Interessados devem formalizar o interesse até dia 31 de janeiro, via formulário virtual disponível no site da escola. Os processos seletivos serão feitos com avaliação de vídeos e audições presenciais. As aulas são gratuitas.
A Academia Livre de Música e Artes de Ribeirão Preto (Alma), recebe, até dia 31 de janeiro, inscrições para o primeiro processo seletivo de 2025, com oferta de cursos gratuitos nas áreas de música e de dança. Para formalizar a inscrição, os interessados devem preencher o formulário disponível no site da escola e seguir atentamente às orientações.
Para quem pretende estudar música, há opções tanto para instrumentos como para canto. Os cursos disponíveis são: violino, viola, contrabaixo acústico, flauta transversal, oboé e canto lírico. Para este grupo de atividades é preciso ter entre 13 e 21 anos. As aulas são individuais, em níveis intermediário e avançado. Para participar da Orquestra Jovem Acadêmica, a faixa etária é de 14 a 30 anos, em níveis intermediário e avançado e aulas em grupo. Os instrumentistas candidatos às vagas desta Orquestra devem ser de violino, viola, contrabaixo, oboé, fagote, trompete, trombone, tuba e trompa.
A Alma também tem vagas abertas para a Banda Sinfônica, formada por flauta, oboé, clarinete, fagote, sax alto, sax tenor, sax barítono, trompete, trompa, trombone, eufônio e tuba. As aulas em grupo são oferecidas para alunos entre 14 e 30 anos, com conhecimento de níveis intermediário e avançado. Os cursos de violino completam a grade instrumental. No coletivo violino 1, as aulas são destinadas a alunos iniciantes – com alguma experiência – de oito a 13 anos. Para o grupo coletivo violino 2, não é necessário que o candidato tenha experiência porque as aulas são voltadas para iniciantes, com idades entre cinco e sete anos.
Na grade de canto, as inscrições abertas são para canto coral infantil (alunos de nove a 13 anos, iniciantes, aulas em grupo) e para canto coral juvenil (alunos de 14 a 21 anos, iniciantes e intermediários, aulas em grupo).
Publicidade
A avaliação dos candidatos para os cursos de música será por meio de vídeos, que devem ser enviados até dia 3 de fevereiro, com três minutos, gravado na horizontal, com execução de peça musical livre e demonstração das habilidades técnicas e artísticas com o instrumento. Para canto coral e coletivo violino 2 não há seleção e os candidatos serão informados por e-mail sobre o dia e o horário do início das aulas.
Na ponta dos pés
Bailarinas e bailarinos que queiram ingressar na Alma também podem fazer suas inscrições até dia 31 de janeiro, pelo site da academia. Diferente das atividades de música, o processo seletivo para os novos alunos de dança inclui audição presencial, no dia 7 de fevereiro, das 18h às 21h, no Centro Cultural Palace (sala multiuso Elydio Antonelli), que fica na rua Álvares Cabral, 322, centro, Ribeirão Preto.
As vagas são destinadas para pessoas na faixa etária entre 14 e 40 anos, com experiência de cinco anos de ballet clássico e nível técnico consolidado. Importante lembrar que o acesso à audição é condicionado ao envio correto de todos os documentos relacionados no site, incluindo currículo e DRT (atestado de capacitação profissional emitido pela Delegacia Regional do Trabalho). A audição será uma aula de ballet clássico. As mulheres precisam dominar a técnica da sapatilha de ponta e os homens devem ter noção do passo pas de deux.
“Estamos realizados com a abertura de novas turmas à espera de alunas e alunos. Este momento inicial de cada semestre é sempre envolvido por muita expectativa, tanto dos candidatos inscritos, como de todo o corpo docente da Alma, que está pronto para mais uma etapa de construção e lapidação de talentos, seja na música ou na dança. Sejam todos muito bem-vindos”, comenta Dulce Neves, presidente da Academia Livre de Música e Artes de Ribeirão Preto.
Iniciativa permite doações mensais, pontuais ou via Imposto de Renda para fortalecer projetos de formação e inclusão por meio da música.
A Academia Jovens Músicos deu mais um passo importante em sua trajetória de 15 anos ao lançar oficialmente o Clube Jovens Músicos, em evento realizado no auditório do Pecege, em Piracicaba. A nova iniciativa busca criar uma rede de apoio contínuo para sustentar e expandir as atividades da instituição, que hoje beneficia centenas de crianças e jovens por meio da educação musical.
