Eventos
WOMEX 25 encerra em Tampere com cerimônia final e debate sobre curadoria
Syrian Cassette Archives recusa o Professional Excellence Award; Noura Mint Seymali recebe o Artist Award.
A 31ª edição do WOMEX terminou recentemente com a Cerimônia de Encerramento no Tampere Hall (Finlândia), após cinco dias de apresentações, conferências, exibições e encontros de negócios.

Reconhecimento e recusa do Professional Excellence Award
O Professional Excellence Award foi concedido ao Syrian Cassette Archives (SCA), em reconhecimento ao seu trabalho de documentação e preservação da cultura de fitas cassete da Síria.
Após conversas com a equipe do WOMEX, os diretores do SCA, Mark Gergis e Yamen Mekdad, manifestaram durante a cerimônia sua posição em relação à inclusão de uma artista iraniano-israelense na programação do evento, que — segundo afirmaram — “apoiou uma arrecadação de fundos para as forças militares israelenses”, e por isso recusaram o prêmio.
“A cultura nunca é neutra. Nós, que trabalhamos com música e artes, somos responsáveis pelas narrativas que promovemos e pelas estruturas de poder que elas reforçam”, declararam.
O WOMEX reconheceu a decisão do SCA e reafirmou seu compromisso com o diálogo construtivo sobre a curadoria de seu programa, anunciando um processo interno de reflexão e escuta ativa da comunidade nas próximas semanas.

Noura Mint Seymali recebe o Artist Award
A cerimônia foi encerrada com a apresentação de Noura Mint Seymali, homenageada com o WOMEX 25 Artist Award.
A artista mauritana, herdeira da tradição musical cultivada por Dimi Mint Abba, leva a música clássica de seu país a novos públicos por meio de uma abordagem contemporânea e ousada.
Números da edição 2025
- Delegados: mais de 2.000 profissionais.
- Artistas: 282 de mais de 100 países.
- Showcases: 61 em 7 palcos.
- Documentários: 17 filmes musicais.
- Conferências: 95 palestrantes de 48 países, além de mentorias.
- Feira: 407 empresas expositoras de 41 países em 176 estandes.
Próxima edição
O WOMEX anunciou que sua próxima edição será realizada em Gran Canaria (Espanha), de 21 a 25 de outubro de 2026.
-
Gestãohá 4 semanasCrise de chips de IA chega ao áudio: por que microfones e mesas devem encarecer em 2026?
-
Conecta+ Músicahá 4 semanasConecta+ Música & Mercado 2026 apresenta novas estratégias em São Paulo
-
Conecta+ Músicahá 3 semanasO que é a Conecta+ Música & Mercado e por que ocupa espaço na agenda do setor
-
Empresashá 2 diasMercado musical lamenta o falecimento de Leonardo Tadashi
-
Bateriashá 4 semanasDW renova sua linha de baterias
-
Conecta+ Músicahá 3 semanasO que uma loja de instrumentos deve buscar em uma feira de música
-
Captadoreshá 4 semanasEMG amplia linha de captadores signature para baixo nos 50 anos da marca
-
Distribuiçãohá 4 semanasNovità Music assume distribuição da Morley no Brasil