Festival será realizado entre 16 e 19 de outubro, com atrações no Teatro de Arena, Biblioteca Sinhá Junqueira, Memorial da Classe Operária e Campus da USP.
A terceira edição do FestMAO será realizada entre os dias 16 e 19 de outubro, trazendo para a cidade uma programação diversa que une música autoral, inclusão, capacitação para profissionais da área cultural e sustentabilidade. O evento, que já se consolidou como um dos principais no interior paulista, ocupará o Teatro de Arena pela primeira vez, além de espaços como a Biblioteca Sinhá Junqueira, Sala de Concertos da Tulha (FFCLRP-USP) e a UGT – Memorial da Classe Operária, expandindo seu impacto junto ao público.
Contemplado pela Lei Paulo Gustavo, do Ministério da Cultura e Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas, o FestMAO reúne um total de sete shows, três mostras, dois workshops, duas mesas redondas, um bate-papo, um painel, uma vivência, 68 artistas, convidados e ainda três DJs.
Essa terceira edição abrange diferentes linguagens artísticas e propõe um debate amplo sobre o mercado musical e a economia criativa. Carol Capacle, produtora executiva do festival, destaca que a edição de 2024 marca um novo momento para o evento, com um aumento nas atividades de formação. “Estamos com mais atividades formativas do que nos outros anos. Nosso objetivo é contribuir para a sociedade e para a cadeia produtiva cultural, não apenas com shows, mas também com debates e ações de aprimoramento profissional”, explica.
Segundo a produtora, o festival busca ampliar as conexões entre profissionais e fomentar novos talentos. “A gente acredita que, ao trazer essas ações de formação, estamos criando um diferencial. Elas complementam os shows, que são o coração do festival e promovem uma rede de conhecimento que é muito importante para o crescimento da indústria criativa como um todo”, afirma Carol. Desde a sua criação, o FestMAO sempre teve como foco a valorização e o desenvolvimento de novos profissionais, oferecendo oportunidades de aprendizado e networking para os participantes.
Inclusão e acessibilidade em pauta
A terceira edição do FestMAO também se destaca por seu compromisso com a inclusão e a acessibilidade cultural, contando com intérpretes de Libras, área PcD, monitores especializados e infraestrutura acessível para garantir a participação coletiva e diversa. Em setembro, o evento lançou a campanha “Pelo fim do capacitismo em eventos culturais!”, em parceria com a consultora de acessibilidade Ana Polin. O objetivo da campanha é conscientizar sobre a necessidade de tornar os eventos culturais mais inclusivos e adaptados às necessidades de pessoas com deficiência.
Fernanda Moura, coordenadora de produção do FestMAO, menciona que a produção do evento está trabalhando para criar um ambiente acolhedor, com monitores capacitados e intérpretes de Libras em atividades selecionadas. “Embora ainda não conseguimos oferecer acessibilidade completa em todas as atrações, estamos ouvindo as instituições locais e adaptando o festival para atender cada vez mais pessoas”, destaca. Um exemplo desta postura é a Mostra Nova Cena que, pela primeira vez, trará o recurso de audiodescrição ao Teatro de Arena, permitindo que pessoas cegas participem do evento com mais autonomia. “Muitos nunca tiveram a chance de frequentar esse espaço. Ficamos felizes em proporcionar essa experiência inédita”, anuncia.
Sustentabilidade
A responsabilidade ambiental e a conscientização para práticas sustentáveis são pilares importantes do FestMAO. Nesta edição, a organização reafirma seu compromisso com a redução de resíduos, promovendo a eliminação de descartáveis por meio da venda de eco copos e incentivando o público a trazer seus próprios recipientes. Além disso, haverá a implementação de coleta seletiva no Teatro de Arena, que será um ecoponto para o descarte de plástico, papel, vidro, latinhas e lixo eletrônico, em parceria com a Cooperagir e o Lixo Zero, que também terão uma área dedicada a ações educativas e venda de produtos sustentáveis, como escovas de bambu e buchas vegetais, além da exposição de objetos feitos com reaproveitamento de pneus.
O Instituto Nova Era apoia o FestMAO trazendo uma mensagem sobre o uso responsável de um recurso natural vital: a água. O fornecimento de bebedouros no evento reforça a importância de valorizar esse recurso e conscientizar sobre seu uso sustentável, destacando seus benefícios para a saúde e o bem-estar coletivo.
“O FestMAO conta com apoiadores institucionais muito especiais. O INE, Lixo Zero e Cooperagir tornaram-se nossos parceiros porque criamos uma oportunidade, de juntos, inspirarmos o público a adotar hábitos mais conscientes no dia a dia”, afirma Fernanda Moura, que também é responsável pelas relações institucionais do FestMAO.
Novidades musicais e fortalecimento da cena autoral
A Mostra Nova Cena, que ocorrerá no dia 19 de outubro (sábado), no Teatro de Arena, apresentará as quatro bandas e artistas selecionados pelo edital do festival: Pitoresco (Ribeirão Preto), Andarilho Cha (Osasco), Lubo (Sorocaba) e Magia Negra (São José do Rio Preto). Cada uma das bandas traz um estilo único, representando a diversidade e a riqueza musical do interior paulista.
Além das apresentações musicais, a Mostra Nova Cena contará com um pocket show da cantora Avinny, artista trans não-binária de Ribeirão Preto, e com a presença do Tutu DJs, referência na cena cultural local. “Nosso foco é celebrar a música brasileira e fortalecer a representatividade de artistas que trazem temas importantes para o debate social e cultural”, afirma o diretor artístico do festival Allê Trajan.
