A Audio-Technica faz lançamento mundial do seu novo microfone de teto beamforming ATND1061.
A empresa japonesa lança o microfone beamforming ceiling array ATND1061, uma solução para salas de conferências, salas de diretoria e espaços de reunião grandes e pequenos.
O microfone pode ser usado individualmente ou em múltiplos (para espaços de reunião maiores) para capturar cada pessoa falando em uma sala com áudio claro e natural que reduz a distração dos sons ambientais.
Um produto profissional de última geração em um formato familiar (quase do tamanho de um ponto de acesso sem fio), de acordo com a empresa, o ATND1061 é fácil de instalar, configurar e operar.
Há duas versões disponíveis: o ATND1061 tradicional e o ATND1061DAN, uma versão habilitada para Dante.
“O produto será um sucesso no Brasil, tanto pelas características técnicas quanto pela competitividade em preço”
Alexandro de Azevedo, diretor da Audio-Technica Brasil
Configuração do microfone de teto ATND1061
A configuração da sala, a configuração da zona e outras configurações são feitas por meio do
Aplicativo Microphone Manager que é user-friendly. O ATND1061 possui seis canais de saída individuais, que, em conjunto, podem ser configurados com até 32 zonas de captação de microfone definidas pelo usuário, fornecendo a flexibilidade para cobrir uma ampla variedade de tamanhos de sala e tipos de reunião.
A tecnologia proprietária da Audio-Technica de detecção de atividade de voz (VAD) permite que o microfone diferencie entre uma voz e ruídos indesejados, como papéis sendo embrulhados. Para integrações sem processamento de sinal digital externo (DSP), o ATND1061 apresenta um poderoso DSP integrado, incluindo automix, cancelamento de eco acústico (AEC), redução de ruído, controle automático de ganho (AGC) e EQ de 4 bandas.
As zonas de exclusão podem ser definidas para evitar fontes conhecidas de ruído indesejado (como sistemas de ar condicionado), ajudando a maximizar a eficácia da redução de ruído embutida e funções de mixagem automática.
Zonas de Cobertura
O Canal de Saída 1 pode ser configurado com 16 Zonas de Cobertura definidas pelo usuário, dentro das quais um participante da reunião pode sentar-se ou mover-se enquanto fala.
O feixe rastreará e manterá o microfone focado na voz do locutor, minimizando o ruído da sala. Apenas uma das 16 zonas de cobertura pode ser aberta por vez, com o microfone selecionando automaticamente a zona com o sinal mais forte identificado como fala.
As zonas de cobertura podem ser úteis para selecionar participantes não prioritários ou não planejados.
Zonas Prioritárias
Os canais de saída 2 a 6 podem ser configurados com 16 zonas prioritárias definidas pelo usuário. As zonas prioritárias garantem que os participantes nessas zonas, sentados ou em movimento, recebam prioridade sobre os das zonas de cobertura. (No entanto, as zonas prioritárias também podem ser definidas dentro de uma zona de cobertura existente).
No máximo cinco zonas prioritárias podem ser abertas por vez, com cada zona aberta selecionando o sinal mais forte identificado como fala. As zonas prioritárias podem ser úteis para dar prioridade às localizações conhecidas dos participantes de uma sala.
Em todos os canais de saída, os feixes ortogonais de 80 graus do microfone são capazes de focar em um ponto específico no espaço, evitando a captação de ruído indesejado.
Instalação e controle
O ATND1061 pode ser embutido ou montado na superfície em um teto falso ou rígido, ou montado em espaços de arquitetura aberta por meio de uma montagem padrão VESA. O ATND1061 é compatível com UL 2043 para instalação em espaços aéreos ambientais. As tile bridge, fiação de segurança, hardware de montagem e acessórios estão incluídos.
Um controle remoto infravermelho também está incluído para permitir que os usuários silenciem rapidamente o microfone quando uma função de silenciamento não estiver disponível na configuração da sala. O IR remoto também pode ser usado para recuperar predefinições ou alternar o modo de economia de energia entre ligado e desligado.
