A Dean Guitars anunciou recentemente uma grande vitória legal em sua longa disputa de marca registrada com a Gibson Brands, Inc.
O Tribunal de Apelações do Quinto Circuito dos Estados Unidos decidiu a favor da Dean Guitars, concedendo uma reversão total e um novo julgamento, justificando a posição da empresa de que o uso a longo prazo de certos modelos de guitarra não infringe as marcas registradas da Gibson.
O tribunal considerou que as provas de inúmeras outras empresas que fabricam estes modelos de guitarras deveriam ser apresentadas em tribunal.
“Estamos extremamente satisfeitos com a decisão do tribunal”, disse Pam Rubinson, CEO da empresa proprietária da Dean, Armadillo Enterprises. “A decisão deste tribunal afirma nosso compromisso com os modelos V e Z legados da Dean, que estão em produção contínua desde 1977, e reforça nossa crença na concorrência leal na indústria de guitarras. Sempre nos esforçamos para respeitar a história do artesanato de guitarras, ao mesmo tempo em que trazemos nossos próprios e exclusivos estilos para o mercado. Esta é uma justificativa total. Lutamos esta batalha e a vencemos em nome da Dean Guitars e de todos os outros fabricantes de guitarras do mundo”.
Ron Bienstock, da Scarinci Hollenbeck LLC, advogado da Armadillo, disse: “Entre outras questões, o tribunal reconheceu a história da marca Dean em seu longo uso desses modelos de guitarra, bem como de inúmeras outras empresas de guitarras que produziram e comercializaram essas mesmas guitarras”.
E agora, o que a Gibson fará?