais, ambientes aconchegantes, produtos bem expostos, para criar uma experiência completa para o consumidor.
Sempre pensei no encantamento do cliente. Quando o cliente se dedica a vir na sua loja nos dias de hoje, não podemos perder a oportunidade de o encantar de alguma forma, por isso a loja O Acústico possui muita coisa diferente das outras lojas.
Além da exposição dos produtos, a organização, pensamos muito na iluminação. Antes de montar a loja, visitei muitas lojas de diversos setores para poder ter ideias, e aqui conseguimos colocar essas ideias em prática.

M&M: Conte mais sobre essas ideias e o visual de “loja boutique”. Como isso beneficiou a loja?
Com as referências que consegui ter e sempre ter o lance do encantamento muito presente, com isso buscamos fazer um ambiente aconchegante. A mudança mais recente que fizemos foi montar uma sala aqui na loja, um local “instagramável” onde pudéssemos ter um espaço para gravar os nossos vídeos de demonstração de produtos e também onde o cliente pudesse testar o instrumento ou aguardar alguém que esteja junto comprando na loja.
Deu super certo! Ficou um lugar bonito e aconchegante que já rendeu muitas fotos e vídeos.

M&M: Ainda contam com o setor de luthieria?
Sim, o serviço de luthieria é um plus aqui da loja física. Costumo dizer que o luthier é como se fosse o médico do instrumento e o Pai ou Mãe do instrumento quando confia no médico não quer mais levar em outro lugar. Além do luthier poder indicar ao cliente os produtos e serviços corretos para melhorar a qualidade do instrumento, quando vem prescrito pelo “médico” não tem erro, o cliente não pensa em pesquisar. Ele já aceita de cara a recomendação.

M&M: Como têm sido as vendas desde a remodelação da loja, tanto online quanto físicas?
A loja O Acústico cresce a cada ano, tanto no físico como no virtual. O ponto físico está consolidado, estamos aqui há cinco anos e conseguimos criar uma clientela da região e também de bairros vizinhos.
No on-line estamos sempre nos atualizando para conseguirmos nos manter na briga que é a venda on-line.
No ano de 2020, conseguimos uma grande parceria com as marcas Rozini e Liverpool com a qual iniciamos o trabalho de lojas oficiais das marcas dentro do Mercado Livre. Isso fortaleceu as nossas vendas e contas dentro da plataforma.

M&M: Qual a situação atual da loja?
Estamos em uma constante atualização para nos mantermos competitivos no mercado: melhorias no ponto físico, ajuste de mix, melhores compras, novos distribuidores, e principalmente um grande foco em nosso site.

M&M: O que você acha do mercado/venda de instrumentos atual?
Pós-pandemia ocorreu uma enxurrada de novos vendedores on-line, muitos infelizmente não fazem conta e prejudicam todo um mercado. Ocorreu também a entrada de grandes magazines, que migraram de outros mercados para o mercado de instrumentos musicais e acessórios. Esses grandes magazines focam no giro de determinados produtos e também acabam prejudicando lojas especializadas que geralmente trabalham com grande parte do mix de produtos das marcas, diferente deles que pegam somente alguns itens e trabalham em cima do preço.
Os importadores e fabricantes tem parte nisso. Infelizmente a maioria está vendo somente o dia de hoje e não consegue pensar no futuro do mercado.
Isso tem nos preocupado, buscamos conversar com as marcas, mas não sentimos nenhuma mudança que pense no futuro do mercado.

Visite o site de O Acústico e conheça mais.


Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

Deixe um Comentário

Música & Mercado
Logo
Shopping cart