Com o Clube, pessoas físicas e jurídicas podem contribuir com doações diretas mensais, pontuais ou destinar parte do Imposto de Renda para os programas da Academia, que incluem aulas de canto coral e instrumentos musicais, oficinas gratuitas em escolas públicas e concertos abertos à comunidade.
“A Academia não consegue fazer todas as ações sozinha e sem recursos”, destacou Bruna Leonessa, presidente da Associação Amigos da Música (AMPI). “Mantemos aulas na sede para mais de 300 crianças e jovens, oficinas em 13 escolas públicas para mais de 700 alunos, além de concertos e ações culturais. Para que essas oportunidades continuem chegando a tantas famílias, precisamos de pessoas que acreditam na transformação pela música.”
O lançamento contou com a presença de Marcos Vinícius Beltrame, delegado adjunto da Receita Federal em Piracicaba, e Valkiria Callovi, presidente do Fundo Social de Solidariedade (Fussp), que reforçaram a importância de iniciativas como o Clube para aproximar a sociedade civil de projetos de impacto social duradouro.
Publicidade
“Ao longo desses anos, tive o privilégio de acompanhar centenas de crianças e adolescentes descobrindo o poder da música”, afirmou o maestro Anderson de Oliveira, coordenador da Academia. “Mais do que aprender a tocar um instrumento, eles desenvolvem disciplina, criatividade e autoestima. Eu mesmo sou uma pessoa que teve a vida transformada pela música.”
Além de apoiar a continuidade das ações educativas e culturais, quem se associa ao Clube Jovens Músicos também recebe benefícios exclusivos, que vão de brindes personalizados — como canecas, agendas e camisetas — até conteúdos especiais, palestras e convites para concertos exclusivos promovidos pela Academia.
Com essa iniciativa, a Academia reforça seu compromisso de democratizar o acesso à educação musical e criar novas pontes entre a arte, a comunidade e o futuro dos jovens talentos.
Mais informações sobre o Clube e as formas de participação estão disponíveis aqui.
A JBL Music Academy iniciou sua fase principal reunindo 30 artistas do mundo todo para uma imersão completa no universo da indústria musical.
Entre os dias 9 e 14 de novembro, os participantes viajaram a Amsterdã para uma semana de workshops, masterclasses e sessões de estúdio nos prestigiados STMPD Studios — espaço criado pelo DJ e embaixador global da JBL, Martin Garrix.
Em sua terceira edição, o programa amplia horizontes ao incluir também a participação do cantor e compositor Benson Boone, outro embaixador global da marca. Além de conhecerem os bastidores do show do artista na Ziggo Dome, os selecionados tiveram acesso exclusivo ao backstage e a uma imersão no processo criativo do cantor.
A programação reúne temas essenciais para quem deseja se profissionalizar no mercado fonográfico: produção musical e design de som, branding e PR, negócios, streaming e distribuição, direitos autorais, composição e uso de inteligência artificial. Depois das aulas, cada participante pôde aplicar as técnicas aprendidas em sessões práticas de estúdio. Brasil entre os destaques da edição
Pela primeira vez com pré-seleção no Brasil, dois jovens talentos nacionais foram escolhidos para integrar o grupo internacional.
Publicidade
A cantora Calena, de 29 anos, nasceu no Rio de Janeiro e chamou atenção pela fusão entre R&B, pop e elementos orgânicos, criando uma estética sonora própria. Com prêmios como o DraftMood da Rádio Mood FM e o título de “Escolha do Público” da página R&B Brasil, ela encerra um ano marcante — que inclui o lançamento do EP sexTAPE — com sua participação na JBL Music Academy.
Outro representante brasileiro é o DJ e produtor carioca Gaddi, de 22 anos, um dos nomes mais promissores da eletrônica nacional. Com mais de 530 mil streams no Spotify e destaque no Beatport, seu single “Afterparty” alcançou o 1º lugar em Tech House e o 2º no Top 100 Overall, consolidando-o no cenário internacional.
