Conecte-se conosco
Shure

Mesas de Iluminação

Robe com Hardwell em São Paulo

Publicado

on

O DJ número 1 do mundo Hardwell levou recentemente seu aclamado show ‘I Am Hardwell’ para o Brasil com uma apresentação no Espaço das Américas em São Paulo para 8000 pessoas onde a companhia de locação de iluminação Apple Produções forneceu mais de 100 movings Robe para o design do LD holandês Andre Beekmans da The Art of Light.

A iluminação para o show, o qual é produzido pela Alda Events, foi operada por Tom Spaan da The Art of Light.

Apple, uma das principais empresas de locação no país, forneceu 25 x ROBIN Pointe, 16 x ColorSpot 1200E AT, 6 x ColorSpot 2500E AT, 14 x ColorWash 1200E AT e 42 x Robe 100 LEDBeam para a atuação que teve todos os ingressos vendidos.

O design do palco inclui uma tela de LED quadrada detrás da cabine do DJ com um a moldura adicional de LEDs ao redor integrada na estrutura real da cabine, adicionando um sentido de três dimensões na montagem. A cada lado da cabine do DJ há três ‘asas’ de tela de LED montadas em uma perspectiva de redução de tamanho – com a iluminação ocupando os espaços entre elas.

Os ColorSpot 1200E AT estavam localizados nas asas e na estrutura frontal. Os ColorSpot 2500E AT foram usados para iluminação desde o fundo forte e dramática e para iluminação principal frontal sobre Hardwell, enquanto os ColorWash 1200E AT estavam todos sobre a estrutura frontal.

Os Pointe estavam em grupos de cinco e montados nas estruturas no fundo e frente e também localizados sobre o chão do palco… para efeito máximo.

Publicidade

Os pequenos LEDBeam 100 estavam distribuídos por toda a montagem – nas asas, ao redor da tela central e também sobre algumas estruturas voadas no auditório para iluminação de audiência.

MusicaeMercado

Cada aparelho tinha uma função diferente no show, e todos eles tiveram um trabalho intenso segundo explica Spaan, quem usou um console grandMA2 full size para controle.

Robe I Am Hardwell Sao Paulo 2014 04

Os ColorSpot 2500E AT foram usados para iluminar a Hardwell. Três estavam sobre a estrutura frontal, com seus potentes fachos suavizados com um filtro CTO para iluminação de frente mais ‘natural’, e esta luz sutilmente trocava entre tonalidades mais cálidas e mais frias para dar continuidade ao look e ambiente do conteúdo de vídeo, este último criado especialmente para o show pela Kijkbuiskinderen.

Os outros três ColorSpot 2500E AT foram usados em posições estáticas iluminando ao DJ super estrela desde o fundo, destacando sua cabeça e ombros e combinando com o resto da iluminação. “A iluminação de fundo teatral e os ótimos efeitos que pode dar às vezes ficam perdidos em um show de música dance”, observa Spaan.

Os ColorWash 1200E AT foram usados para iluminação geral e para o ato anterior ao principal. Muitos dos shows de Hardwell são filmados ou transmitidos pela internet, por isso o iluminador sempre fica atento para ter uma iluminação dinâmica sobre a audiência, e que o espaço em general nunca seja visto como uma caixa preta pouco atraente!

Publicidade

Spaan descreve os ColorSpot como um “preferido de todos os tempos” para iluminação básica. Os gobos rotatórios, o shutter e os efeitos de íris são ideais para preencher arenas com um “ambiente lento e suave” em combinação com estrobo forte e destaques de íris.

Ele disse que os pequenos e altamente potentes LEDBeam 100 são ótimos pela sua simplicidade pura. “Podem mover-se MUITO rápido e com precisão, trocar de cor e são realmente maravilhosos devido aos LEDs brancos e sistema óptico. Os fachos fechados são altamente efetivos inclusive quando os aparelhos estão montados realmente perto entre eles e “O output é concentrado e incrivelmente brilhante para um aparelho tão pequeno”.

