Review do Leitor

Colabore com a comunidade musical.

Search

Como ter mais alcance com o Facebook e os vídeos

Você está usando a ferramenta de vídeos? Saiba o que tem maior resultado: Facebook ou Youtube

Quem tem uma página no Facebook sabe que, sempre que um post é publicado, ele é entregue para uma quantidade limitada de pessoas, o que chamamos de ‘alcance reduzido’. E, com isso, o Facebook tende a diminuir de forma orgânica para uma quantidade menor de fãs o conteúdo que você publica. Fábio Ricotta, CEO da Agência Mestre e especialista em marketing digital, explica mais sobre isso.

                          Fabio Ricotta

Assuntos relacionados para aumentar o engajamento

Na Agência Mestre, por exemplo, estão investindo bastante em assuntos relacionados para aumentar o alcance com o Facebook. Ou seja, a fanpage do Fábio Ricotta tem foco em marketing digital e, com isso, consegue alcançar com um vídeo do mesmo assunto cerca de 2 milhões de pessoas.

Como obtiveram esse resultado ótimo? Em primeiro lugar, o vídeo tem tudo a ver com os assuntos da fanpage, uma vez que ela fala frequentemente sobre marketing digital e o vídeo também. Então, a estratégia da vez foi transformá-lo — a partir de ideias externas — em assuntos relacionados. Isso faz com que o público se engaje muito bem, fazendo com que o alcance orgânico aumente bastante.

Faça testes com vídeos

Perceberam também que os vídeos diferenciados, mesmo aqueles com pouca qualidade de gravação, podem aumentar significativamente o engajamento do público sempre que oferecerem um bom conteúdo ao usuário.

A grande sacada, então, é utilizar os vídeos para ter mais alcance com o Facebook. Por isso, se você quiser fazer um pequeno teste, comece apostando no conteúdo em vídeo. A partir do momento em que um vídeo viraliza, o Facebook entrega-o cada vez para mais pessoas, e o melhor de tudo: sem pagar nada! Além disso, outros vídeos que são postados futuramente na página também costumam ter uma entrega superior à de costume.

Descubra do que seu público gosta

A recomendação principal para ter mais alcance com o Facebook é pensar “o que o meu usuário gostaria de curtir no Facebook?” Deixe de lado as tirinhas e memes de humor — pois são sempre passageiras e nem sempre agradam a todos — e comece a entender as preferências do seu público. A partir daí, basta investir nos vídeos relacionados ao assunto para gerar engajamento.

Não deixe de fazer experimentos

Testar o conteúdo em vídeo é uma excelente forma de aumentar o alcance com o Facebook, mas é claro que, depois de entender a forma como o seu público pensa, ficará muito mais claro — e fácil — descobrir novas maneiras para expandir esse engajamento. Por exemplo, experimente diversificar os horários em que os posts vão para o ar e perceba o horário em que a sua audiência se engaja mais.

Existem diversas outras formas de fazer experimentos para ter mais alcance com o Facebook, basta arriscar e pensar sempre na experiência do usuário.

Vídeos no YouTube ou no Facebook, qual é o melhor?

Provavelmente você presencia todos os dias uma grande guerra mundial: a competição entre YouTube e Facebook para definir quem é o maior player de vídeo da internet! Qual é o seu preferido? De fato, quem é melhor?

YouTube vs Facebook: organização

No lado esquerdo do ringue temos o YouTube, que, como o Google, é uma ferramenta de busca mais avançada, porém característica por ser uma ‘rede social’ exclusiva para vídeos. Do lado direito temos o Facebook, uma rede social de fato, que permite a publicação de vídeos e transmissões ao vivo.

Entre YouTube e Facebook, a primeira forma de distinção é a organização. No YouTube os vídeos podem ser encontrados por meio de canais e usuários, além de uma galeria relacionada aos temas específicos e pesquisas. Já no Facebook o processo é um pouco mais denso. Para encontrar um vídeo você precisa acessar páginas, conferir os conteúdos na categoria vídeos e dar play.

Uma grande vantagem do YouTube é que um vídeo antigo pode ser encontrado e ranqueado facilmente por meio de playlists, relevância e pesquisas. Já no Facebook não, pois não existe uma pesquisa específica por vídeos. Você precisa encontrar o conteúdo em questão em sua timeline ou acessar uma página, procurar a aba ‘vídeos’ e pesquisar o conteúdo antigo, que é segmentado por tempo.

Engajamento de live

Uma grande vantagem do Facebook é o engajamento das lives (transmissões ao vivo). Atualmente, a rede social tem preferência e entrega organicamente suas publicações ao vivo para mais usuários, vencendo o alcance dos vídeos comuns. Já no YouTube isso não acontece. A ferramenta analisa apenas a retenção do usuário na live, número de acessos e comentários. A partir daí você pode aparecer nas sugestões para os usuários.

A grande sacada para lives no YouTube é trabalhar um conteúdo que retenha, gere engajamento e seja publicado com cuidados de SEO, facilitando a busca dos usuários.

Promoção da ferramenta

Entre YouTube e Facebook, a promoção da ferramenta feita pelo Google é muito superior à do Face. Recentemente, na cidade de São Paulo, eles investiram pesado em anúncios out of home, nos metrôs, nos ônibus, nos pontos de parada de transporte coletivo, grandes avenidas e outras praças. Esses anúncios promoveram vários youtubers como a Kéfera e, consequentemente, essa pressão do YouTube acaba gerando tráfego para vários outros vídeos, podendo favorecer o seu.

Televisão alternativa e monetização

Os dois podem ser opções e brigam pelo espaço conquistado há vários anos pela televisão. Contudo, o YouTube está mais presente nessa disputa, que ainda inclui outros adversários como os serviços de streaming Netflix e Globo Play, entre outros.

O quesito monetização também chama a atenção, devido aos inúmeros formatos de anúncios no YouTube, inclusive alguns muito agressivos no meio e ao final do vídeo. Já no Facebook não existe nenhum tipo de anúncio que interrompa sua experiência de vídeo (ainda). Portanto, é bom ficar atento.

 

Música & Mercado
Logo
Shopping cart