Na recente edição da feira Prolight + Sound, a Cameo apresentou vários produtos novos, especialmente pensados para uso em exteriores e aplicações teatrais. Vamos conhecê-los?
Além do novo moving híbrido Cameo OTOS H5 para uso em exteriores, a marca de iluminação do Adam Hall Group também apresentou seu primeiro projetor profile para uso profissional em teatro e televisão, juntamente com a nova geração da série Studio PAR e o Luxis FC com LED RGBALC COB e mecanismo de troca de lente.
Cameo OTOS H5
No início de abril, o Cameo OTOS H5 celebrou sua estreia mundial no batizado do novo navio de cruzeiro AIDAcosma em Hamburgo, um produto destinado ao uso em exterior. Este moving híbrido beam spot wash foi mostrado a todos os visitantes em Frankfurt e, com ele, a Cameo atende diretamente às necessidades de designers de iluminação profissionais e empresas de locação que procuram um foco híbrido compatível com turnês adequado para uso em ambientes internos e externos.
Tem uma potência luminosa de 19.000 lm, certificação IP65, flexibilidade híbrida 3 em 1 e um peso de 33 kg. Juntamente com uma ampla faixa de zoom de 2°-42°, mistura de cores CMY variável e opções de controle flexíveis baseadas no transceptor W-DMX integrado, os designers de iluminação podem usar este aparelho para quase qualquer tipo de aplicação, desde grandes festivais ao ar livre e concertos até para uso especializado na indústria de TV e cinema.
Cameo P2
Com a série P2, a Cameo apresenta seus primeiros profiles para o setor profissional de teatro, televisão e eventos. A série inclui luzes de perfil LED nas versões Tungstênio (3.200 K), Daylight (5.600 K) e Full-Color (RGBAL), com valores CRI (96) e TLCI para renderização de cores verdadeiras. Com uma saída de luz de até 15.000 lm, os modelos P2 são substitutos para aparelhos convencionais de perfil de 1kW. Além de sua modulação de largura de pulso selecionável (até 25 kHz) para operação sem cintilação, os profilers com capacidade RDM podem ser ajustados de forma flexível em seu ângulo de feixe (15-50°) por meio de lentes intercambiáveis opcionais. Para controle sem fio via W-DMX, os profilers P2 podem ser equipados com um Cameo iDMX STICK.
Publicidade
Daniel Wrase, Gerente de Produto da Cameo, Light Technology, comentou: “Depois que nossas luzes Fresnel da série F desfrutaram de enorme popularidade na indústria internacional de teatro e televisão, estamos fechando outra lacuna com os perfis P2. Ao adaptar a série P2 não apenas tecnicamente mas também opticamente para a série F, os usuários da Cameo agora podem se beneficiar de um portfólio de produtos perfeitamente coordenado para os setores de teatro, televisão, conferências e eventos corporativos.”
Cameo LUXIS
O novo Cameo LUXIS FC está equipado com um LED RGBALC 6 em 1 de 200 Watts, reprodução de cores (CRI > 92) combinada com uma saída de luz de 7750 lm, e é adequado para o mercado de locação, bem como para uso no teatro e setor de exposições. Graças ao mecanismo QuickChange para troca de lente rápida e fácil, o ângulo de feixe do foco de LED pode ser ajustado sem a necessidade de ferramentas. Para controle DMX sem fio, o LUXIS FC também pode ser equipado com o Cameo iDMX STICK opcional. A tecnologia patenteada SPIN16 também permite uma montagem rápida e flexível com base no espigão de TV de 16 mm integrado no suporte de montagem.
Cameo STUDIO PAR G2
Na Prolight + Sound, a Cameo apresentou pela primeira vez a nova geração da série STUDIO PAR, que inclui os modelos STUDIO PAR 4 G2, STUDIO PAR 6 G2 e STUDIO PAR TW G2 e destina-se a locadoras, pequenos teatros e DJs que procuram um projector LED PAR versátil. Mesmo a versão menor (STUDIO PAR 4 G2), tem mistura de cores integrada; o STUDIO PAR 6 G2 expande ainda mais as possibilidades com as versões de cor e luz Âmbar e UV. A nova série é completada pela variante branca regulável STUDIO PAR TW G2 com doze LEDs de luz branca. Além do controle DMX sem fio opcional através do Cameo iDMX STICK, é compatível com a tecnologia patenteada SPIN16.
A Dave Matthews Band (DMB) voltou a lotar arenas em sua tradicional turnê de verão com um design visual que apostou em dinamismo, elegância e uma integração precisa entre luz e vídeo.
