IBOX Musical procura abertura do mercado internacional
Publicado
9 anos agoon
Com mais de 30 anos de experiência na fabricação de acessórios musicais, a IBOX já começou a trabalhar na internacionalização da marca, melhorando seu alcance e recursos

Ismael Moretti (Anos 80)
A IBOX iniciou suas atividades em 1983, mas somente em 1985 constitui-se como empresa formal. Os primeiros produtos foram os gabinetes para caixa acústica e também suportes em ‘xis‘ para teclados. As vendas eram somente para alguns músicos, que conheciam e indicavam os produtos do seu fundador, Ismael Moretti. Logo Ismael ficou conhecido como o ‘sr. Ismael box’, por causa das letras que colocava em seus gabinetes. O nome IBOX veio depois; por força do hábito, tornou-se o ‘sr. Ibox‘.
“A indústria, que começou com o esforço de um homem simples e humilde visualizando as dificuldades dos músicos da época, passou a criar soluções que os acompanhassem. Desde então temos procurado exatamente o mesmo, obviamente com mais tecnologia”, disse Adriano Moretti, atual diretor e filho do sr. Ismael.
Atenção à produção
Todos os produtos do catálogo da empresa são fabricados no Brasil, com matérias-primas brasileiras, exceto o antiferrugem das cordas. Adriano se autodescreve: “Somos a tradicional indústria que transforma matéria-prima em produto final. Esse proceso é apaixonante. Estamos localizados em Bauru, interior de São Paulo, município com aproximadamente 400 mil habitantes, a 350 km da capital”.
No segmento de acessórios, a empresa trabalha com suportes, correias, bags, encordoamentos antiferrugem, munhequeiras e porta-palhetas. Cabe destacar que a empresa usa nos seus produtos uma pintura epoxi eletrostática com um acabamento específico chamado HardCoat, que proporciona maior resistência a vários tipos de condições climáticas às quais o produto pode ser exposto, tais como salinidade, temperaturas mais baixas, mais altas, umidade etc. Tudo isso para tornar o produto mais competitivo.
Evolução constante
Com o passar dos anos a empresa foi crescendo e despontando como referência na fabricação de suportes para instrumentos musicais. A parceria com artistas proporcionou ascensão em nível nacional, pois aonde a IBOX chegava era bem recebida e seus produtos caíam nas graças dos consumidores — lembrando que na década de 1980 praticamente não existiam produtos como esses no mercado, e quando existiam eram importados dos Estados Unidos, com valores astronômicos. “Ao oferecer um produto com mesma qualidade, porém mais barato por ser nacional, a adesão foi unânime. Hoje o meu pai, Ismael Moretti, continua trabalhando no setor de desenvolvimento de produtos e ferramental, e a administração está direto comigo”, agregou Adriano.
Foi assim que a empresa cresceu e adicionou mais itens à sua linha, sempre com a premissa de produzir produtos de qualidade. Hoje é consolidada no mercado nacional como referência de qualidade e segurança na área musical, mas a empresa mantém as raízes e sempre se lembra de onde veio e de aonde quer chegar: ao lado dos músicos nos palcos. “Nos orgulhamos muito de saber que no Brasil inteiro é difícil encontrar um músico que não tenha algum produto da IBOX, ou até mesmo que não conheça a marca.”

Adriano Moretti (Diretor)
Alcance nacional e internacional
Os produtos da IBOX foram pensados para diversos tipos de músicos, desde os iniciantes, que estudam o instrumento na sala de estar da sua casa, até os profissionais, que passam o mês todo na estrada e necessitam de algo que ‘aguente’ essa vida.
Atualmente, a empresa está trabalhando com lojistas de instrumentos musicais, eletrônicas, e-commerce e distribuidores. Tem uma equipe interna de vendas e representantes em cada região do Brasil, garantindo atuação em todo o território nacional.
