Chegou a hora de apostar na publicidade e no marketing como ferramentas estratégicas na hora de posicionar sua marca.
O ano de 2020, sem dúvida, foi marcado por ambiguidades. Foram diversas dificuldades e, ao mesmo tempo, oportunidades em diversos setores, uma vez que a inovação foi a principal saída para driblar a crise causada pela pandemia da Covid-19. Foram muitas transformações (forçadas!) que acabaram abrindo os olhos dos empreendedores para uma questão fundamental: o cliente é a peça-chave do seu negócio e você precisa mantê-lo por perto.
Com isso, a importância de apostar na publicidade e no marketing como ferramentas estratégicas na hora de disseminar sua marca, alcançar o seu concorrente e fidelizar os seus clientes ficou ainda mais evidente. Nesse cenário, uma das grandes apostas foi o marketing digital, com a utilização das redes sociais, técnicas de SEO, entre outras ferramentas que auxiliam as empresas a se comunicarem melhor e entregar valor aos consumidores.
Segundo a Pesquisa Maturidade do Marketing Digital e Vendas no Brasil, desenvolvida por meio de uma parceria entre a Resultados Digitais, Mundo do Marketing, Rock Content e Vendas B2B, 94% dos respondentes já adotam o Marketing Digital como estratégia de crescimento. Porém, 95% dos participantes acredita que suas estratégias podem melhorar – 32% deles não as consideram eficientes e 63% veem eficiência, mas também necessidade de evoluir.
Com 2021 começando agora, é a chance para pensar em um planejamento bem assertivo de marketing digital focado em alcançar resultados incríveis durante os próximos meses. Mas afinal, qual é o primeiro passo? Qual é a melhor estratégia para o meu negócio, anúncios online ou inbound? Apostar em SEO ou tentar outra ferramenta?
Antes de definir quais ferramentas digitais você pode utilizar, é imprescindível definir quem é o seu público-alvo (gênero, idade, localização etc.) e, a partir disso, você conseguirá escolher qual rede social atende melhor o perfil que você quer atingir. O mesmo funciona para outras ferramentas online, como blog, e-mail marketing, entre outros. Cada uma dessas soluções atinge um determinado grupo, vale entender se o consumidor com o qual você deseja se relacionar utiliza esses mecanismos.
Um plano de marketing digital bem elaborado, sem dúvidas, coloca você a frente da concorrência, permitindo ainda a mensuração de resultados de uma forma muito mais rápida e objetiva. Então, que tal aproveitar essa onda e surfar nela de forma positiva? O ano de 2021 promete ser um divisor de águas no mercado, independente do segmento, e só os fortes sobreviverão. E você, está preparado para isso?
*Autor: Sérgio Lima, publicitário. Já atuou na S8Wow, uma das principais agências de comunicação com soluções omnichannel do Brasil.