Projeto com as flautas SHG Hering se destaca no cenário musical e leva grupo escolar a competir em evento internacional na Costa Rica.
Pedro Henrique Caetano, músico percussionista com licenciatura em música e formação em regência coral e orquestral, transformou a educação musical no Colégio Maria Antônia. Desde 2013, utilizando o conteúdo do Sistema de Ensino Positivo, Pedro introduziu a flauta doce como instrumento obrigatório nas aulas de música, enriquecendo o currículo e proporcionando uma prática musical tangível aos alunos.
“Este instrumento não só proporcionou uma conexão prática com os conceitos teóricos, mas também permitiu que os alunos explorassem o pentagrama de maneira tangível, criando suas próprias melodias e se apresentando em eventos escolares,” explicou Pedro.
Em 2023, Pedro vê a chance de realizar um sonho antigo de formar um grupo escolar composto por flautas doces e inscreve o grupo para o Campeonato Sul-Americano de Bandas de Marcha e Show. A inscrição do Colégio Maria Antônia não só é aceita, mas surpreende a todos no evento, destacando-se como a revelação do campeonato entre corporações completas, que utilizavam trompetes, trombones, tubas, caixas, tarolas, bombos e pratos.
Agora, em 2024, após o reconhecimento no evento anterior, o grupo foi convidado a representar o Brasil no Campeonato Internacional de Bandas de Marcha e Show WAMSB/Costa Rica 2024. Com 29 alunos talentosos, o Colégio Maria Antônia será o único grupo brasileiro na competição, reafirmando seu compromisso com a inovação pedagógica e o desenvolvimento musical.
“Enxergamos um potencial gigante no trabalho de Pedro Henrique, que está diretamente relacionado aos nossos valores, como inovação, autenticidade, paixão pela música e desenvolvimento das novas gerações na criação e produção de música. Estaremos aqui torcendo por eles na Costa Rica”, disse Caroline Schreiber, CEO da marca SHG Hering de flautas.
A proposta de show para esta competição foi intitulada “Pixel”, que representa o menor elemento capaz de conter alguma informação, sendo ela a cor. Sob a direção de Pedro Caetano, músicos e bailarinos trarão uma performance emocionante ao público, demonstrando o poder da flauta doce no processo de musicalização infantil e no trabalho de base de uma futura Marching Band.
A competição ocorrerá nos dias 26, 27 e 28 de julho, na cidade de La Fortuna, Costa Rica. O grupo competirá na categoria Marching Band Open Class, enfrentando grupos renomados como o Vivace Drum and Bugle Corps da Colômbia e a Banda CEDES Don Bosco da Costa Rica, ambos com mais de 20 anos de tradição. O evento promete ser um marco na trajetória dos jovens músicos do Colégio Maria Antônia, que contam com o patrocínio exclusivo das flautas SHG Hering.