Impacto na economia criativa
Além de promover o desenvolvimento cultural, o FestMAO também gera um impacto significativo na economia criativa local. Nos 4 dias de festival serão cerca de 150 pessoas trabalhando. Só no teatro de Arena este número já alcança mais de 120 pessoas, entre artistas, técnicos, equipes de produção e fornecedores. Reunindo todos espaços e atividades, ao todo serão cerca de 150 pessoas em atividade profissional. Carol Capacle ressalta que o festival também movimenta setores como hotelaria, alimentação e serviços, estimulando a economia de Ribeirão Preto. “O evento envolve muitos profissionais e isso acaba trazendo benefícios não só para a cultura, mas para toda a cidade”, conclui a produtora.
Atrativos extras
O evento contará com Food Park com uma variedade de sabores para todos os gostos (inclusive opções vegetarianas e veganas) e duas marcas autorais e artesanais de bebidas produzidas em Ribeirão Preto: Cervejaria Walfänger, com chopes premiados no Brasil e no exterior, e Gin Pantera, com preparação de drinks especiais. Além disso, o público terá à sua disposição o Espaço Relax com opções de descanso entre intervalos da programação, mini playground e pintura facial para crianças, além de uma feirinha de vinis, livros, produtos sustentáveis e lojinha dos artistas. Também haverá venda de itens exclusivos da CUFA (Central Única das Favelas), cujo objetivo é fortalecer ações sociais que transformam vidas na nossa comunidade.
Ingressos disponíveis
Os ingressos para a Mostra Nova Cena, no Teatro de Arena, já estão disponíveis na plataforma Sympla, com opções promocionais e ingressos sociais, que garantem a participação de pessoas em situação de vulnerabilidade social. A Mostra Integração e a Mostra Redes & Encontros, que serão realizadas na Biblioteca Sinhá Junqueira, Sala de Concertos da Tulha (USP) e UGT – Memorial da Classe Operária, têm entradas gratuitas. Com essa proposta inclusiva, o FestMAO se consolida como um evento que não só celebra a arte e a música, mas também promove a diversidade e a acessibilidade em todas as suas formas.
FestMAO 2024 – Ribeirão Preto
- Data: 16 a 19 de outubro de 2024
- Locais: Teatro de Arena de Ribeirão Preto – Jardim Mosteiro
- Biblioteca Sinhá Junqueira (BSJ) – R. Duque de Caxias, 547 – Centro
- Memorial da Classe Operária – UGT – Rua José Bonifácio, 59 – Centro
- Sala de Concertos da Tulha FFCLRP USP – Rua Olivier Toni, s/n – Campus da Usp, Ribeirão Preto
- Programação gratuita na USP, BSJ e UGT: A Mostra Integração e a Mostra Redes & Encontros, que incluem shows, workshops, mesas redondas e painéis de reflexão são totalmente gratuitas.
Confira a programação:
- 16 de outubro (quarta-feira)
- Mostra Integração
- 19h: Show de Abertura: “CRUA”, de Jacque Falcheti com participação de Itaporã Trio.
- Local: Deck BSJ (Biblioteca Sinhá Junqueira)
- Duração: 90 minutos
- 17 de outubro (quinta-feira)
- Mostra Redes & Encontros
- 10h: Workshop “Autogestão de Carreira na Música”, com Jacque Falcheti.
- Local: Sala de Concertos da Tulha – FFCLRP USP
- Duração: 120 minutos
- Mostra Redes & Encontros
- 14h: Mesa Redonda “Acessibilidade em Eventos Culturais”, com mediação de Sheila Ozsvath e os convidados Bartira Sene, Gleice Priscila, Ingrid Loyo, Justino Júnior e Victória Violeira
- Local: Auditório BSJ (Biblioteca Sinhá Junqueira)
- Duração: 90 minutos
- Mostra Redes & Encontros
- 16h: Workshop “Planejamento e Organização de Turnês: Por Onde Começar”, com Jacque Falcheti
- Local: Auditório BSJ (Biblioteca Sinhá Junqueira)
- Duração: 120 minutos
- Mostra Integração
- 19h: Show “Diásporas Sonoras: hip hop e samba”, com Samba da Opinião, DJ Spin, Lua MC e Bruna Liz
- Local: Memorial da Classe Operária – UGT.
- 18 de outubro (sexta-feira)
- Mostra Redes & Encontros
- 14h: Vivência Musical “O Som que me Toca”, com Eula Hallak e Luizinho Gonzaga.
- Local: Auditório BSJ (Biblioteca Sinhá Junqueira)
- Duração: 90 minutos
- 16h: Mesa Redonda “A (re)existência dos eventos de música independente no interior”, com mediação de Gali Garófalo e convidados Fabiana Sberni, Leser MC, Ligia Campaner e Lincoln Talamoni
- Local: Auditório BSJ (Biblioteca Sinhá Junqueira)
- Duração: 90 minutos
- 19h: Bate-Papo “A Cena é Isso: Reflexões sobre a música autoral após a pandemia”, com Joca Vita e Alan de Faria.
- Local: Auditório BSJ (Biblioteca Sinhá Junqueira)
- Duração: 90 minutos
- 19 de outubro (sábado)
- 10h: Painel “Canção Brasileira: Música para ouvir e pensar”, com mediação de Claudia Parra e convidados Alessandro Machado e Melissa Veludo.
- Local: Deck BSJ (Biblioteca Sinhá Junqueira)
- Duração: 90 minutos
- Mostra Nova Cena
- 19 de outubro (sábado)
- Local: Teatro de Arena
- À venda no Sympla