Com sucesso no mercado nacional, surgiu o seguinte passo lógico: a abertura do mercado no exterior. “Tudo começou quando pudemos conhecer a feira NAMM Show, e também por conseguir apresentar nosso produto a algumas pessoas que passavam pelo corredor do estande brasileiro na feira. Daí nasceram dois novos clientes dos Estados Unidos que, pela qualidade dos produtos, decidiram colocá-los à venda em suas lojas. Depois de vivenciarmos essa experiência, começamos a estudar melhor o mercado e constatamos que podemos ser muito competitivos”, contou o diretor, adicionando que, além do trabalho com esses lojistas nos Estados Unidos, também já estão presentes na Colômbia.
Momento de preparação
Ter sucesso no exterior nem sempre é fácil, mas não é impossível. Basta se organizar e saber aprimorar os produtos e serviços para oferecer ainda mais suporte aos demandantes clientes internacionais, e é isso que a IBOX está fazendo.
A empresa terá disponível toda a sua linha para os distribuidores internacionais, desde suportes até os bags, mas se identificar que o mercado precisa de uma linha específica, procurará satisfazer essa necessidade.
Para competir no mercado internacional, está adequando a produção para a nova demanda sem perder a qualidade e investindo na otimização dos processos produtivos, além de verificar se o produto já atende o músico do exterior — se não, cabe constatar quais as alterações e lançamentos que terão de ser feitos para consegui-lo.
“Estamos investindo em maquinários e aprimorando os processos para atender a demanda e estruturando um departamento de exportação”, contou Moretti. Também explicou que a ideia é trabalhar em conjunto com cada distribuidor local para que o seu produto seja conhecido pelos músicos e lojistas, utilizando ainda redes sociais e mídias locais.
Outra mudança veio no packaging, pois após ter estado presente na edição 2016 da NAMM Show, perceberam a a necessidade de mudá-lo, melhorando sua resistência e adicionando mais dois idiomas, o inglês e espanhol, algo que também se refletiu em seu site, hoje disponível em três idiomas.
Quer saber a grande novidade? Na próxima edição da NAMM Show 2017 a IBOX estará com espaço próprio, localizado no Hall B, estande 5783. Faça uma visita e não se esqueça de que estão buscando novos distribuidores no mundo inteiro!
Conheça os produtos
Correias – CC51, CC52, CC53
Linha Leather: correias de couro com ponteiras de couro duplo. Têm 5 cm de largura com passadores em náilon. Disponíveis nas cores Vintage White, Black e Brown.
Correias – CM502, CM503, CM504, CM507
Correias Linha Synthetic Supreme: couro sintético de alta densidade com reforço no verso e acabamento costurado. Disponível nas cores preta, marrom, azul e bordô.
Suporte para pianos PMX
O suporte para teclados PMX conta com estrutura em ‘xis‘ com base e apoios em polipropileno. Pintura eletrostática, com regulagem de altura pelo sistema Easy Lock. Capacidade até 50 kg.
Suporte AGS
Sistema fixo de parede para instrumentos de corda, apoio no headstock e sistema de travamento automático com o peso do instrumento. Inclui kit de três parafusos e buchas tamanho 6.
Você pode gostar
Instrumentos Musicais
Hertom Guitars lança Série Stage, nova linha de violões voltada para o palco
Publicado
6 horas agoon
31/01/2026
A Hertom Guitars anunciou o lançamento da Série Stage, nova linha de violões desenvolvida com foco no uso ao vivo.
A proposta é atender músicos que utilizam o instrumento predominantemente plugado, em apresentações, ensaios e situações de palco que exigem praticidade, agilidade e confiabilidade.
A Série Stage vem equipada com o pré-amplificador Fishman Flex Plus-T, com controles externos de fácil acesso e afinador embutido de forma discreta. A escolha do sistema prioriza a resposta sonora em linha e a usabilidade em ambientes ao vivo, onde ajustes rápidos durante passagens de som e apresentações são parte da rotina. O conjunto também permite o uso de recursos de controle de feedback, aspecto relevante para músicos que enfrentam volumes elevados no palco.



Em termos construtivos, os violões da Série Stage mantêm o padrão já conhecido da Hertom, herdando acabamento e características sonoras da linha Unity. A diferença está no posicionamento: enquanto a Unity foi pensada como uma série mais abrangente, a Stage adota uma abordagem mais direta, voltada especificamente para quem toca plugado com frequência e precisa de acesso imediato aos controles eletrônicos.



