A aquisição pretende fortalecer os negócios de licenciamento da Dolby e criar oportunidades para o crescimento futuro da empresa.
A Dolby Laboratories, Inc., líder em experiências de entretenimento imersivo, anunciou que assinou um acordo definitivo para adquirir a GE Licensing, que possui, mantém e licencia um amplo portfólio de propriedade intelectual direcionado principalmente ao consumidor digital nos setores de mídia e eletrônicos.
Como uma das empresas mais respeitadas na área de gerenciamento e licenciamento de patentes, a GE Licensing é uma inovadora líder com patentes de classe mundial e experiência em licenciamento, especialmente no que diz respeito à tecnologia pioneira de codec de vídeo. A transação incluirá um portfólio de mais de 5.000 patentes, incluindo patentes fundamentais em compressão de vídeo essencial ao padrão. A GE Aerospace manterá seu portfólio de propriedade intelectual relacionada às suas principais tecnologias aeroespaciais e de defesa, bem como o portfólio de marcas registradas da GE.
“A GE Licensing é o lar de uma série de inovações essenciais que impulsionam o mundo moderno”, disse Andy Sherman, vice-presidente executivo de licenciamento de patentes e conselheiro geral da Dolby. “Uma parte importante da estratégia da Dolby é agregar valor aos nossos clientes, parceiros e à indústria através de padrões abertos e licenciamento coletivo de colaboração. Esta aquisição dá-nos a oportunidade de continuar a promover e apoiar a inovação nos nossos ecossistemas.”
Esta aquisição é uma extensão dos negócios de licenciamento existentes da Dolby. O portfólio de tecnologia de codecs de vídeo da GE Licensing, como HEVC e VVC, complementa, fortalece e expande a escala do portfólio de propriedade intelectual da Dolby. A empresa está empenhada em continuar a facilitar a adoção de tecnologias padronizadas de próxima geração, permitindo eficiência, continuidade e crescimento da indústria.
“A Dolby é uma líder confiável e inovadora, com um longo histórico de licenciamento de tecnologias e patentes por meio de estruturas colaborativas”, disse Robert Giglietti, CEO da Corporate Holdings e Tesoureiro da GE Aerospace. “À medida que a GE Aerospace continua a aprimorar seu foco como uma empresa independente que atende clientes aeroespaciais e de defesa, a Dolby é o parceiro certo para garantir que essas tecnologias inovadoras de mídia digital continuem a atender empresas e consumidores em todo o mundo.”
Considerações financeiras
A Dolby Laboratories concordou em adquirir a GE Licensing, uma empresa de licenciamento de propriedade intelectual que atende principalmente aos setores de eletrônicos de consumo e mídia digital, em uma transação totalmente em dinheiro de US$ 429 milhões. Espera-se que este negócio seja concluído até o final do ano fiscal de 2024, sujeito à aprovação regulatória e outras condições habituais de fechamento, e não se espera que tenha um impacto material nos resultados fiscais de 2024 da Dolby.
Esta transação inclui ativos complementares atraentes que fortalecem e expandem os portfólios de patentes da Dolby e representa um perfil financeiro atraente de receitas duráveis e com margens elevadas. Dolby espera que o acordo aumente as margens operacionais e o lucro por ação no ano fiscal de 2025.
Não se espera que esta transação tenha impacto na prática da Dolby de devolver capital aos acionistas através do seu dividendo trimestral e através de recompras de ações para compensar a diluição da remuneração baseada em ações.