O designer de produção Fenton Williams e o designer/programador de iluminação Aaron Stinebrink trabalharam juntos para criar um show renovado, apoiado em uma seleção de equipamentos Robe fornecidos pela TMS (Theatrical Media Services), de Nebraska.
O rig contou com 24 iFORTES, 36 Spikies, 14 MegaPointes e dois iFORTE Follow Spots operados via RoboSpot. A turnê de 15 semanas apresentou uma estrutura cênica marcada por um grande arco de truss de 54 pés de largura e 26 pés de altura, além de pods semicirculares automatizados de 15 pés com luzes integradas.
Segundo Stinebrink, os iFORTES foram fundamentais como luz principal: “O output e o CRI funcionam perfeitamente para IMAG, mantendo uma imagem limpa e consistente”. Os MegaPointes, posicionados em ângulos variados, reforçaram efeitos e acentos visuais, enquanto os Spikies emolduraram o cenário com texturas e padrões no estilo ACL.
O design deste ano nasceu de um show acústico anterior em Cancún, cujo estilo inspirou a estética da turnê 2025. A equipe também integrou seis camadas de vídeo controladas por Williams, com conteúdo produzido pela PXLField.
A flexibilidade foi essencial: o setlist mudava diariamente, exigindo uma programação adaptável para acompanhar a performance altamente improvisada da banda. “Cada noite é diferente, e o design precisava respirar com a banda”, afirma Stinebrink.
A TMS, que ampliou sua frota de iFORTES para esta produção, destacou que o equipamento se tornou uma escolha recorrente entre LDs. A longa relação entre a empresa e a DMB também ajudou a garantir estabilidade em uma turnê que combinou criatividade, precisão técnica e um ambiente de trabalho colaborativo — marca registrada da banda.
A empresa de Londres Sparks Theatrical Hire, dirigida pelo designer Paul Anderson, registra um crescimento significativo na adoção dos novos washes X5 da GLP em produções do West End.
Com uma frota que já inclui centenas de equipamentos da marca, a Sparks se consolidou como fornecedora-chave para teatros influentes como o Bridge Theatre, onde o uso dos X5 ganhou destaque após serem solicitados pela renomada designer Paule Constable para Guys & Dolls.
Segundo Anderson, a combinação de sutileza nas cores, dimming refinado e alta confiabilidade tornou o X5 uma ferramenta atraente para os designers. Ele também aponta o aumento da demanda por equipamentos com certificação IP, fator que tem impulsionado novos investimentos compartilhados entre empresas.
O suporte técnico da GLP UK tem sido outro diferencial para a Sparks, que hoje vê designers como Jon Clark, Neil Austin, Mark Henderson e Aideen Malone adotando a tecnologia X5 em produções como Standing at the Sky’s Edge, Into the Woods, The Comedy About Spies e 50 First Dates.
Com cada vez mais produções aderindo à tendência, Anderson afirma que o avanço dos X5 na cena teatral de Londres “não mostra sinais de desaceleração”.
A turnê “De Rey a Rey”, homenagem de Alejandro Fernández ao legado de seu pai, Vicente Fernández, destaca-se por um design visual criado por Alain Corthout (Showplus) que combina narrativa cinematográfica e iluminação por meio de telas transparentes.
Para alcançar esse resultado, o designer recorreu a luzes Elation — PULSE BAR L, PULSE PANEL FX e KL CYC L — fornecidas pela Procolor México / Pro Rent USA.
A turnê, iniciada em março e com apresentações até dezembro, lotou arenas no México, EUA, Espanha e América Latina. Este é o sexto projeto que une Corthout ao artista desde 2013.
O núcleo do rig inclui 36 PULSE BAR L contornando a tela LED principal e criando linhas contínuas de luz, além de 37 KL CYC L como footlights e iluminação frontal rica em cor sem saturar as projeções. Para dois shows em Las Vegas, Corthout adicionou um círculo de PULSE PANEL FX no palco secundário para aumentar o dinamismo.
O designer destaca a potência e a versatilidade das luminárias, especialmente em grandes arenas. Ele também ressalta o suporte técnico ao longo da turnê, fundamental para se adaptar às variações de equipamento na Europa e na América Latina.
Segundo Abraham Levit, diretor da ADJ Group México, “a programação de Alain potencializou as luzes Elation e elevou a experiência do público”.
“De Rey a Rey” segue sua agenda com um espetáculo em que luz, memória e produção convergem em um formato de alto impacto.