Captadores
Seymour Duncan anuncia set humbucker de Joe Bonamassa
A Seymour Duncan apresenta o novo “The Blonde Dot” 1960 ES-335 Humbucker Set de Joe Bonamassa.
A coleção de guitarras vintage de Joe Bonamassa está repleta de tesouros da era de ouro da fabricação de guitarras elétricas. Isso significa que Joe “sabe um pouco” sobre os humbuckers PAF da Gibson – as primeiras versões da importante inovação de Seth Lover no design de captadores. As Gibson ES-335 mais antigas são conhecidas por serem alguns dos melhores instrumentos semihollow já construídos, e os humbuckers PAF com os que foram originalmente equipados são o veículo para o som poderoso e sustentado pelo qual essas guitarras são conhecidas.
Quando a Seymour Duncan abordou Bonamassa para recriar um conjunto de humbuckers de uma de suas ES-335 favoritas, ele rapidamente levou um dos melhores instrumentos de sua coleção: sua rara Gibson ES-335 dos anos 1960 com braço pontilhado e acabamento loiro, apropriadamente chamada de “The Blonde Dot.” Comprada de um amigo que tinha uma coleção impressionante de 335 vintage com braço Dot, Joe descobriu que os captadores Blonde Dot eram alguns dos PAF mais equilibrados de sua coleção.

O trabalho com Seymour Duncan
Tomando cuidado para manter a guitarra em perfeitas condições, a Seymour Duncan mediu e gravou os captadores originais para recriá-los fielmente como o conjunto “The Blonde Dot” ES-335 Humbucker de 1960. Joe descreve o captador do braço como “elegante e claro” e o captador da ponte como “forte e sombrio”, criando um pacote equilibrado que ele sabia que soaria bem em qualquer guitarra. Para capturar esses tons, este set vintage usa um ímã de Alnico 2 no braço, enquanto um ímã de Alnico 4 mais forte foi encontrado para oferecer melhor as qualidades do captador de ponte original. Para combinar com a Blonde Dot original, como novo, as tampas de níquel não envelhecidas vêm com anéis de captação pretos. Os primeiros 800 conjuntos vêm em embalagens de edição limitada e com placas de fundo assinadas por Bonamassa e pelo próprio Seymour Duncan. Depois que esses conjuntos de edição limitada forem vendidos, os captadores “The Blonde Dot” estarão disponíveis com opções cosméticas padrão da Custom Shop para combinar com sua ES-335, Les Paul ou qualquer guitarra que exija ótimo timbre humbucker P.A.F.
Captadores
DiMarzio apresenta Colossal, novos captadores para baixo de 5 cordas
A DiMarzio anunciou o lançamento do Colossal, um conjunto de captadores passivos projetado para baixos de cinco cordas, que promete maior faixa dinâmica e versatilidade sonora tanto em estúdio quanto ao vivo.
O conjunto é composto por captadores para as posições de braço e ponte, com um design humbucking totalmente blindado, o que contribui para a redução de ruídos e maior estabilidade em gravações e apresentações ao vivo. Sua carcaça, no formato soapbar (EMG40, 37,75 mm x 101,25 mm), integra ímãs de neodímio, que oferecem nível de saída e faixa dinâmica superiores em relação aos designs tradicionais.
O modelo também inclui um sistema de cabeamento rápido e uma base de circuito impresso de 0,093” que facilita a instalação. A configuração permite conexões em série, paralelo ou split coil, ampliando as possibilidades tímbricas sem a necessidade de processadores digitais adicionais.
Sonoridade e resposta
De acordo com a empresa, os Colossal oferecem uma resposta sensível tanto a toques suaves quanto a técnicas mais agressivas como slap ou palhetada. Os desenvolvedores destacam uma faixa média definida e com caráter, também adequada para afinações graves, juntamente com agudos presentes sem aspereza e graves profundos e controlados.
Para melhorar o equilíbrio geral, o captador da ponte foi projetado com um nível de saída mais alto que o do braço, o que permite melhor correspondência de volumes quando utilizados em conjunto.
Ergonomia e evolução do design
Seguindo a linha dos captadores Relentless, a DiMarzio eliminou as bordas retas das coberturas metálicas e adicionou uma curvatura na parte superior. Esse ajuste aproxima as bobinas das cordas centrais, melhorando o equilíbrio de saída e ampliando a faixa dinâmica.
Disponibilidade
Os novos Colossal estarão disponíveis em três acabamentos: níquel, dourado e preto fosco, ampliando as opções estéticas para músicos e fabricantes.
Captadores
DiMarzio lança MuscleT Tele Set e SuperPAF Ceramic
DiMarzio apresentou dois novos produtos projetados para elevar o som dos guitarristas modernos: o set MuscleT para guitarras Telecaster e o SuperPAF Ceramic, uma versão de inspiração vintage dos clássicos humbuckers de cerâmica de alto ganho.
Set MuscleT Tele — Ponte e Braço
MuscleT Bridge: inspirada nos captadores dos anos 1960, ela mantém aquele som característico de médios e agudos nítidos, mas aumenta o ganho para maior sustentação, reduzindo a aspereza do som. Perfeito para quem procura um tom de Tele tradicional com projeção moderna.
MuscleT Neck: mantém a resposta dinâmica da Tele original, mas adiciona mais brilho e presença para acompanhar ritmos fortes e solos definidos. Equilibrado entre cordas e com mais volume em comparação aos modelos vintage.
Ambos os captadores são feitos à mão e testados individualmente na fábrica da DiMarzio em Nova York, garantindo qualidade e consistência em cada unidade.
Cerâmica SuperPAF
Esta nova versão combina a estética clássica dos captadores PAF com a renomada potência do Super Distortion original. Principais características:
- Alto ganho ideal para amplificadores valvulados; Definido por médios proeminentes, graves potentes e agudos encorpados.
- Versatilidade garantida: a fiação de 4 condutores permite modos divididos, em série ou em série-paralelo sem complicações.
- Som icônico presente em gravações icônicas de guitarristas como Ace Frehley, Phil Collen e Paul Gilbert, da década de 1970 até hoje.

