
O programa Guri, maior iniciativa sociocultural de educação musical do Brasil, expandiu sua atuação com o projeto Guri nas Escolas Estaduais, que já está presente em 97 unidades da rede pública paulista.
A iniciativa oferece mais de 20 mil vagas e prevê, até o fim de 2025, alcançar 200 escolas e ultrapassar 42 mil estudantes atendidos.
A proposta integra o ensino de música à grade curricular das escolas estaduais sem substituir as atividades regulares oferecidas nos polos do Guri, que seguirá operando normalmente. Com foco em crianças e adolescentes, o projeto amplia o acesso à educação musical de forma gratuita e contínua.
A expansão ocorre em um momento simbólico: o Guri completa 30 anos em 2025. Criado para democratizar o acesso à música e promover inclusão social, o programa já atendeu mais de 1 milhão de jovens ao longo de sua história, com aulas de instrumentos, canto coral e teoria musical em centenas de municípios do Estado de São Paulo.
Com a entrada nas escolas, o Guri reforça seu papel como ferramenta de transformação social e educativa, aproximando ainda mais o ensino de música da realidade dos estudantes da rede pública.
Na imagem: Banda Sinfônica do Guri de Itaberá – Crédito Fabrício Maia