Review do Leitor

Colabore com a comunidade musical.

Search

Prolight+Sound registra crescimento para sua edição de 2023

Depois de quatro dias cheios de apresentações, conferências e reuniões, a Prolight + Sound 2023 fecha com um aumento significativo no número de visitantes.

Mais de 27.500 profissionais de 113 países estiveram presentes na feira de tecnologia do entretenimento de 25 a 28 de abril de 2023. Temas atuais como a realização de eventos sustentáveis ​​ou a crescente demanda por especialistas e jovens talentos foram discutidos, nesse sentido, o programa de conferências da Prolight + Sound ofereceu inúmeras abordagens e soluções orientadas para o futuro.

Após o fim das restrições globais de viagens, foi a primeira oportunidade para muitos participantes do setor visitarem a feira desde 2019. Isso se reflete na alta internacionalidade do evento: metade dos visitantes veio de fora da Alemanha.

457 expositores de 34 países demonstraram a força inovadora da indústria de forma impressionante. “A indústria de eventos está de volta e tem sua casa internacional na Prolight + Sound. Os últimos quatro dias não deixaram dúvidas sobre isso. Em conjunto com a indústria, temos realizado ações para promover o negócio. Seguimos nesse caminho e investimos constantemente no evento. O alto nível de satisfação de expositores e visitantes e, acima de tudo, a impressionante internacionalidade fornecem uma base sólida para um maior crescimento em todas as áreas de produtos e, portanto, para o futuro de sucesso da Prolight + Sound”, diz Wolfgang Marzin, presidente da Conselho de Administração da Messe Frankfurt.

Nas apresentações de produtos na sala de exposição, houve uma tendência clara para a conectividade baseada em IP de componentes de iluminação, som e tecnologia de palco. Cada vez mais, estes podem ser controlados e monitorados independentemente da localização e em todos os dispositivos: a “Internet das Coisas” já é uma realidade na indústria de eventos. Além disso, o compromisso da indústria com operações de eventos sustentáveis ​​está tendo um impacto cada vez maior nos projetos de produtos. Sistemas com alta eficiência energética, longa vida útil, design fácil de transportar e uma alta proporção de materiais recicláveis ​​estavam no topo da agenda.

Impulsionando o negócio de eventos de amanhã

Apesar de toda a confiança na indústria de eventos e de um clima positivo subjacente, os efeitos da alta demanda por trabalhadores qualificados são particularmente visíveis. As associações da indústria e a Messe Frankfurt uniram forças na Prolight + Sound para criar entusiasmo para uma carreira no ramo de eventos e conectar profissionais em busca de novos desafios com as empresas. Por exemplo, o Future Talent Day na sexta-feira convidou os alunos a visitar a feira. Mais de 600 jovens participaram de eventos especiais, como visitas guiadas e sessões de networking, conheceram perspectivas de carreira e tiveram contato direto com potenciais empregadores.

Durante os quatro dias da feira, o Future Hub no Hall 11.0 foi uma atração central para os profissionais de amanhã. Entre outras coisas, a Área Especial funcionou como uma área de apresentação para empresas com vagas e instituições de ensino do setor de eventos. Além disso, o programa contribuiu para uma maior igualdade de gênero na indústria de eventos. Para isso, a Messe Frankfurt cooperou com a iniciativa “Women in Lighting”, ofereceu serviços de informação para talentos femininos e destacou as conquistas de mulheres inspiradoras nos ofícios da iluminação. O programa da conferência também levou em consideração a questão do desenvolvimento de pessoal em momentos de alta demanda por trabalhadores qualificados.

Outra tarefa exigente para a indústria de eventos é encontrar respostas para os desafios impostos pelos altos preços da energia. Ao mesmo tempo, os clientes estão cada vez mais atentos à tecnologia e à organização de eventos sustentáveis. Nesse contexto, novos produtos e abordagens que contribuem para o uso criterioso dos recursos naturais ganharam relevância adicional na Prolight + Sound. Todos os dias, as Green Sessions no Palco Principal davam novos impulsos para a redução do consumo de energia e para um balanço de CO2 mais positivo. Houve também uma grande procura de visitas guiadas aos stands de fornecedores de soluções particularmente amigas do ambiente.

O programa de apoio Prolight + Sound foi desenvolvido em estreita colaboração com a Association for Event Media and Technology (VPLT) e a European Association of Event Centers (EVVC).

Ambiente positivo e muitos motivos para comemorar

Com o aumento do número de expositores e visitantes, o evento voltou a atingir elevados índices de satisfação. 88% das empresas expositoras e 83% dos visitantes afirmaram ter alcançado seus objetivos na Prolight + Sound.

Os corredores estavam repletos de atividade, mas também de encontros emocionantes entre os participantes da indústria, depois que vários expositores e visitantes, principalmente da Ásia, retornaram pela primeira vez em quatro anos. Além disso, as festas após o show voltaram a fazer parte do evento. A indústria aproveitou a oportunidade para comemorar e brindar ao impulso para o futuro. Além disso, música ao vivo de bandas conhecidas criou um clima festivo na área externa. Assim, a Prolight + Sound criou a estrutura para networking em um ambiente informal e contribuiu para fortalecer o senso de conexão e o sentimento de “nós” na indústria.

A Prolight + Sound 2024 acontecerá de 19 a 22 de março. Com a nova data, a Messe Frankfurt está respondendo ao desejo da indústria por um horário no início do ano que esteja mais alinhado com os ciclos de projetos na indústria de entretenimento e tecnologia de eventos.

Mais informações em www.prolight-sound.com.

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

Deixe um Comentário

Música & Mercado
Logo
Shopping cart