Cada vez que os LEDBeam 100 aparecem entre as especificações – que variam de show em show e segundo o que o fornecedor de iluminação local tiver no estoque – são usados para efeitos de estrobo fortes, como se fossem estrobos convencionais!

Também para alguns efeitos de scanner de ‘velha escola’ que estão na moda mais uma vez na cena de iluminação para eventos de música dance eletrônica!

Ele adora os Pointe pelo “Alto impacto” que também faz que possa usá-los com juízo nos momentos épicos do show, combinando beams e spots. O zoom amplo e o prisma linear são “Ótimas adições” para este tipo de moving e “Muitas outras opções permitem um show de luzes mais versátil e muitos efeitos surpreendentes”.

Publicidade

Também disse que para a música dance é bom não mexer as luzes o tempo todo, pois é possível esculpir imagens definidas com a luz, e dar muita energia para o espaço fazendo músicas completas simplesmente alternando parâmetros como (por exemplo) a intensidade.

Spaan tem trabalhado com produtos da Robe durante toda sua carreira profissional como LD e programador, e sempre fica feliz quando encontra a marca entre as especificações para um show, especialmente os modelos LEDWash, LEDBeam e Pointe.

Ele qualifica a Robe como um dos melhores e mais inovadores fabricantes ‘do momento’ e um que “Fica atento às altas demandas constantes dos designers e operadores”.

Spaan – de 27 anos – foi músico e professor de música por mais de 20 anos e profissional de iluminação nos últimos 10. Ele entrou na The Art of Light – um grupo de design conhecido pela sua visão renovada e inventiva para shows visuais – como operador freelance faz três anos, dando o sentido natural de ritmo, timing e musicalidade inata do seu estilo de operação único.

 

Publicidade

 

Iluminação

Obsidian apresenta o NXW: um novo controlador portátil para sistemas ONYX

Publicado

on

obsidian nxw 750x500

Projetado para profissionais de iluminação, o NXW oferece controle avançado em um formato compacto e expansível.

A Obsidian Control Systems revelou o NXW, seu mais recente controlador de iluminação para sistemas ONYX. Compacto, portátil e repleto de recursos, o novo dispositivo promete levar o poder do controle profissional a qualquer ambiente, de produções ao vivo a instalações fixas.
Por meio de sua conexão USB-C, o NXW se integra facilmente a qualquer PC para operar o ONYX sem concessões. Seu design leve e robusto o torna a escolha ideal tanto para técnicos autônomos quanto para profissionais em turnê ou estúdios de produção que buscam precisão e velocidade sem sacrificar espaço.

“Ele pode ser pequeno em tamanho, mas o NXW está repleto de recursos que nossos usuários solicitaram”, disse Koy Neminathan, diretor de desenvolvimento de negócios da Obsidian. “Esteja você programando em casa ou operando um show ao vivo, este equipamento responde com flexibilidade e desempenho.”

Principais características do NXW

  • 10 faders motorizados com retroiluminação RGB
  • Botões ópticos de baixa latência com retroiluminação RGB
  • Teclado de programação com 10 botões multifuncionais personalizáveis
  • 4 codificadores de parâmetros RGB
  • 4 portas DMX/RDM integradas
  • Porta de rede Gigabit
  • Licença ONYX Essential para 16 universos (expansível para 128 com licença USB)

O NXW foi projetado para replicar o layout e a experiência do usuário dos consoles maiores da família NX, permitindo que qualquer usuário do ONYX se sinta imediatamente familiarizado. Seu design ergonômico e fácil de usar foi pensado para oferecer uma experiência intuitiva desde o primeiro uso, sem a necessidade de instalações adicionais ou configurações complicadas.

Além de ser portátil, o NXW é expansível usando o módulo fader motorizado NXP e se integra perfeitamente como um complemento ao console NX1. Essa expansibilidade oferece a flexibilidade necessária para se adaptar a produções de diferentes tamanhos e requisitos técnicos.

