Review do Leitor

Colabore com a comunidade musical.

Search

Co-Inventor do MP3 apresenta o primeiro sistema de fones de ouvido AR com áudio verdadeiramente surround

Brandenburg Labs, desenvolvedor de áudio imersivo realista para fones de ouvido fundado pelo Prof. Karlheinz Brandenburg, co-inventor do formato MP3, apresentou a primeira experiência de áudio verdadeiramente surround com o sistema de headset de realidade aumentada, na CES 2024.

O novo sistema oferece “um nível totalmente novo de desempenho com experiências imersivas nunca antes ouvidas para os usuários. O Audio AR System permite recriar ambientes acústicos reais através de fones de ouvido para uma experiência auditiva nova e realista, onde o som virtual é perfeitamente integrado na vida dos usuários, preenchendo a lacuna entre o mundo real e o digital. Esta é a primeira vez que um sistema com este nível de imersão é mostrado em uma feira de eletrônicos de consumo”, diz o comunicado oficial.

A Brandenburg Labs cria essa ilusão auditiva por meio de fones de ouvido. Isso permite que os ouvintes percebam os sons digitais como sons reais, revolucionando a forma como o som é consumido pelos fones de ouvido. O sistema foi demonstrado na CES 2024 com uma comparação auditiva entre alto-falantes reais e a versão virtual dos alto-falantes reproduzidos por meio do sistema de fone de ouvido Brandenburg Labs Audio AR. Os ouvintes ficaram imersos em música de áudio espacial para explorar o ambiente acústico e experimentar como o som se adapta dinamicamente à medida que se movimentam.

“Depois de co-criar o padrão de áudio MP3, sempre surgia esta questão: ‘Como podemos obter melhor qualidade de áudio através de fones de ouvido para uma experiência espacial mais realista que soe semelhante a situações do mundo real?'”, disse o Dr. Karlheinz Brandenburg, CEO da Brandenburg Labs. “Usando nossa pesquisa de instituições renomadas, incluindo a Technische Universität Ilmenau e o Fraunhofer Institute for Digital Media Technology, onde criamos conceitos como Realidades Auditivas Personalizadas (PARty) e estudamos como o cérebro ao ouvir sons, criamos este sistema que proporciona uma verdadeira sensação de som espacial através de fones de ouvido, melhor do que qualquer outra coisa que você já ouviu. A solução de áudio imersivo da Brandenburg Labs tem o potencial de revolucionar a tecnologia e mudar a forma como os aplicativos de mídia digital são experimentados.”

PARTy é um conceito de dispositivo portátil inteligente que ajudará os usuários a criar sua própria realidade auditiva personalizada para reduzir ruídos de fundo interferentes e aumentar o volume da fonte sonora na qual o usuário está focado no momento. Fontes sonoras virtuais serão colocadas naturalmente no ambiente auditivo do usuário para que o usuário experimente a sensação de som espacial real.

Descubra mais aqui.

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

Deixe um Comentário

Música & Mercado
Logo
Shopping cart