Outro ponto considerado no desenvolvimento da linha foi a logística de transporte. Ao contrário da Série Unity, que acompanha case rígido, a Série Stage é fornecida com bag de alta qualidade, facilitando o deslocamento entre ensaios e apresentações sem abrir mão da proteção do instrumento.



A nova linha chega ao mercado com quatro shapes diferentes, que, combinados a variações de madeiras e cores, totalizam 12 modelos. Os preços estimados ficam entre R$ 6.500 e R$ 8.000, posicionando a Série Stage como uma opção estratégica dentro do portfólio da marca.



Audio Profissional
ISE 2026: Powersoft apresenta AnyMATE e SpeakerMATE
Publicado
1 dia agoon
30/01/2026
A Powersoft vai apresentar na ISE 2026, no estande #7F300, as novas tecnologias AnyMATE e SpeakerMATE.
Criadas para adicionar identificação, monitoramento e troca de dados diretamente a caixas passivas, sem necessidade de cabeamento de rede adicional ou alimentação externa.
A proposta muda o conceito tradicional do áudio instalado, onde a inteligência costuma estar concentrada apenas em dispositivos ativos. Com o AnyMATE, a comunicação de dados acontece pelas próprias linhas de caixas, permitindo que o amplificador atue como um hub tanto de áudio quanto de informações.
O SpeakerMATE é a primeira aplicação prática da plataforma: um módulo compacto que pode ser integrado à caixa ou instalado externamente, ideal tanto para novos projetos quanto para atualizações de sistemas existentes. Após a instalação, o dispositivo é reconhecido automaticamente pelo software Armonía+ da Powersoft, simplificando a configuração e reduzindo erros.
Além da identificação da caixa, o SpeakerMATE incorpora sensores para monitorar temperatura, posição e nível de pressão sonora, além de armazenar dados de instalação e manutenção. Integrado a serviços em nuvem, o sistema também permite o monitoramento remoto de grandes instalações distribuídas.
A ISE 2026 acontece de 3 a 6 de fevereiro, em Barcelona.

A Aguilar anunciou o lançamento do Tone Hammer 210 Combo, um novo amplificador combo para baixo.
Desenvolvido para oferecer o som, a resposta e o desempenho de um sistema completo da marca em situações em que o espaço é limitado, mas o timbre e a confiabilidade continuam sendo fundamentais.
Pensado para baixistas profissionais, o Tone Hammer 210 Combo não foi concebido como uma solução “reduzida”. Segundo a marca, o projeto partiu dos ambientes reais de trabalho do músico: palcos pequenos e médios, estúdios, fossos de teatro e templos, onde a clareza sonora, a consistência e as saídas diretas são tão importantes quanto o volume no palco.
O equipamento é construído em torno de um gabinete 2×10 em orientação vertical, que combina portabilidade com uma projeção mais natural e uma sensação de palco mais próxima à de um rig tradicional. Sua altura é semelhante à de um cabeçote Tone Hammer com uma caixa SL 410, facilitando que o baixista se ouça com clareza sem a necessidade de volume excessivo. O módulo do amplificador é fisicamente separado do gabinete, preservando o volume interno e a ressonância acústica, evitando o caráter “embarrado” típico de muitos combos.
O gabinete é equipado com dois falantes cerâmicos de 10 polegadas desenvolvidos especialmente pela Aguilar, inspirados na série DB. Esses alto-falantes oferecem graves firmes e controlados, médios definidos e uma resposta clara que se mantém presente na mixagem ao vivo.
Na parte superior encontra-se uma versão de 300 watts do amplificador Tone Hammer de segunda geração, que entrega o caráter sonoro característico da série: quente, rico e com inspiração valvulada, mas com flexibilidade para ir de sons vintage a timbres mais modernos.
O painel traseiro foi projetado para atender às exigências atuais, com duas saídas XLR para roteamento ao PA e monitoramento ou in-ear, respostas a impulso de gabinete integradas para um som direto consistente e compatibilidade com o aplicativo Aguilar Cabinet Suite para edição via computador. O combo também inclui saída para fones de ouvido e entrada auxiliar para prática silenciosa, além de um novo sistema de refrigeração ultrassilencioso, adequado para estúdios e ambientes sensíveis a ruído.
