A 30ª edição da WOMEX foi concluída ontem no Aviva Studios, em Manchester, com uma cerimônia de encerramento, fechando cinco dias de apresentações vibrantes, conferências enriquecedoras e oportunidades de networking global.
Hermeto Pascoal, lendário músico e compositor brasileiro, foi homenageado com o Prêmio Artístico WOMEX 2024. Embora Pascoal não tenha podido comparecer por motivos médicos, sua icônica banda, Nave Mãe, cativou o público em sua homenagem, encerrando o evento com uma ovação de pé. O artista enviou uma mensagem em vídeo, expressando sua gratidão pelo reconhecimento de sua carreira de 74 anos dedicados a uma visão artística incomparável.
O Prêmio de Excelência Profissional foi atribuído à In Place of War (IPOW), uma organização sem fins lucrativos que utiliza a arte e a música para transformar a vida de pessoas e comunidades afetadas por conflitos. Ruth Daniel, CEO do IPOW, destacou no seu discurso a urgência de promover a paz através de plataformas artísticas: “Devemos usar a música para pedir um cessar-fogo, porque alternativas violentas nunca são a resposta”.
Durante o evento, também foram reconhecidas as 20 Melhores Gravadoras Independentes do Ano, celebrando a sua contribuição essencial para a promoção da música global. Este ano, a WOMEX reuniu 2.850 profissionais da música, incluindo 290 artistas, de mais de 45 países. Com 61 mostras de artistas em 7 palcos, 18 documentários musicais e 88 palestrantes, a WOMEX 2024 ofereceu um espaço vibrante para intercâmbios culturais, com uma feira que reuniu 738 empresas de 56 países em 246 estandes.
Durante cinco dias, delegados de 118 países mergulharam em discussões sobre temas-chave como a relação entre música e migração, a ascensão dos Afrobeats, o impacto do conflito na indústria musical e as contribuições das mulheres na cena do Congo, entre outros. .
Tão diversificada e culturalmente rica como sempre, a música e os artistas viajaram de todo o mundo, da Coreia do Sul à Argentina, da Venezuela à Índia, e de todos os lugares intermediários. No ‘Club Summit’, DJs e produtores de diferentes países apresentaram estilos de dança globais, enquanto a programação de filmes, no emblemático espaço HOME, exibiu 18 documentários explorando diversas histórias e culturas musicais.
A próxima edição será em Tampere, Finlândia, de 22 a 26 de outubro de 2025.
Fotos de Eric van Nieuwland
Alguns dados
- 2.850 profissionais (incluindo 290 artistas de palco) de 118 países representando 1.530 empresas.
- 1.000 promotores de eventos.
- 560 gravadoras, editoras e distribuidoras.
- 510 instituições governamentais, educacionais e outras.
- 680 agentes de reservas individuais, 590 gestores e 280 produtores.
- 237 jornalistas nacionais e internacionais.
- Uma feira vibrante com 738 empresas expositoras de 56 países e 246 estandes.
- Mais de 61 showcases com 290 músicos de 45 países em 7 palcos.
- 88 palestrantes de 22 países em 20 conferências, 9 sessões de networking, 6 sessões de mentoria e 3 apresentações associadas.
- Comemorando os 22 anos da programação cinematográfica do WOMEX 24, que apresentou uma seleção com curadoria de 18 documentários musicais.
- Concerto de abertura: ‘Together In Music: We Welcome the World’.
- Dois prêmios WOMEX em homenagem a Hermeto Pascoal do Brasil e In Place Of War (IPOW).
- A WOMEX Academy acompanhou um grupo internacional em colaboração com o British Council, o grupo Global Music Leaders organizado pela Manchester Music City / Brighter Sound, uma delegação do Brasil apoiada pela Funarte e BM&A, uma delegação dos EUA patrocinada pela Western Arts Alliance, como bem como novos delegados dos Camarões e do Senegal.
- O WOMEX Radio Studio, em colaboração com a EBU – European Broadcasting Union, NRK (Noruega) e a BBC (Reino Unido).