Falece produtor e engenheiro de gravação Al Schmitt

Falece produtor e engenheiro de gravação Al Schmitt

por 27/04/2021

O americano Al Schmitt foi reconhecido no mundo do áudio pelo seu trabalho como produtor e engenheiro de gravação. Faleceu no dia 26 de abril aos 91 anos.

Ao longo da sua carreira, Al Schmitt recebeu 20 Prêmios Grammy e trabalhou com nomes como George Benson, Toto, Natalie Cole, Quincy Jones e outros.

Ele nasceu no dia 17 de abril de 1930, cresceu em Nova York e morou em Brooklyn até finais de 1940. Nos finais de semana ele acostumava passar tempo no estúdio de gravação do seu tio e foi quando a sua paixão pelo áudio começou.

Depois de servir na Marinha dos Estados Unidos, ele começou a trabalhar nos Apex Recording Studios aos 19 anos como aprendiz, recomendado pelo seu tio. Trabalhou dois anos até que o estúdio fechou e passou para os Nola Studios por um ano, depois passou para Fulton Recording, onde trabalhou com o engenheiro Bob Doherty que ensinou como mixar grandes orquestras.

Em 1958, Schmitt foi para Los Angeles e trabalhou para vários estúdios e gravadoras, principalmente os conhecidos Capitol Studios, estando em contato com grandes nomes da música.

Ele gravou e mixou mais de 150 álbuns de Ouro e Platino. Faleceu no dia 26 de abril aos 91 anos.