Review do Leitor

Colabore com a comunidade musical.

Search

ISE comemora 20 anos com mapeamento de Sofia Crespo na Casa Batlló

O mapeamento inovador intitulado “Estruturas do Ser” na icônica Casa Batlló acontecerá no sábado, 27 de janeiro e no domingo, 28 de janeiro de 2024 e mostrará a fusão de temas biológicos e Inteligência Artificial. Sofía também falará sobre seu trabalho em conferência na quinta-feira, 1º de fevereiro de 2024.

Para comemorar o 20º aniversário da ISE e o 200º aniversário do Passeig de Gràcia, uma das avenidas mais importantes de Barcelona e sede da Casa Batlló, a Integrated Systems Europe (ISE) está patrocinando um mapeamento de projeção na fachada do icônico edifício de Gaudí. Após os mapeamentos da Refik Anadol em 2022 e 2023, a Casa Batlló convidou mais uma vez um renomado artista digital para transformar o edifício em uma tela para arte orientada pela tecnologia. A artista escolhida, Sofía Crespo, é pioneira na exploração da vida orgânica e sua evolução através da Inteligência Artificial. Cofundadora do Entangled Others Studio, Sofia é mais conhecida por seu trabalho com redes neurais e aprendizado de máquina, além de seu grande interesse em tecnologias de inspiração biológica. O seu trabalho, incluindo Neural Zoo e Artificial Remnants, explora o potencial da IA ​​na prática artística e a sua capacidade de remodelar a nossa compreensão da criatividade.

As criações de Sofia foram exibidas em todo o mundo, incluindo um evento na Times Square, que durou um mês, em maio passado, durante a qual obras digitais foram exibidas em 96 outdoors. Também fez parte do programa Meta AI Artist in Residence, em colaboração com Meta Open Arts, durante o qual criou Criticalmente Extant, um projeto que explora os limites dos dados disponíveis como forma de interagir com espécies criticamente ameaçadas. Sofia explica: “O grande desafio foi transmitir as inspirações de Gaudí numa fachada com muita personalidade e detalhes intrincados. Queria captar a forma como ele trabalhava e pensava, incluindo os materiais, a simbologia e a sua dimensão mais espiritual. Tem sido um projeto fascinante porque combina arte e tecnologia, o legado cultural de Barcelona e um criador cuja obra permanece viva e é constantemente reinterpretada pelos artistas.”

Mike Blackman, CEO da Integrated Systems Events, disse: “Estamos entusiasmados em trabalhar com Sofia Crespo e Casa Batlló para criar o que não será apenas um show incrível para os participantes da ISE, mas também nos permitirá agradecer imensamente a Barcelona por nos receber todos os anos. A Casa Batlló é um dos edifícios mais reconhecidos do mundo e mal posso esperar para ver como Sofia usa esta tela única para criar uma experiência inesquecível e instigante. Às vezes pode ser difícil explicar às pessoas o que a incrível tecnologia AV que os visitantes experimentam durante a nossa exposição consegue, mas estas espetaculares obras de arte digitais e a criatividade de artistas como Sofía Crespo realmente mostram a tecnologia AV em toda a sua beleza. Um grande obrigado à equipe da Panasonic que está fornecendo grande suporte para este projeto impressionante.”

Gary Gautier, Diretor Geral da Casa Batlló, acrescentou: “O universo criativo de Sofia é perfeito para capturar a essência, as estruturas e a beleza da Casa Batlló, proporcionando uma visão pessoal que une arte e inovação, assim como Gaudí fez em sua época”.

O mapeamento de Sofía Crespo na Casa Batlló acontecerá nos dias 27 de janeiro (primeira sessão: 21h, última sessão: 22h30) e 28 de janeiro (primeira sessão: 19h, última sessão: 22h30). ) e também será transmitido ao vivo pelo site da Casa Batlló. A música, criada por Robert M. Thomas, um renomado compositor generativo, apresenta intérpretes locais como o organista Juan de la Rubia e o quarteto de cordas Cosmos Quartet. A colaboração estende-se ao Palau de la Música Catalana e ao Centro de Supercomputação de Barcelona, ​​apresentando uma combinação única de arte, tecnologia e colaboração científica. É possível participar dos eventos nos dois dias gratuitamente.

Sofía Crespo também fará uma palestra no ISE Show Floor Stage, no Hall 4, localizado nos fundos da Zona Tecnológica de Produção e Distribuição de Conteúdo. A conferência irá explorar a projeção da Casa Batlló e as metodologias criativas, tecnológicas e de produção que conseguiram criar e entregar o projeto num curto espaço de tempo. A conferência acontecerá às 13h15 do dia 1º de fevereiro. Além disso, os participantes da ISE que não puderam comparecer à Casa Batlló para ver a performance poderão ver a arte digital na íntegra no ISE Creative Cube, um monólito de quatro telas LED de 6m x 2m, alimentado por Lang, que irá estará localizado bem próximo ao palco do ISE Show Floor, no Hall 4. A projeção acontecerá durante toda a ISE 2024.

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

Deixe um Comentário

Música & Mercado
Logo
Shopping cart