
A 17ª edição do OBA Festival, realizada em São José do Rio Preto (SP) de 1 a 4 de março, encerrou com recorde de público, apresentações musicais de grande porte e um impacto econômico expressivo.
O festival atraiu milhares de foliões, incluindo turistas estrangeiros vindos de Portugal, Estados Unidos, Argentina, Chile e Inglaterra. De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Negócios de Turismo de São José do Rio Preto, o Carnaval movimentou R$ 215,9 milhões na cidade, sendo que 35% desse valor — aproximadamente R$ 77,1 milhões — foi gerado diretamente pelo OBA Festival.
Experiência e estrutura
A estrutura do evento foi planejada para garantir segurança e conforto ao público. O Recinto de Exposições da cidade foi transformado no “Mundo OBA”, uma área de mais de 50 mil m², com diversos espaços open bar, incluindo pista e camarotes, além de atrações interativas como uma tirolesa de 17 metros de altura e 190 metros de extensão.
Atrações musicais
O line-up do OBA Festival 2025 contou com grandes nomes da música nacional. No palco principal se apresentaram artistas como Léo Santana, Wesley Safadão, Dennis DJ, Monobloco, Kamisa 10, Menos é Mais, MC Livinho, Jiraya Uai, Brenno e Matheus, Chemical Surf, além dos destaques do funk paulista DJ Arana, MC Paiva e MC Luuky. O trio elétrico recebeu shows de Banda EVA, Xanddy Harmonia, Tomate e Batom na Cueca.
Segurança e organização
O evento contou com uma infraestrutura de segurança robusta, incluindo monitoramento por câmeras, segurança especializada, agentes à paisana, revistas rigorosas nas portarias e postos médicos equipados para atendimento emergencial.
Planejamento para 2026
Com o sucesso da edição de 2025, os organizadores já iniciaram o planejamento do OBA Festival 2026, que será realizado de 14 a 17 de fevereiro. “Mais uma vez conseguimos entregar a melhor experiência ao nosso público, com estrutura de qualidade e artistas de peso. Identificamos pontos a melhorar e já estamos em negociação para as atrações do próximo ano”, afirmou Edilberto Fiorentino Caskinha, um dos organizadores do evento.
Foto: Levi Mazini_Indiecliks