Music Business
Deezer diz que 44% dos novos envios já são IA
Plataforma afirma receber cerca de 75 mil faixas geradas por inteligência artificial por dia e anuncia novas medidas para limitar fraude e armazenamento desse conteúdo.
A Deezer informou que as músicas geradas por inteligência artificial já representam 44% dos novos envios diários à plataforma. Segundo a empresa, atualmente chegam quase 75 mil faixas criadas por máquinas por dia, volume que equivale a mais de 2 milhões de músicas por mês.
A companhia afirmou que, apesar do alto volume de uploads, o consumo desse tipo de conteúdo ainda é baixo e fica entre 1% e 3% do total de reproduções. A Deezer também disse que 85% dessas execuções são detectadas como fraudulentas e, por isso, desmonetizadas.
No anúncio, a empresa voltou a defender sua estratégia de transparência e afirmou ser a única plataforma de streaming a identificar de forma clara músicas geradas por IA. Segundo Alexis Lanternier, CEO da Deezer, o crescimento desse tipo de conteúdo já deixou de ser um fenômeno de nicho e exige resposta conjunta da indústria para proteger os direitos dos artistas e garantir clareza para os ouvintes.
A companhia lembrou que, desde janeiro de 2025, usa uma ferramenta própria de detecção de música criada por inteligência artificial, ainda com patente pendente. De acordo com a Deezer, o número de envios detectados passou de 10 mil para 75 mil por dia em pouco mais de um ano.
Além de detectar, identificar e retirar esse conteúdo das recomendações, a plataforma anunciou uma nova medida: a partir de 20 de abril, deixará de armazenar versões em alta resolução de faixas geradas por inteligência artificial.
A Deezer também citou um estudo internacional encomendado pela própria empresa, segundo o qual 97% das pessoasnão conseguiram diferenciar uma canção feita por IA de outra produzida por humanos. O mesmo levantamento apontou que 80% dos entrevistados consideram que músicas geradas 100% por máquina devem ser claramente identificadas para o público.
-
Music Chinahá 3 semanasMusic China 2026 reforça novos usos da música
-
Instrumentos Musicaishá 4 semanasWilliams completa 10 anos ouvindo bateristas no desenvolvimento de seus produtos
-
Eventoshá 4 semanasSonotec levou novos produtos e artistas à Audio & Música Brasil 2026
-
Audio Profissionalhá 3 semanasParaguai: Montarbo reforça presença com workshop técnico e novo projeto de instalação
-
Amplificadoreshá 4 semanasStaner resgata sua história com os amplificadores Heritage BX250 e GT250
-
Eventoshá 4 semanasMegaBusiness 2026 da ProShows reúne lojistas em Campinas, São Paulo
-
Alto Falantehá 4 semanasEROS amplia atuação em som automotivo com a linha ELEVE
-
Conecta+ Músicahá 3 semanasCinco perguntas que uma loja deve fazer a um fornecedor na Conecta+