Os dois brasileiros chegaram à etapa final após enfrentarem uma disputa global iniciada em abril, que selecionou 10 nomes nacionais para a shortlist. Em setembro, o resultado confirmou a participação na imersão, oferecendo hospedagem, alimentação, transporte e todas as atividades da experiência — incluindo a presença no show de Benson Boone.
O projeto é para jovens de 17 a 24 anos, terá remuneração mensal de R$ 1.745 e as inscrições vão até quarta-feira 19/11.
A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa e em parceria com o Instituto Criar, oferece uma formação em Audiovisual com auxílio mensal de R$1.745, mais alimentação, para jovens de 17 a 24 anos.
As inscrições para o programa ficam abertas até a próxima quarta (19). Para se inscrever, é necessário procurar um Aliado Social próximo do seu território para te indicar e “apadrinhar” a entrada no projeto. A lista de aliados pode ser acessada clicando aqui.
Durante um ano, com aulas integrais de segunda a sexta, os estudantes podem escolher se especializar em Fotografia, Direção de Arte, Roteiro, Produção, Pós-Produção, Áudio ou Tecnologia. O primeiro ciclo do curso é de experimentação em todas as áreas e depois é possível escolher em qual área se aprofundar. Para finalizar, será feito um Projeto Experimental de Curso (PEC).
Em 2024, pesquisa encomendada pela instituição, realizada pela Quaest, mostrou que 88% dos veteranos do curso estavam trabalhando, sendo 76% na área do audiovisual e da tecnologia; 83% afirmaram ser a pessoa com maior salário da sua família; 60% dos formados pelo Criar não moram na mesma casa de quando eram estudantes e 88% foram para um lugar melhor e mais propício para carreira.
Os indicadores apontaram ainda que 23% tornaram-se educadores; 30% começaram uma organização para gerar impacto social. 47% dos veteranos participam ou já participaram de algum coletivo audiovisual periférico, realizando trabalhos autorais com autenticidade e revelando o potencial dessa identidade nas novas narrativas e estéticas.
Conteúdo do curso:
Animação: introdução ao stop motion e à animação 2D;
Assistência de Direção: acompanhamento criativo e técnico da direção, com foco em planejamento de set e continuidade narrativa;
Áudio: captação, trilhas sonoras e finalização de áudio;
Direção de Arte – Caracterização: cabelo, maquiagem e figurino, voltados à construção de personagens e à criação da imagem;
Direção de Arte – Cenografia: concepção de cenários, produção de objetos, contrarregragem e ambientação;
Fotografia: fundamentos de câmera, iluminação e maquinária;
Produção: práticas de produção executiva, coordenação e gestão de set;
Pós-Produção: montagem, colorização e finalização;
Roteiro: estudo da linguagem cinematográfica, escrita criativa e elaboração de roteiros para diferentes formatos.
Pré-requisitos:
1- Ser domiciliado no Município de São Paulo há, no mínimo, 2 (dois) anos. 2- Ter entre 17 e 24 anos – especificamente ter nascido entre 24 de fevereiro de 2001 e 23 de fevereiro de 2009; 3- Pertencer à família com rendimento mensal per capita igual ou inferior a 1 (um) salário-mínimo nacional vigente, ou seja, valor base de R$1.518,00, computando-se a totalidade dos rendimentos brutos dos membros da família, oriundos do trabalho e/ou de outras fontes de qualquer natureza, incluindo-se os benefícios e valores concedidos por órgãos públicos ou entidades particulares 4- Não ter participado de outro projeto com bolsa trabalho por mais de 14 meses; 5 – Não estar recebendo seguro desemprego no início das aulas. 6 – Ensino médio a concluir em 2025 ou já concluído (comprovado por diploma, declaração de conclusão ou que está para concluir); 7 – Ter o período integral, de segunda a sexta-feira, livre para a frequência das atividades obrigatórias, tendo em vista o cumprimento da carga horária para a obtenção do certificado de conclusão; 8 – Ser indicado por um aliado social que são organizações sociais, espaços culturais, escolas, coletivos culturais ou veteranos das turmas 1 a 20.
Publicidade
9 – Aptidão para Audiovisual.
Segunda Etapa
Entrevista ONLINE – 10 a 12 de dezembro 2025
Resultado Final – 15 de dezembro de 2025
Para mais informações, clique aqui. Em caso de dúvida envie e-mail para processoseletivo@institutocriar.org ou 11 995542391.