Áudio
ISE 2026: Powersoft apresenta AnyMATE e SpeakerMATE
A Powersoft vai apresentar na ISE 2026, no estande #7F300, as novas tecnologias AnyMATE e SpeakerMATE. Criadas para adicionar identificação,...
Neumann revive uma lenda com o retorno do microfone valvulado M 50 V
A Neumann anunciou o relançamento do M 50 V, uma reedição fiel de um dos microfones mais icônicos da história...
Como evitar a degradação de cabos, conectores e patchbays
Cuidados simples que evitam ruídos, falhas intermitentes e prejuízos no estúdio e na estrada. Em estúdios, palcos e sistemas instalados,...
Multilaser compra operação da Sennheiser no Brasil em aposta de R$ milhões no mercado de áudio profissional
Grupo que fabrica eletrônicos populares assume distribuição exclusiva de marca alemã premium, enquanto ex-parceira CMV sobe para comando regional na...
NAMM 2026: JH Audio volta com novos produtos e aposta no futuro dos IEMs
A JH Audio confirmou sua presença no NAMM Show 2026, que acontece de 20 a 24 de janeiro no Anaheim...
Leia também
Iniciativa inspirada em Villa-Lobos leva concertos gratuitos a escolas públicas de SP
Brasil de Tuhu une educação, cultura e inclusão; em agosto, passa por cidades da Grande São Paulo e interior. A...
Teatro Opus Città anuncia inauguração com atrações nacionais e internacionais
Espaço cultural na Barra da Tijuca funcionará em soft opening ao longo de 2025 e terá capacidade para até 3...
Harmonias Paulistas: Série documental exalta grandes instrumentistas de SP e homenageia Tom Jobim
A música instrumental paulista ganha um novo espaço com a estreia da série Harmonias Paulistas, produzida pela Borandá Produções e...
Falece o reconhecido baterista Dudu Portes
O mundo musical despede Dudu Portes, deixando sua marca no mundo da percussão. Nascido em 1948, Eduardo Portes de Souza,...
Música transforma vidas de presos em projeto de ressocialização
A ressocialização de detentos no Brasil tem ganhado novas dimensões com projetos que unem capacitação profissional e arte. Iniciativas como...
Paraíba: Editais do ‘ICMS Cultural’ incluem projeto para estudar música
Edital do Programa de Inclusão Através da Música e das Artes (Prima) planeja oferecer 392 vagas para jovens paraibanos que...
Academia Jovem Orquestra Ouro Preto abre vagas para 2024
Criado para promover o ensino da prática orquestral, projeto abre edital para jovens músicos. As inscrições vão até 20 de...
Conselho Federal da OMB emite nota de repúdio ao Prefeito de Maceió. Entenda.
Desrespeito à legislação local acende debate sobre valorização da cultura alagoana. O conflito entre a classe artística de Maceió e...
Quem Canta Seus Males Espanta: Sandra Sofiati e seu Corpo Sonoro
Nesse novo artigo de Quem Canta Seus Males Espanta, vamos sair um pouco dos instrumentos “externos”, e nos voltar para...
Talibã Queima Instrumentos Musicais no Afeganistão
Centenas de músicos fugiram do Afeganistão para escapar das restrições do Talibã à música, afetando a cultura musical O Talibã,...
Maestro Evandro Matté fala sobre o Multipalco
À frente de três orquestras, a do próprio Theatro São Pedro, e da Orquestra Jovem, fruto de um projeto social,...
Multipalco: Viagem ao centro da arte
Música & Mercado foi ao centro da capital gaúcha visitar a história cultural do Rio Grande do Sul em uma...
Como obter patrocínio de 100 mil ou mais para realizar seu projeto de música
Adriana Sanchez mostra como obter patrocínio de 100 mil ou mais para realizar seu projeto de música. Criadora da banda...
Exportação de música brasileira, uma boa ideia!
O Brasil possui uma série de dificuldades na exportação de sua música para uma audiência internacional, mesmo assim, exportar é...