O ATND1061DAN habilitado para Dante tem duas portas de rede, que podem ser configuradas para atender a qualquer requisito de instalação. No “Modo de cabo único”, os dados de áudio Dante e de controle do microfone são enviados juntos por meio de um único cabo de categoria padrão. No “Modo Split,” o áudio Dante e os dados de controle do microfone são enviados separadamente por cabos de duas categorias.
Recursos
• A matriz de microfone beamforming ATND1061 é uma solução ideal para salas de conferências, salas de diretoria e espaços de reunião grandes e pequenos
• Potente DSP integrado: automix, cancelamento de eco acústico, redução de ruído, controle automático de ganho e EQ de 4 bandas
• O software Digital Microphone Manager de fácil utilização configura facilmente uma ou várias configurações do microfone ATND1061
• Seis canais de saída individuais com até 32 zonas de captação de microfone definidas pelo usuário fornecem a flexibilidade para cobrir uma ampla variedade de tamanhos de salas e tipos de reuniões
• O Canal de Saída 1 pode ser configurado com até 16 Zonas de Cobertura definidas pelo usuário para garantir a cobertura de participantes não prioritários ou não planejados
• Os canais de saída 2 a 6 podem ser configurados com até 16 zonas prioritárias definidas pelo usuário para garantir a escolha prioritária de participantes em locais conhecidos
• A tecnologia proprietária de detecção de atividade de voz (VAD) permite que o microfone diferencie entre uma voz e ruídos indesejados, como papéis sendo embrulhados
• Zonas de exclusão podem ser definidas no software para evitar fontes conhecidas de ruído indesejado (como sistemas de ar condicionado)
• Saída Dante (ATND1061DAN)
• Duas portas de rede com modos Single Cable e Split para enviar áudio Dante e dados de controle de microfone ATND1061
• Montagem nivelada ou na superfície de um teto falso ou rígido, ou em espaços de arquitetura aberta usando o suporte VESA
• Compatível com UL 2043 para instalação em espaços aéreos ambientais
• Inclui tile bridge, fiação de segurança e ferramentas e acessórios de montagem
• O acabamento branco com baixo reflexo combina com as placas de teto na maioria dos ambientes
• Alimentado por PoE de rede
- Requisito de energia PoE (IEEE 802.3af Classe 0)
- Consumo de energia máx. 7 W
- Faixa de temperatura de operação de 0 ° C a 40 ° C
- Faixa de umidade de operação de 25% a 85% (sem condensação)
- Dimensões 227,5 mm (9,0 ”) × 227,5 mm (9,0”) × 30 mm (1,2 ”) (L × P × A)
- Peso 1250 g
- Rede Dante: 1 Gbps
- Controle de IP: 100 Mbps
- Taxa de amostragem de áudio digital: 48 kHz
- Profundidade de bits: 24 bits
- Acessórios incluídos: Controle remoto IR
- Adaptador de montagem em superfície
- Parafuso (M4 × 50 mm) × 4
- Adaptador de montagem embutida
- Tampa de montagem embutida
- Parafuso (M4 × 10 mm) × 12
- Tampa do orifício
- Porca × 4
- Bucha de pressão × 2
- Tile bridge A × 2
- Tile bridge B × 2
- Tile bridge C × 4
- Cabo de segurança
- Zip tie
- Cinto de segurança
- Conector Euroblock × 3
- Modelo de instalação
Especificações do microfone
- Largura do feixe 90°
- Padrão polar Padrão de feixe
- Resposta de frequência 60 Hz a 18.000 Hz
- Sensibilidade -8 dBFS (1 kHz, 94 dBSPL)
- Faixa dinâmica 89 dB (ponderado A)
- Relação sinal-ruído de 61,5 dB (ponderado A)
- Autorruído 25 dBSPL (ponderado A)
- Nível máximo de entrada de som 102 dBSPL
Especificações de áudio analógico
- Resposta de frequência de 20 Hz a 20 kHz (+ 1,0 / -2,0 dB)