Publicidade
Continue Lendo

Iluminação

Diamond 7 é o lançamento da Avolites

Publicado

on

avolites diamond 7 750x500

A Avolites apresentou recentemente seu novo console de iluminação Diamond 7 (D7), que foi lançado na feira Prolight+Sound em Frankfurt.

O novo console Diamond 7 (D7) é o próximo na linha do principal console Diamond 9 (D9). Com o lançamento inicial do produto, a Avolites planejou obter feedback valioso dos designers e operadores de iluminação, bem como testes extensivos do produto durante a temporada de festivais.

O lançamento completo do produto, com todas as suas variantes, está previsto para o final deste verão europeu. Haverá duas variantes, D7-330 e D7-215, versões de três e duas telas com 30 e 15 faders respectivamente.

Os principais recursos do novo D7 incluem um novo painel com tela e mecanismo de travamento. A superfície de controle do console segue a linguagem de design do Diamond 9. O D7-215 cabe em uma mala Peli-Air padrão e está dentro do limite de peso de 23kg das aeronaves europeias, entre outras.

Além disso, em meados de março, a Avolites lançou a versão 17 do Titan, o popular software de controle de iluminação. “O principal objetivo da v17 tem sido melhorar significativamente a experiência do usuário e otimizar ainda mais o desempenho, o que permitirá maior experiência em shows maiores, bem como durante sessões de programação mais longas. Isto será seguido de perto por uma nova versão do nosso aplicativo remoto, tanto para Android quanto para IOS”, explica o comunicado oficial da empresa.

Como parte da experiência aprimorada, os usuários notarão melhorias no seletor de cores, gerador de personalidade, opção de console de destino de macro de lista de sugestões, conversão entre acionador de hardware e acionador de item e muito mais.

Publicidade

Você pode fazer download da versão 17 aqui.

D-One

Continue Lendo

Iluminação

Avolites anuncia substituição de sua mesa de controle Titan Mobile

Publicado

on

avolites 750x500

Após mais de uma década de produção, a Avolites deu a notícia da substituição da mundialmente conhecida Titan Mobile, cuja fabricação já foi descontinuada.

A Avolites lançou sua menor superfície de controle, a Titan Mobile, em 2010, junto com uma asa (ou “Wing”) companheira. Durante seus doze anos de produção, milhares de usuários em todo o mundo confiaram nela. Ao longo dos anos, a Titan Mobile encontrou seu lugar em produções ao vivo em todos os tamanhos de palcos e instalações, em qualquer lugar que fosse necessário um hardware confiável e uma plataforma de software de iluminação pequena.

A Avolites anunciou agora a chegada em breve da nova T3, que irá substituir a Titan Mobile. Criada em colaboração com os principais designers de iluminação, a nova T3 é o console mais leve, menor e portátil produzido pela empresa até hoje. Ele compartilha a nova linguagem de design vista pela primeira vez na Diamond 9 e, junto com sua “wing” companheira, forma uma superfície de controle portátil para várias aplicações. A nova T3 é o principal produto da Série T alimentada por PC, que inclui os produtos T1 e T2 existentes, agora junto com a T3 e a T3-Wing.

Paul Wong, diretor administrativo da Avolites, disse: “Estamos muito entusiasmados com a introdução da nova T3. Não apenas porque combina uma abordagem de design centrada no usuário com materiais e componentes de alta qualidade. Se não, porque acreditamos que sua confiabilidade, acessibilidade, familiaridade e facilidade de uso ajudarão a tornar a T3 a ferramenta definitiva para qualquer designer ou operador de iluminação por muitos anos”.

Mais informações em breve.

Publicidade
Continue Lendo

Áudio

MusicaeMercado
Publicidade Canal oficial no WhatsApp - Música & Mercado

Trending

Zeus