Presidente da Anafima recebe medalha de reconhecimento cultural do Governo de SP
Daniel Neves recebeu a honraria durante o Prêmio Governo do Estado de São Paulo para as Artes 2022, na noite...
Retomada de eventos em 2021 recuperou 300 mil postos de trabalho, sem recuperar nível de emprego de 2019
Retomada de eventos em 2021 recuperou 300 mil postos de trabalho, sem recuperar nível de emprego de 2019. A evolução...
OneBeat Virtual: inscrições de intercâmbio virtual para músicos
Embaixada e Consulados dos EUA abrem inscrições de intercâmbio virtual para músicos até 11 de fevereiro O OneBeat Virtual busca...
Manual de procedimentos do profissional da música
Guia básico sobre conceitos que os profissionais da música deveriam aplicar nas suas carreiras e no trato com outros no...
Câmara Setorial de Instrumentos Musicais do Paraná visita presidente da câmara Municipal de Curitiba
Yuris Tomsons, destacado pela Associação Comercial do Paraná para fazer a interlocução com os presidentes das comissões permanentes da Câmara...
Make Music: Robertinho Silva, Milton Nascimento e João Donato recebem homenagem no evento
Homenagem a Robertinho Silva, Milton Nascimento e João Donato: produção convida músicos de todo o Brasil para participar. Saiba como...
Presidente Prudente inaugura espaço dedicado a bandas de garagem
Espaço Garagem em Presidente Prudente contou com o apoio da loja Audiotech Music Store Presidente Prudente/SP – O prefeito Ed...
Música & Mercado apoia campanha em favor de artistas impactados pela pandemia
Idealizada e promovida pela Beetools, iniciativa destinará 25% da receita líquida das matrículas nos cursos da startup para garantir uma...
Governo anuncia liberação de R$ 408 milhões em recursos para o setor de eventos
Secretaria Especial da Cultura afirma que auxílio deve ficar disponível ainda no primeiro semestre. Na última terça-feira (9), o governo...
Brasileiro promove boa saúde entre músicos
Empresário brasileiro promove boa saúde entre músicos. Marcos Mendes, empresário, investidor no ramo de nutracêuticos, é um constante apoiador na...
Opinião: Música é agente de mudança
Arte não é algo que seja isento de ideologia, porque o pensamento e o sentimento são suas bases enquanto materia-prima....
Opinião: Me lembro como se fosse hoje
O mercado da música está passando por diversas mudanças, mas também está mudando o consumidor e o músico, com uma...
Opinião: É tempo de aprender… Música!
E lá se vai 1/3 do ano trancado em casa. Desde março, pais que trabalham, filhos que estudam, todos se...
Saúde: Automotivação no mercado da música
Todos nós fazemos música, e realizamos sonhos. Nunca se esqueça disso! Você sabe o que significa a palavra motivação? O...
Música para quem vive de música – Volume 14
Continuamos apresentando grandes discos e filmes para sua cultura musical. Hoje temos Def Leppard, Sonny Rollins e Plebe Rude. Def...
Fernando Vieira: O amor à música como legado
Jornalista Fernando Vieira faleceu e deixou um imenso legado. Cabe a todos manterem a chama da música acesa. A morte...
Trending
-
Gestão4 semanas agoTendências de marketing para 2026 que as lojas de música devem adotar
-
Músico3 semanas agoComo evitar danos causados por energia elétrica instável
-
Audio Profissional1 semana agoMultilaser compra operação da Sennheiser no Brasil em aposta de R$ milhões no mercado de áudio profissional
-
Audio Profissional4 semanas agoLana Del Rey impulsiona sua turnê por estádios com SSL Live
-
Gestão2 semanas agoTendências de gestão para 2026 que as lojas de música devem adotar
-
NAMM Show3 semanas agoNAMM Show 2026 terá mais de 200 sessões educacionais
-
Estruturas1 semana agoAuratec lança RollUp, rampa dobrável e modular
-
Audio Profissional3 semanas agoCelestion apresenta o novo TSQ2460 de 24”, seu driver LF mais potente e durável

