- Faixa dinâmica 100 dB (ponderado A)
- Relação sinal / ruído de 80 dB (ponderado A)
- Espaço livre 20 dB
- Ruído residual -75,8 dBu (ponderado A)
- T.H.D <0,1% (1 kHz, unidade)
- Entrada analógica MIC Máximo: -30 dBu
- Unidade MIC: -50 dBu
- LINHA Máximo: +12,2 dBu
- Unidade de LINHA: -10 dBV, comutável
- Saída analógica OUTPUT Máximo: +19,2 dBu
Possui um médio grave bem acentuado e de qualidade… os graves são ok… a região média é bem ausente… o médio agudo e os agudos são bem acentuados mesmo! (mas não destorcem). Enfim… é um fone muito interessante! Com do dólar alto, acredito que não compensa tanto investir.No meu caso trabalho com produção e edição de podcast, então a região dos médios são essenciais para mixar vozes… e nisso, não recomendo este fone. Vou tentar o M40x, pois parece que eles tem essa região mais acentuada.Outra coisa que me fez chegar a conclusão que não vale a pena, é que eu tenho um fone da Alctron HE620 que custou 300 reais e bate de frente com este fone. Claro que o M50x é mais fone, em qualidade de construção, palco sonoro (mesmo que reduzido), nos médios graves e nos agudos (sendo mais exagerado). Mas realmente faltam os médios mais presentes.
Para os padrões brasileiros não é um fone barato. Mas pode ser considerado um fone monitor de entrada muito bom, profissional. Achei o som limpo e os graves naturais. Não é dos mais confortáveis porque para isolar bem, tem mesmo que ter uma certa pressão do arco para encostar bem o fone nos ouvidos. Penso que não é para ficar horas e horas. Deve cansar. Este fone possibilita a troca de cabos: vem com um P2 simples de 1,2m, um P2 com rosca para adaptador P10 de 3m e um outro cabo com espiral e P2 com rosca de 3m . As almofadas são macias e removíveis. Acompanha bolsa para proteção e transporte.
O headphone é excelente em termos de qualidade de som e construção geral.O som é excelente, discordei 100% de todas as avaliações negativas quanto a este aspecto no momento em que testei o headphone usando o de um amigo (com mais de 5 anos de uso, diga-se de passagem).A qualidade dos materiais é inegável, mas devo retornar a isso daqui uns meses para confirmar se as espumas ainda estarão em dia e se a firmeza dos ajustes e afins ainda estarão boas.Quanto ao conforto de uso eu tenho alguns pontos a trazer. Uso alargadores de 16mm em ambas as orelhas e meu conforto com o headphone só foi concretizado quando removi os alargadores, coisa que não precisei fazer com headphones mais baratos e de qualidade inferior no passado. O headphone dá uma bela apertada na cabeça, especialmente na região do crânio atrás das orelhas, e isso É incômodo. Mas como já uso headphones há mais de 5 anos, sei que isso é natural de qualquer headphone e que com o passar do tempo ele vai ceder e ficar mais confortável e menos rígido.Uso óculos também, mas usar o headphone com óculos não me foi incômodo.Retorno daqui 1 ou 6 meses, para atualizar a avaliação!9/10
É um ótimo condensador barato…ou é o que deveria ser. Devido ao dólar alto, a gente tá vendo mxl 990 a mil e quinhentos reais, esse AT, mesmo, tava 1300 reais na maioria dos lugares antes da AT se estabelecer no país. Sendo assim, recomendo que salve esse mic na sua lista de desejos e acompanhe o preço dele, eu paguei 730 reais e ainda acho caro pra um microfone chinês de 100 dólares.Mas, enfim, tirando isso, é um microfone que faz o serviço, um dos melhores em sua faixa de preço.