Tanto a precisão do MuscleT quanto a potência versátil do SuperPAF Ceramic oferecem possibilidades atraentes para uma variedade de estilos de execução e demandas no estúdio ou no palco.
Captadores
Patente nos EUA para DiMarzio pelo seu novo formato de capa
A DiMarzio, em colaboração com o lendário baixista Billy Sheehan, inventou um novo formato e sensação para as capas dos captadores Precision Bass que melhoram a tocabilidade e o desempenho.
Usando a visão de Billy de formas de superfície em estilo rampa que minimizaram todas as arestas duras do corpo do captador, DiMarzio criou uma experiência de tocabilidade mais confortável. Indo um passo além, os parafusos de ajuste de altura foram realocados para que também fiquem abaixo da superfície do pickguard, eliminando o contato dos dedos.
Um subproduto deste design recentemente patenteado é um formato que permite que as bobinas gêmeas com cancelamento de zumbido sejam ajustadas mais próximas das cordas. Um benefício secundário disso é uma melhoria na dinâmica e no equilíbrio das cordas.
Para comemorar a nova patente, a DiMarzio está oferecendo um desconto de 20% nos captadores Relentless Middle, Relentless P, Relentless PJ Pair, Sixties P e Sixties PJ Pair por tempo limitado. Use o código RELENTLESS20 na finalização da compra em www.DiMarzio.com.
-
Eventos3 dias ago
Fachada da Prefeitura de São Paulo é iluminada com logo do AC/DC
-
Eventos5 dias ago
Monsters of Rock 2026 terá Guns N’ Roses como headliner
-
Audio Profissional3 dias ago
WSDG aprimora o som e a segurança no estádio do River Plate na Argentina
-
Eventos4 dias ago
InfoComm América Latina 2025 reuniu mais de 5.000 participantes no México
-
Empresas2 semanas ago
Falece aos 73 anos, Jorge Menezes, fundador da Cheiro de Música: uma trajetória de pioneirismo no varejo musica
-
Audio Profissional3 dias ago
Power Click lança o Voice Monitor MK II: controle total de retorno para cantores e locutores
-
Lojista4 dias ago
Dicas para melhorar a logística de assistência técnica e pós-venda
-
Instrumentos Musicais5 dias ago
KORG anuncia mudanças: Miyou Kato assume como CEO e Hironori Fukuda como COO









Você deve estar logado para postar um comentário Login